S

    Sandra Quarta, 25 de janeiro de 2012, 14h28min

    Ainda aguardo,a ajuda de voçes.

    K

    KLAUS PIACENTINI Quarta, 25 de janeiro de 2012, 14h44min

    Silva X,

    primeira coisa, o terreno em que vc adquiriu do antigo proprietário foi feita a transferência corretamente ? Esta em seu nome devidamente registrado ? os IPTU anteriores foram pagos pelo antigo proprietário ou responsável ?

    No aguardo

    Klaus Piacentini

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Quarta, 25 de janeiro de 2012, 23h43min

    Silva X,

    As bem antigas, podem estar prescritas. Nesse caso faça um requerimento administrativo (lógico que tem que ver a que ano se referem, pois há cálculos de prescrição a serem feitos). As que não estiverem prescritas você terá de pagar, pois a dívida é em relação ao terreno, e quem compra assume a dívida.

    V

    Vanusa Ferreira Quinta, 01 de novembro de 2012, 17h18min

    minha mãe faleceu em 2004, mas o IPTU não foi pago desde 1995. No dia 24/10/2012 chegou mandato de intimação, avaliação e penhora. Como devo proceder para efetuar a prescrição IPTU?

    C

    Consultor ! Quinta, 01 de novembro de 2012, 20h48min

    O município tem 5 anos para inscrever a dívida e mais 5 para cobrar na justiça.

    IPTU é obrigação "propter rem", ou seja, nao importa quem morreu, etc, a dívida integra o imóvel !!!

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 01 de novembro de 2012, 22h49min

    Comentário apagado pelo usuário

    L

    loide Sábado, 01 de fevereiro de 2014, 12h03min

    comprei um lote s so tenho o documento de compra e venda só que ate´os herdeiros ja´faleceram e o iptu ainda esta no nomne da falecida mae dos herdeiros falecidos pago o iptu desde que comprei que faço pra passar a conta de iptu pro meu nome pois a casa nao tem escritura muito obrigada se for respondida

    V

    Verinha1 Suspenso Sábado, 01 de fevereiro de 2014, 14h55min

    Entre na justiça com pedido de adjudicação compulsória.

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 10h37min

    Loide,

    Faça um requerimento na Prefeitura solicitando a inscrição do IPTU em seu nome, pois o IPTU incide sobre a propriedade ou posse. Nesse caso você tem a posse oriunda do "contrato de compra e venda", que ainda que não seja por instrumento público é hábil para comprovar a posse. Junto com esse contrato, pode juntar declarações de vizinhos para comprovar que você está na posse. Judicialmente, dependendo do tempo que você está na posse deste imóvel, pode obter um título originário de propriedade através da Usucapião. Procure um advogado na sua cidade e ele lhe dará as informações sobre como ingressar com essa Ação de Usucapião.

    Abraços!

    M

    Maria Segunda, 15 de fevereiro de 2016, 8h53min

    Bom dia! Meu pai faleceu há 15 anos. Ele era isento do Iptu, e após seu falecimento o Iptu começou a vir para ser pago, mas no nome do meu pai. Não paguei nesses 15 anos, gostaria de saber o que devo fazer, já que hoje é um valor altíssimo e não tenho condições nem de parcelar. GRATA

    Vanuza Do Carmo

    Vanuza Do Carmo Terça, 19 de abril de 2016, 18h20min

    Meu pai faleceu há 3 anos, a casa ainda está no nome dele, minha mãe que morava com ele desde os 12 anos de idade já havia separado dele há 1 ano,e teve 4 filhos. Antes ele havia tido 5 filhos de outro casamento. Ainda tenho um irmão de 15 anos. Pra quem fica a casa e o que fazer?
    Obrigada

    Andrea Bittencourt

    Andrea Bittencourt Quarta, 31 de maio de 2017, 14h12min

    Sou síndica em um prédio comercial que possui 212 salas porém apenas 17 ocupadas. Os proprietários são a própria construtora, PF e PJ e não residem cidade. Não retiram os carnês de IPTU desde 2015. Diversos comunicados foram enviados para que retirassem os carnês ou atualizassem seus endereços mas não fizeram. O que devo fazer com esses carnes que estão ocupando o armário da administração do condomínio?

    M

    Maria Segunda, 16 de abril de 2018, 9h31min

    Bom dia! Meu pai faleceu há 18 anos. Ele era isento do Iptu, e após seu falecimento o Iptu começou a vir para ser pago, mas no nome do meu pai. Não paguei nesses 15 anos, gostaria de saber o que devo fazer, já que hoje é um valor altíssimo e não tenho condições nem de parcelar. GRATA

    J

    Juliana Lopes da Silva Julio Quarta, 28 de setembro de 2022, 12h56min

    Minha vó faleceu e era exenta de paga o IPTU... Quero voltar a pagar como faço

    G

    Gbs Quarta, 28 de setembro de 2022, 12h57min

    Ja foi feito inventario e partilha?