Jus Dúvidas

Perguntar

Qual é a sua dúvida?

Olá, quero fazer o financiamento da Caixa Econômica Federal para construir em cima da casa da minha mãe, já fiz um contrato de compra e venda da "laje" e o projeto arquitetônico, porém o correspondente bancário me pediu uma Incorporação de imóvel. Já procurei todos os cartórios da minha cidade e ninguém sabe fazer isso e a advogada de uma construtora me disse que esse documento não é necessário. Alguém pode me ajudar? Eu preciso mesmo fazer esse documento? Quem preciso procurar para fazer?

Respostas

50

  • 1
    I

    Insula fênix Suspenso Quarta, 16 de janeiro de 2013, 20h56min

    É porque isso não existe.

    A Laje não é um 2º pavimento de uma construção. Exceto se a casa em cuja laje vc vai construir assim estiver descriminada lá no cartório, prevendo um novo gabarito.

  • 0
    I

    Insula fênix Suspenso Quarta, 16 de janeiro de 2013, 21h09min

    Quem é o dono da casa em cuja laje vc vai construir?? Ele é quem tem de modificar na prefeitura a situação do imóvel dele (desmembrar), de outra forma nunca existirá outra casa construida na laje.

  • 0
    A

    Aline Ribeiro Quarta, 16 de janeiro de 2013, 21h11min

    Eu fiz um contrato de compra e venda da laje com o proprietário da casa, e vou fazer a escritura da mesma. mas estão me pedindo a incorporação. perguntei se podia ser a escritura e me disseram que não, que deveria ser a incorporação.

  • 0
    I

    Insula fênix Suspenso Quarta, 16 de janeiro de 2013, 21h24min

    Condominio do quê?

    Na prefeitura so existe 1 casa!!!!

    O cartório vai registrar os documentos que vc levar lá pra registrar, eles não tem como saber a situação da casa junto a Prefeitura e ao RGI.

    Não se pode vender uma parede da casa, não se pode vender o chão da casa, do mesmo modo não se pode vender o teto (laje) da casa. PAra este último é necessário o desmembramento.

    E ainda terá de obter o aval da Engenharia para saber se há realmente condições para um 2º pavimento.

  • 0
    A

    Aline Ribeiro Quarta, 16 de janeiro de 2013, 23h26min

    Eu já fiz todo esse processo, está tudo ok. O engenheiro veio aqui, olhou as fundações, fez o projeto e eu comprei o espaço aéreo da casa, será como apartamentos, a prefeitura já aprovou. Isso tudo é legal, inclusive a caixa já financia projetos assim, o que está pegando é a tal da incorporação, que não sei fazer e não consigo quem faça.

  • -1
    I

    Insula fênix Suspenso Quarta, 16 de janeiro de 2013, 23h39min

    REGISTRO ESPECIAL DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
    www.websiplan.com.br/.../...

    OU

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=registro%20de%20incorpora%C3%A7%C3%A3o%20do%20im%C3%B3vel&source=web&cd=10&cad=rja&sqi=2&ved=0CGgQFjAJ&url=http%3A%2F%2Fwww.websiplan.com.br%2Fwebs%2F2jundiai%2Farquivos%2FMODELO%2520INCORPORA%25C3%2587%25C3%2583O%2520IMOBILI%25C3%2581RIA.doc&ei=y0b3UOPKA4qo9gTw2oGYAw&usg=AFQjCNFZfVvfWCUybl__blKinwJCEA0pfQ

  • 0
    A

    Aline Ribeiro Segunda, 15 de abril de 2013, 0h36min

    Gente, consegui fazer a tal incorporação e o que eu precisava levar para a caixa, nada mais era do que a certidão de ônus reais da casa, descriminando que em cima da casa seria construída outra casa, com as metragens e a fração ideal das duas.
    Obrigada a todos

  • 0
    K

    Klinger_Oliveira Terça, 13 de agosto de 2013, 23h09min

    Aline Venancio, você teria como me dizer o que você precisou fazer para financiar a construção em uma laje? (órgãos para liberação, documentação). Na minha cidade não tenho onde me informar.

