NA MInha opinião ,se a pessoa estudou direito,tirou diploma,prestou concurso conseguiu,a carteira de advogado,esta incrito no OAB,exerce a profissão o que que impede o titulo de DR ao mesmo,não vejo razão nem motivo para não auferir o titulo ao advogado de DR,quando procuro um advogado mi refiro á ele(a) de Dr, porque do contrário seria ,anti-ético chama-lo de outra forma,onde denigre a classe,e macula a categoria,só mi entristeço quando determinadas massas se prendem ao corporativismo,acho irrelevante,e mesmo até nogenta tal atitude.

ABRAÇOS.

PDS.

Respostas

    M

    milograno Sexta, 08 de outubro de 2010, 0h33min

    PSD, estude a vida toda que nem eu, consiga seu título, e depois me diga se vc chamará um simples bacharel de doutor. Pergunte se um Professor universitario, que tem doutorado, aceitaria que um aluno que mal terminou a graduação, ja tenha o mesmo titulo de seu professor. Para mim, isso sim é desrespeito. Demora muito, para ser um doutor, e um simples bacharel não merece esse título!

    R

    Rilldo Suspenso Sexta, 08 de outubro de 2010, 8h16min

    Saudaçoes a todos..

    Nao querendo baixar o nivel, mas já que estamos refletindo sobre a materia, pergunto:

    Como entender ou encarar os titulos dados aos Reverendos ou Pastores, e nao estou me referindo aos titulos honorificos ou respeitosos no sentido religioso.
    Quero continuar a discussão, titulos de bachrel, mestre e doutor.
    Fica mais dificil de entender, como pode um Pastor que nao cursou um baharel reconhecido de repente passar a ser reverenciado por mestre ou doutor,

    Nao tenho nada a ver com o coceito religioso que seus fiéis lhe tributa,

    Meu assunto é MEC,
    Pastor Meste em teologia Doutor em Divindade e PHD,
    O que a lei pode fazer para disciplinar isto...

    obrigado...

    P

    PDS Sexta, 08 de outubro de 2010, 15h45min

    Nóbre Dr Milograno,por favor reveja meu post,quanto ao tópico sucitado,disse que quando me dirijo a um advogado,eu o chamo de Dr por que faz jus ao título,o mesmo não acontece,com um bacharel,eu não o chamo de Dr,mas o trato com postura ética.

    Saudações

    A

    Adv. Associados-SP Sexta, 08 de outubro de 2010, 16h08min

    Tudo convenção humana. Ninguém será chamado de "Doutor" do outro lado da vida, porque todos somos iguais perante os olhos de Deus. Um titulo meramente formal criado pelos homens. Até o TIRIRICA depois que assumir o cargo de Deputado Federal e sem estudos nenhum, deverá ser chamado de Vossa Excelência. Tudo invenção dos homens, mas sem valor nenhum.

    Há bons advogados que estão do lado do bem, e que devem sim ser reconhecidos pelos seus conhecimentos. Mas há maus advogados que não hesitam em ficar do lado do mal e defendem bandidos da pior espécie. Esses jamais deveriam ser chamados de "Doutor". Quem defende bandido, bandido é.

    M

    Marcos Soares_1 Sexta, 08 de outubro de 2010, 16h47min

    Não, Advogado é apenas um Bacharel em Direito, porém é chamado por costume de Doutor.
    Um advogado só será um Doutor se Defender tese de Doutorado e sua tese for aprovada por uma banca de Doutores, nesse caso, sim, ele será um Doutor, geralmente todos os Promotores e Juizes detem títulos de Doutor.

    S

    Sidney Sexta, 15 de outubro de 2010, 18h08min

    Título é inútil, o que vale é conhecimento! Se eu tivesse o título de doutor ou outro que o valha, faria questão de ser tratado simplesmente por você. Títulos honoríficos são manifestações do já ultrapassado sistema feudal, que, como todos sabem, deixou de existir formalmente com as revoluções burguesas do século XVIII/XIX, especialmente a Revolução Francesa, mas que ainda teima em resistir em áreas extremamente conservadoras, como Direito. É uma das razões pela qual não gosto da área, sou de exatas, ondes os professores com teses de doutorado não fazem nenhuma questão de serem tratados dessa forma. Afinal, somos ou não todos iguais, conforme a bandeira levantada pelas ditas revoluções burguesas?

    M

    MICASISE Segunda, 25 de outubro de 2010, 3h00min

    Prezados leitores e participantes deste fórum, Boa noite!

    O fluir e o refluir das idéias oscilam tal qual pêndulo, nos vaivens das teses e antíteses. É muito importante acontecer esse tipo de debate, sobre o ser ou não ser da filosofia, ou do doutorado. Eis a questão! O Ser é o Ser e o motivo da existência do Ser é o próprio Ser, e o Título de Doutorado é conseguido por via dos cursos de Pós-Graduação, após ter passado por toda "via-crúcis" do ensino superior: Inicia-se na Graduação ou Bacharelado (5 anos), depois Especialização (01 ano), Mestrado (02 anos) e Doutorado (04 anos), conforme Leis específicas. No entanto foi travada uma batalha antitética esquecendo a principal, que é a síntese.

