Prezados colegas. Minha dúvida é simples. Queria saber, levando em consideração a expertise profissional dos senhores que já lidaram alguma vez com processo de naturalização de estrangeiro, quanto tempo demora, em média, até sair a decisão que reconheça a naturalização de estrangeiro em nosso país pelo Ministério da Justiça nos termos da Lei n. 6815/1980?

Por fim, após o procedimento de naturalização e a pessoa reconhecida como brasileira naturalizada, esta poderá adquirir propriedade rural sem ter que se submeter as regras de limitação à aquisição de imóvel rural para estrangeiros previstas no artigo 3, incisos da Lei 5709/1971 ?

Muito obrigado por quem puder me dar uma luz nesse túnel escuro da dúvida!!! Att, Luís Felipe

Respostas

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 16 de novembro de 2012, 1h00min Editado

    Boa noite Luis Felipe,
    O processo de naturalização por não ser um processo tão simples como o de reunião familiar, pois envolver muitos órgãos a serem pesquisados, tais como:Interpol, Justiça Estadual, Federal, diversos Cartórios, Receita Federal, Ministério da Trabalho, etc, etc, etc. Demora em média 2 anos, já casos que demoraram mais de 2 anos, principalmente em relação a países não Ocidentais, pois envolve entraves burocráticos entre as Chancelarias desses países com o nosso.
    Após a naturalização, os únicos impedimentos pela lei, são os cargos públicos, tais como: Oficial do Exercito, Presidente, etc. Sendo que para as demais coisas, você não terá limite, inclusive podendo ser deputado, já pensou que ...
    Atenciosamente,

  • -1
    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 03 de dezembro de 2012, 10h52min

    Tudo depende da Policia Federal. Fiz em cidade pequena. Levou 7 meses. Geralmente quem faz em São Paulo ou Rio de Janeiro demora 2 anos.

    M

    Moh Z Roy Quinta, 11 de setembro de 2014, 10h36min

    bom dia a todos,
    meu processo é com o setor de naturalização, em Brasília. alguém sabe quanto tempo para procedimento lá? Polícia Federal levou um ano para enviar
    o meu processo para Brasília
    assim que eu quero saber mais ou
    menos quanto tempo pode demorar em Brasília?

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 12 de setembro de 2014, 21h15min Editado

    Boa noite Moh

    Infelizmente não existe prazo para o deferimento do processo, e posso lhe falar com certeza, que será longo, não acredito que com menos de 01 ano lá em Brasilia, o seu processo seja analisado e deferido, e sem contar o prazo que o juiz leva para lhe entregar o certificado de naturalização, pois o último que acompanhei, só para entregar o certificado, o juiz demorou sem exagero, 01 ano.
    Espero de coração que seja mais feliz que este meu amigo.
    Att.

    Honorio -

    M

    Moh Z Roy Domingo, 14 de setembro de 2014, 23h04min

    HONORIO, Muito obrigado por responder em detalhes, eu estou pensando se há
    alguma forma legal para prosseguir este processo mais rápido através de advogado ou escritório de advocacia. o reaso
    disso é porque nos próximos
    meses o meu passaporte é devido
    a expaire assim renovar passaporte
    obrigado a visitar a embaixada do
    meu país, em Brasília, e que é
    custar dinheiro em viagens, taxa e
    alguns dias. mais uma vez, muito
    obrigado por sua explicação e
    responce rápida.

    Atenciosamente
    Moh

    Ä

    ĺizandra Segunda, 29 de setembro de 2014, 18h20min

    Boa noite
    hoje eu eu dei entrada para minha carteira identidade estrangeiro. Eles me deram um prazo de 90 dias. O que eu queria saber e quanto tempo apos receber a minha carteira eu posso dar entrada para a minha naturalizacao? Sou casada com uma brasileira.

    H

    Honorio Suspenso Segunda, 29 de setembro de 2014, 20h52min Editado

    Boa noite Lizandra,

    Só poderá requerer a naturalização depois de 01 que for registrada como residente permanente.
    Att.

    Honorio

    Ivy Araya

    Ivy Araya Quarta, 06 de maio de 2015, 20h32min

    O do meu esposo já está em processamento há quase 3 anos ,cada vez que entro na pesquisa do processo apresenta 31 pendências ,mandei um email e informaram que entra em um cadastro nacional.

    I

    Iraklis Hatziefstratiou Sexta, 26 de agosto de 2016, 6h32min

    Estou no Brasil com RNE a 57 anos. Casado som brasileira e tenho 7 filhos brasileiros, sou aposentado e quero me natuealizar ja que sou muito mais brasileiro que muitos nascidos aqui.
    Gostaria de saber quanto tempo demora o resultado e se sendo um tempo longo tenho direito sair do pais para turismo ou motivo de saude usando o meu passaporte estrangeiro.

