BOM DIA TEM UM TERRENO NA ESQUINA DA MINHA CASA ABANDONADO A MAIS DE 15 ANOS, SERVIU POR MUITOS ANOS COMO PONTO DE DROGA, RATOS, LIXO, AS PESSOAS JOGARAM MUITO ENTULHO DE OBRA, PNEUS COM FOCOS DA DENGUE, ETC... MUITAS PESSOAS DISSERAM QUE O DONO NA ÉPOCA ERA VELHO E QUE PROVAVELMENTE HAVIA MORRIDO E A FAMÍLIA NÃO SABIA DO TAL LOTE... AQUI NESTA ÁREA NÃO TEMOS RGI POIS ERA UM SÍTIO QUE FOI DESMEMBRADO E VENDIDO SEM QUALQUER DOCUMENTO, ALGUNS VIZINHOS CONSEGUIRAM O REGISTRO NO CARTÓRIO DE IMÓVEIS MUITOS NÃO... MINHA MÃE PASSOU A CUIDAR DESTE TERRENO CHAMOU A COMLURB QUE NO AO PASSADO LIMPOU O TERRENO E RETIROU MAIS DE 5 CAMINHÕES DE ENTULHO E ESSE ANO PAGOU UMA EMPRESA PARA LIMPAR O TERRENO QUE DO ANO PASSADO PRA CÁ JÁ HAVIA JUNTADO 5 CAMINHÕES DE ENTULHO ... E COMO NÃO SE MANISFESTOU NEHUM DONO DECIDIMOS VERIFICAR E FAZER O LEVANTAMENTO DO ÔNUS REAIS.... CONTA O NOME DE UM HOMEM QUE REALMENTE A VIZINHA AO LADO CITOU O MESMO NOME MAS QUE NÃO O VIA A MAIS DE 15 ANOS... DECIDIMOS ATRAVÉS DE UM DESPACHANTE TOMAR POSSE DO LOTE POIS O MESMO ESTAVA ABANDONADO POR ANOS... MINHA MÃE TERMINOU DE FAZER MURO QUE COMEÇARAM A ANOS E PARARAM ATERREOU O LOTE PARA NIVELAR, E COMPROU TODO MATERIAL PARA FAZER UMA CASINHA PRA MIM QUE NÃO TENHO E AGORA QUE INICIAMOS A OBRA APARECEU UM SENHOR SE DIZENDO SER O DONO DO TERRENO TROUXE UM DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA QUE NEM REGISTRADO EM CARTÓRIO ESTA COM DATA DE 10 DE OUTUBRO DE 2005...DIZENDO QUE TEM ESSE TERRENO DESDE 1992... E MINHA MÃE CUIDA DELE HÁ 19 ANOS.... FIZEMOS UMA DECLARAÇÃO DE POSSE.. E EU DISSE A ELE QUE NÃO IRIA PARA MINHA OBRA POIS ELE HAVIA ABANDONADO O TERRENO HÁ ANOS E AGORA EU IRIA LUTAR POR ELE...DISSE PARA ELE PROCURAR A JUSTIÇA...FIZ O CORRETO, POIS ELE VEIO ATE COM POLICIA NA CASA DA MINHA MÃE... O QUE DEVO FAZER

Respostas

    C

    Consultor ! Quarta, 10 de outubro de 2012, 1h30min

    ... q azar, heim !!!

    Faça uma casinha de madeira, pré moldada, etc. Idem para o muro. Não aterre, se tiver de pagar, ou seja, faça apenas as "benfeitorias" q vc possa retirar. Se michar, vc retira tudo e não perde muito !!!

    L

    loouiise Quarta, 10 de outubro de 2012, 3h19min

    Poxa...O usucapião requer a posse mansa e pacifica, ou seja q ninguém reclame como seu por um tempo, no seu caso q não tem casa e se o terreno for de até 250m2, em 5 anos vc já poderia adquirir, porém, apareceu um dono, acho bem difícil vc conseguir hem...

    L

    loouiise Quarta, 10 de outubro de 2012, 3h22min

    Porém ja q vc gastou com o terreno, tente provar q vcs cuidam a 19 anos como se fosse de vcs...arrumem testemunhas, e veja no que dá.

    F

    Faby Dinho Duda Terça, 23 de outubro de 2012, 14h33min

    acha que posso ganhar eu tenho testemunhas de que cuidei dele por esse tempo todo o problema é que tem um vizinho que se dizia dono ficou com raiva porque ele tb queria o terreno, e eu dei entrada no ministerio público pois o dono do terreno me ameaçou e trouxe ate policia pra mim.... quero continuar minha obra acha que posso ganhar esta causa?

    E

    Eduardo Terça, 23 de outubro de 2012, 15h23min

    Nem continue, pois terá mais trabalho para retirar tudo.

    M

    marcos34 Domingo, 21 de julho de 2013, 18h50min

    vcs tem mais chance de ficar com o terreno pois fez benfeitoria tenta descobrir o numero do contribuinte e pague os impostos nao deve ser muinto caro porque nao tem contruçao com o numero vc pode tranferir o iptu para seu nome sem borocacia é a maior prova para ganhar o direito de cuidar do terreno procure um advogago e entra com usocampeao nao adianta gastar com obra e poupar com advogado pois se o outro cara que diz ser dono pagar os impostos e entrar com uma acão e ele pode ganhar

    J

    Juarez Felix Sexta, 09 de agosto de 2013, 22h32min

    Se ele ajuizar ação para lhe tirar a posse, vc prova que é essa posse antiga, pacífica e de boa-fé. Se ele entrar com ação pedindo a propriedade, defenda-se alegando usucapião. Precisa testemunhas para provar o abandono da posse, a antiguidade de sua posse, que é de boa-fé e obtida sem violência, sendo pública e pacífica. Com 15 anos fica mais fácil de obter o usucapião.