    Reflitamos sobre o que é a síntese

    Enquanto a tese e a antítese são debates e digladios de informações, que rara são as vezes em que chegam a um consenso, mas que infelizmente é difícil realizar tal ato, pois: Imaginem um ateu e um místico em debates.... Jamais se aceitariam, não é isso mesmo? Seria o mesmo que um avaro e um esbanjador, etc.
    Já a síntese seria a compreensão, que possui caráter elástico, ou seja, na medida em que vamos compreendendo algo, esta vai se expandindo, cada vez mais e mais, em direção do infinito vezes os infinitos.

    No caso em questão, ambos estão amparados por lei e, mesmo que o "reinado absoluto" tenha sido abolido através de debates como esse, com propósitos, permaneceram os hábitos e os costumes de proferir como forma de dignidade, respeito a esses profissionais e em solidariedade a uma "anciã Norma", ainda não vetada, portanto ativa, segundo Alisson Barreto, acima.

    É óbvio que o Título de Doutor Da LDBEN concedida pelas Universidades e... É diferente do título de Mérito Legal expedido aos Advogados que passam na prova da OAB, podendo ser considerados Lentes (Professor), em consonância com o Decreto de D. Pedro I.
    Muitas vezes fui e sou chamado de Doutor, sendo apenas um simples professor pesquisador, que igual a muitos outros, tem “curado e cura o mal da ignorância" (ausência do conhecimento) e "luta pelas causas da educação social nacional, enquanto não ocorrer o último alento. Todos sabem que os advogados, médicos engenheiros e todos os letrados foram aprendizes e guiados por professores, mas que se esforçaram e deram a nota. Em tempo, não sou Doutor, ainda! Um dia serei, por mérito ou título.

    O que importa mesmo, pessoal, não é como nos venham a chamar ou entitular, e sim, como nos portamos e nos comportamos diante das inconveniências e das circunstâncias que a vida nos impõe a cada momento, provando nosso caráter e convivência com os demais, no ginásio psicológico.
    O que devemos aprender é a retirar as travas das mentes, que muito nos tem prejudicados e a outrens.

    Para concluir deixarei uma frase do V. M. Samael Aun Weor:

    De nada adiantará obtermos diplomas de Graduação, Mestrado e de Doutorado, se no processo do diário viver estivermos destruindo, uns aos outros!

    Um grande abraço a todos os Doutores por Méritos e Títulos, pois existe a Honra e o valor em todos os seres!

    MICASISE

    D

    drodriguessouza Segunda, 25 de outubro de 2010, 15h28min

    Bem, vamos aos fatos, que não podem ser negados:

    1º as pessoas confundem título com pronome de tratamento! Procurem no dicionário a palavra doutor!

    Doutor é um título! Ou seja, não é por que profissional a ou b julga sua profissão importante que lhe dá direito de ser tratado por algo que não tem, neste caso o título!

    2º a tal lei imperial que alguns advogados justificam (acredito que sejam a minoria desinformada) já foi revogada pela lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, onde consta que o título de doutor só será concedido à pessoa que defender uma tese de doutorado, perante uma banca julgadora em curso reconhecido pelo mec. Ou seja, ganhar causas difíceis não dá direito de ser reconhecido como doutor, nem salvar vidas, nem nada! Só defendendo a tese de doutorado! é a lei!

    3º lógico, o mais óbvio, todos os advogados que se graduaram e receberam diploma tiveram a curiosidade de ler os mesmos??? Se vocês estiver assustado, se a sua faculdade lhe disse que você é doutor, você está sendo enganado!

    Estará escrito lá: este diploma lhe confere o título de: bacharel (título conferido a graduados) em direito. Está escrito doutor? Se sim, você é doutor do contrário não é!

    Assim hoje em dia, nos tempos modernos e não nos tempos imperiais em que 0,1 % da população possuia diploma de nível superior e o resto era analfabeto, temos obrigatoriamente que defender uma tese.

    Se vocês se julgam mais importantes do que qualquer outro profissional graduado, tenho uma idéia interessante, processem o mec! Isso mesmo! Pois se vocês estão certos, seus diplomas estão sendo expedidos com a titulação errada.

    Tem que ter diploma de doutor para ser chamado de doutor!

    Não precisa nem pensar muito para saber disso, agora tem gente que faz questão de não ver, nem ouvir, nem pensar um pouco, assim ficar mais fácil obrigar (nem se tiver título pode obrigar) algum desinformado a lhe chamar de doutor, só para crescer em cima do coitado!

    Abraços!

    D

    Dr.Müller - [email protected] Segunda, 25 de outubro de 2010, 16h05min

    AAAAAFFFFFFF... Não acredito que ainda estão discutindo essa asneira... Eita dor de cotovelo, vão estudar e tentem ser advogados ao invés de ficar criticando quem merecidamente possui o título de Doutor, isso é infantil, o tempo que se perde aqui falando besteiras inúteis pode ser aproveitado nos estudos, assim quem sabe os "dor´s de cotovelo" conseguem passar na OAB. Quando forem aprovados, se é que um dia serão, talvez parem de postar besteiras inúteis por aqui. VAMOS AJUDAR QUEM PRECISA, PRA ISSO NÃO IMPORTA SE É CHAMADO DE DOUTOR OU NÃO. INVEJA MATA.

