Boa tarde!

Tenho 24 anos e meus pais estão em processo de separação só que, continuam morando na mesma casa. Tenho três irmãos sendo um com 19 anos, um com 16 e o menor de 8 anos. Devido a meus pais estarem na mesma casa ainda, eu e meus irmãos sofremos com as brigas diárias, em casos que foi necessário chamar a polícia pois houve agressão de ambas as partes. Como é nítido que nenhum dos dois está em condições psicológias de continuar a criar meus dois irmãos menores, gostaria de saber se há a possibilidade de meu irmão de 19 anos e eu conseguir a guarda dos outros dois menores?

Respostas

    J

    Julianna Terça, 05 de outubro de 2010, 17h06min

    Sim, vcs podem requerer a guarda.
    Vcs moram em casas diferentes dos seus pais?Se não, não adiantaria né....
    Boa sorte**

    M

    Marianna-Chaves Terça, 05 de outubro de 2010, 20h13min

    A lei é bem clara em relação a isso. O art. 1584, § 5o do Código Civil reza que, "Se o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá a guarda à pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade".

    Vocês se encaixam perfeitamente nos requisitos legais.

    Boa sorte.

    V

    valesca Quinta, 08 de janeiro de 2015, 8h49min

    esse processo é demorado? Caso os pais sejam separados, e um more em outro estado, eu consigo pegar a guarda da minha irmã?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 08 de janeiro de 2015, 9h53min

    Valesca, não ficou clara sua dúvida.

    Não importa onde more 1 dos genitores quando este não faz questão da guarda do filho. Se vc mora na mesma cidade onde reside a criança vc consegue mais facilmente a guarda dela, quanto a se vai demorar não temos como saber pois dependerá do movimento do forum, mas vc pode conseguir a guarda provisória em cerca de 15 dias caso a criança esteja em risco, se afirmativo (o risco), procure o COnselho Tutelar e peça ajuda.

    T

    Tayná Farias Sexta, 30 de outubro de 2015, 14h59min

    sou de maior e tenho 19 anos , minha mae tem a guarda dos meus irmãos e quer passar pro meu pai , só que meu pai tambem não quer . Então , eu poderia ir atras da guarda dos meus irmãos e será que eu conseguiria ?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 30 de outubro de 2015, 15h09min

    Se vc tiver renda e lugar para morar com eles, sim, é possível.

    R

    Rafael Teixeira Segunda, 16 de novembro de 2015, 10h13min

    Tenho 21 anos, tenho casa própria, sou casado.
    Queria saber se consigo a guarda da minha irmã mais nova que tem 13 anos, pois meu padrasto vive bêbado e briga com ela direto a ponto de ela ter que dormir na casa de alguém que ela conheça.
    desde já agradeço pelas respostas.

    R

    Rafael F Solano Terça, 17 de novembro de 2015, 21h17min

    Sim, Rafael, vc deve levar sua irmã ao Conselho Tutelar e comunicar os fatos, e leve sua irmã com vc, e procure a Defensoria Publica pedir a guarda provisoria de sua irmã diante da situação de risco em que ela se encontra.

    C

    Camila Malagutt Sexta, 08 de janeiro de 2016, 11h02min

    Olá.

    Eu tenho 19 anos, tenho emprego e tenho residência "própria", já que moro com meus tios de consideração. Meu caso é: Tenho dois irmãos que moram com a minha mãe, sendo que ela é abusiva, bate e maltrata eles como fez comigo. O pai das crianças não serve para nada e se nega a resolver o problema. Meu irmão está vindo morar comigo e a outra eu vou levar pra morar com nossos avós, já que tudo relacionado a justiça demora muito pra ser resolvida. Mas eu gostaria de saber se posso realmente ter a guarda dos dois, se eu tendo a guarda da minha irmã; eu posso deixá-la morar com meus avós? E se eu preciso pegar provas contra a mãe ou apenas ir ao juiz e contar tudo... Eu sei que é complicado e gostaria de ajuda para entender passo a passo.

    Desde já, obrigada!

    R

    Rafael F Solano Sexta, 08 de janeiro de 2016, 20h49min

    Vc não tem residência "propria", vc só tem onde morar, é diferente. Seus "tios por consideração" podem requerer a guarda de seus irmãos perfeitamente. Se seus avós não são de todo ou em parte incapazes, eles poderão (com preferência) obter a guarda de seus irmãos.

    Juiz não fica a disposição para ouvir meros relatos de queixas, não interassa o disse-me-disse, o que a justiça EXIGE é a verdade, e esta somente se confirma por agentes IMPARCIAIS.

