Por favor ! Gostaria da ajuda de vocês referente a este assunto. Moro em um condominio que o morador do apartamento do bloco em frente ao meu,fica o tempo todo na janela,fala ao telefone e tudo o mais, até as visitas tem o mesmo habito,ficam olhandoe fazendo comentarios do que veem nos apartamentos do meu bloco pela janela tirando assim nossa liberade.Pedi para o porteiro interfonar e pedir o favor para que não continuassem com tal atitude,responderam que o apartamento é deles e fazem o que querem. Concordo que dentro de sua propriedade se faz o que quer,mas no caso estamos em um condominio que alem do regulamento temos que respeitar as pessoas que vivem em volta,pois em condominio compartilhamos dos mesmos direitos e deveres,e que talvez não gostem se eu vier a tomar a mesma postura.Mas acho que se a sindica falar isso para que haja tal consciencia de colaboração seria atendida, mas ela ignora esta solicitação,porque não tem isso de frente a sua janela talvez.COMO POSSO RESOLVER ISSO? pois agora no inverno ok ficar com a janela fechada, mas no verão será complicado.No aguardo grata.

Respostas

    A

    ADVOGADO MARCOS FERNANDES 100793/RJ Quarta, 21 de setembro de 2011, 18h37min

    Olha nidu,o que ele fala é realmente verdade,caso ele queira,poderá ficar até 24 horas por dia em sua janela,a propriedade e dele,como a janela também...
    Conselho,se não suportar alguém em uma janela o dia inteiro,falando ao telefone ,ou olhando para onde quiser,mude-se...como diz o velho ditado "INCOMODADOS QUE SE MUDEM"
    Ficar se quiser 24 horas por dia na janela da própria casa,não é desrespeito nenhum,a ninguém...
    Aliás,esse vizinho,pode até se sentir constrangido,por voçe ou a síndica,estarem querendo impedir que o mesmo fique na janela de sua própria casa,podendo até requerer DANOS MORAIS contra voçes,cuidado!!!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    A

    ADVOGADO MARCOS FERNANDES 100793/RJ Quarta, 21 de setembro de 2011, 22h22min

    Nida,não fui arrogante com voçe,apenas respondi o meu entendimento...no momento que comprou o imóvel ,deveria ter visto todas as possibilidades possíveis de acontecer...
    Como lhe disse,ele tem todos os direitos de ficar na janela,no quarto ,na cozinha,todos os lugares, a casa é dele,entendeu?
    Desculpe qualquer coisa,apenas fui sincero em minha resposta,e não sabia que ficaria tão nervosa...Agora,se ele começar a te espiar de binóculos,pelado ou ficar lhe pertubando,falando gracinhas ou algo desse gênero,aí sim,poderá tomar suas providências,fora isso,nada pode fazer...quem sabe essa pessoa não sinta um amor platônico por voçe...vai saber...

  • -1
    T

    Tuca Pereira Quarta, 21 de setembro de 2011, 23h07min

    Para Marcos RIO DE JANEIRO

    Marcos, não fiquei nervosa com sua resposta, nem acho que foi arrogante, a sua resposta foi imformativa ,mas sim com a falta de respeito na resposta do ALCÂNTARA.Primeiro!!não mencionei que o vizinho fica 24HS na janela,isso saiu da mente desta pessoa , a minha janela fica fechada, mas quando estou trabalhando preciso de claridade e ventilação, por isso abro, mas é abrir e os moradores se aglomeram em suas janelas,tanto o casal como suas visitas,fazem acho eu , os quartos de sala de estar, porque normalmente as pessoas ficam na sala , mas não é o caso desta familia.Mas enfin, percebo que nem todos frequentadores do site acessam no intuíto de colaborar.

    T

    Tuca Pereira Quarta, 21 de setembro de 2011, 23h09min

    Para Marcos RIO DE JANEIRO

    E a propósito , sou moradora a 8 anos e isso nunca aconteceu, essas pessoas moram aqui em torno de 6 meses.

    T

    Tercio Teixeira P. Quarta, 21 de setembro de 2011, 23h13min

    NIDU tenho uma solução muito eficiente e pratica:coloque uma cortina!!!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Sexta, 23 de dezembro de 2011, 19h00min

    Nidu

    Faça um boletim de ocorrência, sim pois você tem o direito de ficar dentro de seu apartamento e o outro vizinho tem sim que respeitar sua privacidade.

