Ola gostaria de saber se o credor pode recusar na hora do parcelamento retirar o nome do devedor pois minha esposa tem um divida com um credor e entrei em contato com os mesmo para parcelar e pedi que na primeira parcela foce retirado dos cadastro o nome da minha esposa a atendente disse que só sera possível quando for paga a ultima parcela. Gostaria de saber se isso procede e o que devo fazer nesse caso.

Respostas

    J

    Julianna Caroline Sábado, 15 de setembro de 2012, 20h16min

    Taylor

    ACORDO – Paga a primeira parcela o nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)

    O acordo parcelado é uma forma de se extinguir uma dívida, normalmente já em atraso, e se criar uma nova dívida para pagamento em novas parcelas com novas datas de vencimento, a contar da assinatura do acordo.
    Portanto, com o acordo e o pagamento da primeira parcela, a dívida antiga está extinta, ou seja, não existe mais e também não podem existir mais cadastros negativos de SPC ou SERASA em relação à mesma, sendo que o credor tem o prazo legal de 5 dias úteis para retirada do nome do devedor dos cadastros.
    O que existe agora é uma nova dívida, com novas datas para pagamento e que não poderá gerar qualquer restrição em SPC ou SERASA enquanto estiver sendo paga corretamente.
    O credor não pode obrigar o devedor a pagar todas as parcelas para ter seu nome retirado dos cadastros do SPC e SERASA.
    Se o credor se negar a retirar o nome do devedor dos cadastros restritivos, mesmo após a assinatura do acordo e pagamento da primeira parcela, então é caso de danos morais pela manutenção indevida do registro negativo, cabendo ação judicial para exigir seus direitos!

    Taina Santos

    Taina Santos Segunda, 21 de novembro de 2016, 21h54min

    Boa noite, Saberia me informar qual o artigo que menciona essa lei?
    Tenho muito interesse em saber.
    Obrigada