Boa tarde! Vi algumas explanações brilhantes quanto ao porte de arma do PM, gostaria muito de saber mais sobre o porte do Inspetor de segurança e Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro e sua entrada nos estabelecimentos bancários. Dr. Ronaldo Vinhosa, foi perfeito no seu comentário. Abraços José Junior

Respostas

    Alfredo Guimarães de Oliveira

    Alfredo Guimarães de Oliveira Terça, 12 de abril de 2011, 21h18min

    Gostaria de conhecer tamanho brilhantismo na defesa de porte de arma para o PM. Quem conhece a realidade de um centro urbano como o RJ, se REALMENTE CONHECE, sabe que nos dias de hoje os policiais, tanto o militar quanto o civil evitam saírem de casa armados. Muito menos ainda com as suas identificações. Como defender que o policial,possa portar uma arma se ele NÃO QUER exercer esse direito que representará sua sentença de morte, caso seja surpreendido em um assalto, por exemplo.

    Agora, vamos extrapolar. Vamos partir para o absurdo, para a irresponsabilidade. No momento em que se fala em desarmamento (ainda que não concordemos com um plebiscito), aplaudir a intenção de armar agentes penitenciários beira a insanidade. Entrada em estabelecimentos bancários portando arma?? Se um agente penitenciário pode, qualquer cidadão também deveria poder!!!

    L

    lpr Segunda, 25 de abril de 2011, 16h25min

    Você esta abrindo a boca para falar besteira.
    Não sou inspetor penitenciário e não tenho ninguem da família que seja.
    O trabalho de um inspetor penitenciário e mt perigoso,o individuo que ta preso nao tem nada pra fazer o dia todo a nao ser olhar para a cara do inspetor penitenciário então o mesmo conhece o inspetor de longe...se esse individuo sair da prisão encontra-lo na rua e quizer fazer uma maldade ele vai fazer...entao tua opniao ta mt equivocada meu amigo....e qualquer um cidadão pode ter porte de arma...queira se informar sobre isso!

    Alfredo Guimarães de Oliveira

    Alfredo Guimarães de Oliveira Segunda, 25 de abril de 2011, 22h06min

    Talvez seja besteira ser contra o porte de arma. Mas, ao menos, o prezado deve ter mais atenção ao ler. Ficou tão furioso com minha opinião que a distorceu!!?? Onde eu disse que um cidadão não pode ter porte de arma? Onde leu isso, senhor? Falávamos acima de ingresso em estabelecimento bancário portando arma. E eu sou contrário a isso. Porque, se de um lado o senhor não tem a experiência como agente penitenciário, mas defende que o mesmo possa circular armado pela cidade (como se isso pudesse realmente evitar que ele venha a sofrer uma "maldade" de um ex-detento), de outro eu tenho muita experiência em estabelecimento bancário. E garanto que não existe a mínima justificativa para que alguém que não esteja em plena missão policial, adentre armado nesse estabelecimento. Menos ainda um agente penitenciário, que não exerce essa função.

    Quanto à periculosidade da função, não é exclusividade do agente penitenciário. Outros servidores interagem com o preso. Outros cidadãos o mandam para a cadeia. Então vamos armar a todos, do denunciante ao promotor, do juiz ao cozinheiro do presídio, do diretor deste ao assistente social, passando pelo pastor? Tudo isso para se "impedir" que o ex-detento pratique uma maldade?

    Recentemente (2008?) um preso do Estado de São Paulo foi beneficiado pela famigerada "saidinha de Páscoa". Cometeu uma maldade. Aliás, duas. Assassinou duas lindas jovens, de cerca de 14 ou 15 anos de idade. Ele não estava a olhá-las todos os dias, como estaria olhando, na sua hipótese, o carcereiro.

