Bom dia,

Tenho uma ordem judicial, onde por alvárá do juiz meu FGTS foi liberado juntamente com um valor R$ xx , porém meu advogado informou que os 30% da advocacia vai se referir ao valor R$ xx acordado com a RECLAMADA e ao FGTS, mas quero saber se é correto ser retirado a porcentagem do advogado deste valor do FGTS?

Acredito que o FGTS mesmo liberado por alvará, seja um direito meu (trabalhador) e que não tenha que ser retirado esta porcentagem, por favor me ajudem, preciso de uma resposta o quanto antes.

Grata.

Respostas

    Alehkiss Saint's

    Alehkiss Saint's Terça, 20 de fevereiro de 2018, 6h28min

    Meu advogado somou o aviso prévio, mais meu FGTS, e meu Seguro Desemprego, e adivinha? 30% em cima disso, mas ele só vai me liberar a guia do Seguro se eu liberar um valor acima dos 30% do FGTS, para depois me liberar a segunda guia do Seguro Desemprego, os advogados estudou anos para fazer igual o governo com o toma lá dá cá? Eu teria vergonha de ter essa carteirinha da OAB e jurar lealdade, verdade e justiça, eles que se dizem moralistas mas não está longe dos imorais, é por isso que o Brasil não vai pra frente, mas a pergunta que fica é, mesmo se eu dá a eles 80% do meu FGTS que é realmente isso pelos meus cálculos, mas depois arrumo um emprego e mal pego a parcela do Seguro, e ai? Incrível né? Uns irão dizer " Ahh mas sem o advogado você não pegaria 1%", se você diz isso é sinal que a justiça não presta e vocês são a voz da verdade. Eu quero saber se esse toma lá dá cá faz parte da constituição, se for legislativo me mostre o artigo, caso contrário odiarei vocês e esse Brasil onde se faz o " jeitinho brasileiro " pro resto da vida.

    G

    Gabriel Souza Terça, 20 de fevereiro de 2018, 6h38min Editado

    Meu advogado somou o aviso prévio, mais meu FGTS, e meu Seguro Desemprego, e adivinha? 30% em cima disso, mas ele só vai me liberar a guia do Seguro se eu liberar um valor acima dos 30% do FGTS, para depois me liberar a segunda guia do Seguro Desemprego, os advogados estudou anos para fazer igual o governo com o toma lá dá cá? Eu teria vergonha de ter essa carteirinha da OAB e jurar lealdade, verdade e justiça, eles que se dizem moralistas mas não estão longe dos imorais, é por isso que o Brasil não vai pra frente, mas a pergunta que fica é, mesmo se eu der a eles 80% do meu FGTS que é realmente isso pelos meus cálculos, mas depois arrumo um emprego e mal pego a parcela do Seguro, e ai? Incrível né? Uns irão dizer " Ahh mas sem o advogado você não pegaria 1%", se você diz isso é sinal que a justiça não presta e vocês são a voz da verdade. Eu quero saber se esse toma lá dá cá faz parte da constituição, se for legislativo me mostre o artigo, caso contrário odiarei vocês e esse Brasil onde se faz o " jeitinho brasileiro " pro resto da vida.

    Antonio Carlos Anselmo

    Antonio Carlos Anselmo Quinta, 08 de março de 2018, 10h00min

    Que Deus abençoes vocês, meus caros!
    Fala-se em absurdo, o advogado ficar com 30% de tudo.
    Vejam, primeiramente, sem o advogado, você teria liberado o FGTS? o Seguro desemprego? Não!
    Tanto é que os Juízes, colocam quando acordo, que poderá o Autor ou seu advogado, levantar o FGTS por força de alvará, pois bem seu o serviço do advogado você não receberia seu FGTS, não teria direito ao acordo e nem ao Seguro Desemprego, portanto, faz jus o advogado aos 30% de tudo, vez que sem os préstimos do serviço de seu patrono nada teriam, o brasileiro e o ser humano, tem uma certa resistência ao pagamento de honorários, pois veem na tv somente advogados ricos, porém esta não é a realidade, advogados aos montes passam dificuldades e vocês trazem aos advogados a oportunidade de viverem, pagarem as escolas de seus filhos comerem vestirem, desta forma entendam, os advogados vivem de honorários vocês todos proporcionam honorários aos advogados que em trabalho árduo diariamente lutam para sobreviver assim como vocês e, mais ainda advogados não tem salários mensais em sua grande maioria, então os honorários são previstos e na Constituição Federal no artigo 133, já prevê que o advogado é indispensável à manutenção da justiça, meus caros, paguem os honorários de certa forma sem questionar assim como você o advogado também precisa.

