Minha dúvida é a seguinte: Em caso de um inventário, se for vendido um bem o herdeiro necessário recebe seu respectivo quinhão. A esposa desse herdeiro necessário tem direito a receber parte desse quinhão, recebido pelo marido, uma vez que é casada em comunhão parcial de bens? Esse bem foi adquirido após o casamento.

Respostas

    R

    ROSELI CARVALHO Domingo, 22 de novembro de 2015, 1h02min

    pelo que percebo ele está separado da primeira mulher e vive em união estável com a segunda.... VEJA QUE NENHUMA DAS MULHERES É HERDEIRA DO SOGRO.

    MAS NO CASO DA PRIMEIRA, EMBORA ELA NÃO SEJA HERDEIRA DO SOFRO, SE O SOGRO TIVER FALECIDO ANTES DA SEPARAÇÃO, ELA, SE CASADA NO REGIME DE COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS, SERÁ MEEIRA E HERDEIRA DE SEU MARIDO..... (O QUAL POR SUA VEZ TERÁ HERDADO BENS DE SEU PAI)..... QUANTO À SEGUNDA, ELA NÃO TERÁ QUALQUER DIREITO NEM EM RELAÇÃO AOS BENS DO SOGRO (POIS NÃO É HERDEIRA) E EM RELAÇÃO AO BENS QUE SEU MARIDO RECEBER COMO HERANÇA DO PAI FALECIDO,,,

    D

    DANIELE Sexta, 15 de abril de 2016, 13h25min

    oi boa tarde
    meus avós são separados a mais de 30 anos, mas não legalmente. Minha avó esta prestes a receber uma herança deixada por suas irmãs. Mas meu avô tem que assinar e ele alega que só vai assinar se passarmos a Herança pra ele. Neste caso ele tem direito? Como devo proceder? obrigada.

    D

    Desconhecido Sexta, 15 de abril de 2016, 21h08min

    Daniele

    Como assim assinar para receber herança? Seria o inventário que ele se recusa assinar?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 18 de abril de 2016, 15h40min

    Sua avó pode pedir o suprimento judicial para seu avò, e tratar logo do divórcio para evitar futuros problemas.

    K

    Katarina D Segunda, 27 de junho de 2016, 1h05min

    Boa noite vivo em uniao estavel a 10 anos e nao temos filhos, meu marido vai receber uma herança, de um imovel tenho direito caso ele venha a falecer?

    D

    Desconhecido Segunda, 27 de junho de 2016, 16h59min Editado

    Katarina

    Não. Na união estável o companheiro/a sobrevivente herda em concorrência com os demais herdeiros apenas a parte do falecido nos bens comuns, os comprados durante a convivência.
    Bem herdado, mesmo durante a convivência é considerado bem particular de quem herdou. Assim sendo, se ele falecer primeiro o imóvel ficará para os herdeiros dele: descendentes,(filhos/netos)ou ascendentes,(pais/avós) e/ou cônjuge(se fosse casado) ou colaterais(irmãos/sobrinhos/tios)

  • -1
    Derci Chiaramonte Pires

    Derci Chiaramonte Pires Quinta, 07 de julho de 2016, 19h35min Editado

    Olá meu esposo teve um casamento anterior em regime universal de bens, não houve partilha agora querem que ele assine a venda de uma casa de herança da ex esposa ele tem direito?outra coisa somos casados a 6 anos no regime parcial de bens e há usufruto de um imóvel para ele a ex mulher dele tem direito o doador ainda vive.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de julho de 2016, 21h42min

    Ao deixar de manter a vida marital com a ex esposa ele deixou de ter direito a meação de todos os bens, principalmente ao que ela recebeu em herança, eles só dividem o que ambos conquistaram durante o casamento de fato, isto é, enquanto viviam maritalmente

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sexta, 08 de julho de 2016, 11h46min

    Leo Ramos, apareça para dar a sua resposta ao caso que levantou aqui - dê agora o seu testemunho ao vivo - desejamos saber e aprender mais com você....há 5 anos levantou esse dúvida....

    R

    Rafael F Solano Sexta, 08 de julho de 2016, 14h53min

    A atual não terá qualquer direito, a ex é bem provável que consiga, afinal, ela tem o papel que diz estar casada com ele, nada o impediu nestes 15 anos de providenciar o divorcio, mesmo que litigioso!!!

    Derci Chiaramonte Pires

    Derci Chiaramonte Pires Sexta, 08 de julho de 2016, 16h06min

    Porém a herança ocorreu enquanto eram casados se não tem direito porque não podem vender se ele não assinar? O regime universal este a herança?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 08 de julho de 2016, 18h33min

    Derci, a ex esposa herdou quando eles ainda viviam maritalmente???

    D

    darby alexandre campos Quarta, 23 de novembro de 2016, 11h36min

    Boa tarde.
    Bom minha mae herdou uma boa casa e um belo terreno eu particularmente tenho minhas duvidas sobre partilhas de bens,gostaria de saber se o egoista,ganancioso do meu pai tem direito da herança da minha mae ?
    Desde ja agradeço pela sua atençao !!

    Tenha uma Boa Tarde !!

    Carlos Rodrigo Silva de Oliveira

    Carlos Rodrigo Silva de Oliveira Quarta, 23 de novembro de 2016, 16h33min

    Boa tarde tenho uma dúvida minha mãe se casol. Em 2003 agora ela quer os bens que o marido dela deixou será que ela consegue

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Segunda, 28 de novembro de 2016, 8h52min

    Darby,

    Refaça a sua pergunta com mais detalhes, inclusive qual regime de casamento de sua mãe?

    T

    thalita Domingo, 25 de dezembro de 2016, 11h37min

    Boa tarde, meu pai recebeu uma herança do meu avô (no caso era um título cambial), gostaria de saber se eu e meu irmão temos direito a este título.

    A

    Alexander Menezes Segunda, 09 de janeiro de 2017, 15h44min

    Não sou casado no papel moro junto com minha mulher a 18 anos tenho um enteado de 23 anos e uma filha de 12 anos. No caso de falecimento de minha mãe minha mulher tem direito a minha herança?

    Said Arlindo

    Said Arlindo Terça, 17 de janeiro de 2017, 15h49min

    Meu pai morreu deixou três casas e três terrenos e uma garagem, minha mãe é separada a 7 anos do meu pai ela tem direito a herança ? Meu pai só tem eu e minha irmã de filho, agora tou morando com minha mãe, eu ainda só de menor ela tem direito a herança ?

    Andréa Lima

    Andréa Lima Sexta, 27 de janeiro de 2017, 17h22min

    Convivo com o pai de meus três filho desde 1997, não oficializamos a união, fizemos nossa casa no terreno do pai dele e não está registrada e compramos um terreno em Salvador que está no nome da irmã dele, além de outro terreno que era da avó dele e está no nome dele. Tenho algum diteiro?