Bom dia!

Meus pais venderam uma moto a mais de um ano, fizeram todo o processo de documentação para a venda no cartório e temos o protocolo autenticado em casa, porém a pessoa não fez a transferência. Pela segunda vez chegou uma multa em casa e a pessoa disse que vendeu essa moto pra outra pessoa que não conhecemos, que ficou responsável por fazer essa transferência, e que vai tentar contato com a pessoa para as devidas providencias. Quando a moto foi vendida ela tinha divida de documentação e algumas multas, então ela foi passada pra ele pra que sana-se a mesma e assim ficaria com ela.

Além de bloquear o documento da moto no Detran quais as medidas legais que posso fazer para sanar futuros problemas? Existe a possibilidade de entrar com um processo? Ou tentar recuperar a moto caso o mesmo não tem pago nada dela?

Obrigada e no aguardo!

Respostas

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quarta, 08 de agosto de 2012, 7h55min

    Talita!

    Inicialmente, faça o bloqueio no DETRAN.

    Posteriormente, impetre uma ação judicial com a finalidade de transferir as penalidades por débitos e/ou infrações de trânsito ocorridas após a venda.

    Isso é necessário para que o judiciário force o DETRAN a transferir todas as penalidades para o novo proprietário.

    Sugestão para os consulentes que estão lendo esta postagem: ao vender um veículo, o vendedor deve providenciar a transferência por sua própria conta. Isso evita problemas futuros.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    S

    Simone Lucarelli Terça, 28 de agosto de 2012, 21h16min

    Ola, estamos com um caso parecido: Meu sobrinho trocou o carro em uma agencia em 2007 onde fez todo o trâmite de reconhecer firma do documento de compra e venda, porém não ficou com nenhum comprovante e esta semana recebemos uma carta do "CADIM" onde só então descobrimos que o veículo não passado para o nome do atual proprietário, em contato coma agência o dono nos informou que não há a necessidade de ficarmos preocupados e não tomou nenhuma providência.
    Qual seria o procedimento correto neste caso?? Pois existem multas também a serem pagas?? Posso bloquear o documento????

    E

    Elisangela Quirino Terça, 28 de agosto de 2012, 21h45min

    Olá !!! Boa noite
    em 2006 meu ex marido vendeu um carro na cidade de araras (sou de dois corregos) fiz todo o tramite de ir no cartorio.
    O estacionamento não existe mais , e também não tenho nenhum documento que prove esta venda já que meu ex se recusa a me fornecer algum documento. Esta semana recebi uma carta do cadim onde consta que tenho uma divida de 5 mil reais em ipva...Já que o mesmo nunca foi recolhido.
    Em 2010 recebi uma carta onde constava que este mesmo carro iria pra leilão e caso eu tivesse interesse em quitar a dívida era pra eu entrar em contato. Me recordo de ter ligado para tal numero e a pessoa que me atendeu disse que se não me interessava era pra desconsiderar o aviso.
    Acredito que este carro não está em movimento pois caso contrario eu teria recebido multas com certeza. Por favor me de uma luz, não sei por onde começar a resolver....Antecipadamente agradeço.

    E

    Elisangela Quirino Sábado, 01 de setembro de 2012, 9h43min

    Olá não tive uma resposta ainda...por favor estou em pânico!!!

    C

    Consultor ! Sábado, 01 de setembro de 2012, 9h50min

    Basta o vendedor comunicar a alienação ao Detran !!!!!!!!!

    E

    Elisangela Quirino Quarta, 05 de setembro de 2012, 10h04min

    Não tenho nenhum documento que prove que não tenha mais o carro como posso comunicar o Detran a alienação.

    E

    Elisangela Quirino Quinta, 06 de setembro de 2012, 23h45min

    Como. , se não tenho um documento q prove q este carro não é meu.

    C

    Consultor ! Sexta, 07 de setembro de 2012, 0h03min

    Se vc nao tem o documento, tem de produzir um. Pode ser uma declaração pública feita em cartório ou judicialmente. Veja diretamente no Detran.

    E

    Elisangela Quirino Terça, 11 de setembro de 2012, 12h19min

    Muito obrigada...abraço.

    Gilton Pacifico

    Gilton Pacifico Quarta, 22 de abril de 2015, 16h58min

    poxa se fosse possível,eu queria um ajuda ou uma orientação pós vendi uma moto fiz o procedimento no cartório mas a pessoa que eu vendi ele vendeu pra outra pessoa e agora tá chegando multa pra mim.....o que eu faço......me ajude por favor se não vou perder a minha carta.......

