Tenho uma audiência de divórcio agendada para o próximo mês onde eu particularmente sou contra ao pedido. Gostaria que alguem me informasse como funciona a audiência, estou pensando em ir sem um advogado.

O juiz conversa primeiramente com cada uma das partes separado e depois chama o casal ou é direto tratado com ambos na sala de audiência?

Caso eu decida ir sem advogado eu perco algum direito? Consigo fazer minha defesa eu mesmo?

Não temos filhos nem bens a partilhar porém não sou favorável ao divórcio visto que o casamento não durou nem 1 ano e tenho certeza que não há motivos para tal decisão extrema. Será que terei tempo para falar ao juiz todos os meus motivos de ser contrário ao divórcio??

Respostas

    B

    Bacharel em Direito Quinta, 18 de novembro de 2010, 16h08min

    Ninguém é obrigado a ficar casado. Não há como impedir o divórcio nesse seu caso.
    E você não pode se defender sozinha, pois precisa sempre de um advogado, nem que seja da defensoria pública. O juiz vai nomear advogado, se você não puder pagar.
    E o juiz vai tentar manter o casamento, perguntando a ambos se estão seguros da decisão de se divorciar. Mas, como já disse, se o seu marido quiser realmente o divórcio, não há como negar-se a ele.

    F

    Fe_em_duvida Quinta, 18 de novembro de 2010, 16h59min

    Bacharel, agradeço o retorno mas como é no dia da audiência?

    O juiz ouve cada parte separado inicialmente e depois de ouvir os motivos e razões de cada um convoca o casal e dá o veredicto?? Ou já inicia com ambos na sala junto com os advogados expondo os motivos?

    O advogado da outra parte que me disse que eu não precisava levar um advogado, disse que eu ia gastar dinheiro a toa....por isso perguntei se poderia ir sem um advogado.

    Quanto tempo leva uma audiência dessa? O advogado do meu conjugue disse que leva 5 minutos e por isso não valia a pena eu levar um advogado...é verdade?

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quinta, 18 de novembro de 2010, 20h09min

    amigo, o juiz vai ouvir ambas as partes juntos. vc terá o direito de falar e a sua ex-exposa tbm. voce precisa de um advogado sim, como disse o colega acima, se não puder pagar poderá solicitar assistencia na defensoria publica. mas entenda, mesmo que vc tenha todo amor pela sua ex-esposa, nada que vc falar ao juiz poderá mudar a vontade dela em concluir o divorcio. antigamente os juizes tentavam uma mediação para o casal tentar a reconciliação. hoje em dia isso não existe mais.

    B

    Bacharel em Direito Sexta, 19 de novembro de 2010, 16h01min

    Voce só não precisa de advogado se fizer um acordo, realizando o divorcio consensual (de comum acordo).
    Aí um advogado só dará para os dois.
    Se não tiver como reatar o casamento, pode ser mais barato aceitar o divórcio e usar só o advogado da outra parte.

    F

    Fe_em_duvida Sexta, 19 de novembro de 2010, 17h17min

    Po então o advogado dela me enganou....disse que eu não precisava de um advogado! Quanto tempo leva uma audiência dessas?? É realmente muito rapido ou tem alguma discussão?

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Sexta, 19 de novembro de 2010, 20h33min

    Fe_em_duvida
    a audiencia depende muito do juiz, não é questão de ser rapido ou não, pois vc terá o direito de se pronunciar, lembrando que o juiz não irá tentar nada para manter o seu casamento, pois a sua mulher quer o divorcio....e vou dar uma orientação, seja equilibrado, não chore na frente do juiz,,,,isso só irá mostrar o seu desequilibrio....

    F

    Fe_em_duvida Domingo, 21 de novembro de 2010, 21h44min

    Entendi....vou fazer o maximo para manter a calma na audiência, porém vou ser honesto e deixar claro que não vejo motivos para o pedido de divórcio e não tenho interesse que o mesmo ocorra.

    Chegou hoje em casa um MANDADO DE CITAÇÃO a oficial de justiça deixou na caixa de correio...eu achei que tivesse que assinar alguma coisa...hehehe

    Mas nele ta dizendo assim: " .. designo audiencia de tentativa de conciliação, para o dia xx .."

    Esse "tentativa de conciliação" é uma audiência para tentar evitar o divórcio?? ou é a mesma?

    V

    Vicente Ferreira - Advogado Domingo, 21 de novembro de 2010, 22h00min

    Fe_

    o Juiz seeeeeempre vai tentar evitar qualquer dissolução de casamento, não eh pq ele eh solidário, mas sim pq nosso sistema jurídico defende a estrutura familiar do qual todo casal faz parte...

    então, trocando em miúdos, o juiz sempre vai falar coisas do tipo "vcs estão realmente certos de q querem o divorcio?" "não há reconciliação?" etc etc..

    é muito importante q vc vá c um advogado, isso pq vc pode ser lesado em algum acordo feito... vc nao tem conhecimento técnico, então o advogado da sua esposa pode requerer algo q vc nao tem capacidade de rebater, e no fim das contas, o juiz pode estipular algo não razoavel para vc.. por isso a importancia de um adv

    B

    Bacharel em Direito Quinta, 25 de novembro de 2010, 21h08min

    A resposta anterior (vicente ferreira) está correta.
    é sempre melhor ter um advogado próprio, pois na hora pode ser necessário discutir alguma clausula do acordo, e aí você fica perdido.
    Mas, na dúvida, peça ajuda ao próprio juiz.
    Se a outra parte quiser mesmo levar adiante o divorcio, não terá jeito. O juiz vai decretar o divorcio.

