Sou casado , tenho 2 filhos e minha esposa estamos nos divorciando... Pra mim, sem problemas quanto ao divórcio, só que a minha esposa colocou meu filho de 14 anos para trabalhar em uma lanchonente de sua amiga sem falar comigo. Meu filho tem 14 anos e trabalha em uma lanchonete de entregar lanche, o seu horário é: sexta-feira, sábado e domingo, das 19:00 até a 24:00 (meia-noite). Mesmo porque, na segunda-feira ele precisa acordar cedo para ir para a escola. Já solicitei ao meu filho para sair do emprego e ele me disse que a dona da lanchonete disse que ele só poderia sair quando contratasse outra pessoa. Meu filho falou que é chato, porem, para não magoar a mãe ele continua trabalhando. O que devo fazer? Posso processar a dona da lanchonete, visto que meu filho tem autorização da própria mãe?

Respostas

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Terça, 10 de maio de 2011, 10h27min

    Não importa a autorização da mãe: ele não pode trabalhar.

    Ademais, se ele não quer, que deixe o emprego, reclamando as verbas trabalhistas. Se a empregadora se recusar a pagar, que ele ajuíze uma reclamação trabalhista, representado pelo pai ou pela mãe.

    Já pensou em reverter a guarda do seu filho? É uma possibilidade.

    A

    Ap. de Morais Terça, 10 de maio de 2011, 10h33min

    Olá MARIA DA GLORIA...

    Sim, já pensei, tanto que estou entrando com o recurso de alienação parental...
    Pra você ter uma ídeia, o pagamento do meu filho é R$15,00 , por dia trabalhado.
    Eu posso processar esta dona de lanchonete, visto que não tem contrato nenhum de trabalho.
    E como fica a mãe do meu filho, posso processá-la?

    L

    LALINHA 4 Terça, 10 de maio de 2011, 10h51min

    Ap de morais. Seu filjho ate poderia trabalhar com 14 anos , mais na condiçao de menor aprendiz, durante 6 horas por dia. E pelo visto esse nao é o caso.
    Tire ele imediatamente de la, va la e fale com a dona da lanchonete que vai denuncia-la. E alem do mais pq a mae dele nao trabalha la?
    Mande ela ir.

    I

    Isac - Curitiba/PR Terça, 10 de maio de 2011, 10h57min

    Outro fato que deve ser recordado é que menores de 18 anos não podem realizar trabalho noturno, e pelo horário que você comentou o seu filho - que tem apenas 14 anos - está realizando trabalho noturno.

    Ele deve sair imediatamente deste emprego, pois a relação laboral está completamente ilegal.

    [email protected]

    L

    LeeKa Terça, 10 de maio de 2011, 11h06min

    ai ai.... as leis brasileiras..... "menor" não pode trabalhar, mas roubar pode.... desculpe Ap. de Morais nao é nada pessoal com seu filho mas com as leis. eu penso q trabalho edifica o homem, esse pequeno horario q ele faz de trab so vai acrescentar na vida dele, esta aprendendo a ter responsabilidades, e o dinheirinho q ele ganha mesmo q pareça pouco pra vc, é o bastante pra ele é o fruto do esforço dele, é um bico nao um emprego. Glorifique o Nome de Deus por vc ter um filho abençoado!!!! sera q seu problema com relação ao trab dele nao é realmente com a mãe? procurem nao usar os filhos para se atingirem, deixa o moço trab isso fara bem a ele. eu tenho dois moços tbm um com 17 e outro com 14 anos, filhos abençoados, dedicados e esforçados. (reflita)

