bom dia meu pai faleceu em 2006 e deixou um imovel que era financiado pela CEF e SFH e esta quitado temos o termo de quitação do mesmo, minha mãe (casada com ele com comunhão total de bens) é viva e pensionista recebe um salário minimo, eu e meu irmão somos maiores e solteiros sem filhos, fora que o preço e o tempo de um inventário e horrorozo parece que estamos penando em vida não vamos pagar advogados por um único imóvel que esta na faixa de 100mil e gastar sem necessidade, sabendo se que eu e meu irmao nao temos filhos, nao somos casados e tanto os nossos avos paternos como maternos são falecidos, e não queremos o imovel mas minha mae quer resolver isso e quer mudar pq acha a casa grande, não fizemos inventário do imovel porque é o único que minha mãe tem e mora no mesmo, porém agora ela quer vender o imovel, e o único papel que temos são todos os IPTUS pagos no nome do meu falecido pai, alem de toda a documentação da CEF no nome de ambos meu pai e minha mãe e o tal termo de quitação, porém para que ela venda o imovel por ser a principal herdeira disseram me que eu e meu irmao temos que fazer um documento no cartorio doando nossa parte para ela como usucapião, minha pergunta é: Se eu e meu irmão abrirmos mão dos nossos direitos e doarmos nossa parte a ela é possivel o pretendente a comprador financiar o imovel? Ou se eu e minha mãe abrirmos mão do imovel como usocapião para meu irmao e ele dar um terreno dele quitado e mais a diferença do imovel para que minha mae faça uma casa menor e fique com um imovel no nome dela é possivel? Outro detalhe se eu e ela abrirmos mão de nossos direitos e doarmos para ele como usucapiao ele consegue tirar a escritura do imovel para que se caso venha a casar futuramente isso nao de complicaçao na uniao dele?

Respostas

    D

    DFF Quinta, 29 de setembro de 2011, 11h29min

    Bom dia Solange,
    Não existe maneira de escapar de fazer o inventário do seu pai ! Mesmo que vcs queiram abrir mão da parte de vcs, isso é feito no inventário.
    Doando a parte de vcs como usucapião ? Quem te disse uma barbaridade dessa ?
    Se vcs são maiores e capazes o inventário pode ser feito em cartório e dependendo da situação, pode ser concluido em no máximo 60 dias. No mesmo ato vcs podem abrir mão da parte de vcs a favor da sua mãe.
    Pare de sofrer e aja !

    S

    sfhm Quinta, 29 de setembro de 2011, 12h06min

    Sinceramente nao tenho dinheiro e nao vou pagar um quantia exorbitante para fazer um inventario acho um abuso pagar por algo que ja pagamos entao minha mae nao podera vender nunca algo que o SFH e a CEF arrancou os olhos dela e do meu pai para pagar que absurdo a lei nos obriga a pagar algo ja pago isso e so no Brasil

    D

    DFF Quinta, 29 de setembro de 2011, 14h25min

    Solange... não diga bobagem ! Vc nunca pagou por esse inventário... Deve ter pago taxas na CEF e outros impostos, mas inventário não...
    Vcs só vão jogar o problema para o futuro, pq ele não vai se resolver sozinho entendeu. Se vcs quiserem um dia vender a casa, tem que fazer inventário. É lei e vale para todos...
    Se não tem condições de pagar advogado, procure a defensoria publica e peça um advogado, mas cuide de suas coisas. Como vc msm disse, deve ter sido dinheiro suado dos seus pais ! Manter tudo em ordem é uma forma de cuidar tb !!!
    Boa sorte viu...

    E

    eppp Quinta, 29 de setembro de 2011, 14h30min

    Solange, entendo a sua revolta, mas não é só no Brasil não! As taxas e impostos variam muito no mundo, mas todos os governos metem a mão na herança sim.

    Olha, uma possibilidade é amarrar o negócio e o comprador resolver toda a papelada. Eu particularmente não compraria um imóvel com problemas de documentação, mas alguém pode te fazer uma oferta (já estimando quanto vai gastar) e desenrolar a documentação.

    S

    sfhm Quinta, 29 de setembro de 2011, 15h03min

    Defensoria publica em Guarulhos??? NÃO EXISTE FUI ATRAS DOS MESMOS me deram um 0800 para agendar o atendimento estou tentando ligar no tal 0800 ha dias e supresa não antendem sabe p? É GRATUITO se fosse pago meu problema ja estaria resolvido como nao tenho dinheiro para pagar um profissional terei que penar na mao das leis do meu amado Brasil, fico pensando se essa questao fosse na área criminal, morreria atraz das grades ou então caso fosse uma acusação ou condenação a qual eu fosse inocente rararara como as vezes mostra na tv eu simplesmente morreria na cadeia, esta na hora dos deputados e senadores em Brasilia rever nossas leis em todos os sentidos pq acho injusto querer resolver um problema que custou dinheiro dos meus pais suado e honesta de forma a pagar para vendar algo que minha mae nao ganhou e nao caiu do céu é uma vergonha a burrocracia do nosso país para tudo é dinheiro que nojo!

