Ola gostaria da ajuda de vocês, eu trabalhei em uma empresa da qual na época entrei com uma ação em cima da mesma, recebi o que eu tinha direito, aviso prévio indenizado, multa férias vencidas e proporcionais, horas extras, FGTS, e seguro desemprego, só que neste ano de 2011 eu fui à caixa econômica federal para fazer retirada dos PIS, lá me informaram que eu nunca trabalhei de carteira assinada que meu PIS não existe e que eu não tinha direito a nada, eu informei que como eu tinha um PIS inexistente se na própria caixa econômica eu tirei meu seguro desemprego e trabalhei formalmente, me falaram para procurar a empresa que eu trabalhei para fazerem uma documentação, porem a mesma não existe mas e acredito que mesmo que existisse se eu fosse ate eles não me dariam nada que me ajudasse como eu citei no inicio formos a justiça.

Eu fuçando sites encontrei um do INSS que a pessoa consultava seu CNIS, porem informa que eu sou contribuinte individual, facultativo me informando o NIT, liguei para o INSS e eles com muitaaaaaaaaaaaaa boa vontade que tem (para não falar ao contrario) me informal que eu fui domestico e não tenho direito ao PIS, e o PIS que contem em minha carteira que inclusive foi assinada não vale em nada a não ser que eu consiga um emprego em uma empresa e ela mande o numero do meu PIS (não me lembro para onde a atendente falou), ou seja, a empresa que assinou minha carteira com CNPJ e seguro desemprego que eu recebi e tudo mais onde diz ate mesmo o papel da caixa econômica federal quando eu fiz a retirada do seguro desemprego trabalho formal e conta o numero do PIS um deles eu tenho pq foi impresso em papel e não aqueles que eles dão no banco que certo tempo depois apaga, gostaria da ajuda de vocês perante ao fato...

Respostas

    D

    Degmar Pereira Sexta, 29 de julho de 2011, 8h37min

    Caro amigo marcos11, o seu caso é um tanto complicado.
    No caso do abono do Pis, você deve ter trabalhado no ano anterior, e estar registrado no sistema do pis na caixa economica a pelo menos 5 anos, nesse caso sua carteira de trabalho tem que ter sido assinada em 2005. Quanto ao fato de vc não possuir pis, sugiro que vc procure um posto do ministério do Trabalho-MTE, pra que eles consultem sua situação. Mas para que vc também tenha direito ao abono do pis, a empresa tem que ter informado sua RAIS, o que na maioria das sentenças judiciais não acontecem, pois é raro um advogado se preocupar com o abono, e a maioria nem sabe como isso ocorre, a empresa tem que informar ao MTE em forma de RAIS, suas informações, que nesse caso para que vc tenha direito faz-se necessário também que vc n tenha recebido mais de 2 salários no ano anterior. Realmente se a empresa não informou a RAIS, vc n receberá o benefício esse ano, vc deve procurar a empresa para que esta faça uma RAIS Retificadora, e vc recebera ano que vem.

    M

    MACOS11 Quinta, 04 de agosto de 2011, 8h03min

    Degmar Pereira

    Exatamente em janeiro de 2005 minha carteira de trabalho foi assinada.

    Como eu citei acima a empresa não existe mas, ela foi fechada no ano de 2007 e todos de lá deram sumiço.

    Quanto ao ministério do Trabalho-MTE, fui ate ele para ajuda só que lá os funcionários me falaram que não poderiam fazer nada que eu teria que procurar a empresa, mesmo eu informando que a mesma não existia, mas, achei isso uma total falta de respeito um absurdo!

    Fui a Caixa econômica Federal na qual eu recebi meu seguro desemprego, com um papel impresso dela mesma por sorte como eu tinha falado acima, aqueles papeis impressos que não se apagam com o tempo pois esse foi retirado no caixa, referente ao 1° pagamento do seguro desemprego onde informa meu numero de PIS e forma de trabalho: FORMAL, só que lá eles falam que não é com eles é com o TEM.

    Eu gostaria de uma ajuda de todos vocês não estou mais preocupado com o PIS, estou preocupado com meu tempo de contribuição, conforme dito no INSS quando procurei diante disso tudo que explico para vocês, eles imprimiram meu CNIS e me informaram que eu tenho depositado no ano deste problema de 2005 a 2007 porem eu não tenho direito a tempo de serviço (não contabiliza) porque diz que foi um trabalho FACULTATIVO, eu nem sei o que significa para o INSS, só sei que tem os valores raias de quanto eu ganhava e os messes de contribuição só que a atendente que me informou isso no INSS falou que nada vale Porque foi criado na época um NIT e fui cadastrado como Facultativo.