    L

    LALINHA 4 Terça, 10 de maio de 2011, 11h12min

    Leeka comcordo com vc quando vc diz que trabalhar nao faz mal para ningume, que edifica e nada melhor que ganhar o dinheirinho dele. Mais trabalhar de 19:00 as 24:00 hs e levantar cedo para ir estudar?
    Isso nao é horario de trabalho para um menor de 14 anos. Ele nao dorme direito, imagine o rendimento dele na escola? Deve ser nenhum.
    Eu trabalho e estudo, vou dormir 24:00 hs tb e me acordo as 06:00, mais posso te garantir que nao é nada facil,é cansativo demais.
    Ele pode trabalhar sim, mais em horario que a legislaçao especifica.
    Vc disse que tem um filho de 17 e um de 14 eles trabalham?
    E se trabalham é nesse horario?
    Se fosse seu fiho de 14 anos vc iria deixar trabalhar ate as 24:00 e acordar cedo para ir para a escola?
    Tenho certeza que nao.

    A

    Ap. de Morais Terça, 10 de maio de 2011, 11h23min

    Pessoal, obrigado pela força e esclarecimento.

    Infelizmente todos os problemas dos pais refletem nas crianças, por mais que pensamos e tentamos protegê-las.
    Ela faz isso para me atingir, pois vou todo os finais de semana para casa dos meu pais e ele estando com o compromisso do trabalho, não pode viajar comigo.
    Mas eu tentarei falar com ela de novo, explicando este ponto de vista.

    VALEU PESSOAL.

    L

    LeeKa Terça, 10 de maio de 2011, 11h33min

    Lalinha, é q ele so trab no final de semana, atrapalharia os estudos se fosse semana inteira, pode-se de repente ate conversar para parar no domingo as 22hs ao inves de 24hs, mas nao impedir de trab. parei de escrever pq minha bb acordou e fui cuidar dela,(5 meses) meu filho de 17 anos ainda nao trab pq estuda o dia inteiro, pela manha faz o 3 ano e a tarde etec, o de 14 queria muito trab fora ate arrumou um bico pra fazer, mas como eu trab em dois empregos, combinei com ele q pelo menos este ano eu pago um dinheirinho pra ele me ajudar com a casa enquanto a bebe é pequena ainda. mas ele estuda e faz informatica, e tava fazendo um biquinho entregando panfletos de uma escola de idiomas pra ganhar uma bolsa na escola, o de 17 tbm fazia antes de entrar pra etec, eu graças a Deus ganho o suficiente para meus filhos nao precisarem trab no entanto acredito que se ficarem com tempo ocioso so vou prejudica-los, mente desocupada é oficina de satanas, eu começei trab com 13 anos. mas respeito quem pensa diferente.

    L

    LeeKa Terça, 10 de maio de 2011, 11h40min

    Ap. de Morais agora sim entendi o pq de sua indignação pelo trab de seu filho, peço desculpas se expressei talves opiniao contraria, sim, penso q vc deve mesmo conversar com sua ex-esposa com respeito a importancia do menino passar tempo com o pai e os parentes, pois isso é realmente muito importante pra formação emocional deles, e q o problema nao é ele trab e sim nao poder estar entre familia. nessa situaçõa se fosse meu filho tbm brigaria de unhas e dentes pra poder estar com eles. mas peça orientação a Deus antes de tomar qualquer atitude mais drastica para nao prejudicar opsicologico dele. e boa sorte.

    L

    LALINHA 4 Terça, 10 de maio de 2011, 11h48min

    leeka, eu conncordo pelnamente com vc de que deve trabalhar sim, mais o que eu acho errado é o horario que a mae deixou ele ir ttabalhar.
    a melhor coisa que tem é começar atrabalhar cedo, eu começei a trabalhar aos 17 anos, e acho tarde. pq é so atraves do proprio trabalho´é que da valor ao dinheiro, pois se ve a dificuldade de ganhar. mais tb trabalhar ate as 24:00 e ganhar 15 reais?
    isso tb ja é abuso demais.
    e acho que a mae dele nao trabalha ne?
    ela que deveria ir trabalhar la no lugar dele, e arrumar um emprego de menor aprendiz para o filho dela.