C

    carl0910 Sexta, 04 de maio de 2012, 9h40min

    Pensão alimenticia é até 18 anos comppletos.

    Após 18 anos o Pai passa a pagar pensão alimenticia maioridade.
    Se o filho (a) estiver cursando Faculdade até 24 anos.

    Não precisa entrar na justiça é automatico.

    Pare de pagar e pronto, não será preso.

    Boa sorte!!!

    D

    darcilenejm Sexta, 04 de maio de 2012, 9h42min

    Meu marido paga para filho de 24 anos, e a advogada disse que, enquanto o filho estiver fazendo a graduação nem adianta pedir a exoneração... independentemente de idade.

    A

    Adv. Julia Sexta, 04 de maio de 2012, 9h45min

    Pensão alimenticia é até os 18 anos. Mas a cessação não é automatica !Tem que pedir exoneração na justiça...
    Cuidado com as respostas equivocadas !

    C

    clahra Sexta, 04 de maio de 2012, 9h47min

    PAULO,tem que pedi na justiça a exoneração,não é automatico não.se vc não for na justiça e parar de pagar podera ser cobrado depois.

    C

    carl0910 Sexta, 04 de maio de 2012, 9h48min

    Não é bem assim não!!!

    Imagina uma pessoa adulta terminar a faculdade com 30 anos.
    Nem juiz irá permitir, um Filho(a) bem de saúde, possa trabalhar para manter os estudos.
    E o Pai pagar pensão até a faculdade acabar.

    É ATÉ 24 anos cursando a faculdade.
    E até 18 anos sem a faculdade.

    Sei disso pois minha irmã recebeu até 24 anos e depois não recebeu mais nada.
    Passamos até vergonha quando fomos consultar um Advogado e disse que não poderia mais receber.
    E minha irmã estava curasando a faculdade e teve que trabalhar para terminar de pagar.

    C

    carl0910 Sexta, 04 de maio de 2012, 9h50min

    Não precisa entrar na justiça é automatico sim.
    Pois meu Pai parou de pagar e fomos atrás e Conversarmos com um amigo Advogado.
    Disse que não precisa é automatico.
    Isso há 2 anos atrás.

    Pois já atingiu a maioridade.

    A

    Adv. Julia Sexta, 04 de maio de 2012, 9h51min

    Nandinha,
    O que eu escrevi é que o pai não pode simplesmente parar de pagar pensão. Tem que ajuizar ação pedindo exoneração.
    Foi essa resposta equivocada que vc deu !

    A

    Adv. Julia Sexta, 04 de maio de 2012, 9h52min

    Então seu amigo advogou para o seu pai, sinto muito.

    A

    Adv. Julia Sexta, 04 de maio de 2012, 9h56min

    Vide sumula 358, do STJ...
    "Cancelamento de Pensão Alimentícia de Filho - Maioridade - Contraditório
    O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos."

    C

    carl0910 Sexta, 04 de maio de 2012, 9h59min

    DFF-SP

    Eu Foi Clara e ObjetivaNão precisa entrar na justiça é automatico.

    Pare de pagar e pronto, não será preso.

    Não seu amigo advogou para o seu pai

    Estou dizendo que Passei.

    Vc diz Sim eu Digo Não.

    Cada um com sua Opinião OK!!

    Abraços!!!

    C

    clahra Sexta, 04 de maio de 2012, 10h07min

    dff-sp,estar certo,pois exoneração é so pela justiça,a não ser que o pai paque de boca sem acordo judicial.

    C

    Censurado Sexta, 04 de maio de 2012, 10h16min

    Vcs estão dando atenção à Nandinha123? Ela é leiga, só vive palpitando por aqui.

    Nandinha123, por favor, não fale sobre o que desconhece, sei que a sua intenção é ajudar mas vc pode atrapalhar quem precisa de ajuda com essas orientações equivocadas

    Att

    Ivan

    A

    Adv. Julia Sexta, 04 de maio de 2012, 10h17min

    Bom Nandinha, é claro que vc não é advogada né ?

    Paulo, ajuize ação solicitando exoneração da pensão. Se vc parar de pagar pode ser preso ou sofrer uma execução.

    Saudações a todos...

    D

    darcilenejm Sexta, 04 de maio de 2012, 10h25min

    Nandinha... Se parar de pagar aos 18 sem ter obtido autorização judicial, o filho entra na justiça com uma execução de alimentos pedindo tudo o que deixou de ser pago (para essa dívida o pai pode indicar bem à penhora). Com relação ao devido nos últimos 3 meses o filho entra com outra ação (paralelamente à primeira), só que nessa segunda ação o pai paga ou vai preso.

    Pesquise as leis e verás que ATUALMENTE é assim que funciona.

    C

    carl0910 Sexta, 04 de maio de 2012, 11h41min

    POR FAVOR não me julguem pois não estamos nos tribunais OK.

    Não sou Advogado e sim sou leitora conheço sim amigos Advogados que também partcipam desse site.

    Pelo que sei ser Leiga não é ser Leitora.

    Esse Site é livre e reponde e palpita quem Quiser.

    Senhor Ivan, Por Favor eu sempre respondo com educação e Palpito sim.
    Pois o que conheço e já passei devido a minha separação e pensão ao meus filhos.
    Passo minha Experiencia aqui.

    Então Faça meu Favor de Respeitar os leitores Ok

    E sim esse site é livre .

    Abraços e Bom dia Sr Ivan!!!

    M

    MMachado- Adv-SP Sexta, 04 de maio de 2012, 11h58min

    Nandinha,
    Um caso que foi tratado de forma errada mas que no final acabou dando certo, não torna certo o que é errado.
    Seu pai parou de pagar a pensão sem entrar com pedido de exoneração. Isso só não gerou problemas porque vocês não fizeram nada a respeito, isto devido ao fato de que foram orientadas de maneira errada, mas isso não é a regra.
    Uma orientação equivocada destas pode gerar inclusive a prisão da pessoa que fez a pergunta, o que é muito grave, portanto, apesar de ser um forum livre, é importante que haja alguma responsabilidade nas afirmações.

    C

    carl0910 Sexta, 04 de maio de 2012, 12h04min

    Nossa Digo e repito.

    Eu passo informações do que são vividas e passadas por mim.
    Então se é certo ou errado .
    Eu Não sou culpada.

    Agora Por favor chegam de discussões.

    Abraços a todos e Bom final de semana!!!

    Sem Mais....

  • -1
    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Sexta, 04 de maio de 2012, 12h21min

    Antes dos 24 anos, a exoneracao nao é automatica. Tem que se pedir judicialmente.
    Com 24 anos, a mesma pode ser cessada sem acao na justiça.

    C

    Censurado Sexta, 04 de maio de 2012, 12h25min

    Súmula 358 do STJ.

    T

    Thais Nunes Sexta, 04 de maio de 2012, 12h43min

    Para a empresa cessar o desconto é mais que necessário entrar com ação de exoneração. Não é automático.