    Caso não resolva com o Boletim de Ocorrência dê entrada na Justiça, pois o Juiz irá por limites na conduta deste morador.

    Boa sorte

    M

    Marisa Sábado, 24 de dezembro de 2011, 12h41min

    Oi Nidu

    Se houvesse alguma forma de educar os vizinhos, com certeza eu educaria os meus, que também sao condôminos bastante inconvenientes. Infelizmente educação vem de berço e você vai precisar de diplomacia para lidar com eles, porque sinceramente eu não estou vendo como invasão de privacidade e sim como apenas falta de educação.

    Apenas para você descontrair um pouco, cadastre-se no site www.portacurtas.com.br e assista ao curta "Lar Doce Lar". É gratuito e tem só uns 6 minutinhos. É bem uma ilustração dos tipos com os quais a gente tem que conviver.

    Abraços

    H

    Hen_BH Sábado, 24 de dezembro de 2011, 15h19min

    Marisa,

    concordo totalmente com você! A questão toda, nesse caso, fica circunscrita à seguinte pergunta: até onde está havendo mesmo um ato ilícito de caráter civil por parte do dono do apartamento de cima?? Ou o que temos aqui é uma situação onde as pessoas estão querendo morar em condomínios, em centros urbanos, e achando que nesses locais a privacidade é a mesma encontrada no interior ou em zonas rurais?

    Se o apartamento dele tem uma janela que dá vista para outras janelas, desde que ele não esteja praticando nenhuma conduta ilícita (andando nu dentro de casa, fazendo gestos obscenos) o fato de a pessoa que mora abaixo se sentir incomodada não é o suficiente para fazer com que ele pare de usar a sua propriedade como bem entende!

    Uma coisa é o abuso de direito! Outra coisa é a maior ou menor sensibilidade das pessoas quanto a determinadas situações.

    Se ele vê o que os moradores de baixo fazem dentro de casa, é sinal que ambas as janelas estão abertas... e nesse caso, ele pode muito bem argumentar que é o morador de baixo que não para de olhar para a janela dele, tirando a liberdade dele... e ai? Como é que diremos quem está certo e quem está errado? O de cima está errado só pelo fato de estar acima e eventualmente ter maior campo de visão??

    O Judiciário está aberto a todos... mas entendo, com grande chance de acerto, que um pedido desses para que o morador pare de olhar pela janela dificilmente seria acatado...

    Silvio Ma

    Silvio Ma Sexta, 31 de outubro de 2014, 17h34min

    Interessante! E se uma pessoa tirar uma foto que mostra a minha casa e publicar na internet sem minha autorização

    A

    Andre Sexta, 05 de dezembro de 2014, 12h22min Editado

    Interessante mesmo esta situação, pois sempre tive vizinhos ótimos , porem o novo vizinho tem esta conduta, mas não fica 24 Hs. O vizinho vai a janela dele somente para visualizar a minha ....que neste caso é ficar olhando para dentro do meu quarto. Digo e sei disso não pelo fato tmb de ficar na minha janela observando a janela dele ou outra coisa qualquer. Ao lado e uma construção nova, no máximo 2 anos, ja eu moro a 13 anos aqui. Uma observação ao lado era uma casa de um pavimento, ai levantaram outro piso para alugar. No meu entender não vejo problema de vizinho ficar na janela mas ...a construção feita deixou esta janela de frente a minha e mais alta, resultando que ele pode ate mesmo ver eu dormindo em minha cama.... etc
    Resultado o quarto é meu , esta incomodando sim .! Não vou perder minha privacidade de ficar, estar em meu quarto por conta do vizinho. Ando nu dentro do meu quarto kkkkk pois estou dentro de algo que é meu, a janela dele não deveria ser mais alta que a minha , pois se a janela estivesse no mesmo alinhamento com a minha eu não perderia minha privacidade e nem ele, pois não importo o que ele faz ou deixa de fazer na janela dele, mas a esposa ou ate ele mesmo vai ter que ficar a contemplar meu nudismo ou se mudem , caso não os agradem kkkkkkk. Como um Amigo ai disse numa postagem acima ... " OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM OU MELHOR DIZENDO, SE RETIREN-SE " KKKKKKKKKKKKKKK

  • Removida

    Esta resposta foi removida.