Meu filho tem nove anos, esta estipulado para pegá-lo a cada quinze dias, mas ultimamente não quer mais ficar comigo, sempre que ligo ele diz que tem festa, trabalho escolar, vai para casa de um colega...etc. O que devo fazer? Posso obrigá-lo a ficar comigo? Uma vez que não ocorreu nenhum problema entre nós? Da ultima vez que disse que poderia fazer os trabalhos em casa ele concordou, mas no outro dia ligou dizendo que o trabalho era em grupo, iria fazer na casa de um colega. Para não arrumar confusão com ele concordei e não fui buscá-lo. Após quinze dias ele ligou dizendo que não queria ficar comigo. Fui até lá e ele saiu e disse que não iria, a mãe concordou com ele e disse q ele não vai ficar comigo obrigado, só sai de lá se ele quiser?

Respostas

24

  • 2
    J

    JOSÉ G. Sexta, 16 de setembro de 2011, 16h28min

    A criança, seu filho, nessas condições, não tem vontade própria. Se o juiz decidiu, deve ser cumprido. Você é pai, quer e tem o direito de estar com ele sempre, de acordo com o que foi determinado e a mãe dele deve, nesse caso, ser uma colaboradora para que o filho não se distancie do pai mais do que já está. Imponha-se. Diga a ele que você faz questão de ficar com ele. Esperneie ou não, não importa, é um direito seu e dele aprender a conviver com o pai na atual situação. No caso de obstrução de outra pessoa dificultando o acesso recorra ao juiz de família e faça cumprir o seu direito. Abraços.

  • 0
    N

    nina 1976 Sábado, 17 de setembro de 2011, 3h32min

    Dr, José Lembre-se caso a criança não queira ir, a mãe pode leva-lo ao Juiz de plantão e informar que o menor não quer ir, o que o Sr. Marcelo tem que fazer é procurar um psicologo de família para entender a relação entre pai e filho, algo pode sim ter ocorrido e o menor não querer falar com os pais.
    pelo que entendi a mãe não esta obstruindo nada, o problema é o menor que tem descobrir O MOTIVO. ele obrigando o menor ir, somente vai piorar o afeto de pai e filho, nem tudo é caso de justiça mas sim de terapia familiar.

  • 0
    C

    Caioasdf Domingo, 18 de setembro de 2011, 19h29min

    É criança é influenciável facilmente? Se for, pode ser que esteja acontecendo ai uma ALIENAÇÃO PARENTAL por parte da mãe. A mãe fala mal do pai para a criança. Aí a criança não quer mais ficar com o pai e fica com sequelas pro resto da vida. Lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm
    Ajuda bastante.

  • 0
    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h09min

    Nina,
    por favor, pare de colocar tudo como terapia familiar, voce não esta entendendo nenhuma situação, o seus traumas e ressentimentos não são espelhos para as situações de outras pessoas, quem precisa de terapia é voce. não pense que isso é grosseria da minha parte, mas voce não colabora com ninguem com esses pensamentos. procure ajuda psicologica.

    o caso do josé é juridico sim, faça vale a determinação judicial, mesmo que o seu filho va com vc contra a propria vontade, aproveite o fim de semana, leve o garoto para pescar, fazer um passeio diferente...se aproxime dele, sem cobranças e perguntas...seja o pai que ele precisa nesse momento...principalmente que é o direito do seu filho, ter voce como pai e a sua companhia....crie uma relação mais proxima , que logo voce terá todas as respostas de forma muito positiva...
    abraço, e boa sorte

  • 0
    N

    nina 1976 Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h15min

    Sim mais alguma coisa pode ter ocorrido, lá e ai.
    mesmo juridicamente, a criança vai ser escutada por uma psicologa junto com assistente social. para ser definido. se não for a mãe como vai ficar a cara do pai perante o JUIZ. ele tem que provar que a mãe esta colocando o filho contra o pai. se ele não tiver e ai. eu não me ofendo com nada eu so aprendo vendo as as sentenças dadas, a esta nova lei. por isto que estou fazendo psicologia, para entender mais sobre estas crianças.

