Olá, fui registrada por meu pai que colocou o último sobrenome do meu avô materno e o seu último nome, mas gostaria de acrescentar o sobrenome da minha avó materna ao meu nome, posso? Então, sou jornalista e assino meu primeiro nome e o sobrenome da minha avó, também existe a questão da descendência. Quero entrar com pedido de cidadania espanhola, que deu origem ao sobrenome da minha avó, e pra facilitar quero acrescentá-lo ao meu nome. O que devo fazer?

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 03 de fevereiro de 2012, 17h35min

    JOANA, BOA TARDE.

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL você pode INCLUIR o sobrenome materno ou sobrenome avoengo ao seu sobrenome. Inclusive, havendo pedido específico, é possível INCLUIR este sobrenome ao final, na última posição, sendo importante para fins de DUPLA CIDADANIA ou futura DESCENDÊNCIA.

    Atenciosamente
    Herbert C. Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com