    Mi Figueiredo

    Mi Figueiredo Domingo, 10 de junho de 2018, 23h28min

    Exatamente o que ocorreu comigo. Quando fui conversar com o advogado o mesmo disse que eu ganharia R$40.000,00 e que cobraria 25% em cima deste valor na causa trabalhista. Depois o advogado nao ganhou nada veio me cobrar os 25% em cima do meu FGTS sendo que este valor nao tinha sido explicado por ele no começo. Ainda por cima me entregou um contrato e disse que estava escrito o que tinhamos combinado (seria 25% em cima do sucesso da açao que seria os 40 mil reais!!! Adoraria ter ganho esse dinheiro! Mas nao ganhei nada, ainda tive prejuizo porque o advogado nao ganhou nada e ainda veio querer me cobrar 25% do meu FGTS). Achei um abuso ele querer 25% do meu FGTs ja que ele NAO explicou este valor no começo... enfim, me senti extremamente enganada, passada para trás... o advogado chega e afirma que você vai ganhar com certeza 40 mil reais no final da açao e depois nao ganha nada e ainda quer que voce pague 25% do seu FGTs???? Enfim.. dificil de confiar em advogados depois dessa ...

    D

    Desconhecido Sábado, 23 de junho de 2018, 18h39min

    Engraçado, primeiro a pessoa fica sem receber nada, ou seja, a empresas não paga, aí contrata um advogado, ele sabe que vai ser descontado 30% de tudo que ele ganhar...
    O advogado ganha a causa pra pessoa e simplesmente a pessoa vislumbra aquele montante que ganhou e acha que o advogado não tem direito de receber os 30% acordados.
    Vão tomar vergonha na cara! Não querem pagar para o advogado particular, então pq não procuraram a OAB? Poe medo de não ganhar nada né?

    Onildo Marin

    Onildo Marin Domingo, 05 de agosto de 2018, 23h46min

    Caros amigos leitores.
    Vejo aqui uma bagunça de informação, parece que tem leigos e instruídos aqui. É obvel que tem o dedinho de algum advogado e ou interessado respondendo as perguntas aqui.
    Vamos ao que interessa: O trabalhos tem obrigação de pagar seus honorários sim, para isso deverá honrar seu contrato com seu advogado que na qual deverá respeitar as leis vigentes. O que acontece é que muitos advogados aproveitam dos leigos e acabam muitas vezes precionando-os a pagarem um percentual sobre seus rendimentos já adquiridos e por falta de conhecimento essas pessoas como essas acima acabam pagando. O FGTS e um direito adquirido, o advogado não pode cobrar 30% desse valor, é sim do montante que foi estipulado pelo juiz, que por sua vez não menciona FGTS como causa é sim como direito. O advogado tem obrigação de lutar pel liberação, .yyy

    Leônidas França De Souza

    Leônidas França De Souza Segunda, 20 de agosto de 2018, 22h17min

    Advogado não pode cobrar honorários sobre proveito econômico de trabalhador que aconteceria mesmo sem sua intervenção, como a liberação do FGTS. Assim entendeu a 1ª turma de ética profissional do TED da OAB/SP em ementa aprovada na 607ª sessão, realizada em setembro 2016.

    JaneteAmarantes Amarantes

    JaneteAmarantes Amarantes Domingo, 21 de outubro de 2018, 9h57min

    Só acho que tem muitos advogados que se dizem defender a causa do cliente quando na realidade na hora que vê que a empresa é boa passam pro laso da empresa e nao ajudam tanto o seu cliente como deveria ..

