Olha estou em uma situação meio confusa e gostaria de esta tirando essa duvida com vcs, sou casada a 2 anos e tenho um filho de 6 meses, mais meu casamento esta literalmente um fracasso, eu e meu marido brigamos muito, e não estamos estamos mais suportando viver um com o outro, ele sempre ele fala que quer o divorcio, ele me agride etc, mais temos esse filho, a minha duvida é, caso separamos eu tenho a guarda do meu filho, pois ele sempre me ameaça falando que o filho não vai ficar cmg, e eu fico com medo de aceitar o divorcio por esse motivos, e se realmente chegar ao fim do casamento, a guarda fica cmg, eu terei que voltar pra minha cidade, pois não morarava na mesma cidade que meu marido, ele pode tirar meu filho caso eu tenha que voltar pra minha cidade, pois não teria familiares por perto, e sobre a guarda compartilhada, eu não iria aceitar, pois não damos certo, e ele gosta muito de mandar na criação do meu filho, então iria da muita briga, e iria sem duvida prejudicar ainda mais meu filho, sendo que estarei saindo desse casamento para proteger meu filho, pois não quero criar ele do lado de uma pessoa que me faz tão mal, e sem duvida o lar não ia ser um dos melhores para criação do meu filho, me tira essa duvida por favor, sobre, mudar de cidade? guarda com a mãe? e não aceitar a guarda compartilhada?

Obrigada e por favor não deixa de me ajudar nessa.

Abraços

Respostas

    C

    Causidico Quarta, 08 de fevereiro de 2012, 18h36min

    Boa noite! voce cmo mãe tem seus direitos e ele como pai tem os dele. A guarda deve fcar com aquele que apresentar melhores condições para criá-lo, em regra, fica com a mãe. No que se refere a mudar de cidade, desde que seja para buscar melhor condiçõ de vida um Juiz entenderia, ok, Quanto a não querer a guarda compartilhada, pode ser visto pelo juiz com alo ruim para o filho. Pois, independee da vida do casal, oque deve ser mantido é o vínculo entre pai e filho, como mãe e filho. Proibir esse vínculo pode até ser entendido com algo ruim.

    Maiores duvidas deixe e-mail.

    Boa Sorte.

    R

    Rara Quarta, 08 de fevereiro de 2012, 18h49min

    Nesse caso eu teria que ficar na mesma cidade que a dele que é a capital, sendo que a minha é no interior, mais tenho todas as condições, fui criada nela, mais meu caso não é tirar meu filho dele, logico que não, é querer saber se a guarda seria minha, sendo ele poder v ele de 15 em 15 dias? eu deixei tudo para mudar para cidade dele, e acabou não dando certo, agora tenho que retorna de onde vim, pois é la q tenho a minha estrutura, tem como me esclarecer esse caso, com mais detalhe, meu Email é [email protected]

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quarta, 08 de fevereiro de 2012, 21h54min

    Raissa
    O fato de voce ter que mudar de cidade e o pai so ver a criança de 15 em 15 dias, nao é motivo para que voce nao faça jus a guarda. Voce só nao ficara com a guarda do seu filho, se o seu futuro ex marido, provar na justiça que voce nao é boa mae, que bate, maltrata, nao cuida da saude, alimentacao, vacinas... que abandona a criança... etc e etc...
    Voce ate pode se mudar primeiro e regularizar a questao do divorcio, guarda e pensao, na cidade onde ira morar. O unico requisito principal é informar ao pai o novo endereço e contato do menor. Em relacao a guarda compartilhada, com o relacionamento tao ruim, acho dificil o juiz conceder, mas mesmo que o faça, voce morar em outra cidade nao impede da mesma ser exercida, ja que o se compartilhada sao as decisoes sobre a criança e nao a residencia.

    P

    Petrus-br Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 10h07min

    Prezados:

    Desde 2008 a REGRA é GUARDA COMPARTILHADA !