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Quinta, 25 de novembro de 2010, 21h18min

    Depende muito de cada vara de familia, tem vara que se uma das partes não tem advogado, o conciliador ou o juiz marca a audiencia para uma outra data, para que a parte dessassistida possa constituir um advogado ou defensor publico, tem juiz que com o sem advogado de uma das partes encaminha primeiro para mediação/conciliação, e tem juiz que ja resolve tudo com algum defensor que esta no proprio forum.

    F

    Fe_em_duvida Sexta, 26 de novembro de 2010, 21h00min

    Amigos...muito obrigado pelas respostas, mas mais uma última dúvida me surgiu após elas.

    Eu assinei a intimação na última quarta-feira dia 24/11 e a audiência é dia 14/12, a Oficial de Justiça me disse que eu tenho 15 dias para fazer a defesa, até quando eu posso fazer minha defesa?? No máximo até dia 30/11???

    Outra dúvida é: Eu consigo junto ao meu advogado pedir um adiantamento na data da audiência? Isso é possível?? Marcaram a audiência muito em cima, gostaria de ter um tempo para resolver/analisar melhor tudo isso. Infelismente o divórcio é uma coisa muito séria e gostaria de poder ter um pouco mais de tempo para absorver tudo isso

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Sábado, 27 de novembro de 2010, 9h14min

    Fe_em_duvida
    por acaso, voce ou o seu advogado ja foram no forum pegar o processo? para fazer a sua defesa precisa ver no processo o que a sua ex-mulher esta dizendo. Não é possivel mudar a data da primeira audiencia. A defesa é feita na audiencia, por isso voce deve ir ao forum pegar o processo.

    V

    Vicente Ferreira - Advogado Sábado, 27 de novembro de 2010, 10h39min

    Bem, contradizendo oq o colega disse acima, é possivel sim alterar a data de uma audiencia, e como vc pretende "adiar", é melhor.. quando é para antecipar, as coisas são mais complicadas..

    no entanto, para adiar, o advogado precisa demonstrar a necessidade, por exemplo, motivo de doença, se o advogado tem outra audiência no mesmo dia etc... ou quando o advogado tem certa intimidade c o juiz para pedir o adiamento.. eu particularmente já fiz isso sem problemas...

    mas em regra, como o colega acima disse, a audiencia não pode ser adiada..

    F

    Fe_em_duvida Sábado, 27 de novembro de 2010, 12h38min

    Olha FJ eu li o processo e a oficial de justiça me deu uma cópia vou transcrever o que diz:

    "A autora e o réu se separaram devido ao desgaste no relacionamento, por causas de desentendimento entre o casal.

    O clima em que os conjuges estavam vivendo não justificava de forma alguma a continuidade da união civil existente.

    Devido ao tempo em que o casal está separado a rescontituição da vida em comum do casal tornou-se impossível"

    Ela não pede nenhum bem e nem temos filhos.... Na verdade eu conversei com o advogado dela e ele mesmo não viu um motivo concreto para o pedido de divórcio e por isso ele escreveu isso.

    Noto que há uma discordância entre vocês, eu posso ou não solicitar ao meu advogado um adiamento da audiência?? Eu estou certo que ainda posso salvar meu casamento e vou fazer o possível para isso.

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Sábado, 27 de novembro de 2010, 13h06min

    Fe, não é adiando a audiencia que voce irá salvar o seu casamento, voce de ir sim, pois ainda tem muitos dias pela frente, não tem motivos para voce querer mais tempo para fazer uma simples defesa de divorcio. alem do mais pelo seu relato, a sua ex-esposa, não esta complicando em nada, ela só quer a separação. Na audiencia voce poderá explicar e falar todos os seus motivos, e o desejo de salvar o seu casamento. O juiz irá ouvi-lo. e pode até ser que pela sua vontade de continuar casado, o juiz determine um prazo maior, para uma possivel reconcilicação. Mas se voce fizer algo nesse momento para adiar a audiencia, é bem provavel, que a sua esposa fique com mais raiva de voce.

    V

    Vicente Ferreira - Advogado Sábado, 27 de novembro de 2010, 14h06min

    Faço minhas as palavras do Dr. alhures..

    também nao vejo necessidade de se adiar a audiência, mesmo sendo possível... infelizmente é encarar os fatos e oq for de ser, será!!

    boa sorte

    B

    Bacharel em Direito Terça, 30 de novembro de 2010, 16h49min

    Não precisa adiar a audiência. Na sua defesa você poderá dizer que não quer o divorcio, e que não há motivo para ele.
    Aí o juiz vai tentar uma conciliação para preservar o casamento. Só isso.

    F

    Fe_em_duvida Quarta, 01 de dezembro de 2010, 16h39min

    Entendi Bacharel,

    Mas nesta audiência chamada de audiência de conciliação eu posso sair divorciado caso minha mulher insista nesta posição ou ocorre outra audiência após essa para assinar os papéis?

    F

    Fe_em_duvida Quarta, 01 de dezembro de 2010, 16h42min

    Entendi Bacharel,

    Mas nesta audiência chamada de audiência de conciliação eu posso sair divorciado caso minha mulher insista nesta posição ou ocorre outra audiência após essa para assinar os papéis?