Bom dia. Em caso de separação, como seria pensão alimenticia, com 3 filhos: No caso dos filhos ficarem com a mae: 1. o pai tem emprego fixo, num valor x e tem outras rendas, o valor da pensão recai sobre essas outras rendas? ou apenas sobre o salário fixo? 2. qual a porcentagem que vai pagar sobre seu salario? 3. tem um filho de 20 anos na faculdade? esse filho ainda recebe pensão? qual o valor da pensão? 4. No caso da mae ter emprego, como é dividido essa pensão? divide o valor dos gastos com a mae? 5. Se a mae tem salário fixo maior q o pai como fica? vai diminuir a pensão do pai? 6. Se não tiver como comprovar as rendas além do emprego fixo do pai?

Respostas

    M

    mabell Sábado, 24 de março de 2012, 13h55min

    No caso das dividas, financiamento de carro, apartamento, terão que ser divididas as contas?

    M

    mateus ad hoc Sábado, 24 de março de 2012, 15h50min

    Em Ações de Alimentos, afora casos excepcionais, devidamente comprovados, o juiz normalmente determina que o réu comprometa por volta de 30% da sua renda com o pensionamento de todas as pessoas a quem deve pagar alimentos.

    Se o filho estudante de 20 anos demonstrar que precisa da pensão para se manter, provavelmente conseguirá.

    Se o réu for o pai, e a mãe ganha mais que ele, isso pode influir para que o juiz decida por uma pensão um pouco menor pro pai pagar pros filhos.

    Se quem está pedindo pensão indicar pro juiz indícios de que o réu tem rendas além do emprego fixo, pode ser que o juiz defira requerimento do autor pra que a Receita Federal, a Junta Comercial, os Bancos, etc., indiquem bens ou rendas dele até então desconhecidos do requerente.

    O

    Osvaldo Sergipe Sábado, 24 de março de 2012, 15h50min

    1. o pai tem emprego fixo, num valor x e tem outras rendas, o valor da pensão recai sobre essas outras rendas? ou apenas sobre o salário fixo?
      Se tiver acordo em relacao a esses questionamentos, vale o acordo. Se nao tiver, o calculo é sobre o valor que puder ser provado documentalmente.

      2. qual a porcentagem que vai pagar sobre seu salario?
      De 15 a 33%

      3. tem um filho de 20 anos na faculdade? esse filho ainda recebe pensão? qual o valor da pensão?
      Sim, recebe. É no maximo 33% para os 3 filhos, ou seja 11% para cada, no caso de porcentagem menor, se divide por 3 para saber a porcentagem de cada filho. Por ser 3 acredito que consigam o teto maximo.

      4. No caso da mae ter emprego, como é dividido essa pensão? divide o valor dos gastos com a mae?
      É determinado um valor ou uma porcentagem de acordo com a possiblidade do pai em pagar e a necessidade dos filhos em receber, os gastos tem que ser dividido com a mae sim, no caso a pensao sera um auxilio para a mae sustentar os filhos.

      5. Se a mae tem salário fixo maior q o pai como fica? vai diminuir a pensão do pai?
      Geralmente nao, mesmo que a mae ganhe 10.000 e o pai 1 salario, mesmo assim ele ainda tem que contribuir de acordo com a sua possibilidade.

      6. Se não tiver como comprovar as rendas além do emprego fixo do pai?
      Ai, os descontos incidem somente sobre o que puder ser provado, ou o que for acordado entre as partes.
    M

    mabell Sábado, 24 de março de 2012, 19h48min

    1. é necessário ter um motivo pra separar? eu preciso explicar esse motivo, no caso de traição, preciso colocar meus problemas pessoais no papel?
      2. Os valores aplicados em conta serão divididos?
    O

    Osvaldo Sergipe Sábado, 24 de março de 2012, 20h40min

    1. é necessário ter um motivo pra separar? eu preciso explicar esse motivo, no caso de traição, preciso colocar meus problemas pessoais no papel?
      Nao, o motivo de nao desejar mais ser casada , ja é um motivo, nao precisar se explicar em detalhes.

      2. Os valores aplicados em conta serão divididos?
      Deverao.
    M

    mabell Sábado, 24 de março de 2012, 22h34min

    Humm. Obrigada.

    J

    Jo2012 Quarta, 28 de março de 2012, 13h15min

    Olá boa tarde!
    Gostaria de saber o seguinte, meu esposo tem 4 filhos de outro casamento que mora em outro Estado ele ajuda no que pode ele ganha apenas um salario e as vezes ele manda 200, 300 e as vezes ate roupa ele manda para as crianças, mas a questao é a seguinte a mae das crianças ta sempre reclamando que é pouco entao ele quer saber Como Fazer para legalizar a pensao e se nao é preciso ele ir lá na cidade onde mora seus filhos, e mais uma questao no caso do salário dele quanto ele ira pagar de pensao?
    De ja gradeço.
    Obrigada!