    Posição firmada em LEI, pelo STJ e STF.

    Minha cara, Mãe e Pai são igualmente importantes na vida do filho.
    o Filho não é SEU, nem é DELE ! Vocês dois é que são de seu filho !!

    Qualquer juiz que sentencie outra guarda que não que não seja a compartilhada, saem ter razões muito forte para tanto, terá sua decisão reformada, seja pelo Tribunal do Estado, seja pelo STJ.

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 10h13min

    Petrus, a guarda compartilhada NAO É REGRA nao.
    Tem sido muito mais usada, mas vejo todos os dias os juizes ainda indeferirem esse tipo de guarda. Cada caso é um caso.

    R

    Rara Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 10h48min

    Rosa Albuquerque e Petrus-br, obrigada pelo esclarecimento, mais quero deixa claro aqui, que meu objetivo não é tirar o filho do pai, jamais. Pois sei o quanto ele ama essa criança também, mais o que penso é, sendo que se eu ganhar a guarda do meu filho mesmo, e mudar de cidade, o pai iria poder pegar meu filho quando a qualquer hora, sou um otima mãe, me dedico para meu filho, quando me casei deixei o meu trabalho para mudar pra cidade do meu marido, e logo após o casamento tivemos esse filho, mais nosso casmento já naum ia bem, a tempo, e hj ainda continua brigas constantes, e ta no limite de suporta já, estou lutando pelo meu casamento, logico que sou contra divorcio, mais chegou num ponto que ele me quer só rpa vida dele, nao deixa eu ir visitar minha familia que não é daqui, tudo que eu vou fazer com meu filho ele não aceita, fala que quem manda é ele, e ele só faz o que ele quiser, eu naum posso ir com meu filho na rua, se eu for tenho que deixar na casa dos pais dele, então chegou num ponto que eu não posso ter uma vida normal, nem pra mim, e nem mesmo para exercer o papel de mãe de verdade, pois onde eu for quero ter meu filho por perto, não só dentro de casa, espero que tenham entendido meu caso.

    obrigado

    P

    Petrus-br Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 11h34min

    Cara Rosa:

    Em Setembro (+/-) passado a Terceira Turma do STJ, presidida pela Min. Nancy Andrigh, firmou posição em recurso especial contra o TJMG.

    A Guarda Compartilhada passou a ser regra! Confira.

    Abraços

    R

    Rara Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 12h29min

    PARA O PETRUS, ANDEI LENDO ALGUNS TOPICOS E NOS MESMO, VI QUE VC ASSIM COMO MTOS OUTROS PAIS, PASSOU PELO MESMO DRAMA DOM SEUS FILHOS, E NO QUAL CONSEGUIU A GUARDA DELES, PERGUNTO, ISSO ACONTECEU POR QUAL MOTIVOS? A MAE NAO FOI UMA BOA MÃE? NAO QUIS SABER DOS FILHOS? QUERO ENTENDER MELHOR SOBRE O ASSUNRTO.

    OBRIGADO MAIS UMA VEZ.

    R

    Rara Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 12h45min

    Hj eu me separando, e entrar com guarda do meu filho eu consigo? e quais direitos o pai tem a posibilidade de conseguir?

    P

    Petrus-br Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 13h56min

    Minha cara Raissa:

    1) Em momento algum duvidei da qualidade de sua maternidade e do carinho por seu filho. Mas, até como pai, acho que você deve se por do outro lado (até porque seu ex é um bom pai, como disse) e verá que, dependendo da criação de cada família, ver de vez em quando, mesmo que o dia todo, não satisfaz ! Imagina se a proposta fosse inversa, ele muda de cidade com a criança ! Como você se sentiria ?

    2) No meu caso a questão foi:

    A) Separar era de comum acordo porém, não bastava separar, tinha que atingir a mim de alguma forma.

    B) Para me atingir, tão logo obteve a guarda provisória levou meus filhos para dois Estados e 670Km de distância objetivando impedir a convivência.