    Em síntese, o porte de arma deve ser PROIBIDO e transformado em CRIME INANFIANÇÁVEL, com excessão apenas às Forças Armadas, à Polícia Federal e aos Batalhões de Elite. Esse é um caminho de segurança social. Não se admite mais buscar-se justificativas sem fundamento para armar ainda mais a sociedade.

    I

    Isap Sábado, 09 de julho de 2011, 19h38min

    A.L.G.O., sua capacidade de persuazão é bem precária! Vc tem que fortalecer os seus argumentos. Pra seu conhecimento o cidadão civil pode registrar uma arma de fogo para ter em sua casa ou trabalho (se for o proprietário da empresa).

    Art. 6º – É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:
    I - os integrantes das Forças Armadas;
    II - os integrantes de órgãos referidos nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal;
    III - os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta Lei;
    IV - os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço;
    V - os agentes operacionais da Agência Brasileira de Inteligência e os agentes do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;
    VI - os integrantes dos órgãos policiais referidos no art. 51, IV, e no art. 52, XIII, da Constituição Federal;
    VII - os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e as guardas portuárias;
    VIII - as empresas de segurança privada e de transporte de valores constituídas, nos termos desta Lei;
    IX - para os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas, cujas atividades esportivas demandem o uso de armas de fogo, na forma do regulamento desta Lei, observando-se, no que couber, a legislação ambiental.

    Você acha desnecessário? Então trabalhe num desses lugares e vai pra pista desarmado!

    Alfredo Guimarães de Oliveira

    Alfredo Guimarães de Oliveira Quinta, 14 de julho de 2011, 17h55min

    As pessoas precisam aprender a ler com mais atenção, antes de emitir opinião sobre os argumentos aqui postados.

    Respondendo a junioroc, disse que o policial NÃO QUER exercer o direito de andar armado no RJ. Ele tem essa prerrogativa. Mas pode morrer por causa dela. Isso é decorrente do fato de que o Estado só consegue desarmar o cidadão de bem, já que somente este se comove com as campanhas publicitárias veiculadas sobre o assunto. O marginal, este debocha do poder público. E o policial sabe disso. E sabe que morrerá, como efetivamente vários morrem, se topar com assaltantes que descconfiem da sua função. Não pode portar arma ou mesmo a identidade funcional. Isso equivale a uma sentença de morte.
    Também não disse ser desnecessário. É necessário nas atuais condições de vida. O que é péssimo, porque teremos toda a sociedade armada. Porque o Estado brasileiro é incompetente na segurança pública. E, ainda respondendo ao autor do post, sou de opinião que banco não é lugar para se entrar armado, salvo quando em plena operação policial. Fora isso, a segurança bancária deve ser feita armada somente pelos seguranças para isso contratados.
    Finalmente, reitero a necessidade de se buscar um caminho de segurança pública que considere inanfiançável o porte de arma não autorizado, sendo esse porte exclusivo às forças especiais já mencionadas. Para tanto, o Estado precisa chamar a si a responsabilidade de coibir e prender todo aquele que desobedeça.
    O fato reiterado acima -qualquer cidadão pode ter porte de arma- é uma lástima, que só confirma a incompetência do Estado. É como o legalizar as drogas, já que não opto por impedir o seu ingresso no país. Algo assim. Aprovo a convivência com o erro porque não decido combatê-lo. Vontade política em nosso país só é alavancado por interesses pessoais.

    R

    ROBERTO FONSECA Domingo, 05 de outubro de 2014, 1h51min

    Lei 12.993/2014: confere porte de arma de fogo aos agentes prisionais fora do serviço .
    QUEM NÃO GOSTA DE POLÍCIA E AGENTE PENITENCIÁRIO QUE VÁ CHORAR JUNTO COM OS PRESOS E VAGABUNDOS !

