S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 29 de fevereiro de 2012, 12h15min

    Claro que não vale como escritura, só o escritura no RGI vale como escritura.

    J

    Junior57 Quarta, 29 de fevereiro de 2012, 16h04min

    O contrato efetuado por instituição financeira tem sim valor de escritura pública, razão pela qual o mesmo não precisa tramitar por cartório para igual providência. Ele pode ser utilizado diretamente para averbação no Cartório de Registro de Imóveis, onde passará a constar, então, a transação efetuada. Vá ao RGI e dê entrada. Avisarão quando a matrícula estiver atualizada. Nada mais.

  • -1
    C

    Cristina SP Original - No FAKE Sábado, 03 de março de 2012, 3h35min

    Consulte pessoalmente um adv. é mais seguro.

    Junior57
    Com todo respeito, de onde tirou que o contrato vale como Escritura ?

    Explique por favor

    J

    Junior57 Segunda, 05 de março de 2012, 9h33min

    Reitero o quanto já expliquei. Contratos de venda efetuados por instituições financeiras têm força de escritura pública. Se há dúvida, dirija-se ao tabelião mais próximo e pergunte. Basta levar esse contrato no Registro de Imóveis para que eles averbem a venda à matrícula do mesmo. Nada mais.

    M

    Marcelo Felipe Segunda, 05 de março de 2012, 10h26min

    Correta a colocação do Junior;

    O contrato da C.E.F, tem força de escritura pública, todavia, deve ser levado a registro. Dispensa-se, portanto, quaisquer tramitações perante o cartório de notas.

  • -1
    C

    Cristina SP Original - No FAKE Sexta, 16 de março de 2012, 3h35min

    A tá.

    Sem registro nada vale, ok ?
    Que parte do bem imóvel só se transfere mediante o registro em cartório da Escritura, vocês não entenderam ?

    Faz favor ?

    Tradição ???? Como é que ocorre ? no Caso de bem imóvel ?

    Hello ???

    J

    Junior57 Sexta, 16 de março de 2012, 10h17min

    Meu Deus! Alguém sabe o que Cristina SP está dizendo, ou melhor, tentando dizer?

    M

    Marcelo Felipe Sexta, 16 de março de 2012, 11h15min

    Cara colega,

    Primeiro, se atente ou busque conhecimento sobre a forma de trasmissão de bem imóvel.

    O procedimento é em duas fases, primeiro faz-se a escritura (cartorio de notas) e depois o registro (cartório de registro de imóveis). O que foi dito é que o contrato da Caixa substitui a escritura, mas o seu registro é indispensável.

    J

    Junior57 Sexta, 16 de março de 2012, 13h16min

    Pois é, caro Marcelo. Parece que desde o início ela está tendo uma dificuldade de compreensão quanto ao que queria saber o consulente, qual seja:
    1. O compromisso feito por instituição financeira tem valor de escritura?
    - Sim
    2. Adequado deixar de levá-lo a registro no Cartório de Registro de Imóveis?
    - Não. É a forma definitva de comprovar que é sua a propriedade, quando consulta houver por terceiros.

    Heloooooooooo......kkkkkkkkkkkkk

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Domingo, 18 de março de 2012, 4h05min

    Caro Junior57

    Obrigada pela sutileza.

    M

    MEU NOME Quinta, 31 de maio de 2012, 0h13min

    Qual a fundamentação jurídica que dá suporte ao contrato alienação fiduciária da cef da dispensa de escritura pública através tabelião de notas?

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Quinta, 31 de maio de 2012, 0h19min

    Caro Colega Marcelo

    Obrigada por "desenhar" o que eu quis dizer!

    J

    Junior57 Quinta, 31 de maio de 2012, 17h59min

    As hipóteses em que é possível prescindir da escritura pública para a validade do negócio jurídico são: o compromisso de compra e venda de imóveis loteados (Lei nº 6.766/79, art. 26 (urbano); e art. 7º, Dec.Lei 2.375/87 (rural)), a venda e compra de imóvel de qualquer valor com financiamento mediante a contratação da alienação fiduciária em garantia, ou mútuo com alienação fiduciária em garantia imobiliária, nos termos do SFI (Lei nº 9.514/97, arts. 38 e Parágrafo único do art. 22, com redação dada pela Lei nº 11.076/2004), a compra e venda de imóvel de qualquer valor com financiamento do SFH (art. 1º da Lei nº 5.049/66, que alterou o art. 61 da Lei nº 4.380/64), e, naturalmente, qualquer negócio jurídico envolvendo imóvel de valor igual ou inferior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País, por força da exceção trazida no artigo 108 do Código Civil.

    Leia mais: jus.com.br/revista/texto/8964/a-indispensabilidade-da-escritura-publica-na-essencia-do-art-108-do-codigo-civil#ixzz1wU0Kjw00

    M

    MMachado- Adv-SP Quinta, 31 de maio de 2012, 18h16min

    Nossa!! Isso nao foi uma resposta. Foi uma surra nos palpiteiros de plantao!

    Milton Cordova Junior

    Milton Cordova Junior Terça, 09 de outubro de 2012, 17h39min

    SEMPRE o contrato particular elaborado pela CAIXA, pelo antigo BNH e todas as entidades do SFH tiveram força de escritura publica, conferida pela LEI 4380, art. 61.

  • -1
    T

    Thundder Sexta, 18 de janeiro de 2013, 15h26min

    Senhores,
    No momento do registro do Contrato de financiamento aprovado pela Caixa Econômica Federal pode ser exigido novamente do vendedor certidões pessoais?

    J

    Junior57 Segunda, 21 de janeiro de 2013, 12h58min

    A CEF não solicita - e não aceita - certidões negativas pessoais fornecidas pelos vendedores. Suas informações são obtidas por consulta interna da própria instituição financeira. Logo, não há custo nesse sentido. Se alguém está exigindo tais certidões, o faz por algum interesse pessoal.

    J

    Joana Cândido Terça, 19 de março de 2013, 12h22min

    Boa Tarde Junior57, estava lendo essas postagens e pude perceber que entende muito sobre o assunto.Farei minha monografia desse tema, gostaria de saber se pode me passar um email, ou facebook para trocarmos informações e me ajudar se for possível é claro!desde já agradeço!