Meu(s) caro(s), boa noite! Li várias matérias sobre o assunto, porém nenhuma delas respondeu a minha dúvida. Portanto gostaria que me respondesse quanto tempo demora em o auxílio doença ser transformado em aposentadoria por invalidez visto que a ultima perícia foi realizada no dia 06 de abril de 2010, quando foi reconhecida a incapacidade para o trabalho, e na fundamentação Legal, consta o artigo 59 da Lei 8.213, e o Artigo 43, 71, 78 do Decreto 3.048. Embasado nesta informação fui encaminhado para aposentadoria por invalidez. Até ai tudo bem! Só que já faz três meses data da última perícia (06/04/2010), e o meu benefício ainda não foi transformado em aposentadoria por invalidez. A pergunta é simples quanto tempo leva para o GBENIN autorizar a transformação do benefício.

Respostas

    P

    psinf2 Quarta, 16 de junho de 2010, 19h50min

    Meu(s) caro(s), boa noite! Li várias matérias sobre o assunto, porém nenhuma delas respondeu a minha dúvida. Portanto gostaria que me respondesse quanto tempo demora em o auxílio doença ser transformado em aposentadoria por invalidez visto que a ultima perícia foi realizada no dia 06 de abril de 2010, quando foi reconhecida a incapacidade para o trabalho, e na fundamentação Legal, consta o artigo 59 da Lei 8.213, e o Artigo 43, 71, 78 do Decreto 3.048. Embasado nesta informação fui encaminhado para aposentadoria por invalidez. Até ai tudo bem! Só que já faz três meses data da última perícia (06/04/2010), e o meu benefício ainda não foi transformado em aposentadoria por invalidez. A pergunta é simples quanto tempo leva para o GBENIN autorizar a transformação do benefício.

    C

    cassvl Quarta, 16 de junho de 2010, 20h10min

    Boa noite !!! ja li varias informaçoes que o prazo de transformaçao e 90 dias,mais gostaria de saber acima destas fundamentaçoes costuma em alguma delas nao em todas codigo 31 ou 32 pergunto pois tenho as mesma fundamentaçoes suas e estou em auxilio doença

    P

    psinf2 Quarta, 16 de junho de 2010, 22h04min

    Olá companheiro, boa noite! Bom se o prazo é de 90(noventa) dias então devo aguardar até o dia 30 do mês corrente, e só então procurar a APS, para me certificar do ocorrido. É que pensei que a resposta fosse dada nos 15 dias seguintes, conforme mim falou o médico perito. Quanto à Fundamentação Legal consta o seguinte: Art. 59 da Lei nº 8.213, de 24/07/1991. Artigos 43,71 e 78 do Decreto Nº 3.048, de 06/05/1999. Portaria Ministerial 359 de 31/08/2006. Onde foi constatada a incapacidade para o trabalho. E que o limite do meu benefício me seria informado através de um novo comunicado. A sua informação já me ajudou bastante. Eu sofro de Cardiopatia Hipertensiva com Hipertrofia no VE, o meu benefício de auxílio doença iniciou em 17 de março de 2004 (06 anos). E só agora é que fui encaminhado para aposentadoria, por isso é que estou buscando ajuda para tirar as minhas dúvidas. Gostaria de receber ajuda de alguém que tenha passado por um período similar e que já tenha se aposentado por invalidez. De qualquer forma muito obrigado.

    P

    psinf2 Quarta, 16 de junho de 2010, 22h08min

    Quanto ao código 31 refere-se ao auxílio doença. E o 32 (aposentadoria por invalidez), só vai aparecer se houver a transformação do auxílio doença em aposentadoria por invalidez, isto é em uma nova comunicação do INSS. Portanto não há com que se preocupar.

    P

    psinf2 Quarta, 16 de junho de 2010, 22h11min

    Se as suas fundamentações forem as mesmas que eu citei conforme artigos 43, 71 e 78 do Decreto 3.048. Acredito que você também tenha sido encaminhado para a aposentadoria por invalidez, resta saber se o GBENIN aprovou e/ou homologou a solicitação do Médico Perito. Espero ter ajudado boa sorte! E boa noite.

    C

    cassvl Quinta, 17 de junho de 2010, 8h00min

    Bom dia !!! como voce nao recebeu carta pelo correio o melhor e tomar o primeiro passo ligue para 135 pois consegui la todas informaçoes que eu precisava como tipo de beneficio e o prazo de beneficio , meu prazo esta ja para vencer estou ha 2 anos direto em auxilio doença , no dia da pericia eu recebi do perito as mesma fundamentaçoes suas mais nao me aposentaram
    Assim que obitiver resposta post. pois a muitas pessoas com as nossas duvidas ok

    C

    cassvl Quinta, 17 de junho de 2010, 8h00min

    Bom dia !!! como voce nao recebeu carta pelo correio o melhor e tomar o primeiro passo ligue para 135 pois consegui la todas informaçoes que eu precisava como tipo de beneficio e o prazo de beneficio , meu prazo esta ja para vencer estou ha 2 anos direto em auxilio doença , no dia da pericia eu recebi do perito as mesma fundamentaçoes suas mais nao me aposentaram
    Assim que obitiver resposta post. pois a muitas pessoas com as nossas duvidas ok

