Minha prima tem uma menina de 1 ano e 3 meses e o pai a registrou após o nascimento. Eles não são casados e a família dela é de Pernambuco. Ela quer viajar com a menina para apresentá-la aos avós, mas ele diz que ela não pode se ele não autorizar. Isso procede? Em viajem de avião ou ônibus? Desde já agradeço a assistência dos doutores!

Respostas

  • -1
    S

    Sarah Lopes Ferreira Segunda, 18 de julho de 2011, 20h16min

    Minha prima tem uma menina de 1 ano e 3 meses e o pai a registrou após o nascimento. Eles não são casados e a família dela é de Pernambuco. Ela quer viajar com a menina para apresentá-la aos avós, mas ele diz que ela não pode se ele não autorizar. Isso procede? Em viajem de avião ou ônibus? Desde já agradeço a assistência dos doutores!

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Segunda, 18 de julho de 2011, 20h21min

    A mae nao precisa de autorizacao do pai para viajar em territorio nacional, somente para fora do país.

    S

    SANSURY Segunda, 18 de julho de 2011, 20h38min

    em toda estaçao rodoviária tem um juizado, que emite uma certidao dando a mae autorizaçao de viajar com o filho; e o que o colega faloua cima confere...

    E

    eppp Terça, 19 de julho de 2011, 10h31min

    Eu não sou advogado, sou somente um curioso, ok?

    SANSURY, a mãe não precisa de autorização para viajar junto com o filho. A mãe precisa dar uma autorização para o filho viajar sem estar com nenhum dos pais.

    Se a viagem for internacional, ou precisa estar com os dois pais ou o que não está precisa autorizar.

    S

    Sarah Lopes Ferreira Quarta, 20 de julho de 2011, 8h52min

    obrigado!

  • -1
    H

    HELENA35 Quarta, 20 de julho de 2011, 9h37min

    Por favor, tenho uma curiosidade... Se eu for mudar de cidade tenho que ter a permissão do pai??? Em território nacional ..

    Obrigada!!!!

    E

    eppp Quarta, 20 de julho de 2011, 11h14min

    Eu não sou advogado, sou somente um curioso, ok?

    Helena30, presumo que vc pergunta se vc precisa da autorização do pai do seu filho para mudar-se com o seu filho dentro do Brasil. Resposta: não, não precisa, mas é recomendável avisá-lo (digo, avisar o pai) sobre a mudança. Pode ser depois que vc já tiver mudado, mas não dê margem para ele falar que vc sumiu com a criança.

    Ah, isso vale numa situação "normal", tipo o seu filho mora com vc... por exemplo, se ele tem a guarda aí a coisa pode ser diferente.

    Agora, se vc me permite, quero te responder como pai: se o seu filho e o pai dele têm uma boa convivência, esforce-se para manter a convivência entre eles, isso é importante para o seu filho. Se vc precisa se mudar, por exemplo, por motivos profissionais, faz parte da vida... mas tente dar um maior apoio ao seu filho, que pode sentir falta do pai.
    Por outro lado, se o pai é daqueles que vê o filho uma vez por ano, nem pense nisso.

    H

    HELENA35 Quarta, 20 de julho de 2011, 11h49min

    eppp obrigado...

    Nem sabe como me emociono qdo vejo qualquer exposição de carinho, amor de pai p filho.... O qto eu sofro pelo fato da minha filha ter 1 aninho e não ter a presença masculina de pai ao lado... Ela tem um pai dependente químico, q tem bipolaridade e nunca acaba o tratamento psiquiátrico... e q oferece risco a ela... por isso, e somente por esse fato privo ela de ir aos domingos com o pai, dia de visita, e mesmo com todos esses problemas e mesmo tendo medida protetiva sei q é importante para o desenvolvimento e psicológico dela, por isso eqto trabalho e minha mãe fica com ela, ele tem a liberdade de ir vê-la... mas nunca foi.... ele quer é levá-la... para fazer o q não sei e nem quero saber pq temo por ela e ela é a razão da minha vida... prefiro q ela um dia me cobre por ter evitado essa aproximação, do que um dia quem sabe me cobre por um trauma ou alguma sequéla ...
    Se o pai procurar ajuda para as drogas, e um tratamento rigoroso psiquiátrico e comprovar q realmente tem a possibilidade e não oferecer risco algum a ela eu serei a mãe mais feliz do mundo...
    Mais uma vez obrigada!!!

    E

    eppp Quarta, 20 de julho de 2011, 12h17min

    Helena30, eu realmente fico pasmo com histórias como a sua. Eu sei que existe, eu sei que é verdade, eu sei que acontece todo dia, mas eu não consigo acreditar que alguém tenha um filho, que é a melhor coisa que o mundo pode te dar, e não aproveite essa convivência ao máximo.

    Vc pode ficar com a impressão que eu sou um pai meio babão... sou, mas só um pouqinho! Tem hora que criança enche o saco sim, e tem que dar um tempo, falar pra parar de encher o saco que estou ocupado, mas... sei lá... se eu ficasse tipo 1 mes sem ver meus filhos acho que pirava.