    Isso não seria erros dele porque eles receberam o dinheiro e como eu disso como pode isso se eu recebi pela caixa econômica federal meu seguro desemprego pelo numero do PIS.

    Resumindo a moça da caixa econômica me pediu para eu retornar lá pela data 29 de agosto, porem ela ativou meu PIS só que só conta os trabalhos efetuados de 2008 até o presente ano (2011), eu perdi 03 (três) anos de contribuição para INSS, o que devo fazer, já o que MTE não me ajuda e estou claramente prejudicado.

    Aguardo ajuda de vocês e desde já obrigado.

    D

    Degmar Pereira Quinta, 04 de agosto de 2011, 8h46min

    Caro amigo Marcos, Bom Dia,

    Estou bastante decepcionado pela forma como foi tratado pelo MTE, pois sou funcionário deste órgão, e mais o chefio tbm, acredito não ser no msmo estado, uma vez que estou em goias.
    Olha eu teria que consultar sua situação pra ver como esta, pra poder entender o que a empresa fez, meu tel de cotato esta no meu perfil, caso vc queira me ligar.
    qnto ao INSS, acredito ser apenas um erro de informação pois que é cadastrado como facultativo tbm tem direito a aposentadoria, pois recolheu contribuição,
    nós do MTE pedimos sempre para que mudem o perfil do segurado direto, de autonomo para facultativo.

    E

    EDVALDO1983 Quinta, 20 de março de 2014, 21h43min

    Eu sou servidor público efetivo há 6 anos e 2 meses, admitido no dia 15/01/2008, há alguns dias atrás fui até o BB para obter mais informações sobre o PASEP, lá fui informado de que, não teria atingido o ano-base...

    Eu tenho 6 anos de serviço, o que teria acontecido, o que pode ta acontecendo?

    Miguel Janio Araújo

    Miguel Janio Araújo Quarta, 12 de novembro de 2014, 22h09min

    Estou com com um problema semelhante ao seu,Edvaldo,tenho 6 anos tambem de prefeitura e não tenho direito ao PASEP,recebo 1 salário e diarias,será elas q estão impedindo,?gostaria de saber disto!

    Edcassio Neves

    Edcassio Neves Segunda, 18 de abril de 2016, 11h12min

    Gente me ajuda aqui por favor!!! Eu fui fixado 01/06/2011 . depois sai da empresa e fuificando em outras e outras ..mais hoje faço 2 anos que trabalho em uma empresa, eu recebo um salario minimo certo. Pois é, mais liguei para o 0800 da caixa e eles me falou da seguinte forma . "NÃO A VALORES DE RENDIMENTOS DO PIS PARA POSSUIR SALDO DE COTAS DO PIS". Então eu pergunto o que devo fazer?

    Edcassio Neves

    Edcassio Neves Segunda, 18 de abril de 2016, 11h14min

    Gente eu tenho ou não direito, por que eu tenho pis anotado na carteira de trabalho, eu tbm tenho 5 anos de carteira fixada!!!

    R

    Rafael F Solano Terça, 19 de abril de 2016, 6h09min

    Edcassio, vc tem de observar a média salarial que obteve no ano de 2015, se ficou em até 2 salários minimos, vc teria direito;.

    Wallan Silva

    Wallan Silva Terça, 05 de julho de 2016, 23h05min

    Boa Noite.
    O meu problema é parecido com o do Marcos acima. Veja só: Eu trabalhei a 4 anos atrás em uma empresa terceirizada, assim que fui admitido fui na caixa e recebi normalmente meu FGTS e o que tenho direito,na caixa eles mim informaram que eu não estava cadastrado no PIS e que eles estavam depositando pelo Nis, fui até o INSS pra saber se eles estavam repassando, lá eles informaram que não. Eu não estou preocupado se vou receber algo por conta do PIS quero saber o que devo fazer para resolver essa situação e se isso pode mim prejudicar,pq até então eles informaram que eu perco esse tempo de trabalho e se a empresa que eu for trabalhar quiser mim cadastrar. Isso procede?