    C

    cassvl Quinta, 17 de junho de 2010, 8h52min

    Voce pode tambem acessar o site previdencia.gov.br ir em extrato de pagamento de beneficio la da para ver se ja foi alterado,
    Nao havendo resultado de mudança em nenhumas das duas opçoes va ate APS

  • -1
    W

    waldecy jose da silv Quinta, 17 de junho de 2010, 10h52min

    estou em auxilio doença ha 1 ano e 4 meses a defessoria da uniao entrou com um pedido de aposentadoria por invalidez uma ves que o perito do juiz reconheceu parcial a doença na gual sou portador pois trata-se de uma doença cronica degenerativa . nos joelhos me impedindo de trabalhar em minha profiçao- gostaria de saber se a turma recursal , julgar improvido o meu prosseso cabe outro recurso ou nao

  • -2
    M

    Mozaico Segunda, 28 de junho de 2010, 21h57min

    Pois é ! amigos tmbém estou na mesma situação de vocês eu fiz uma pericia no dia 20/05/2010 e o perito me pediu pra aguardar um comunicado em casa fiz um contato com a agencia mantedora do meu beneficio e lá fiquei sabendo que o perito pediu minha aposentadoria mas até o presente momento não recebir a carta e ligo sempre para 135 e eles informam que esse procedimento demora de 30 a 45 dias . quer dizer tenho que aguardar . agora existe também um outro problema dizem que a junta médica tem que avaliar as condições para haver a homologação da aposentadoria . espero ter ajudado abraços .

    C

    cassvl Sexta, 02 de julho de 2010, 22h32min

    mozaico !!! ja obteve resposta sobre sua aposentadoria!!!

    M

    Mozaico Sábado, 03 de julho de 2010, 1h24min

    Boa noite cassvl tive a resposta sim quando entrei no site vi que meu auxilio doença estava cessado entrei em contatos com 135 e eles me informaram que minha aposentadoria haveria saido . fui a agencia e constatei que estou aposentado graças a Deus conseguir . abraços e boa SORTE aos demais .

    C

    cassvl Sábado, 03 de julho de 2010, 18h48min

    Boa noite !!!! temos duas situaçoes uma de alegria por ter o sustento garantido e outra triste por estar doente sem a devida condiçoes de trabalhar dando o sustento para a familia, meus parabens pois a preocupaçao agora passa a ser somente com os cuidados da saude deixando a duvida para tras se a pericia vai deferir ou nao o auxilio mais traga para o forum seus conhecimentos vevidos por voce assim ajudando a tirar duvidas daqueles que estao com os mesmo poblemas.

    P

    psinf2 Sábado, 03 de julho de 2010, 22h41min

    Meus parabéns Mozaico! Que bom! Graças a Deus você conseguiu a transformação do seu benefício auxílio doença em aposentadoria por invalidez dentro do prazo que te deram 45 dias. No meu caso disseram que levaria de 45 a 90 dias, fiz a última perícia em 06 de abril de 2010. Já esta completando os noventa dias que me deram de prazo para ser concedida a aposentadoria por invalidez, tão logo seja concedida também terei satisfação de comunicar a toda comunidade deste fórum. Pois, sei que assim como nós, são muitos os que aguardam ansiosos por este tão esperado dia. Felicidades e cuide bem da sua saúde, pois, a ansiedade pela espera da aposentadoria acabou graças a Deus.

    M

    Mozaico Domingo, 04 de julho de 2010, 0h38min

    Boa noite psinf2 não fique esperando a carta de uma chegada na agencia mantedora do seu benefício e pergunte como esta o andamento do seu benefício outra coisa não fique se iludindo com informações erradas do 135 porque lá eles não sabem como esta o andamento das coisas . a melhor fonte para vc esclarecer as coisas é indo pessoalmente na agencia . faço votos que vc tmb consiga a sua aposentadoria .abraços .

    M

    Mozaico Domingo, 04 de julho de 2010, 21h46min

    psinf2 Geralmente o inss informa que o tempo fica em torno de 30 a 45 dias podendo se estender em até um ano se for o caso . eu tenho um amigo que estava a oito meses e quando foi ontem ele me ligou dizendo que o auxilio dele estava cessado e ele ligou para 135 informaram a ele que ele foi aposentado . tenha paciencias amigo que seu dia irá chegar tão breve e eu quero que vc me responda o dia que vc for aposentado . eu estarei aqui torcendo por vc e esperando sua resposta positiva me informando que vc foi aposentado . mas olha ! não deixe de ir as vezes na agencia mantedora do seu benefício fique atento por que as vezes eles enrolam um pouco . abraços .