    Acho que a única coisa que eu posso te dizer é para tentar dar carinho em dobro para o seu filho, para suprir o que falta do pai. Mas não mime demais! Criança midada é criança chata.

    M

    Mariaana Carvalho Sábado, 15 de outubro de 2011, 23h03min

    Oie Sou Mãe , sou de menor idade tenho um filho de 1 ano e meio , e queria viajar para outro estado por motivo de doença na minha familia eu tenho que ter a autorizaçao do pai da criança , ele è resistrado no nome dele , da a alimentação direito mais eu sei que se for por ela eu nao levo o menino ... se eu viajar com a criança ele pode alegar que eu sumi com o bebe???? TENHO 15 ANOS E O PAI TEM 23 O QUE EU FAÇO ?
    DESDE JA AGRADEÇO !

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Domingo, 16 de outubro de 2011, 1h17min

    Oi, Mariaana, respondi sua questão em outro post. A resposta é a mesma que a Dra. Rosa deu aqui para a consulente Sarah. Vc pode viajar tranquila, ok?

    Helena30
    Se o pai de seu filho é agressivo ou escolheu o caminho das drogas, não lamente o afastamento de seu filho, nem receie que ele venha a lhe cobrar por isso, desde que vc sempre fale a verdade sobre o pai mas de maneira a não bancar o carrascho, explicar que não dava pra viver junto nem próximo porque vc estaria se arriscando sempre a ser agredida e o filho tmb, incluindo risco de morte.

    É melhor não ter pai nenhum à ter alguém que irá trazer tormento para a vida deste filho.

    D

    duvidas de uma mãe Quinta, 02 de outubro de 2014, 12h42min

    Olá, gostaria de saber se mesmo se o pai não autorizar a mudança do filho com a mãe para outro estado ele tem o dever de pagar pensão? Mesmo alegando que por não pode ver o filho não tem o dever de pagar a pensão.

    J

    Juliana Quinta, 02 de outubro de 2014, 14h10min

    duvidas de uma mãe:

    Um direito/dever não exclui o outro, ou seja, mesmo ele não pagando a pensao vc nao pode proibi-lo de ver o filho e mesmo vc proibindo de ver o filho, ele é obrigado a pagar a pensao. O que ele pode alegar é que vc esta agindo sob alienação parental, que se mudou para que ele nao tenha contato com o filho. O mais certo é que vc entre com um processo de regulamentação de visitas informando a necessidade da sua mudança. Para que depois vc nao corra o risco de perder a guarda da criança. Pois ele terá direito a visitas e levar o filho pra cidade dele de acordo com o que o juiz achar cabivel.

    D

    Duvidas de uma mãe Domingo, 05 de outubro de 2014, 17h16min

    Boadrasta 26

    Entendi, mas nessa caso eu não o proibi de ver o filho. Me mudei de estado porque vi uma oportunidade de viver melhor, eu até quero entrar em acordo com o pai do meu filho, mas ele não quer, só quer pagar a pensão se puder vê lo aos finais de semana, nem a guarda ele quer, mas para mim é impossível voltar a onde eu morava. E eu preciso da ajuda do pai com as despesas do bebê de 1 ano. Ele alega que eu sequestrei a criança, pois não sabia que eu viria a me mudar. O que é mentira ele sabia que eu viria, só não tenho a autorização por escrito mas tenho testemunhas. Devo então procurar uma defensoria publica?

    J

    Juliana Segunda, 06 de outubro de 2014, 12h42min

    Sim por isso eu disse que o melhor era ter comunicado em juizo antes da mudança, agora ele pode dizer o que quiser, inclusive que vc foi embora fugindo com a criança. Mas nada tira o dever dele de dar a pensão. Pensão e visita são DIREITOS da criança e não dos genitores.

    D

    Duvidas de uma mãe Quinta, 09 de outubro de 2014, 21h55min

    Amor de madrasta, muito obrigada!

    Vou procurar resolver da melhor forma possível essa questão, pois além de qualquer coisa o que importa é o bem estar do meu bebê. abraços!

    A

    Axciana silva Sábado, 14 de fevereiro de 2015, 0h21min

    Bom sou demenor tenho uma bebe de 10 meses estamos preparando uma viagem gostaria de saber se pra minha bebe viajar precisa de autorizaçao e se ela for com um amigo de maior precisa do mesmo jeito?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 14 de fevereiro de 2015, 20h51min

    Vc como menor de 18 não podem mesmo viajar sem uma pessoa maior de 18 para zelar pela criança, mas não pode ser seu amigo, tem de ser o guardião da criança.

    P

    Pai Gente Fina Domingo, 15 de fevereiro de 2015, 21h31min

    1 - Vc não eh "de menor"... vc eh menor de idade.

    2 - Sua filha pode viajar com ambos os pais, avós e tios para qualquer lugar do Brasil sem necessidade de autorização.