MORO EM UMA CIDADE DO INTERIOR, AQUI SÓ TEM UMA FACULDADE QUE OFERECE APENAS 4 CURSOS. PARA PODER ESTUDAR TEMOS QUER IR DIARIAMENTE ATE UMA CIDADE VIZINHA QUE OFERECE CURSOS MAIS VARIADOS. ATE O ANO PASSADO A PREFEITURA DA NOSSA CIDADE DAVA UMA AJUDA PARA O TRANSPORTE DE CERCA DE 50 REAIS POR ALUNO. ESSE ANO A PREFEITURA CORTOU A AJUDA ALEGANDO QUE NA CIDADE TEM FACULDADE E ELES NAO SAO OBRIGADOS A CUSTEAR NOSSO TRANSPORTE PARA A CIDADE VIZINHA. O QUE DEVEMOS FAZER PARA CONSEGUIR A AJUDA DE NOVO? OU NADA PODE SER FEITO?

Respostas

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Terça, 17 de janeiro de 2012, 18h30min

    Jéssica,

    Realmente o município não é obrigado a subsidiar o transporte escolar para o ensino superior, uma vez que, constitucionalmente, sua obrigação é a educação básica do 1 ao 5 ano (séries iniciais). No entanto, sabemos que essa é uma realidade Brasileira, muitos alunos se deslocam a cidades próximas pra frequentar curso superior. Neste caso, o bom senso deve prevalescer e a forma legal deve ser observada para que o município possa subsidiar esse transporte. Marcar audiência com o Prefeito seria uma boa opção, demonstrando a ele o retorno futuro que isso trás ao municipio. Porém esta conversa deve ser amigável, sem animosidades.
    Destaco no entanto que o repasse desse subsídio deve ser baseado em lei local. Outra forma seria a criação de uma associação de estudantes, e através de lei o Município pode repassar uma subvenção.

    Abraços!

    Geovani da Rocha Gonçalves
    http://direitomunicipal2012.blogspot.com/2012/01/direito-publico.html

    R

    rosi sob Quinta, 07 de março de 2013, 8h59min

    sobre transporte nao tem como eu conseguir pelo mesnos uma ajuda de custo

    Silézia Alves

    Silézia Alves Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 20h24min

    Meu filho estuda em uma faculdade publica na mesma cidade q mora, mas... O transporte não leva ate a faculdade, eles alegam q não é obrigação, mas pelo fato de ser publica é obrigação???

    N

    NAIELY Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 16h05min

    BOA TARDE SOU ALUNO DO CURSO DE PEDAGOGIA , ESTOU CURSANDO O SÉTIMO PERÍODO, MORO EM UMA CIDADE E ESTUDO EM OUTRA POR NA MINHA CIDADE NAO TER UNIVERSIDADE , ATE ENTAO TINHA UM CARRO DISPONIVEL QUE A PREFEITURA ARCAVA COM TODOS OS GASTOS , POREM ERAM 7 PESSOAS MAS EU FUI A ULTIMA A ENTRAR NA FACULDADE , RESUMINDO TODO TERMINARAM E EU NO ULTIMO ANO, SENDO A UNICA ALUNA DO CARRO. A PREFEITURA SUSPENDEU O CARRO , O QUE POSSO FAZER , TENHO ALGUM DIREITO ?? A QUEM POSSO RECORRER ?

    H

    Hen_BH Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 18h22min

    O município não tem obrigação de manter transporte para alunos universitários.