Olá, gostaria de orientação sobre doação e recolhimento do ITCMD. Pergunto1: Um pai empresta mensalmente ao seu filho uma quantia em dinheiro para que este sobreviva com dignidade e ao final do ano fiscal o filho nào consegue lhe devolver todo o dinheiro emprestado, o que fazer em relaÇào ao IR e ITCMD? Pergunto2: Cinco doadores pretendem doar, cada um, 2500 UFESP's para um donatário em uma mesma data. É necessario que o donatário recolha ITCMD sobre o valor total recebido ou tendo em vista serem diversos doadores, ele está isento de recolher?

Respostas

    R

    recla Terça, 27 de dezembro de 2011, 10h31min

    Estou me referindo ao ITCMD paulista, onde até 2500 UFESP o donatario é isento...

    O

    orlando oliveira de souza_2 138804/RJ Terça, 27 de dezembro de 2011, 16h19min

    A legislação sobre o ITCMD é estadual.Por isso cada estado adota a política que quiser sobre este imposto.Normalmente a alíquota é de 4% sobre a causa mortis e doação, ambos são incidentes desse imposto, ou seja, são fatos geradores.As doações sobre imóveis tem que haver a escritura pública, passada no RGI, ASSIM COMO OUTROS BENS E DIREITOS doados tem que obedecer à legislação in loco, podendo ser isento ou tributável de acordo com a discricionariedade do órgão tributante e para tal os fiscus estaduais e federal possuem meios de investigar se está havendo falta de pagamento pelo doador ou donatário....Salvo melhor juízo.Abraços.Orlando-Adv.

    R

    recla Quinta, 29 de dezembro de 2011, 10h19min

    Dr Orlando,
    agradeço sua resposta, porém continuo com minhas duvidas pois a doação a que me refiro é de dinheiro (bem móvel) e já consultei a legislação paulista sobre o ITCMD e nào consegui entender uma resposta para a pergunta 2. Cordialmente.

    R

    recla Quarta, 04 de janeiro de 2012, 21h14min

    Caros usuarios,
    consultando a Secretaria da fazenda do Estado de Sào Paulo, através do FALE CONOSCO, aproveito a oportunidade para dividir com quem possa se interessar o que me foi informado em resposta as questòes 1 e 2 acima:
    como prevê o decreto 46.655/2002 para sair da condição de isenção as doações devem ter os mesmos doador e donatário, e a soma daquelas devem ser superior a 2500 UFESPs, dentro do ano civil (art 12, paragrafo 3.o)
    Se a soma das doações realizadas entre o mesmo doador e donatario, dentro do ano civil, não ultrapassar o valor de 2500 UFESPs e se refiram apenas aos bens relacionados no inciso II do art. 2.o do referido decreto ( dinheiro em especie, depositos bancários, etc) o contribuinte fica desobrigado de apresentar a declaraçào anual (conforme disciplina a secretaria da fazenda), onde deve relacionar e descrever todos os bens transmitidos a titulo de doaçao, identificando os doadores e donatarios.

    M

    Milton Garcia Quarta, 26 de setembro de 2012, 8h00min

    Pergunto se emprestar dinheiro a um filho para depois ele comprar um imovel, vai gerar ITCMD, ou não . Pois entendo que não, mas tenho duvida.

    O

    orlando oliveira de souza_2 138804/RJ Quinta, 27 de setembro de 2012, 11h23min

    Para tudo na área fiscal há que se justificar a origem e/ou a aplicação do recurso(dinheiro)...Veja, teria que justificar na sua declaração de renda (a saída) e o beneficiário do bem(nome com cpf) a entrada na declaração através de código específico do bem.O doador justifica no formulário de "pagamentos e doações efetuados", quando assim se justifica a saída do numerário de seu patrimônio e, concomitantemente, se justifica também a entrada do bem no patrimônio de seu filho, através de código específico dos bens....Além de pagar imposto sobre doação(transcrito o imóvel em escritura pública), a doação implica (antecipação) da herança porque envolve direitos de outros herdeiros quando o titular venha falecer, tanto que o doador não pode fazê-lo de forma que abarque direitos da legítima pertencentes aos próprios herdeiros, por isso, tudo que for "doado" volta ao monte para redividir (colação) num futuro qualquer quando houver o evento morte do titular.....

    Abraços,

    [email protected]

    M

    milton da silva Terça, 28 de julho de 2015, 15h13min

    eu sofro de cancer pele os favor sou aposentodo que ganho não viver pra compra remedo

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sábado, 01 de agosto de 2015, 18h52min

    Milton,
    Caso seja aposentado pelo INSS em função de sua doença, procure a Assistente Social da Previdência de sua localidade.Esse profissional pode lhe dá alguma direção no tocante a conseguir os remédios de sua doença até de graça....Vá lá e pergunte porque para diabetes,pressão arterial e outras doenças crônicas há um programa do governo que facilita o recebimento da medicação, desonerando de certa forma o seu orçamento....Abs.

    A

    Amaro Dewes Sábado, 01 de agosto de 2015, 19h05min

    Olá ! De regra, as leis tributárias estaduais são cópias umas das outras, de um estado para outro, com pequenas alterações / imperfeições ocorridas ao copiar as leis. Por isso, em quase 100% do estados brasileiros a doação de dinheiro implica em tributação. Lembrando que, o primeiro devedor de tal imposto (sobre a doação) é o próprio doador, ao depois vem a responsabilidade do recebedor do dinheiro - o donatário. Com a fúria tributária vigente o País, toda cautela é sempre bem vinda, pois, tributo não arrecado na época própria sofre correção.

    Tarcísio A. Dantas

    Tarcísio A. Dantas 184220/RJ Terça, 04 de agosto de 2015, 13h07min

    Prezado Milton Garcia, como regra, haverá incidência de ITCMD em sua doação. O valor deve ser informado à Secretaria da Receita Federal (SRF) para a dedução da declaração do IRPF - uma vez que doações são isentas.
    Ocorre que geralmente há um termo de convênio entre estados e a SRF. Através deste, a Fazenda estadual sabe, quase que instantaneamente, que esta possui um crédito de ITCMD.
    Mas atenção! A LEGISLAÇÃO DE CADA ESTADO DEVE SER CONFERIDA CASO A CASO! Cada estado da federação possuí regramento próprio sobre o sujeito passivo do tributo, base de cálculo, alíquotas aplicáveis, isenções, momentos e formas de recolhimento.

    Sds.,
    Dr. Tarcisio Dantas.
    [email protected]

    Marcello Soubihe

    Marcello Soubihe Domingo, 24 de abril de 2016, 7h16min

    Bom Dia, Solicito através desta informação sobre doação de valor em espécie ( cheque administrativo\ visado ). Doação será efetuada através de escritura de doação, só que o estado do Doador é diferente do meu, e vou para lá no cartório assinar a escritura. pergunto há alguma irregularidade neste procedimento.

    J

    Joao Segunda, 10 de outubro de 2016, 20h58min Editado

    desculpa poste errado aqu