Meu vizinho cortou duas árvores, ambas plantadas na calçada, em frente a casa dele, do lado de fora do terreno, sendo uma delas muito frondosa, da espécie conhecida pelo nome flamboian, com 40 anos, e a outra que desconheço o nome, com 3 anos aproximadamente. Isto é crime ambiental? Aqui na minha cidade, Araruama - RJ, é muito comum os moradores cortarem árvores antigas tanto nas ruas quanto em seus quintais. Fico muito revoltada quando vejo uma árvore sendo cortada sem que o motivo seja o da segurança das pessoas.

Respostas

    A

    Artur Júnior_1 Terça, 29 de novembro de 2011, 10h01min

    A meu ver, isto não é crime ambiental =(

    H

    Hen_BH Sábado, 24 de dezembro de 2011, 15h23min

    Mesmo não sendo crime (sem entrar no mérito se realmente é ou não, pois isso dependeria de pesquisa) certamente pode render uma multa, pois nesse caso, o código de posturas municipal prevê quais os procedimentos a serem seguidos para o corte da árvore.

    Devemos nos lembrar que uma multa pode surtir tanto ou maior efeito que uma condenação penal.

    M

    Marisa Sábado, 24 de dezembro de 2011, 15h31min

    Oi turma

    Longe de mim ter a pretensão de saber se é crime ou não, mas aqui em Sampa tem tanta árvore caindo que o pessoal tem preferido a multa do que a paulada.

    Bom natal a todos

    H

    Hen_BH Sábado, 24 de dezembro de 2011, 16h29min

    Obrigado, Marisa!

    Um Natal Iluminado para você e a família também!

    Fique com Deus!

    Henrique.

    R

    recla Terça, 27 de dezembro de 2011, 11h15min

    caros, no jardim da frente da minha casa tenho um gigantesco coqueiro infestado de cumpim e em setembro solicitei a Prefeitura de Atibaia autorização para removê-lo antes que caia sobre meu imovel ou o do vizinho. isso para Nàos er multada pela Prefeitura e pela Policia Florestal, além de conseguir alguem que proceda o corte e o carregamento dos troncos. A Prefeitura me informou que devo contratar um biologo ou engenheiro agronomo para que faça um documento (laudo) informando o tipo da especie arborea, medidas, fotos das mesma, etc além de um plano de plantio de pelo menos 25 mudas novas que eu deverei doar, isso tudo para que eu possa arrancar o coqueiro e me ver livre do material lenhoso que sobrar do corte. Em contato com um biologo ele disse que cobra R$850,00 para a elaboração do laudo.
    Vocês acham que isso é justo?

    J

    JPCI 128620/MG Segunda, 09 de janeiro de 2012, 21h39min

    Recla.

    Bem, sou biólogo e advogado ambientalista e lhes digo, sim, é justo. É necessário um laudo das condições apresentadas pela árvore até o órgão da secretaria do meio ambiente da prefeitura para análise e homologação da retirada da árvore.
    Agora, quanto ao preço, vejo que há vários biólogos que faz este tipo de laudo e, caso queira saber se o valor é justo, proponho que entre em contato com Conselho Regional de Biologia de São Paulo e faça a pergunta sobre tabelas de consulta de preços de atividades dos biólogos. O próprio Conselho Regional poderá lhe indicar um profissional com um preço que melhor se adequará a sua necessidade. Att. JPCI.

    M

    Marisa Terça, 10 de janeiro de 2012, 10h05min

    Oi

    Sem entrar no merito da questão mas em Praia Grande nós precisamos fazer a retirada de 4 árvores da calçada. Bastou um requerimento do síndico para a Prefeitura que o pessoal da prefeitura fez tudo, apenas nos dando uma lista de opções de variegas para a substituição.

    E tudo foi resolvido em menos de um mês, ao contrario do que a gente vê por aí que os prefeitos (ou seus prepostos) só se movimentam quando começam as "galhadas assassinas" na cabeça dos transeuntes.

    Abraços

    R

    recla Sábado, 18 de fevereiro de 2012, 15h51min

    JPCI, muito obrigada pela dica. Você faria o laudo por um preço que eu pudesse pagar? Tenho as fotos da arvore e poderia envia-las a vc.
    Caso negativo, agradeço de coraÇào pela dica e vou ligar ao CRBio e ver se me ajudam a encontrar um biologo que eu possa pagar... Abraços

    J

    JPCI 128620/MG Sábado, 18 de fevereiro de 2012, 22h39min

    Cara Recla.

    Para agilizar o procedimento, eu te dou como dica procurar de imediato ao CRBio. No momento encontro-me impossibilitado de fazê-lo e, não desejo, de forma alguma, que saia prejudicada. Tenho a certeza que será bem atendida a seu propósito. JPCI.

    S

    silvio cezar rosalem Domingo, 13 de março de 2016, 16h43min

    se eu for plantar outra arvore(da mesma especie ou de outra),mesmo assim preciso de autorização do órgão responsável?

    R

    Renata Avila Giovannoni 295948/SP Quarta, 14 de setembro de 2016, 15h54min

    Não pode o vizinho cortar ou podar árvore da calçada, pois quando a árvore esta na rua somente a Prefeitura pode podar ou cortar. Caso denunciado e ele pode sofre multa ambiental.