    Re Sousa

    Re Sousa Quarta, 10 de junho de 2015, 20h15min

    ola tenho uma moto assinei o recibo mais naõ tranferi mais vrio umas notificaçaõ de imposiçao de penalidade o que posso fazer porq to tirando minha cnh.

    a e como fasso para bloquea a moto

    Ju LQ

    Ju LQ Quarta, 17 de junho de 2015, 11h40min

    Boa tarde passei meu veiculo para um rapaz a mais de um ano mas ele não transferiu o carro p nome dele e agora recebi uma carta q ele foi pego c o carro e esta no pátio a 3 meses. Só tenho um termo em cartório de que ele assumia a responsabilidade de td que ocorrese c o carro isso me ajuda? Ou nao tem valor nenhum se puder me dar uma resposta des de já agradeço estou desesperada pq vou ter q responder um processo

    J

    JEFFERSON Quarta, 17 de junho de 2015, 11h46min

    Peça bloqueio do registro do veiculo junto ao detran.

  • -1
    Sergio Wander Araujo

    Sergio Wander Araujo Segunda, 03 de agosto de 2015, 21h22min

    Vc deve entra com uma Ação Declaratória de Negativa de propriedade de veículo

    R

    rubens leite da costa -cleo amaro de oliveira martins- rildo miranda - oab9447/RS Segunda, 03 de agosto de 2015, 21h43min

    Façam o seguinte : Vão até um CRVA , e peçam uma Certidão do Registro , aparecem multas, e IPVas Seguros ,pagos ou devidos e pode localizar endereços e nomes das partes Assinem la documento informando referente a Venda e termos para que assumam multas e transferencias .. Tendo copias do Recibo da Venda compareçam no Registro de Protestos e peçam para registrar a venda contra terceiros !Bem segundo um Desembargador no Tribunal de Justiça isso previne situações de riscos futuros, comoi perdas e danois ou dano moral de acidentes contra terceiros mesmo que de boa fé ! Após se isso não se der continuando a problemas , interpor uma ação declaratória nas pequenas causas com os endereços certos das partes envolvidas e com quem esta o veiculo ou moto e anexar a todos os documentos pedindo multa diária para transferências ou deposito do bem e junto para descasos ou não comparecer ante o Juiz D E S O B E D I E N C I A A O R D E M L E G AL (P R I S Ã O C O M B L O U E I O DE B E NS E C O N T A S B A N C A R I A S SISTEMA JUSBACEN )

    Wilmar Monteiro

    Wilmar Monteiro Segunda, 25 de julho de 2016, 12h51min

    Boa tarde a todos!
    preciso de uma ajuda, não sei o que fazer!!!
    em 2009 vendi uma moto para um amigo deixei tudo certo pra ele transferir, poque eu iria viajar.... até ai tudo bem...
    ele não passou a moto para o nome dele e ficou pegando multa... enfim o que ficou pior é que ele vendeu a moto pra outra pessoa a agora essa pessoa não está pagando o IPVA então sujou o meu nome, como faço pra resolver isso??
    e tambem ta mais dificil é pq fica em outro estado
    no aguardo.

    Ana Nascimento

    Ana Nascimento Terça, 09 de agosto de 2016, 17h40min

    Queria sabe se eu posso ir na delegacia pra quecha

    Lag Lag

    Lag Lag Quinta, 22 de setembro de 2016, 14h32min

    Comprei um carro, e a pessoa não passou no meu nome, pois era documento de gaveta.Paguei todo o carnet e vendi o carro para um terceiro, o carro ainda continuo no nome do primeiro, que recebeu multas altas.Ele pagou e quer cobrar de mim.O que devo fazer? Posso entrar na justiça alegando o que? Pois este terceiro sumiu com o carro e não me pagou.

    W

    Wagner Terça, 28 de fevereiro de 2017, 22h12min

    Boa noite.
    Em 2014 vendi um veículo com multas à uma pessoa que se comprometeu em pagar.
    Essa pessoa não pagou e vendeu à um terceiro, foi feito os trâmites legais e o mesmo já está a quase 3 anos com o veículo sem transferir a documentação, também não pagou as multas e já levou mais 17 multas.
    Por causa das multas que o primeiro comprador não pagou meu nome está no CADIM.
    O que posso fazer nesse caso para que meu nome saia dol CADIM?
    Desde já obrigado!