    Dilson Valente Valente

    Dilson Valente Valente Segunda, 10 de novembro de 2014, 10h22min

    Um cidadão de bem que repudia o porte de arma de policiais e agentes penitenciários, só pode estar fora da realidade ou tergiversando por antipatia, inveja ou burrice. Vários Inspetores penitenciários foram assassinados dentro de casa na frente de seus familiares, pelo simples fato de serem muito mais reconhecidos na rua que os policiais( PM PC PF etc,, Por que? Resposta: Nos convivemos muitas vezes mais tempo dentro de uma prisão ( 30 anos) que em nosso lar e por isso nossa visibilidade é constante junto a massa carcerária, e isso facilita a identificação rápida pelos BANDIDOS que convivem diuturnamente, ao passo que os policiais, só tem o contato no momento da prisão. Só esse motivo encerra qualquer discussão a respeito do assunto. Lamento que ainda exista gente INCLUSIVE NA POLICIA que seja tão preconceituosa com os ISPs. Ao final como diria o poeta: "Somos o lírio do campo que vive na lama e não se suja", enquanto vc dorme no conforto do seu lar, os ISPs, estão dentro da cadeia guardando aquelas feras que muitas vezes vc defende em nome de um direito que eles os presos não respeitam.POR FAVOR VAMOS TER CONSCIÊNCIA, NÓS DEVERÍAMOS SER CONSIDERADOS SEUS HERÓIS, NÃO SOMOS VAGABUNDOS..LAMENTO.

    I

    ISAP-RJ Quinta, 07 de abril de 2016, 11h31min

    Dilson Valente concordo em número é gênero com você só quem é um ISAP sabe a tensão que é ficar 24 hs dentro de um estabelecimento prisional receber ameaças e depois retornar a sua casa sem saber o que pode acontecer,quanto ao que o Alfredo esplanou ele tem o direito de se expressar por que falar até papagaio fala inclusivel merda.....

    Cristiano C. Coelho

    Cristiano C. Coelho Domingo, 12 de junho de 2016, 3h45min

    Ele tem experiência em banco; deve ser todinho barrando mulher e velha com guarda chuva na porta do banco; não deve ter conseguido passar em prova nenhuma foi la pagou a ata. Pois bem fui PM aqui no RJ de 2001 a 2010, não é nada fácil, PM que sai na rua desarmado e aquele que trabalha interno, não se expõe para ele não vale o risco, o Mike que ta na pista abordando; incursionando; prendendo ou matando em legítima defesa; esse ai meu irmão quando de folga tem que ficar na atividade redobrada e bem armado, pq se vagabundo desconfiar e pegar Ele na mão leva para dentro da comunidade e coloca fogo no cara vivo e ponto. Eu como pm fiquei adido ao desipe em 2002/2003 e vou te falar o que mais vagabundo faz e intimidar e ameaça o inspetor; outra eu mesmo em uma festa de rua fui reconhecido pelo irmão do detento onde trabalhava JORGE SANTANA CASA DE CUSTÓDIA o cara chamou mais 2 caras armados para me sequestrarem para o interior de uma favela mas não esperava deu estar armado a na atividade quando chegaram perto saquei minha geladeira e enquadrei dois colegas me ajudaram e graças a Deus sobrevivi; então meu amigo defendo o porte sim para o cara que bota a cara mesmo, defendo um treinamento; um curso para manuseio; lei penal enfatzando a legítima defesa, pra mim e atividade de alto risco, conviver com vagabundo; cobrando e batendo boca 24 horas vc tá de sacanagem; matar garota de 15 anos e molinho; quero ver e tentar de igual pra igual. Portanto de experiência tenho 9 anos de polícia aqui no RJ com direito a prêmio nas comunidades pela minha cabeça e banquei a tranca e guarita alta em algumas casas no complexo de gericino durante 1 ano e dois meses; e de falo em 2006 tive minha família expulsa de casa pelo tráfico ok; e hoje o que mais me enoja são opnioes como essas oriundas de pessoas que não tem vivência mínima no ramo; faz isso vá opnar na construção de um avião supersônico que acho ser mais fácil.