M

    Miles Edgeworth Sexta, 10 de junho de 2011, 13h54min

    Qual a acusação? Quais as provas que a parte que acusou dispõe? Quais provas a pessoa acusada dispõe?

    A

    ABSURDO! Quinta, 16 de junho de 2011, 12h26min

    Fui acusado de maus tratos, porém o fato é que tudo não passou de uma falsa denuncia, isso porque moro em um predio e a pessoa que reclamou e meu vizinho do andar de baixo do meu apartamento e dias antes da denuncia tivemos uma discução pelo fato de que meu filho de um ano e meio estava fazendo muito barulho. Gostaria de saber se quando a denuncia não passa de uma calunia o que eu posso fazer? Pois a intenção da pessoa não era o bem estar do meu filho, mas foi uma maneira que ele achou para me prejudicar! Usando assim uma instituição séria como o conselho tutelar como ferramenta para me afetar de alguma forma!

    A

    ABSURDO! Quinta, 16 de junho de 2011, 12h31min

    em relação as provas que a parte que acusou dispoe, são inesistentes pois o mesmo foi uma denuncia anonima e tudo não passou de calunia, já eu tenho a escola em que meu filho estuda, o próprio pediatra, posto de saúde responsável pelas vacinas, meus parentes, vizinhos e amigos!

    S

    Sergio_Simao Quinta, 16 de junho de 2011, 12h55min

    Olha só... vou dar meu palpite, desculpe se atrapalho...

    Eu sempre soube que o ônus da prova é de quem acusa (salvo excessões especiais)...

    Também existe pena para quem comete falsa denuncia de crime...

    Mas se não há como saber/provar quem fez a denuncia, creio que tudo ficará como está...

    Quanto a calúnia e difamação, aí é mais fácil provar e processar requerendo danos morais..

    A

    ABSURDO! Sexta, 17 de junho de 2011, 12h16min

    Ok! Mas é possivel quebrar o sigilo da denuncia anonima?! Como por exemplo saber qual foi o telefone usado de fato?!Qual o procedimento devo adotar?!

  • -2
    J

    Julianna Sexta, 17 de junho de 2011, 16h40min

    Denúncia anônima existe para preservar o denunciante e é IMPOSSÍVEL qualquer tentativa de descobrir a identidade do mesmo.
    Por tanto, se a denúncia é falsa, vc será chamado a se explicar, provará sua inocência e ponto final.
    Não há nada que possa ser feito contra seu vizinho porque vc não tem provas de quem foi ele, apenas deduz, e isso não basta para qualquer atitude legal contra o mesmo.
    Abraço e boa sorte**

    A

    ABSURDO! Sábado, 18 de junho de 2011, 9h32min

    Obrigado a todos que me ajudaram, sucesso!!!
    Grande abraço.

    D

    Desconhecido Quarta, 23 de setembro de 2015, 16h35min

    Boa tarde a todos.
    lí todas as respostas postadas sobre a falsa denuncia no conselho tutelar.
    não vou tecer os conhecimentos técnicos, pois o login ABSURDO, pelo que ví deseja uma resposta simples e eficaz.
    Cabe sim, quebra de sigilo, porém deve ser peticionado ao Juiz competente. Caso houve processo judicial na vara da família, neste mesmo processo pode ser pedido, indicando a data e hora aproximada, pois o Estado tem obrigação constitucional de assegurar a todos a reclamar e buscar seus direitos. Neste caso com ação penal de CALÚNIA (na denuncia há descrição de crime que não existiu)/INJURIA - A sociedade não tomou conhecimento porém voce no seu interior se sentiu injuriada, constrangida.OU DIFAMAÇÃO.- seu nome propagou entre vizinhos, amigos e parentes e tomaram ciencia do que estava na denuncia. Pelo princípio da persecução penal, ou mesmo para que voce exerça seu direito de pedir indenização de danos morais, o Estado Juiz deve conceder a quebra do sigilo e descobrir o falso denunciante.

    Adriano Dos Reis

    Adriano Dos Reis Terça, 21 de fevereiro de 2017, 16h13min

    Onde que denuncia anonima gera "alguns danos" ? vamos advogar melhor ?

    Adriano Dos Reis

    Adriano Dos Reis Terça, 21 de fevereiro de 2017, 16h16min

    Se for denuncia por disque 100 como vai quebrar ? penso que essas denuncias deve ser feito o contato do denunciante, e que ele o denunciante apresente provas.

    ota

    ota Sábado, 25 de fevereiro de 2017, 22h12min

    ABSURDO, eu vi um processo teu e eu passo por mesma coisa, tenho aqui impresso meu amigo seu processo e sei bastante da sua história e se não me engano , umas das pessoas tem o sobre nome ... SILVA e CARVALHO, to certo disso? Vi q vc ganhou esse processo e to querendo como faço pra vc me passar tbm pelo email sei lá. Fico no aguardo.

    Gilmar de Paula

    Gilmar de Paula Sexta, 11 de agosto de 2017, 17h48min

    Engana-se quem crê que o anonimato gera impunidade. A denúncia mantém-se anônima se confirmado o contexto ou interpretada como de boa fé do denunciante. Se falsa o criminoso sofrerá consequências penais e cíveis pelo delito cometido.

    Efraim Cordeiro

    Efraim Cordeiro Domingo, 24 de dezembro de 2017, 11h36min

    Alguém pode me ajudar? Bom, eu namoro uma menina. Porém minha mãe não aceita o meu namoro com ela, pois já tive várias brigas com a minha mãe e minha família, eu saí de casa e passei 3 semanas na casa dos amigos da minha namorada que é onde ela mora, porém minha mãe denunciou ao conselho tutelar e a polícia cívil, porém as acusações que ela deu eram falsas e para não por o pessoal da casa dos amigos da minha namorada em risco, quero a ajuda de alguém! Por favor, alguém pode me ajudar?

    Gabriel LP

    Gabriel LP Domingo, 06 de maio de 2018, 19h03min

    Alguém me ajuda ??? Me falaram que eu estrupei uma criança mas é mentira...isso foi uma denuncia de uma família falsa...eu nunca fiz isso na minha vida....mas a minha família me avisaram de uma coisa q não cometi..oq eu faço ????

    M

    Michel Nogueira Quinta, 14 de março de 2019, 23h14min

    Ola, fui denunciado no conselho tutelar pq meu filho de 7 anos ficou na portaria durante 40 min 2 dias, cabe denúncia nesse caso? E se for uma falsa denúncia como devo proceder para descobrir quem denunciou e o que ele pode sofrer por meios judiciais? Grato!

    D

    Desconhecido Sexta, 15 de março de 2019, 8h52min

    Afinal ficou ou não ?

    Rovanildo Vieira Soares

    Rovanildo Vieira Soares Segunda, 01 de abril de 2019, 20h53min

    Isso é um absurdo. Alguém é vítima de uma calunia, em forma de denuncia, a pessoa pode mesmo passar mal, perde um tempo tendo que provar, pois quem o acusa não aparece, invertendo o onus da prova, e o caluniador ainda fica impune. Ora se há processo aberto, mesmo que seja num conselho tutelar, não é certo que o denunciante tenha que se identificar, podendo isso anular tal processo?

    V

    Vera lucia de souza Sexta, 19 de abril de 2019, 12h10min

    Eu tbm fui denunciada para o Conselho Tutelar tenho desconfianca de quem foi pois um dia antes da denuncia essa pessoa ficou me olhando de Mais sera que no dia da audiencia a pessoa que fez a denuncia tem que prova ou nao