    S

    sfhm Quinta, 29 de setembro de 2011, 15h07min

    nao paguei o tal inventario pq custa muitoooooooooo pq os serviços de um profissional da área custa muito pq no Brasil so tem direito a defesa quem tem dinheiro e quem pode isso é uma canalhice defensoria publica so existe no nome pq na real ninguem quer perder tempo com pobre para que estudar 05 06 07 anos para tirar a carteirinha da OAB e perder tempo com miseraveis que nao sabem nem quem sao eles essa e a real do Brasil MANDA QUEM TEM PODER DINHEIRO E STATUS

    D

    DFF Quinta, 29 de setembro de 2011, 16h00min

    Bom Solange, de forma educada acho que sanei suas dúvidas...

    Respeito sua revolta... mas ainda acho que para muitos é mais fácil reclamar do que arregaçar as mangas e ir a luta !

    A lei é para todos flor... vale para vc e para milhões de brasileiros ! E no mundo inteiro é assim...

    Vc tem duas saídas: reclamar da situação e ser vitima ou ir atras do que vc precisa e ser vitoriosa. Qual caminho vc escolhe ?

    E por favor... não ofenda pessoas que só querem ajudar e gastam seu precioso tempo sanando dúvidas e tentando ser util msm qdo não conhecem o caso. Agradeça !

    Boa sorte e ótimo restinho de tarde para vc...

    S

    sfhm Quinta, 29 de setembro de 2011, 21h56min

    DFF não ofendi ninguem pelo contrario acho um absurdo passar pela humilhação que o sistema juridico nos faz simples mortais com burocracias que somos obrigados a pagar, meus pais adquiriram esse imovel da abençoada CEF no SFH e foram 18 anos de guerra para pagar pq os valores cobrados eram exorbitantes tive que ingressar com uma ação contra a CEF que foi até o Supremo, mas que ainda me gerou um valor para quitar a tal diferença pq a CEF queria cobrar outro imovel ou seja juros sobre juros qdo tentamos conversar na CEF NUNCA QUISERAM NOS OUVIR, e com isso tive que apelar para um advogado se eu falar aqui o que passamos com esse imovel so Deus e quem sabe, agora minha mãe quer vender pq quer uma casa menor e infelizmente eu não tenho como pagar um profissional sou obrigada a ficar com a benção, ACHO MELHOR DOÁ-LO AO GOVERNO assim abriremos mão de tudo e ficaremos na paz, NESSE PAÍS TUDO É MOTIVO DE PAPEL E BUROCRACIA SE PAGAMOS O IMOVEL E DA MINHA MAE EU E MEU IRMAO ABRIREMOS MAO DELE E O MESMO ESTA TOTALMENTE QUITADO O QUE O GOVERNO TEM HAVER COM NOSSAS VIDAS??? quando precisamos de conversar com o mesmo o amado banco nao queria nos ouvir em hipótese alguma... Acho que o povo brasileiro deveria fazer uma grande manifestação pelos seus verdadeiros direitos pq somos obrigados a votar a pagar e na hora queremos vendar algo que pagamos somos obrigados a esse processo cansativo, desleal e acima de tudo humilhante e eu ainda vejo um profissional que ao invês de tentar ser humano e ver o que eu sinto como cidadã me fala que eu estou falando bobagens e que devo acatá-lo pq ele é Dr eu também tenho nível superior mas isso não me da o direito de ser superior a ninguem, isso tudo mostra que O BRASIL NÃO VAI MUDAR NUNCA ENQUANTO O POVO NÃO ACORDAR E NÃO BOTAR A BOCA NO TROMBONE, e fazer valer seus direitos

    D

    DFF Quinta, 29 de setembro de 2011, 22h08min

    Vc não deve acatar nada do que falo não Solange... Vc postou uma duvida e respondi. E faço isso pq aprendo muito com tudo que leio aqui.

    O povo brasileiro é assim msm... Acomodado ! Mas se vc acha msm que ser igual a eles vai lhe trazer algum conforto, va em frente. Doe seu imóvel ao governo e reclame bastante da vida... Tem gente que não sabe aproveitar o que tem msm... Triste isso !

    Ja vi casos de gente que chora pq não tem teto pra morar e não pq tem teto mas reclama pq tem que dar satisfação ao governo. Já pensou se qdo uma pessoa morresse os herdeiros não fossem obrigados a fazer inventário ? Ia ser uma desordem total... Iam tomar posse até do Palacio da Alvorada !!!!

    Vou me retirar da sua discussão... Se sou Dra hj é pq lutei muito e não fiquei reclamando da vida !

    Mais uma vez boa sorte...