    Adriana Da Silva Maciel

    Adriana Da Silva Maciel Segunda, 10 de dezembro de 2018, 23h38min

    Esse clientes são folgados, estudar 5 anos e depois ter que passar no exame da ordem não querem e muito menos ir procurar a defensoria pública. Chegam em vc com a maior cara de coitados que estão precisando urgente, depois que o dinheiro é liberado esquecem de todo o seu trabalho, gasolina que gasta, perturbação a qualquer hora do dia e da noite sem o mínimo de respeito com o horário comercial. Os bonitos não devem esquecer que os valores somente foram liberados após o advogado atuar e requerer tais liberações, ou seja somente pelo trabalho dele que o Juiz deferiu a liberação dos alvarás, portanto criem vergonha ou não contrate advogado particular, que advogado é para quem pode pagar e não tem dó e podem ter certeza que um advogado particular vcs ganham muito mais que na defensoria porque o particular vai lutar para vc ganhar cada pedido, até mesmo porque quanto mais vc ganhar maior serão os honorários dele, coisa que a defensoria não faz, vc chega lá eles só pedem o que vc solicita e vcs não sabem nem 70% do que têm direito.

    H

    haroldo mariano neves Quarta, 12 de dezembro de 2018, 21h18min

    Importante salientar, que advogados podem e devem cobrar honorários de seus clientes. A praxe é que sejam cobrados 20% sobre o valor auferido pelo cliente, resultado do trabalho exercido pelo advogado. Porém, a norma em casos previdenciários, tais como processos de concessão ou de revisão de valores oriundos de aposentadorias, pode ser cobrado em até 30%

    Wagner Fontenele

    Wagner Fontenele Sábado, 15 de dezembro de 2018, 18h06min

    A jurisprudência do STF, não permite tal prática, só é permitido o saque pelo titular da conta. ..Não foi só a OAB ..Que fez guerra com STF pra dar direito aos advogados, Mas PT também ,através ,do sindicato dos metalurgicos.

    Wagner Fontenele

    Wagner Fontenele Sábado, 15 de dezembro de 2018, 18h13min

    Vergonha é um advogado. ...Com muita experiência, pegar um trabalhador sofrido de anos de trabalho e tomar ,quase todo seu dinheiro, tá faltando gente de coragem pra representar eles perante a OAB e ajuizar ações cível, advogado é um profissional liberal.Simples. Ação civil.

    Leonardo Luciano Pereira

    Leonardo Luciano Pereira Terça, 22 de janeiro de 2019, 18h55min Editado

    tem um monte de advogados defendendo a cobrança, mas se fosse a mãe deles , não acharia justo. FGTS é um direito, não precisa entrar em litigio para receber da empresa, não há trabalho para o advogado.o Advogado nunca informa que irá cobrar sobre o FGTS, caso contrario , nenhum cliente iria aceitar. a maioria dos advogados ao meu ver , agem como estelionatários cobrando tal tarifa sem antes acordar com o cliente. Infelizmente somos obrigados a contratar este tipo de profissional (justiça nos obriga), caso contrario eu nunca iria contratar. Brasil é complicado, so tem malandro

    Danival Daniel de Oliveira

    Danival Daniel de Oliveira Terça, 12 de fevereiro de 2019, 17h56min

    Olha no meu caso todo o valor do meu fgts estava pago o que eu solicitei foi reverte a justa causa?
    E se eu não quiser tirar o meu fgts no caso não sou obrigado certo.

    Fernando Bueno De Lima

    Fernando Bueno De Lima Quarta, 20 de fevereiro de 2019, 17h07min

    Respondo sua pergunta com outra pergunta: Vc não conseguiu o FGTS através de um ALVARÁ JUDICIAL? Se sim, o alvará foi conseguido em juízo, ou seja, através da Ação que foi movida. Se está acordado que o quinhão do advogado é 30% do arrecadado NO PROCESSO, então é devido os 30% do FGTS. Análise simples e de fácil compreensão.

    Estela Piza

    Estela Piza Sábado, 28 de setembro de 2019, 12h16min

    Simples, a próxima vez tenta fazer sozinho ou procurar a defensoria pública, advogado também precisa pagar contas e não trabalha de graça, 30% não é abusivo é o valor do trabalho do profissional.

    Kelvin Carvalho

    Kelvin Carvalho Domingo, 03 de novembro de 2019, 18h54min

    boa noite, gostaria de saber se um advogado que contratei que ainda nem deu entrada em processo nenhum pode me cobrar honorários? no caso foi minha esposa que entrou em contato com ele e passou o caso dela, informando a situação e perguntando se precisaria de entrar com ação pra receber salario maternidade, ele disse que sim, porem se passou 3 meses e ele não fez nada e mal responde ela. ontem ficamos sabendo que ela precisa comparecer no inss para cumprimento de exigência, ficamos sabendo pelo site e não por eles. ele agiu de má fé dizendo que havia dado entrada no processo e que estava em análise, pedimos o numero da ação mas ele disse que quando tivesse novidades entraria em contato.

