Olá,

Estou afastado pelo INSS desde o ano passado e sempres recebi o PIS. Este ano fui verificar o valor e so tem os rendimentos. Liguei para a empresa e a mesma me informou que o INSS que tem que informar na RAIS, isso procede. Até onde sei que informa a RAIS é a empresa já continuo tendo vinculo com a mesma, já que foi acidente de trabalho e o FGTS é recolhido normalmente. Algume pode me auxiliar?

Respostas

    A

    Adriana M Araujo Terça, 31 de julho de 2012, 18h49min

    INSS não informa RAIS, é obrigação da empresa, se vc trabalhou pelo menos 30 dias no ano passado e recebeu ate 2 salarios minimos vigente tem direito ao abono...

    G

    Geka Quarta, 01 de agosto de 2012, 13h54min

    Muito Obrigada pela sua resposta. mas no caso eu estive afastado todo o ano passado.
    A empresa não me informou na RAIS. Disse que o INSS que deveria informar, pois eu não recebi remuneração com a empresa e sim pelo INSS. Com isso não existe abono para mim.
    Onde deve ir a CEF ou ao MTE.

    No aguardo,

    A

    Adriana M Araujo Quarta, 01 de agosto de 2012, 15h55min

    aee, se vc esteve afastada todo o ano de 2011, realmente vc não é relacionada na RAIS pq não tem PIS a receber, mas se trabalhou no minimo 30 dias a empresa deveria ter lhe informado...

    G

    Geka Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h06min

    Me desculpe, não entendi. Não sou informada na RAIS e como fica minha situação, fico perdida?
    Eu acho que devo ser informada, já que houve depósito de FGTS, já que estou afastada por ACIDENTE DE TRABALHO.

    A

    Adriana M Araujo Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h10min

    Vc é informada como afastada pela previdencia, se vc não laborou 30 dias no mínimo em 2011, mesmo sendo informada na RAIS o governo não vai lhe conceder o PIS este ano, o FGTS é depositado, pois em acidente de trabalho a empresa esta obrigada a efetuar o deposito, mas o governo não vai fornecer o PIS se afastada todo o ano de 2011...

    G

    Geka Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h17min

    Então quem está afastada por acidente de trabalho, mesmo com remuneração de menos de 2 salários mínimos, não tem direito ao PIS?

    A

    Adriana M Araujo Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h20min

    Indiferente se o motivo do afastamento é oriundo do trabalho ou não, o fato é que vc não laborou durante o ano de 2011 nem 30 dias e infelizmente o governo não da dinheiro assim para funcionário nenhum, logo vc não receberá o PIS se não TIVER TRABALHADO NO MÍNIMO 30 DIAS NO ANO PASSADO...

    G

    Geka Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h24min

    Bom,então há algo errado, pois estou afastada desde o ano de 2008 e sempre recebi o PIS. Esse ano deu esse problema porque o rapaz do DP, como eu disse mais acima, alegou ser o INSS que deveria informar a RAIS, como sei que essa resposta que ele me deu é um absurdo, resolvi procurar ajuda.

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h25min

    Comentário apagado pelo usuário

    G

    Geka Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h27min

    Sempre recebi o Abono (1 salário minímo), desde o ano de 2008.

    G

    Geka Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h30min

    Sou cadastrado no PIS desde o ano de 1983, nunca recebi o abono, sempre os rendimentos (juros), por sempre ter meu salário maior do que 2 salarios minimos. E sempre ter trabalhado minha vida inteira, não só 30 dias no ano.

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h30min

    Comentário apagado pelo usuário

    G

    Geka Quarta, 01 de agosto de 2012, 16h34min

    Vanderlei, ele não disse nada a respeito do FGTS. O FGTS é depositada pela empresa, já que estou afastada por Acidente de Trabalho.
    O que ele disse foi que o INSS era quem deveria informar a RAIS. Esse foi o absurdo.
    Sei que quem informa é a empresa, mas parece que ele não sabe.

    A

    Adriana M Araujo Quarta, 01 de agosto de 2012, 17h25min

    Esperemos outros participantes, ao meu ver vc não recebe...

    Deixo para a Insula...

    E

    emanuelllle Quinta, 08 de agosto de 2013, 13h50min

    oi boa tarde estive afastada pelo inss de janeiro de 2012 ate abril de 2012 pelo auxilio doença fiquei 1 mes e meio sem receber pelo inss e pela empresa retonei na metade do mes de junho porem foram faltas que a empresa colocou no dia 3 de juho fui mandada embora e cumpri aviso previo indenizado do dia 3/07/2012 á 05/07/2012 eu tenho direito de receber abono salarial

    E

    emanuelllle Quinta, 08 de agosto de 2013, 14h03min

    oi boa tarde estive afastada pelo inss de janeiro de 2012 ate abril de 2012 pelo auxilio doença fiquei 1 mes e meio sem receber pelo inss e pela empresa retonei na metade do mes de junho porem foram faltas que a empresa colocou no dia 3 de juho fui mandada embora e cumpri aviso previo indenizado do dia 3/07/2012 á 05/08/2012 eu tenho direito de receber abono salarial?

    R

    Representando Quinta, 08 de agosto de 2013, 16h39min

    Relação Anual de Informações Sociais- RAIS. Informações sobre o trabalhador entre Empresas e Ministério do Trabalho e Emprego. O problema é que no Brasil poucas informações são dadas ao trabalhador. Quando o trabalhador é afastado do trabalho a Empresa informa na RAIS então o MTE tem conhecimento do afastamento sendo o abono PIS uma relação de trabalho efetivo o trabalhador afastado não recebe abono porém recebendo os rendimentos das cotas creditadas em sua conta PIS. Sendo que pode o trabalhador afastado do trabalho apitar por receber os rendimentos ou acumular nas cotas em sua conta PIS.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Segunda, 12 de agosto de 2013, 0h46min

    Confirmo que o afastado é informado na RAIS.

    R

    Representando Quarta, 14 de agosto de 2013, 15h32min

    Obrigação da empresa.

    V

    viniciogd Terça, 28 de janeiro de 2014, 11h38min

    gostaria de saber) sou motorista carreteiro e sofri um acidente de trabalho cai da carreta na plataforma de descarga e rompi total o nervo
    do manguito rotador do ombro (E) fiquei afastado até 2012 o inss me
    deu alta como não podia trabalhar entrei com uma ação na justiça contra o inss e estou aguardando cirurgia no hc de ribrirão preto ganhei na primeira estançia mais o inss recorreu e não estou recebendo do inss a
    firma ten alguma obrigasão de me pagar algum salario