  • 0
    A

    Aline Ribeiro Quarta, 21 de agosto de 2013, 21h37min

    Olá Klinger_Oliveira, digo sim. Primeiro você faz um documento de compra e venda da "laje", depois tem que fazer o projeto da casa e o cronograma da obra, é importante que o engenheiro te dê a ART das duas casas, leve na prefeitura para que sua obra seja aprovada, dai precisa pegar o alvará de construção, depois você faz uma incorporação( isso eu não sei como se faz, mas paguei um contador pra fazer pra mim) leva no cartório e pede um documento de ônus reais do imóvel, nele tem que estar descrito tudo sobre as casas: a metragem das duas, a fração ideal das duas, e o mais importante quem é dono de cada casa( isso tem que ficar muitíssimo claro nesse documento, senão a caixa não aprova) depois junta com os demais documentos exigidos pela caixa e espera a aprovação.
    Espero que tenha ajudado, se ficar alguma dúvida é só perguntar.
    Abraço

  • 0
    K

    Klinger_Oliveira Quinta, 22 de agosto de 2013, 9h51min

    Entendi sim Aline. Acredito que eu tenha que fazer apenas do ponto do projeto em diante, pois a escritura da casa está em meu nome e de mais dois irmão, como é um prédio com um ponto comercial e um apartamento em cima, determinaríamos no documento de ônus reais qual o pavimento de cada um e a incorporação de mais um apartamento com o projeto feito da forma que descreveu acima.
    Resta saber em qual linha de crédito eu conseguiria entrar, mas isso é com a Caixa né...
    Obrigado!!

  • 0
    A

    Aline Ribeiro Quinta, 22 de agosto de 2013, 19h57min

    A certidão de ônus reais tem que descrever que o apartamento que será construído não tem nada a ver com o outro e nem com o ponto comercial, pois se um dia você resolver não pagar a prestação, o outro apartamento e o ponto comercial não entrarão na dívida. Quanto a linha de crédito irá depender do valor do imóvel e da sua renda.
    Abraço

  • 0
    M

    Marcelo Costa23 Quinta, 03 de outubro de 2013, 9h35min

    Aline,

    Estou em uma situação parecida com a sua, seria possível me enviar um modelo do contrato de compra e venda do espaço aéreo? Aqui em salvador é bem comum esse negócio de construir na laje da mãe, rsrsrs, o problema é regularizar depois.

    Abraços

  • 0
    A

    Aline Ribeiro Quinta, 10 de outubro de 2013, 19h52min

    Marcelo Costa23, além do compromisso de compra e venda, você tem que fazer uma incorporação (isso o contador que faz) e depois é só levar toda a documentação no cartório e pedir pra registrar separado (tem que falar que parte é de quem, qual a metragem e qual a fração ideal de cada casa)
    A minha já está quase pronta, faltam alguns detalhes
    qualquer dúvida me fale
    Abraços

    Me diga um email para te mandar o modelo do contrato

  • 0
    A

    apollo44 Sábado, 12 de outubro de 2013, 17h19min

    Olá aline,

    Gostaria de solicitar se possível esse modelo de contrato de compra e venda q vc mencionou...E aproveitando, vc teria gasto quanto mais ou menos nesse processo (regularização da laje para posterior construção ???)Vc poderia me indicar esse contador (somente se ele for do RJ).???vou dar um e-mail alternativo para que vc possa entrar em contato comigo : apollo44@r7.com.
    Ficarei muito grato se puder contar com sua ajuda.
    um abraço e boa sorte.

  • 0
    A

    aandrade Sexta, 01 de novembro de 2013, 8h39min

    Bom dia, alguem poderia por gentileza me enviar oque preciso para estar passando a laje para o meu nome para estar construindo na mesma. a casa se encontra no terreno do Vô de minha namorada e ele e todos os seus filhos concordam oque eu preciso para passar a laje ao meu nome.? e quanto tempo demora esse procedimento mais ou menos.?

    email- aandrade013@gmail.com

    desde já agradeço