    Destróier Ojeda

    Destróier Ojeda Domingo, 01 de março de 2020, 19h33min

    O STF já jugou a questão e o entendimento final é que não se pode cobrar honorários sobre o FGTS, visto que o mesmo não depende do advogado para liberação e não importa se não está escrito no contrato. Na verdade eles fazem isso de esperteza. É a famosa clausula implícita por conveniência (dos advogados claro). Não se acanhe com ameaças e alegações de advogado escusos. Cobre seu direito e processe os que tentam enrolar o cliente alegando que está no contrato que são 30% e ponto final, pois não é assim e decidido pelo STF, portanto eles não tem o que fazer, não devem e não podem cobrar honorários sobre FGTS. É uma vergonha pessoas que deveriam ser os defensores da lei se aproveitarem de brechas contratuais sem validades legais para usurparem seus clientes.

    S

    Sousa Quarta, 19 de agosto de 2020, 19h22min

    Boa tarde. Assinei um contrato no dia 13/08/2020 com o advogado para ele entrar com uma ação contra a empresa que trabalhei. Pois fui demitido sem justa causa no dia 30/07/2020 mas não recebi a chave do seguro e o FGTS no prazo de 10 dias. A empresa entrou em falência.

    Mas vejo que me precipitei, em recorrer ao advogado com pouco tempo pós ser demitido. Pois fui no sindicato e assinei o documento mas não tinha lido ele não me informou sobre seus honorários e todo o processo que faria para ir atrás dos meus direitos.

    Fiz isso por certa precipitação e inocência já que estava no sindicato achei que ele ia entrar em contato com a empresa e ver como ia ser, nem imaginei de todo o processo de honorários e tudo mais. Já que a empresa não tinha dado nenhuma resposta desde o dia da demissão. Lembrando que a empresa é uma rede então não tenho como entrar em contato com eles facilmente ou até mesmo impossibilitado de entrar em contato.

    Gostaria de esperar um pouco para ver como a empresa vai me pagar se é tudo de uma vez ou vai ser por acordo. Gostaria de cancelar o contrato com o advogado e saber se tenho esse direito já que está no prazo de 7 dias para arrependimento. Pergunto pois foi que fui lá para saber dos meus direitos e tudo mais, acabei saindo com um contrato assinado. Mas nem me liguei que acabei fazendo que tinha assinado um contrato com um advogado, achei que eu tinha só dado meus dados para ele ir entrar em contato com a empresa para saber quando a empresa vai pagar a rescisão. Obrigado aos que me responderem.

    J

    Joao Paulo Almeida Lucena Quinta, 11 de fevereiro de 2021, 10h55min

    O cara disse que o STF fez o entendimento de que o advogado não tem direito, queria que me mostrasse.
    Existem trabalhadores que tem problemas APENAS no FGTS, então eu vou trabalhar de graça?
    Outra coisa, se fosse esse o entendimento, nas minhas peças que houvesse questionamentos de várias verbas trabalhistas eu iria pedir todas menos o FGTS, afinal, eu não tenho direito. QUE PIADA VOCÊS.

    É claro que o advogado tem direito a porcentagem do FGTS, se existiu um problema onde o cliente não recebeu o FGTS, o advogado fez uma peça processual requerendo esse valor, fundamentou juridicamente, conseguiu um ALVARA para liberar a Guia de FGTS, não tem direito??
    Quer dizer que eu trabalho de graça??? Existe um contrato e esse é titulo executivo extra judicial, não paga não pra tu ver o que acontece. hahahaha Ainda recebo com multas em cima.

    Vou repetir, se não fosse pra não pagar, ou não procure o advogado e resolva só, ou então o advogado nem cita nada na peça sobre fgts.
    Eu já deixo claro aos meus clientes no início e claríssimo no contrato.

    Esses dias tive uma sentença favorável em que o processo tratava-se apena de FGTS não pago. Eu não deveria receber??
    É cada uma que tenho que ler " O STF disse que não tem que pagar" kkkk

    A decisão única que existe é do conselho de ética da OBP/SP que diz que se JÁ FOSSE SAIR não deve o advogado receber.
    Tudo bem, aí ta certo, ele já iria sair de qualquer forma, o que não é o caso da maioria das reclamações trabalhistas.