  • 0
    N

    nina 1976 Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h21min

    eu pensava igual a você e muitos advogados e vi que não é esta a realidade. eu não tenho nenhum trauma, simplesmente o que eu faço faço com amor e não pelo dinheiro. Eu tivi um caso que o filho não queria ir. O pai me procurou, na frente do Juiz ele escutou que mãe dele colocava pimenta na boca da criança, porque não obedecia. quer que cite outros. eu fiquei sem chão

  • 0
    N

    nina 1976 Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h22min

    O pai não sabia, ele não disse porque tinha medo do pai e mãe não acreditar nele.

  • 0
    I

    Insula Suspenso Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h27min

    [...]

    Algo semelhante ao que acontecia antigamente de "obrigação da esposa" e "obrigação do esposo", não tem tesão mas é obrigado a bater ponto.

    Deus me livre!!!!!!! Coisa do tempo das cavernas.

    Marcelo, pra saber se está ou não havendo alienação parental vc precisa sondar seu filho, com essa idade ele já tem capacidade de entender algumas coisas, o emocional é que é ainda muito frágil. Converse bastante com ele, eu disse CONVERSE, não haja como se seu filho tivesse a "O B R I G A Ç Ã O" de ficar na sua companhia, não o tome por um bebezinho, isso só vai afastá-lo mais. Converse com ele demonstrando que o considera já um rapaz. Se a criança permanecer irredutível, então, converse com a mãe dele e insinue (não precisa criar uma climão, um princípio de guerra) que vc poderá pedir reversão da guarda alegando a alienação, diga qwue pedirá um estudo psicológico e se alguém estiver fazendo a cabeça de seu filho o psicólogo vai descobrir, e isso pode levar sua ex a perder a guarda.

    Para o bem de seu filho, da relação de vcs 2 no futuro, não inicie uma guerra com a mãe dele, a vida dele iria virar um inferno. Lute por seus direitos mas com equilíbrio, meu amigo.

    Boa sorte!!!

  • 0
    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h32min

    Nina
    quando voce tem o inteiro teor de um processo ou uma situação, é muito mais facil de analisar e ter um melhor entendimento, seja psicologico ou juridico...porem aqui no forum, são apenas perguntas simples, com poucas informações, no qual o consulente necessita apenas de uma pequena contribuição....e se voce ainda fica horrorizada com a pimenta na chupeta, penso eu que como uma futura psicologa deveria pensar que isso não é nada em relação aos abusos fisicos e psicologicos que ja vi durante essas duas decadas de profissão...só um detalhe, vc não tem o direito de ficar sem chão....guarde isso para vc...pois se dizer isso para um futuro paciente, não terá a credibilidade...

  • 0
    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h35min

    Insula,
    não fale bobagens, procure um bom psicoterapeuta para curar ou pelo menos tentar ajuda-la com seus traumas...nem todos os homens são cafagestes ou péssimo pai, como os que voce ja conheceu...não generalize....tenha bom senso...
    participe do forum com conteudo, e coerencia....

  • 0
    N

    nina 1976 Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h46min

    Insula parabéns. você esta correta

  • 0
    N

    nina 1976 Domingo, 18 de setembro de 2011, 20h51min

    eu não quero paciente como psicológa, mas sim entender algumas crianças com essa nova lei. estudar a fundo as vezes faz bem. isto se chama aperfeiçoamento, claro que não vou estudar todas as profissões, mas assistir uma palestra faz bem as vezes para defender uma causa.

    FJ Brasil você como critico está perfeito. Pena que lhe falta o JORNAL

  • 0
    I

    Insula Suspenso Domingo, 18 de setembro de 2011, 21h46min

    Amigo FJ,
    Só vc interpretou nas palavras que postei que eu descrevi o consulente como um mau pai. Dá uma olhadinha no meu post de novo, de repente numa 2ª vez talvez vc consiga entender - a não ser que haja alí alguma coisa que queira não entender mesmo!!!

    Tenho percebido pelos seus textos que vc é quem deve estar precisando de uma terapia - dá uma relida em seus próprios textos, meu amigo, talvez seja somente estress do trabalho...não sei....
    Vc é que sabe onde lhe aperta o calo! Vai que tem algum problema mais sério em sua vida.... O que sei eu, né?!