  • -1
    S

    SÓ DEUS Terça, 06 de julho de 2010, 12h41min

    Pessoal que deus abençoe vcs, mozaico como queria poder falar com vc por email ou msn vejam bem, sou segurado em auxilio doença desde 2004 sempre nas humilhações de pericias, nesta ultima o médico deu um laudo pedindo a aposentadoria por invalidez e informando o sofrimento de estar ja seis anos segurados, fiz a pericia ele leu este laudo com atenção pareceu ser a melhor pericia que ja fiz, ai ele disse a minha esposa que poderiamos ir embora e pegar resultado com 15 dias, para os demais eles tavam dando resultado impresso e para nós não, só que antes da pericia meu beneficio tava cessado no site, ao chegar ja tava consedido, ao ligar no 135 se ligar 10 vezes sao 10 informação diferente mais todos dizem que nao tem nada de aposentadoria sugerida, que o beneficio de auxilio doença está ativo, outros dizem que tem data limite para daqui 2 anos em 2012, em fim a esperança de ser aposentado era grande demais, será que posso ser aposentado, o medico nao pegou laudo devolveu tudo, mais pensei que tudo seria resultado em aposentadoria, sera que neste periodo como os colegas de cima diz serei aposentado? Insuficiencia cardiaca terceiro grau e esquizofrenia entre tantas complicações, aguardo troca de informações como voces fico tambem sempre consultando de olho atento, mais qual é o procedimento normal, cessa o auxilio e concede com outro numero de beneficio né? E porque será que aconteceu isso, será que ele reativou o auxilio para que seja analisada a aposentadoria. Até o momento ainda é 31 com o numero de beneficio que tenho inicial 5, e geralmente as aposentadorias começam com digito inicial 1. Pessoal que deus abençoe é muita ansiedade medo humilhações de muitos anos com essa previdencia. Deus abençoe

    S

    SÓ DEUS Terça, 06 de julho de 2010, 12h46min

    Alguem aqui ja passou por isso, o perito reativar o auxilio doença e depois ser aposentado, quanto tempo levou? Porque só deus na causa vc continuar nessa humilhação de pericias, medo de ser cortado em fim deus abençoe e que em breve eu possa estar ajudando outros na mesma situação. Amem

    M

    Mozaico Terça, 06 de julho de 2010, 23h18min

    deficiente sao os que enxergam-nos com pena Boa noite .
    geralmente quando a aposentadoria e concedida o auxílio doença cessa automaticamente vc tem que entrar em contatos com a agencia mantedora do seu beneficio e saber se o perito pediu sua aposentadoria . o prazo para a transformação acontecer é de 30 a 45 dias podem ate mesmo ultrapassar esse prazo .porque seu beneficio irá ser avaliado pelo medico supervisor de sua agencia e é ele quem decide se vc irá ser aposentado ou não . outra coisa o 135 não informa nada correto o certo é ir na agencia . eu fiquei esperando me aposentaram com 40 dias certinho . no dia que entrei no site e vi meu auxilio doença cessado entrei em contatos com 135 e eles avisaram que eu fui aposentado de imediato fui ate a agencia pra confirmar chegando lá certifiquei que realmente me aposentei . te desejo boa soete amigo . Mozaico :. .

    S

    SÓ DEUS Quarta, 07 de julho de 2010, 11h21min

    mozaico, veja bem, o perito não falou nada de aposentar-me, se bem que ja estou a seis anos em beneficio, porem no laudo do médico solicitava a posentadoria e mencionava que ja estou seis anos em beneficio e o mais viavel seria aposentadoria, ele apenas devolveu o laudo e imprimiu algo que ficou em poder dele, até agora o 135 as vezes diz que foi dado dois anos, depois diz que não tem data de cessação, porem é auxilio doença previdenciario 31, minha esposa ira na agencia aos 15 dias que o perito pediu para buscar o resultado, porem o perito não disse nada, mais pelo geito eu tinha uma grande esperança de ser aposentado, mais se tiver dado mais 2 anos amem, seja feita a vontade de deus, nao sei porque eles enrolam tanto, ja vi outros dizer que precisa passar por 2 ou mais peritos para aposentadoria, como vi casos que sem mais nem menos apareceu aposentado. no seu caso vc vai ter que fazer pericia com o tempo ou não? será que minha idade influi 27 anos? eu pensei que ele ia reter os atestados porem devolveu e foi o perito mais educado que ja tive, em dezenas de pericia ja realizada, bom uma coisa sabemos, eles tem tudo em sistema, quem sabe daqui uns dias venho dar gloria a deus aqui, deixe seu msn que mantenho contato contigo e com os demais que aqui estão, veja bem, no dia da pericia antes de sair de casa, consultei e estava cessado, ao voltar da pericia ja tava concedido o mesmo numero do auxilio doença,. no teu caso mudou o numero do beneficio ou não? deus tudo pode, vamos crer né. deus te abençoe e a todos que se encontra humilhados na mesma situação e a vc que ja foi e hoje nos ajuda com suas informações, quanto tempo tem o seu caso e de onde vc é?