    D

    drodriguessouza Segunda, 25 de outubro de 2010, 16h11min

    Então prova!!!

    Você quer exigir algo baseado em que???

    Onde está seu título???? Já leu seu diploma????

    Sabe português???? Sabe ler????

    Sabe o que é um Título???

    Me processe!!!

    D

    drodriguessouza Segunda, 25 de outubro de 2010, 16h17min

    Não adianta querer ser o que não é!!!!

    Como você vai exigir algo de alguém??? Você não tem nada que comprove!!! Tem algum diploma que lhe dê respaldo???

    Hoje em dia é preciso ter o diploma!!!

    Processe o MEC afinal ele está emitindo seu diploma!

    Aliás sou advogado! E sei ler!

    D

    drodriguessouza Segunda, 25 de outubro de 2010, 16h19min

    Não adianta querer ser o que não é!!!!

    Como você vai exigir algo de alguém??? Você não tem nada que comprove!!! Tem algum diploma que lhe respaldo???

    Hoje em dia é preciso ter o diploma!!!

    Processo o MEC afinal ele está emitindo seu diploma!

    Aliás sou advogado! E sei ler!

    D

    Dr.Müller - [email protected] Segunda, 25 de outubro de 2010, 22h47min

    Kkkkkkk... isso é pegadinha né??? Kd as câmeras???

    D

    Dr.Müller - [email protected] Segunda, 25 de outubro de 2010, 22h51min

    Kkkkkkk... isso é pegadinha né??? Kd as câmeras???

    D

    drodriguessouza Quarta, 03 de novembro de 2010, 11h05min

    Por que é pegadinha Muller????

    Você já leu seu diploma de graduado???? Será que o MEC esqueceu de você???? Te deu um diploma errado???

    Ou continua sem saber português??? Não sabe a diferença em entre título e pronome de tratamento???

    Baseado em que você se julga doutor???? Defender causas difíceis não vale!!! A vida é dura para todos!

    Pois sem título me querido, não é doutor! É a mesma coisa de você ser advogado e sair falando que é médico! É falsidade ideológica onstentar um título que não possui!

    A não ser que você tenha feito doutorado, aí peço desculpas!

    Abraços!

    D

    Dr.Müller - [email protected] Quarta, 03 de novembro de 2010, 15h24min

    Você não passa de um frustrado, vai procurar um psicólogo, ou melhor, um psiquiatra. Eu me dei o título de Dr., pronto, pra mim é o suficiente, se você não é chamado assim problema seu, ao contrário de você meus clientes assim me chamam, e sou muito grato a eles, pois sei quanto me custou pagar uma faculdade, quanto me custou ir todos os dias a uma faculdade durante 5 longos anos, quanto me custou estagiar para pessoas ingratas, e o quanto ralei para ser aprovado no exame da OAB, e etc. Então me sinto no direito e não devo satisfação a nenhum paspalho que se julga sabixão, vai caçar sua turma, desocupado. Procure ajudar os coitados que buscam solução para seus problemas nesse forum, e não criar discussões inúteis e sem futuro, que não levam a lugar algum, tente ser produtivo, se é que você tem um minimo de inteligencia pra isso né? Existem títulos que independente de estarem no papel são merecidos por mérito mesmo, não precisando de qualquer formalidade para existir, é o caso do título de Dr. que por via de "costume" se impõe àqueles que o merecem, mas, como já dito, não é para "qualquer um", então não fique ofendido por estar entre os "qualquer um", com um pouco de esforço um dia você chega lá.

    Peço mil desculpas aos colegas por ter chegado a este nível de discussão, mas este Sr. souza está pensando que é a última bolachinha do pacote, quando não passa de um frustrado em busca de uma resposta para seus fracassos. Mas prometo não responder mais às idiotices sem futuro dele, este foi meu último comentário nesse tópico. Abraços a todos os colegas deste forum, vamos continuar ajudando a quem precisa, devemos ignorar questões inúteis.

    C

    Carlos Alberto F. B. Quarta, 03 de novembro de 2010, 15h29min

    Eu sou Dr. com muito orgulho, mesmo não tendo doutorado. E quem não concorda, morda a testa de raiva!!!

    S

    Sidney Sexta, 05 de novembro de 2010, 8h51min

    Carlos Alberto, e se alguém não lhe tratar por "dr"., você somente morde a testa de raiva ou toma outro tipo de providência?

    C

    Carlos Alberto F. B. Sexta, 05 de novembro de 2010, 10h43min

    sscarvalho...

    Não fico com raiva se alguém não me chamar de Dr, porém, gosto quando usam esse tipo de tratamento.

    P

    Paulo Sexta, 05 de novembro de 2010, 11h37min

    Doutor= O que se formou numa faculdade de me Medicina:bacharel que defendeu tese de Doutorado (fem :( Doutora)