    C) Fiz uma primeira visita, no dia dos pais, e não permitiu que as crianças dormissem no hotel (duas quadras da casa dela) comigo) fui forçado a regulamentar.

    D) Ofertei pensão. Disse não precisar de nada e recusou. Depois, entrou com ação contra mim alegando descaso para com as crianças.

    E) Sou um dos redatores da lei da Alienação Parental, responsável por levar o PL ao então Deputado Federal Dr. Régis Fernandes de Oliveira, Desembargador aposentado, presidente do extinto TAC de São Paulo,e meu amigo pessoal.

    F) Obtive o apoio da APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados, na época presidida pelo Desembargador Henrique Nelson Calandra, hoje presidente da AMB, e de outros colegas e amigos de peso.

    Hoje, Alienação Parental esta prevista em lei e, inclusive, engloba a questão de alteração de endereço. Nos EUA Importantes MESTRES da psicologia mundial lutam para enquadrá-la no DSM-V e no CID-11.

    Atualmente meus filhos residem comigo e todos estamos muito felizes.

    Espero ter esclarecido e ajudado.

    R

    Rara Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 14h44min

    Petrus entendo seu caso, e sem duvida me coloco no lugar dele, eu não saberia viver sem ter meu filho mais, prefiro morrer ao imaginar uma coisa dessa, ele é minha vida, e sem duvida sei q da mesma forma q eu amo, o pai tb, só q no meu caso petrus, primeiramente gostaria ate que me ajudasse a esclarecer esse ponto, minha familia é toda do interior, e eu tb, mudei para a capital por causa do casamento, send assim, me separando eu não teria condição de ficar na mesma cidade que a dele, pois ele tem tudo aki, familia, emprego, amigos etc, e eu já não tenho nada, então ficando na mesma cidade que a dele, ficaria literalmente sozinha com meu filho, por esse motivo falo que teria que mudar de cidade, pois eu não sou da capital, mesmo por esse motivo, ele teria como pegar a guarda do meu filho? Ele tem transtorno bipolar e é mto ignorante.

    Obrigado

    R

    Rara Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 14h45min

    A distancia que eu ficaria seria de 280 km

    P

    pappai Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 16h47min

    não é pq ele é mau marido que seria mau pai.... vc gosta do seu pai??? caso não goste, vc gostaria de ter um pai bacana, né??? dê essa chance ao seu filho..... uma criança merece pai e mãe.... vc não é unica e e suficiente!!!

    R

    Rara Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 18h18min

    Gente pelo amor de deus, eu naum quero aqui mostra quem é melhor ou pior, só quero dizer que meu casamento com o pai do meu filho por parte dele não esta nada bom, ele e doente por mim, não deixa eu viver a minha vida, me prende a gente naum vive bem a 2 anos, praticamente des de quando nos casamos, ele mesmo pedi sempre o divorcio, mais quando eu aceito ele naum leva pra frente, tenho medo do meu filho começar a entender as coisas e ve nossas brigas que são constantes e nada construtivas, sei que ele ama o filho e como tb amo e mtoooo, mais separando um ou outro tem q ficar com guarda, só queria saber como é o caso entendeu pappai?

    E sei que sempre as mãe acabam ganhando, só se a mae maltratar etcs

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 18h54min

    Raissa, eu ja lhe respondi e lhe expliquei o que tem que ser feito. Todos os dias recebo casos como o seu , e ate hoje nao houve nenhum problema com as minhas orientacoes.