    Portanto, se seus irmãos menores de 18 anos vem sofrendo qualquer tipo de maus tratos (isso serve para qualquer pessoa e não somente seus parentes menores) vc deve denunciar ao Conselho Tutelar e acompanhar a apuração dos fatos. Uma vez confirmado o fato, vc poderá agir em prol de seus irmãos. Sem duvida que se tiver provas gravadas e testemunhais somente irá ajudar a tirar de sua mãe a guarda de seus irmãos.

    Samara Brito

    Samara Brito Segunda, 21 de março de 2016, 15h47min

    Boa tarde,

    Tenho uma irma de 7 anos por parte de pai e meu pai faleceu, atualmente ela mora com a mãe e uma outra irma minha de 18 anos desempregada, moram de aluguel, a mãe dela tem uma renda de R$1500,00 (já com a pensão do meu pai).
    Muitas vezes passam necessidades financeiras e não tem condições de proporcionar uma boa condição para a menina.
    No entanto elas nos proibiu de ver a menina, ou pegá-la aos finais de semana para passear e ameaçaram mudar de residencia para que não possamos localizá-las.
    Conseguimos proporcionar uma boa condição para ela, temos emprego CLT estavel e com boa renda.
    Gostaria de saber se é possivel solicitar a guarda dela, uma vez que ela sempre gostou de ficar conosco e agora a mãe esta manipulando ela e obrigando a mesma mandar mensagens de whats para não nos ver, ou ter qualquer aproximação.

    Samara Brito

    Samara Brito Segunda, 21 de março de 2016, 15h49min

    Boa tarde,

    Tenho uma irma de 7 anos por parte de pai e meu pai faleceu, atualmente ela mora com a mãe e uma outra irma minha de 18 anos desempregada, moram de aluguel, a mãe dela tem uma renda de R$1500,00 (já com a pensão do meu pai).
    Muitas vezes passam necessidades financeiras e não tem condições de proporcionar uma boa condição para a menina.
    No entanto elas nos proibiu de ver a menina, ou pegá-la aos finais de semana para passear e ameaçaram mudar de residencia para que não possamos localizá-las.
    Conseguimos proporcionar uma boa condição para ela, temos emprego CLT estavel e com boa renda.
    Gostaria de saber se é possivel solicitar a guarda dela, uma vez que ela sempre gostou de ficar conosco e agora a mãe esta manipulando ela e obrigando a mesma mandar mensagens de whats para não nos ver, ou ter qualquer aproximação.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 21 de março de 2016, 16h52min

    Vc como irmã tem direito de requerer o direito de visita, procure um advogado especializado.

    Não é a renda que garante a guarda, não são as condições materiais que realmente importam, elas tem sua importância, mas ainda mais importante é a segurança emocional e psicologica que pesa, se a criança tem isso, tudo o mais se supera.

    E

    Eduardo elmiro Quinta, 04 de agosto de 2016, 8h56min Editado

    Bom dia tenho 30 anos tenho 3 irmãos 1 maior de idade com 25 e outros dois menores um de 15 e outro 13 gostaria de saber se tem como eu pegar a guarda de um e meu irmão do outro? Obs.. Nossos pais faleceram
    Desde ja obrigado

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de agosto de 2016, 11h04min

    Claro que podem, procurem a defensoria publica ou contratem um advogado que irá providenciar a formalização da guarda.

    F

    Fernando moura Segunda, 08 de agosto de 2016, 18h52min

    Boa noite tenho 28 anos e tenho 3 irmão um maior de idade com 26 e dois menores de 15 e 12 ANOS e nossos pais morreram e a guarda deles ta com nossa vô mas ela ja esta de muita idade ja e gostaria de saber se tem como eu pegar a guarda de um irmão e o outro pegar a do outro

    F

    Fernando moura Segunda, 08 de agosto de 2016, 18h59min Editado

    Boa noite tenho 28 anos tenho 3 irmãos um maior de idade com 26 anos e outros 2 menores de 15 e 12 anos nossos pais faleceram e guarda deles esta com nossa vo mas ela ja esta de muita idade e gostaria de saber se tem como eu pegar a guarda de um e meu irmão do outro
    Como é o processo é so minha vô ir la e transferir

    P

    Paulo Henrique Segunda, 08 de agosto de 2016, 19h41min

    Ola moro em Curitiba tenho 25 anos e tenho um irmão de 15 anos que mora com minha vo em maringa se ela autorizar ele podi vir morar comigo

    Joyce Pereira

    Joyce Pereira Domingo, 11 de setembro de 2016, 23h27min

    Ola
    Tenho 27 anos moro com minha filha e meu marido ... Minha irma por parte de mae tem 10 anos e gostaria de vir morar comigo ...minha mae deixa ela de responsavel dos dois outros menores ... Diariamente ...ela esta cansada e abalada psicologicamente ! O pai esta internado por dependência química ... Como devo proceder ?
    Desde ja agradeço