    O

    Osvaldo Sergipe Quarta, 28 de março de 2012, 14h07min

    Ele tem que ir ate a cidade onde as crianças moram para reularizar o valor da pensao.
    Como ele ganha 1 salario e nao tem como comprovar rendar, geralmente o juiz determina 33% do que ele ganha, ou seja 33% de 1 salario minimo.

    J

    Julianna Quarta, 28 de março de 2012, 14h36min

    Aí, com 33% do salário mínimo a mãe das cças vai ver o que é pouco...

    J

    Jo2012 Quinta, 29 de março de 2012, 9h40min

    Ok! Muito obrigada pela resposta.
    Abraços!!

    A

    Aline.campos.... Terça, 05 de março de 2013, 13h34min

    olá boa tarde,meu namorado tem um filho de 4 anos, a mãe da criança morre de raiva de mim por que a criança me adora,e ela nao aceita que o pai tenha relacionamentos pq ela alega que ele nao tem condições de se relacionar pq ele é um doente,enfim é um relaciomaneto complicado o dele e da mãe do filho dele,tenho 2 anos com ele nesses 2 anos passei um perrengue pq ela se metia no nosso relacionamento e tentava fazer com q eu ficasse contra ele....O que realmente queria saber é que ela ta alegando que ele vive uma vida de luxo comigo sendo q ele recebe 678,00 reais,ela invento muitas coisas pro juiz que ele possue nextel q ele tem boa renda enfim o que gostaria de saber se ele teem q pagar 30% do salario dele???? ela diz que tem gastos de mil reais com a menina diz ter comprovantes para comprovar o que ela alega.mesmo ele recebendo pouco é obrigado a arcar com os gatos que ela diz...a criança so tem 4 anos e a mãe diz q gasta luz internet telefone televisão aluguel condominio....

    J

    Julianna Caroline Terça, 05 de março de 2013, 13h57min

    aline

    Ela pode alegar o que quiser ao juiz.
    Provar é que fica difícil.
    O seu namorado deve apresentar a Carteira de Trabalho ou o holerite pra comprovar que só recebe 678 reais e o que ele será obrigado a pagar é o juiz que vai determinar, mas o máximo é 33% do que ele ganha comprovadamente.
    Uma cça de 4 anos usa internet, tv a cabo, televisão?
    A pensão é para a cça, os gastos da cça, alimentação, vestimenta, calçado, medico, educação, moradia. Não importa se ela diz que gasta mil reais.
    Essas despesas de aluguel, condomínio, telefone, etc etc etc é ela que tem que arcar.
    Ou será que se a cça não morasse com ela não teria que pagar nada disso??
    Diga a seu namorado pra procurar um advogado para representá-lo nessa ação e rebater o que ela alega com as provas q ele tem.
    Boa sorte**

    A

    Aline.campos.... Terça, 05 de março de 2013, 14h38min

    Tambeem acho Julianna!!!

    OBRIGADA PELA DICA

    :)

    Boa tardeee

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 05 de março de 2013, 14h39min

    Vai ver a criança mora sozinha..........

    M

    mateus ad hoc Terça, 05 de março de 2013, 15h37min

    É a típica mãe que quer sustentar a si própria com a pensão dos filhos.

    L

    Leane Quinta, 08 de janeiro de 2015, 11h01min

    Bom dia,
    Estou casada a quase 5 anos, e somo casados em comunhão de bens, o que temos e uma casa pequena que fizemos em cima da casa da minha mãe, que por sinal quem gastou mais pra fazer na época foi eu, mais sei q isso não vem ao caso, ele saiu de casa a 1 mês, e queria muito saber como prosseguir com a separação, como seria feita, quais meu direitos e deveres, temos uma filha de 4 anos e estuda já, e eu trabalho ganho pouco a mais que um salário, ele ganha quase 3 salários, pode me tirar essa duvida?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 08 de janeiro de 2015, 20h47min

    Ele terá direito a metade do valor gasto na construção da casa, não importa quem desembolsou o dinheiro. Terá tmb direito a metade dos móveis comprados na constância da união.

    A criança tem direito a pensão alimentícia que não passará de 30% dos rendimentos dele, se chegar a tanto, pois a pensão tmb considera a real necessidade básica do alimentado.

    Procure a Defensoria Publica e inicie o processo do divórcio.

    D

    danieli iasmim Sexta, 13 de novembro de 2015, 10h33min

    Ola.
    o pai da minha filha ganha 1 salario e meio na carteira,mais ele recebe por fora 5% do q a empresa ganha por mes,tem carro do ano,casa nao paga aluguel pois mora na empresa,so tem dispesa cm ele e a mulher e paga uma pensão pra um filho de 180.mais como faço para prova que ele ganha por fora?