Bom dia,

Durante o meio de 2007 foram feitas multas em meu nome, pois era proprietário de veículo. Não sabia da existência das multas até a semana passada, quando fiz a consulta no site do DETRAN-RJ. No site, constam as 3 multas (2 médias e 1 grave) e consta "Responsável pontos: Pedro".

Encaminhei-me ao prédio do DETRAN-RJ no Centro do Rio de Janeiro e perguntei se os pontos iriam influenciar na emissão da minha CNH, visto que ainda tenho a PPD (emitida em fevereiro de 2011). Um rapaz do atendimento disse que sim, mesmo as multas sendo feitas 4 anos atrás o responsável era eu. Pediu que eu imprimisse as multas e levasse para ele, que eles iriam ver o que poderiam fazer no meu caso.

1 - Posso perder a minha PPD por ter recebido multa quase 4 anos antes da emissão da mesma?

2 - Como devo proceder junto ao DETRAN? Devo contratar advogado? O rapaz que me atendeu pareceu não saber do que estava falando.

Acredito que seja injusto e até inconstitucional retirar um direito que eu nem tinha no momento da infração. Conto com a ajuda dos Srs.

Muito obrigado! Pedro TF

Respostas

    M

    MTB Recursos Suspenso Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 22h51min

    Peça ao detran que exclua a pontuação pois na época da infração você não era habilitada.
    Faça um requerimento, simples, protocole a segunda via e guarde com voce.
    Se o detran nao acatar, voce vai precisar entrar na justiça e eles vão ter que tirar a pontuação queiram ou nao.

    L

    Larissa Inácio Sexta, 12 de agosto de 2016, 15h52min

    Boa tarde.

    Há uns 4 meses fui pega em uma blitz dirigindo a moto do meu pai, na época eu tinha apenas habilitação de carro. Recebi a multa a qual devo pagar... Desse tempo pra cá, eu consegui habilitar também para dirigir moto. Sendo assim, sou habilitada para dirigir moto e carro. Minha dúvida é se por conta da multa recebida no passado perderei minha habilitação.

    J

    Jessiane Sexta, 02 de setembro de 2016, 20h20min

    Boa noite Pádua, no dia 21/08/2016 terminei o meu processo de habilitação, e no dia 29/08/2016 parei numa blitz e levei duas gravíssimas (a moto estava atrasada e sem placa) a moto era no meu nome. Me informei no Detran da cidade e os mesmos informaram que corro o risco de nao perder a PPD pois ainda não havia sido emitida. Gostaria de saber se perderia a minha PPD?

    Aguardo seu retorno,

    Grata,
    Jessiane

    M

    Moisés Santos cunha Sexta, 04 de novembro de 2016, 22h43min

    Boa noite!

    Me chamo Moisés Cunha sou de Camaçari Ba.

    Gostaria de uma orientação sobre um fato ocorrido.

    Comprei uma moto um dia depois fomos a um despachante pois o ex proprietário alegou esta sem o DUT e como moro em Camaçari e a moto ficaria com o endereço de Salvador um despachante faria o processo mais rápido, então paguei R$ 400,00 pelo serviço e 5 dias depois já estava com todos documentos e a transferência feita, nesse período eu já tinha feito meu exame de rua e sido aprovado, mas não tinha pego a minha permissão PPD então hoje recebi um notificação do Detran dizendo que era por ter passado do prazo, mas como? Se não tinha dute datado e nem firma reconhecida? Então vem a pergunta : A data de atuação da multa foi gerada depois do dia que peguei a PPD sendo assim, a notificação com a data anterior a entrega da minha permissão eles podem retirar meus pontos e com isso eu perder a minha PPD ? Posso recorrer quanto a isso?

    Rodrigo Silva

    Rodrigo Silva Quinta, 22 de dezembro de 2016, 16h15min Editado

    Padua . Boa tarde. fui parado em uma blitz ha 2 semanas atrás com uma moto com o doc 2016 atrasado . n estava no meu nome . Estou com a CNH provisória . Minha duvida er vou perder ? Ou tem algo q eu possa fazer pra n perder?

    Jean Carlo

    Jean Carlo Terça, 31 de janeiro de 2017, 23h21min

    Preciso de ajuda em uma questão de autuação.
    Bom, comprei uma moto em 2016, a qual não havia reconhecido firma (recibo), nem efetuado a transferência. Enfim, em 15/07/2016 fui autuado por nao possuir CNH, e por não ter permissão, até ai, tudo bem, nesta data não havia ainda feito a transferência do veículo, nem dado entrada na minha carteira pois não possui idade. Em agosto comecei minha CNH, e em dezembro à obtive. Em janeiro de 2017 efetuei a transferência do veículo, para o meu nome, e ao consultar minha CNH, possuia uma multa de 2016, de espécie gravíssima, a qual eu nao possuía CNH Ainda, então creio que não deveria perder minha habilitação por uma multa que cometi antes mesmo de possuir CNH, por favor! Alguém me ajuda no que devo fazer Agora?

    M

    Máx Loui Terça, 18 de abril de 2017, 17h11min

    Boa tarde,
    Estou na PPD e possuo uma carro m meu nome.
    Parei em um recuo (sem placa de não estacione) por literalmente dois minutos (com pisca alerta ligado) e fui multado.
    Como devo proceder para não perder a carteira, já que estou na Permissão e a multa é de cinco pontos, considerada grave?