    D

    dinahz Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 20h02min

    Raissa00

    Não vá na conversa que as mães sempre ganham!!! Até dias passados, era assim, porque as mulheres eram donas de casa, se dedicavam ao lar e aos filhos e tinham um só marido. Hoje, as mães trabalham fora, casam mais de uma vez,ficando nas mesmas condições dos pais. Terão que delegar os cuidados/educação dos filhos para terceiros. (avós, babás, escolas) E os homens não se interessavam em disputar a guarda, mas isto está mudando. E as leis também. Você só precisa separar três coisas: uma é o casamento que acabou, não interessa mais aos pais a convivência, outra é o filho, a convivencia de pais e filho, não deve acabar.(deve existir mesmo a distância) Por isto é importante a guarda compartilhada. É bom para o filho, porque mesmo com a separação dos pais, ele continuará com pai e mãe, e a outra coisa é o amor, tanto pai quanto mãe teem amor pelo filho, não dá para medir quem ama mais. A guarda compartilhada, além de não deixar o filho "órfão" de um dos pais, obriga ou ensina os três (pai/mãe/filho) a separarem as coisas.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quinta, 09 de fevereiro de 2012, 20h27min

    Na guarda compartilhada os genitores devem sempre ter diálogo, caso contrário a coisa não vinga, sempre haverá uma batalha para cada coisinha.
    Além de quê dividir a criança em 2 ambientes com 2 rotinas, com 2 hábitos e valores só vai fundir a cabeça da criança que está em formação. Para adolescente até vai, afinal, eles já tem um entendimento do mundo.

    P

    Petrus-br Sexta, 10 de fevereiro de 2012, 9h25min

    Cara Raissa:

    Acabando com "eu acho que ouvi falar e não sei onde", acesse por favor:

    http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=103027

    Trata-se do SITE daqueles que, para alguns, não entendem nada mas vão aprender com pessoas dispostas a ensinar Direito a eles, afinal, trata-se apenas do SITE do STJ - Superior Tribunal de Justiça e a decisão é apenas da presidente da Terceira turma ! Mas aos poucos eles aprendem.

    Veja também:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm
    Repare que também trata de mudança de domicilio.

    Raissa, Direito não é matemática, nem sempre é exato. Veja que mesmo com as melhores intenções e por vezes até com entendimentos parecidos, eu e Rosa temos posições até próximas mas diferentes neste caso !
    A verdade é que certa A, B, ou C, que viverá isto será você.
    Assim sendo gostaria de perguntar e sugerir o seguinte: Não seria possível você e o pai da criança sentarem, talvez com algum parente ou amigo para mediar, e procurar chegar a um acordo antes de tudo ? Existe um antigo ditado de que um "mau acordo" é melhor que "uma boa briga" ! Afora isto, o processo é desgastante, demorado, sofrido, caro (honorários) e muito mais !
    Agora, se não for possível um acordo, vá ao magistrado explique tudo que explicou aqui e aí sim, com autorização judicial você poderá seguir sem risco algum!

    Abraços a todos e boa sorte

    R

    Rara Sexta, 10 de fevereiro de 2012, 10h39min

    Petrus então no caso o pai leva toda a vantagem é isso? Fica coma guarda do filho, mora na cidade onde ele tem tudo, e a mae fica sem nada, é isso? Pq no caso ele, ele tem tudo onde moramos, dês de trabalho ate amigos, e eu ninguem, tenho meu filho, me separando, eu iria ficar na cidade, só pr causa do pai do meu filho, e minha vida? Ela iria para, e a dele continuando a mesma, e outra a guarda ficando com ele, quem iria cuidar seria a mae dele, pois ele trabalha, e viaja tb, e no meu caso eu trabalho em casa, e teria o tempo todo para cuidar do meu filho, mais sem duvida iria voltar pra minha cidade, de onde eu sai só pra casar, nao quero tirar meu filho de pai, de avôs e tios paternos, ele vai ter a convivencia com eles sem duvida, só quero lutar para ter meu filho comigo, vc naum acha justo? Sou eu que cuido do menino o dia todo e noite, eu que fiquei nove meses, eu que fiquei com o corpo todo diferente de antes, mais com mto prazer, pq meu filho independente de qualquer coisa, foi o melhor que fiz na minha vida.

    Obrigado