Minha esposa é formada em Direito, mas, por não ter passado na OAB, fica em dúvida sempre que perguntam sua profissão. Por exemplo: Sou formado em Administração de Empresas e não preciso ser aprovado por nenhum conselho regional para afirmar que minha profissão é administrador! No caso de minha esposa, ela pode afirmar ser Advogada mesmo sem ter a carteirinha da ordem?

Respostas

    C

    Clint Sábado, 19 de junho de 2010, 23h39min

    Caro Franco Saraiva,

    Sugiro a você dá uma olhada no rol de profissões regulamentadas pelo Ministério do Trabalho.

    Valeu!

  • -1
    F

    Fafa Sábado, 19 de junho de 2010, 23h56min

    Ela é bacharel em Direito. Estranho não é mesmo? Mas, só é reconhecido como advogado quando o bacharel em direito passa na prova da OAB e recebe a carteira de advogado.

    F

    FRANCO SARAIVA Domingo, 20 de junho de 2010, 19h46min

    Obrigado Clint!... Acessei o site do ministério do trabalho, mas, não encontrei nem o rol nem algum assunto ligado à profissões. Acho que não estou procurando da forma correta. Vc pode me indicar um caminho mais específico? Não consegui nem no Google.

    Mesmo assim, valeu pela dica!

    F

    FRANCO SARAIVA Domingo, 20 de junho de 2010, 20h29min

    Obrigado Fafa! Infelizmente, apesar dela ter estudado por 5 anos e ter se formado há 11 anos, para adquirir uma profissão diferente de "DO LAR", terá que se atualizar e se submeter aos caprichos da OAB a fim de conquistar apenas o direito de utilizar o título que lhe cabe por sua dedicação universitária, mesmo não querendo exercer a profissão de advogada.

    A

    Adv/AM - Souza Domingo, 20 de junho de 2010, 20h46min

    Olá Franco,

    Conforme disposto na LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994 - Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB):

    Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

    Portanto, um bacharel em direito que ainda não logrou êxito no Exame da Ordem, apenas é um "bacharel em direito".

    C

    claudinei de assis Quarta, 23 de junho de 2010, 0h10min

    Caro franco, concordo com vc no q diz respeito a ordem vejo como um preconceito e deveria ser inconstitucional pois nem uma outra formaçção se exige tanto tenho varios amigos formados q nao conseguem passar no exame e trabalham em grandes escritorios de advogados chega a ser um absurdo algo tem Q ser feito.PERGUNTA SE O EXAME DA ORDEM É GRATUITO A HORA QUE FOR A PRÓPRIA OAB DAUM JEITO DE ACABAR.

    F

    FRANCO SARAIVA Quarta, 23 de junho de 2010, 6h13min

    Eh meu amigo Claudinei!... Vc tocou no ponto chave! A cocaína tbm é assim, os traficantes (grupo poderoso) ganham muito dinheiro explorando os que dependem dela para coexistir em sociedade. Se fosse gratuita, continuariam dependendo dela, porém, não seria interessante ao traficante que por sua vez não mais obrigaria seu uso... Não sou viciado em droga nenhuma, mas, fico triste por minha esposa, seus amigos e tantos outros que se formaram em Direito que são obrigados a pagar por uma dependência imposta por um "grupo poderoso" para coexistir em sociedade... A diferença é que o tal exame é legalizado!

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quarta, 23 de junho de 2010, 9h57min

    Se sua esposa não pretende advogar, não vai fazer muita diferença.

    Eu me formei em engenharia e não exerço (nem sou registrado no Crea). Outro colega de turma de engenharia é matemático puro e jamais exerceu a profissão (nem se registrou no Crea).

    O grande ator Sérgio Brito é médico, sem CRM. Paulo Autran era baharel de Direito sem OAB, Paulo José é formado em arquitetura e muitos outros são psicólogos, dentistas e não exercem a profissão.

    E

    ELIAS GOMES B. SILVA Imperatriz/MA Quarta, 23 de junho de 2010, 10h04min

    Quando perguntarem de novo, diga a ela para responder, PURA E SIMPLESMENTE, Bacharel em Direito.

    Para bom entendedor, basta..

    SEM CONHECER, más já torço por ela..

    A

    Ariosto Moreira Segunda, 28 de junho de 2010, 19h36min

    Como sugestão, encaminho o site do Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito do Brasil.
    este exame da OAB é uma vergonha, não sei o que faz o Senado Federal que não dorruba logo? a CF/88, dá o Direito ao trabalho e a OAB tira, quem tem mais poder?
    http://www.mnbd-brasil.com.br/

    J

    João Sexta, 09 de julho de 2010, 12h35min

    Sou adv a mais de 23 anos, acho uma maravilha este exame, não fiz se fizesse hoje não passaria, mais me admiro muito vocês aperadores do direito ficarem na mão da OAB lutem saiam as ruas, parem de ficar cacarejando feitos meninos, ta vendo porque vocês não podem ser adv nem seus direitos vcs não dão conta de exercer, bando de FRACOS

    I

    Isac - Curitiba/PR Sexta, 09 de julho de 2010, 13h27min

    Discordo de quem é contra o exame da OAB, pois é somente assim, com o exame, que se evita a entrada de maus profrissionais no mercado, pois o advogado, assim como o médico, lida com a vida das pessoas, outro fator relevante é que houve uma avalanche de abertura de cursos jurídicos - dos mais duvidosos - em todo o país com afirmação de que em dois anos a pessoa já seria bacharel em direito, isso é um absurdo, bons profissionais exigem boa formação e não somente isso, mas também preparo e dedicação.