    Diego Ferreira

    Diego Ferreira Quarta, 31 de maio de 2017, 17h44min

    Boa tarde Pádua!
    O Meu problema é o seguinte eu tinha um veiculo em meu nome passei para minha irmã , certo . Porém no ano de 22/12/2015 eu estava na PPD com validade ate pra 20/12/2016. Quando eu fui ao Detran para pegar a definitiva constava um multa por não usar o cinto de segurança . Essa situação tem me dado muitos transtornos , sendo que o condutor do veiculo não era eu , e desde de então tenho procurado forma pra tentar resolver minha situação . Outra situação a cidade q aparece na autução q fica em santa isabel , nem se quer a conheço > O que faço ???? preciso de ajuda urgente hj trabalho como Segurança privado e escolta necessito da habilitação pra trabalhar e minha esposa esta gravida ja no 8 mes de gestação .... me ajude preciso de uma luz !!!!!

    Diego Ferreira

    Diego Ferreira Quarta, 31 de maio de 2017, 17h46min

    Padua esqueci de falar que a multa e na data 05/05/2016. Ela aparece ativa com exames vencidos . Peço que me oriente por favor

    PÁDUA PORTELA

    PÁDUA PORTELA Quinta, 01 de junho de 2017, 14h40min Editado

    Diego,

    Faça uma solicitação de retirada do bloqueio da sua CNH ao Detran alegando que, na época da suposta infração, você não recebeu a Notificação de Autuação, que lhe dava o direito de recorrer ou indicar o condutor.

    H

    Humberto Moura Quarta, 14 de junho de 2017, 12h59min

    Ola Bom dia, Realizei hoje minha prova para habilitação e passei. Em breve receberei minha habilitação. A pergunta é, tenho um carro no meu nome onde tenho 4 multas e 1 autuação. Essas ocorrências foram antes do dia de hoje. Elas irão fazer com que eu perca minha PPD? O que devo fazer? Aguardo retorno. Obrigado

    Alex Silva

    Alex Silva Quinta, 03 de agosto de 2017, 13h37min

    Olha dei entrada no meu processo de CNH dia 1de agosto de 2017 só q tem uma moto q o recibo está fechado no meu nome mais n está comunicado venda a msm eu vendi e o novo dono tomo 5multa em dezembro de 2016 isso pode me prejudicar ... Pois o recibo já estava fechado antes das multa se comunicar venda esse ponto vai passa para minha PPD

    Thalles Vinicius

    Thalles Vinicius Sexta, 16 de fevereiro de 2018, 22h42min

    Tenho um veiculo no meu nome cujo esta vendido a 4 anos e estou na ppd próximo a renovação e constatei que tem multas nesse veiculo vinculado ao meu cpf, isso pode impedir minha renovaçao para definitiva?

    Estou preocupado porque dependo da habilitacao para trabalhar sem ela perderei o emprego.

    Desde na agradeço!!!

    Joice Antiqueiraa

    Joice Antiqueiraa Sábado, 20 de abril de 2019, 20h35min

    Oi Pádua. Meu marido levou uma multa antes de dar entrada na auto escola. Ele corre risco de não conseguir emitir a cnh?

    Alexandre Douglas

    Alexandre Douglas Terça, 02 de julho de 2019, 14h21min

    Pádua, ainda está respondendo essas perguntas ?

    Eu já tive habilitação, em 2016, perdi ela por tomar multa 7 pontos na ppd, esperei o tempo e fiz todo o processo de novo.

    Tirei dnv, só que antes de ela ser emitida, tomei uma multa em 2018, ela foi emitida em 2019, verifiquei no site do detran e está constando a pontuação no meu cpf, isso vai impedir de eu trocar a ppd pela cnh ?

    W

    welinton henrique ribeiro Quarta, 11 de agosto de 2021, 10h34min

    ola padua recebi duas multas antes de de ser habilitado e uma delas chego a notificaçao hoje faz tres meses que minha ppd chego tenho risco de perde a a minha carteira a data de multa da inflaçao e 20 de novembro de 2020 o processamento da multa foi dia 14 do mes passado e chego a notificaçao hoje por ser processada dia 14 cai os pontos na minha carteira

    G

    Gbs Quarta, 11 de agosto de 2021, 10h42min

    Infraçoes cometidas antes da ppd nao influencia em nada nao prejudica nada.

    A

    Adalto Santos Domingo, 03 de julho de 2022, 23h28min

    Boa Noite! em 2021 Tomei 2 multas médias, uma no mes 07 e outra no mes 08, eu tinha uma antiga PPD inclusive vencida no sistema do dentran SP. Este ano de 2022, finalizei um processo de habilitação em março, porem, esses 8 pontos passou a constar nesta minha nova PPD emitida em março de 2022. Isso vai me impedir de renovar para a cnh definitiva ano que vem?

    J

    Jéssica Cardoso Sexta, 10 de fevereiro de 2023, 15h43min

    Boa tarde.
    Meu problema é semelhante de muitos aqui, tinha um carro no meu nome e peguei a minha PPD no mês 07/2022 porém ao consultar DETRAN SP notei uma multa de 5 pontos no meu registro com infração no mês 01/2022 (multa por estacionar em zona azul e cometida pelo meu marido). Já entendi que multas antes de ser habilitado não influem no processo da habilitação definitiva ... a minha dúvida é ... fui informada que posso ser multada em R$ 880,41 por não ter indicado o condutor (não recebi o comunicado e não consegui indicar a tempo) e este valor é pelo fato de ter sido multada na época, sem habilitação.

    Esse valor realmente será emitido para mim?

    G

    Gbs Sexta, 10 de fevereiro de 2023, 16h18min

    De qual estado vc é?