Sou casado , tenho 2 filhos e minha esposa estamos nos divorciando... Pra mim, sem problemas quanto ao divórcio, só que a minha esposa colocou meu filho de 14 anos para trabalhar em uma lanchonente de sua amiga sem falar comigo. Meu filho tem 14 anos e trabalha em uma lanchonete de entregar lanche, o seu horário é: sexta-feira, sábado e domingo, das 19:00 até a 24:00 (meia-noite). Mesmo porque, na segunda-feira ele precisa acordar cedo para ir para a escola. Já solicitei ao meu filho para sair do emprego e ele me disse que a dona da lanchonete disse que ele só poderia sair quando contratasse outra pessoa. Meu filho falou que é chato, porem, para não magoar a mãe ele continua trabalhando. O que devo fazer? Posso processar a dona da lanchonete, visto que meu filho tem autorização da própria mãe?

Respostas

10

  • 0
    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Terça, 10 de maio de 2011, 10h27min

    Não importa a autorização da mãe: ele não pode trabalhar.

    Ademais, se ele não quer, que deixe o emprego, reclamando as verbas trabalhistas. Se a empregadora se recusar a pagar, que ele ajuíze uma reclamação trabalhista, representado pelo pai ou pela mãe.

    Já pensou em reverter a guarda do seu filho? É uma possibilidade.

  • 0
    A

    Ap. de Morais Terça, 10 de maio de 2011, 10h33min

    Olá MARIA DA GLORIA...

    Sim, já pensei, tanto que estou entrando com o recurso de alienação parental...
    Pra você ter uma ídeia, o pagamento do meu filho é R$15,00 , por dia trabalhado.
    Eu posso processar esta dona de lanchonete, visto que não tem contrato nenhum de trabalho.
    E como fica a mãe do meu filho, posso processá-la?

  • 0
    L

    LALINHA 4 Terça, 10 de maio de 2011, 10h51min

    Ap de morais. Seu filjho ate poderia trabalhar com 14 anos , mais na condiçao de menor aprendiz, durante 6 horas por dia. E pelo visto esse nao é o caso.
    Tire ele imediatamente de la, va la e fale com a dona da lanchonete que vai denuncia-la. E alem do mais pq a mae dele nao trabalha la?
    Mande ela ir.

  • 0
    I

    Isac - Curitiba/PR Terça, 10 de maio de 2011, 10h57min

    Outro fato que deve ser recordado é que menores de 18 anos não podem realizar trabalho noturno, e pelo horário que você comentou o seu filho - que tem apenas 14 anos - está realizando trabalho noturno.

    Ele deve sair imediatamente deste emprego, pois a relação laboral está completamente ilegal.

    [email protected]

  • 0
    L

    LeeKa Terça, 10 de maio de 2011, 11h06min

    ai ai.... as leis brasileiras..... "menor" não pode trabalhar, mas roubar pode.... desculpe Ap. de Morais nao é nada pessoal com seu filho mas com as leis. eu penso q trabalho edifica o homem, esse pequeno horario q ele faz de trab so vai acrescentar na vida dele, esta aprendendo a ter responsabilidades, e o dinheirinho q ele ganha mesmo q pareça pouco pra vc, é o bastante pra ele é o fruto do esforço dele, é um bico nao um emprego. Glorifique o Nome de Deus por vc ter um filho abençoado!!!! sera q seu problema com relação ao trab dele nao é realmente com a mãe? procurem nao usar os filhos para se atingirem, deixa o moço trab isso fara bem a ele. eu tenho dois moços tbm um com 17 e outro com 14 anos, filhos abençoados, dedicados e esforçados. (reflita)