    O exame da ordem não é um bicho de sete cabeças e nem difícil, quem está acostumado a peticionar, ou seja, quem, desde o início da faculdade procurou um estágio e se dedicou com afinco em aprender a profissão, passa sem dificuldades no exame da ordem. A primeira fase é letra de lei pura, basta ler cada um dos códigos duas semanas antes da prova que passa sem dificuldade. A segunda fase então é moleza, pode até fazer consulta a doutrina, isso não acontece nos concursos públicos por aí (magistrado, procurador, promotor).

    Reafirmo, sou veementemente contra os movimentos que pretendem abolir o exame da Ordem dos Advogados do Brasil e, igualmente, sou completamente a favor que exames nos mesmos moldes sejam aplicados a todas as categorias profissionais, evitando-se os maus profissionais - aqueles que sequer aparecem na faculdade, quando não compram o diploma, que nunca abriram um livro, que nunca estudaram.

    Isac Provenzi

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sábado, 10 de julho de 2010, 21h33min

    Gente, essa pergunta já foi respondida.

    Bacharel de Direito é uma graduação universitária que permite muito mais do que ser Advogado.

    Nenhum juiz é Advogado (não pode ser). Aliás, nenhum serventuário da Justiça é Advogado (também não pode ser). Se eram, têm que dar baixa na OAB - incompatibilidade. Militares que se formam em Direito, idem.

    Bachareis em Direito podem ser Delegados de Polícia, por exemplo, além de se candidatarem a inúmeros cargos públicos que apenas exigem o grau superior, qualquer que seja.

    Não vejo razão para tanto alarde. Não passou no EO? não pode, pela legislação atualmente vigente - nem precisa mudar a CF -, ser Advogado, inscrever-se na OAB. Sai para outra.

    Já me referi antes que quantos Médicos, Arquitetos, Engenheiros sequer se inscrevem nos respectivos Conselhos Regionais. Muito menos exercem a profissão. O que dizer de quem nem chegou a ser Advogado, por exemplo.

    O que poucos atentam é que NÃO existem faculdades de "Advocacia", ninguém recebe diploma de "Advogado".

    Quando uma pessoa conclui o curso de Medicina, por exemplo, NÃO se tornou com seu diploma um Cirurgião, tendo que fazer uma residência médica na qual pode nem ser aprovado. Vai ter que estudar mais, se quiser ser Cirurgião. E se quiser se especializar, aí é qua situação complica e demora. Não sei de nenhum Cirurgião Plástico ou Torácico (cirurgia cardiovascular) ou Pediátrico que possa exercer essa profissão (especialização) menos de uns 5 anos após se graduar em Medicina.

    A situação me parece bem similar. Um Bacharel em Direito não precisa ser Advogado para trabalhar e ter uma profissão.

    S

    Sebastião Leolino de Carvalho Segunda, 19 de julho de 2010, 11h29min

    Este tema é muito polêmico, infelizmente para àqueles que pretendem advogar só há um forma, estudar e passar no exame da OAB e posteriormente se credenciar na instituição. Outra alternativa é fazer uso desta habilitação de bacharel, prestando concursos públicos, para exercer as profissões que independem do exame na OAB. Se empenhar, trabalho não faltará!!!

    E

    Elisangela L Biagi Terça, 20 de julho de 2010, 20h41min

    Boa noite Franco!

    Sua esposa é bacharel mesmo.Inclusive, não pode trabalhar sequer como assistente jurídico, mas, ela tem uma segunda opção que a OAB não implicará, a de identificar-se como "Do Lar".

    abraços,

    coruja.

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Terça, 20 de julho de 2010, 21h26min

    Nossa, existem umas pessoas que insistem nuns comentários dum extremo mal gosto com o achincalhamento dos outros !!!

    É lamentável uma tal atitude !!!

    Enfim, é isto !!!

    Um abração dos Carlos Eduardo para todos !!!

    E

    Elisangela L Biagi Quarta, 21 de julho de 2010, 10h45min

    Quem?

    Eu?

    coruja.coo

    L

    Lauro Aguiar Quarta, 21 de julho de 2010, 10h49min

    Que tal abrir um restaurante, ou um bar?

    P

    Paulo Quarta, 21 de julho de 2010, 11h04min

    Futura colega,

    Ressalto que advogados são apenas aqueles efetivamente inscritos junto ao quadro de advogados da OAB, não bastando apenas a aprovação no exame da ordem, sendo este um dos requisitos à inscrição definitiva.

    Aproveito para salientar que a aprovação na prova não é nenhum mostro gigantesco. Horas diárias de estudo e a realização de provas anteriores são bons caminhos para a preparação.

    Boa sorte e não desista