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 29 de agosto de 2016, 15h49min Editado

    Boa tarde Iraklis,

    Atualmente o processo de naturalização demora em média uns 6 meses, pelos é a promessa do Ministério da Justiça. No seu caso por ter mais de 15 anos como residente permanente, o seu processo é de naturalização extraordinária. Durante o trâmite do processo poderá sair do Brasil, desde que comunique na Polícia Federal, principalmente nos primeiros 90 dias , pois pode haver alguma entrevista ou investigação neste período. ok?
    Qualquer dúvida adicional, estamos à disposição
    Atenciosamente,

    Honorio

    Joel Nolberto González

    Joel Nolberto González Quarta, 26 de outubro de 2016, 9h32min Editado

    Bom dia, ontem fui à Polícia Federal a dar entrada ao processo de naturalização e pediram 6 meses, esquecí de perguntar se poderia sair do país após dar entrada ao processo pois teno uma viagem marcada para metade de dezembro. será que eu posso sair do país ou terei que esperar até os 6 meses do prazo tiverem concluido

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 31 de outubro de 2016, 15h41min Editado

    Boa tarde Joel,
    Simples fato de dar entrada no processo de naturalização, não termina o trâmite. Pois todos os documentos apresentados serão analisados suas veracidades, se não existe alguma inconsistências, divergências de nomes. Sem contar, que ainda será entrevistado, e deverá fazer também um teste de português ,
    Mas caso, já tenha sido entrevistado e feito o teste de português, que são procedimentos obrigatórios à instrução do processo de naturalização, e o seu processo já estiver sido encaminhado para Brasilia, não vejo problemas para viajar,
    Atenciosamente,

    Honorio

    Larissa Neves de Faria

    Larissa Neves de Faria Quarta, 09 de novembro de 2016, 20h37min

    Boa noite. Minha amiga é casada e entrou com processo de naturalização. Ela já foi entrevistada tanto no trabalho quanto em sua residência. De acordo com a PF agora terá que fazer uma prova de português. Vc teria uma noção de quanto tempo leva agora, da marcação dessa prova até o fim do processo?

    H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 11 de novembro de 2016, 19h51min Editado

    Boa noite Larissa,

    O processo atualmente, está bem rápido, caso esteja devidamente instruído com todos os documentos necessários, de acordo com a modalidade de naturalização, deve demorar entre 4 a seis meses. E depois que for publicado em Diário Oficial da União, o Ministério da Justiça, fará um ofício para a Justiça Federal para a entrega do Certificado de Naturalização (na justiça que demora, pois eles não tem prazo, as vezes demora até um ano).
    Atenciosamente,

    Honorio -

    Mark Mansoon

    Mark Mansoon Terça, 22 de novembro de 2016, 23h55min

    Oi senhoras e senhores
    Eu me inscrevi para a cidadania do Brasil a partir de 9 meses, agora os documentos estão no Ministério da Justiça, você sabe quanto tempo ele permanece lá? Chegou lá em outubro
    Obrigado
    Atenciosamente

    K

    karina cristaldo Quinta, 22 de dezembro de 2016, 4h01min

    ola boa noite , gostaria de saber quanto tempo leva pra sair a naturalização extraordinária ( do começo ao fim), pois o processo da minha mãe só deu entrada em Brasilia em 28/11/16, dei entrada pela superintendência da policia federal em são paulo em julho/2016, então por ser naturalização extraordinária , quanto tempo leva ???

    H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 23 de dezembro de 2016, 18h50min Editado

    Boa noite Mark,

    O processo hoje estando devidamente instruido, o prazo é de 4 meses para sua aprovação, e após publicado em Diário Oficial da União, é encaminhado ofício a Justiça Federal mais próxima da residencia do estrangeiro para a entrega do certificado de naturalização
    Atenciosamente,

    Honorio

    H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 23 de dezembro de 2016, 18h54min Editado

    Boa noite Karina,

    Pela novas regras, o processo só pode demorar um total de até 4 meses, caso não aja exigências complementares, mas como já está em Brasilia, creio que em meados de janeiro/2017, já estará publicado em Diãrio Oficial da União, e após será enviado um ofício a Justiça Federal mais próxima da sua residência para a entrega di certificado de naturalização.
    O simples fato de ser naturalização extraordinária, para quem tem mais de 15 anos como residente permanente, não é garantia de um trâmite mais rápido, mas sim, de menos exigências documentais.
    Atenciosamente,
    Honorio

    Mark Mansoon

    Mark Mansoon Domingo, 25 de dezembro de 2016, 1h50min

    Obrigado Honório
    Por favor ,mais um perita , o que significa (inclusão na portaria ) e ( suposto deferimento ) eu achei isso no website
    Obrigado
    Atenciosamente