  • 0
    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Domingo, 18 de setembro de 2011, 23h01min

    Insula,
    a minha vida esta ótima, a questão é voce falar tantas bobagens e não colaborar com ninguem...o forum é para pessoas responsaveis, mas infelizmente curiosos ficam respondendo somente bobagens, sem nenhum conhecimento. Mas voce tem um lado bom, muita vontade de um dia ser advogada. Hoje em dia tem muitas faculdades de direito, acredito que na sua cidade tbm tenha.
    boa sorte.

  • 0
    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Domingo, 18 de setembro de 2011, 23h07min

    Nina, é uma pena que vc jamais será uma boa profissional, intolerancia zero, ainda com a pretensão de ser psicicologa....rssss, os seus textos nos outros posts, tudo copiado da net, não tem nada que vc diz com as suas proprias palavras, mas aqui não é lugar para discussão...se voce quer realmente ajudar ou contribuir com as pessoas...seja mais coerente...

  • 0
    N

    nina 1976 Segunda, 19 de setembro de 2011, 0h10min

    FJ você é tão baixo assim, não preciso copiar nada rs kkkk pena eu tenho de você, não vou discutir com alguém tão pequeno vc esta com raiva eu sei muito bem porque. não expor por que não vale a pena, não plagiei mesmo porque todo tem sua opção de concordar ou não como pode ver eu não concordo a com algumas coisas suas, e como você também não concorda, é direitos de todos, Você não me afeta em nada. dou minha opinião como vc dá a sua, cabe a pessoa ter que quer ou não ouvi outras, eu não estou aqui para pegar clientes, agora você precisa um pouco de ética. desculpa se eu te incomodo tanto assim. beijos. kkkk

  • 0
    N

    nina 1976 Segunda, 19 de setembro de 2011, 0h32min

    você de estar falando sobre aquele fato que você não soube e falar e falou besteira, mas no final eu disse de quem era a informação gerada Pelo DR. Márcio. Neurologista. especialista em TDAHs
    Se não gostou, não sabe do assunto. mas se você quiser uma consulta com um Neuro no hospital do fundão(hospital universitário) eu falo com colegas e meu cunhado, quando tiver palestra, para quando você tiver um cliente com este problema, saber resolver. a ABDA tem cartilha, eu tenho filho TDAH clientes TDAH vc acha que eu luta para o Tdah ter inclusão social porque, o maior interesse é meu.
    Consegui a inclusão do meu filho no colégio foi pesquisando na internet e mostrei ao Juiz, Foi que meu cunhado foi para os EUA estudar o assunto. quando volta da suas palestras.

  • 0
    I

    Insula Suspenso Segunda, 19 de setembro de 2011, 21h03min

    Liga não Nina!

    Esse menino em muitos posts me parecia bastante inteligente, mas tem levado água de alguns realmente doutores o que vem mostrando ou um estado de regressão ou alguma outra situação que vem se descortinando com esse comportamento raivoso quando contrariado.

    Torno a pedir, amigo, reveja suas reações, sonde sua alma, quando nos tornamos paulatinamente cada vez mais intolerantes àquilo que nos contraria é certamente indicativo de algum problema encoberto.

    Descubra-se e seja feliz!!!!!

  • 0
    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Segunda, 19 de setembro de 2011, 21h13min

    Insula,
    voce é um doce de pessoa, aproveite esse dom que voce tem para vender cocada na praia, pois no direito, voce precisa estudar muito, experiencia, entendimento, bom senso...seja coerente e tenha humildade, quando voce não sabe a resposta, não perca seu tempo, postando bobagens... ajude as pessoas com o seu verdadeiro conhecimento...isso sim, vai fazer de vc uma pessoa feliz...

  • 0
    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Segunda, 19 de setembro de 2011, 21h24min

    Nina,
    o que não falta é especialista em TDAH, no seu estado pode ser que não seja uma referencia como é em são paulo. voce provavelmente nunca saiu do rio de janeiro, eu ja trabalhei em 12 paises. posso afirmar para voce que o Brasil é referencia no tratamento de TDAH, inclusive a psicoterapia familiar, para o melhor desenvolvimento da criança, mesmo com pais separados foi desenvolvido os estudos aqui no Brasil...se voce tem um filho hiperativo, e tiver condições, mude para são paulo, com certeza irá ter ótimos profissionais.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.