  • 0
    L

    LALINHA 4 Terça, 10 de maio de 2011, 11h12min

    Leeka comcordo com vc quando vc diz que trabalhar nao faz mal para ningume, que edifica e nada melhor que ganhar o dinheirinho dele. Mais trabalhar de 19:00 as 24:00 hs e levantar cedo para ir estudar?
    Isso nao é horario de trabalho para um menor de 14 anos. Ele nao dorme direito, imagine o rendimento dele na escola? Deve ser nenhum.
    Eu trabalho e estudo, vou dormir 24:00 hs tb e me acordo as 06:00, mais posso te garantir que nao é nada facil,é cansativo demais.
    Ele pode trabalhar sim, mais em horario que a legislaçao especifica.
    Vc disse que tem um filho de 17 e um de 14 eles trabalham?
    E se trabalham é nesse horario?
    Se fosse seu fiho de 14 anos vc iria deixar trabalhar ate as 24:00 e acordar cedo para ir para a escola?
    Tenho certeza que nao.

  • 0
    A

    Ap. de Morais Terça, 10 de maio de 2011, 11h23min

    Pessoal, obrigado pela força e esclarecimento.

    Infelizmente todos os problemas dos pais refletem nas crianças, por mais que pensamos e tentamos protegê-las.
    Ela faz isso para me atingir, pois vou todo os finais de semana para casa dos meu pais e ele estando com o compromisso do trabalho, não pode viajar comigo.
    Mas eu tentarei falar com ela de novo, explicando este ponto de vista.

    VALEU PESSOAL.

  • 0
    L

    LeeKa Terça, 10 de maio de 2011, 11h33min

    Lalinha, é q ele so trab no final de semana, atrapalharia os estudos se fosse semana inteira, pode-se de repente ate conversar para parar no domingo as 22hs ao inves de 24hs, mas nao impedir de trab. parei de escrever pq minha bb acordou e fui cuidar dela,(5 meses) meu filho de 17 anos ainda nao trab pq estuda o dia inteiro, pela manha faz o 3 ano e a tarde etec, o de 14 queria muito trab fora ate arrumou um bico pra fazer, mas como eu trab em dois empregos, combinei com ele q pelo menos este ano eu pago um dinheirinho pra ele me ajudar com a casa enquanto a bebe é pequena ainda. mas ele estuda e faz informatica, e tava fazendo um biquinho entregando panfletos de uma escola de idiomas pra ganhar uma bolsa na escola, o de 17 tbm fazia antes de entrar pra etec, eu graças a Deus ganho o suficiente para meus filhos nao precisarem trab no entanto acredito que se ficarem com tempo ocioso so vou prejudica-los, mente desocupada é oficina de satanas, eu começei trab com 13 anos. mas respeito quem pensa diferente.

  • 0
    L

    LeeKa Terça, 10 de maio de 2011, 11h40min

    Ap. de Morais agora sim entendi o pq de sua indignação pelo trab de seu filho, peço desculpas se expressei talves opiniao contraria, sim, penso q vc deve mesmo conversar com sua ex-esposa com respeito a importancia do menino passar tempo com o pai e os parentes, pois isso é realmente muito importante pra formação emocional deles, e q o problema nao é ele trab e sim nao poder estar entre familia. nessa situaçõa se fosse meu filho tbm brigaria de unhas e dentes pra poder estar com eles. mas peça orientação a Deus antes de tomar qualquer atitude mais drastica para nao prejudicar opsicologico dele. e boa sorte.

  • 0
    L

    LALINHA 4 Terça, 10 de maio de 2011, 11h48min

    leeka, eu conncordo pelnamente com vc de que deve trabalhar sim, mais o que eu acho errado é o horario que a mae deixou ele ir ttabalhar.
    a melhor coisa que tem é começar atrabalhar cedo, eu começei a trabalhar aos 17 anos, e acho tarde. pq é so atraves do proprio trabalho´é que da valor ao dinheiro, pois se ve a dificuldade de ganhar. mais tb trabalhar ate as 24:00 e ganhar 15 reais?
    isso tb ja é abuso demais.
    e acho que a mae dele nao trabalha ne?
    ela que deveria ir trabalhar la no lugar dele, e arrumar um emprego de menor aprendiz para o filho dela.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.