Minha mãe comprou uma casa há 30 anos, casa essa que não tinha escritura, agora por motivos de separação dos meus pais, minha mãe quer tirar a escritura para que seja possivel vender a casa mesmo porque meu pai vive falando/ameaçando que irá tomar a casa só para ele, alegando que pagou por ela e que nos filhos não temos mais direito a morar por termos completado a maioridade. A casa na separação ficou metade para cada um porém a metade dele ficou como aluguel para mim e para o meu irmão na época menores, mesmo por que além de menor eu sempre tive epilepsia e meu pai nunca quis arcar com nenhum dos meus custos médicos. Ele saiu de casa a mais de 10 anos por não querer mais conviver com minha mãe e por que não queria ajudar nos gastos meus e dos meus irmãos. Enfim eu não trabalho e minha mãe é costureira e nao estamos em condições de pagar para tirar a escritura, gostaria de saber se há possibilidade de tirar sem costus ou com custo mais baixo. Agradeço muito a resposta de todos. Abraços, Maiara Souza

Respostas

  • -1
    E

    Estudante.de.Direito Segunda, 25 de fevereiro de 2013, 15h38min

    Maiara,

    Não há escritura grátis, mesmo às pessoas de baixa renda.

    Pelo seu relato, talvez não consiga escritura mesmo arcando com os custo, pois teria de levantar na prefeitura e no Cartório de Registro de Imóveis em nome de quem se encontra o imóvel.

    Para regularizar a situação, essa pessoa teria de estar presente.

    Assim, vocês devem verificar, antes, a documentação do imóvel, fazendo uma busca na prefeitura e no Registro de Imóveis.

    Dependendo da situação, pode ser mais adequado pleitear a usucapião.

    Com a documentação em mãos, pode procurar a Defensoria Pública ou os Escritórios de Prática Jurídica das Faculdades de Direito para análise e orientação.

    Sorte !

    Marcos Napoleao

    Marcos Napoleao Quinta, 01 de janeiro de 2015, 12h38min

    happy new year and good business Sr(a).. deficiente a Sr(a).. poderia verificar o numero do cadastro de imóvel que consta no iptu, e numero da matricula, que consta na documentação de compra e venda, a principio para dar continuidade, deve ter alguma documentação do terreno, o advogado do estado na faculdade nunca usei mais existe, a defensoria publica creio que deva ser publica mesmo? deve funcionar, blz to fazendo uma assim, na mesma situação, se tiver exito dou um salve ai depois, no $ minimo do minimo, Salam Maleico.

    Bruno Luís

    Bruno Luís Segunda, 11 de julho de 2016, 14h44min

    Olá, boa tarde. Estou de posse de um imóvel com escritura particular desde o ano de 2003 com cadastro no IPTU desde 2004 e estou precisando vendê-lo. Infelizmente ainda não tenho o documento público e não tenho condições financeiras para requerer pelos meios normais, como faço para obter e qual a documentação necessária por meio da prefeitura municipal?

    A

    Antônio Carlos Quarta, 31 de agosto de 2016, 21h13min

    Boa noite
    Comprei um imóvel pela imobiliária Souza lima que hoje não existe mais dei a entrada combinada e a outra parte fix o depósito na conta do proprietário eles dividiram o imóvel em quatro partes agora o proprietário idoso e seu filho não quer nos dá a escritura do imóvel para que seja feito o desmembramento tenho a promessa de compra frito pela imobiliária documento bancário de depósito feito aí proprietário e para imobiliária não sei mais o que fazer peço ajuda

    Najara Secchi

    Najara Secchi Segunda, 21 de novembro de 2016, 11h14min

    Um Absurdo, criminoso pagar em um imóvel de 140.000 uma escritura de 6.000,00 - cada vez que há uma negociação de compra e venda daquele imóvel, nós aceitamos esse roubo. Já pagamos impostos durante o ano no imóvel, e na hora de vender ou comprar tem que pagar de novo, e ainda pior pagar uma vistoria da caixa quando se usa o fundo, que até hoje não sei para que serve, no meu caso paguei todo imovel a vista, não financei nenhum centavo, e tive que pagar 400,00 para a caixa vistoriar. Para que? Isso é um crime que aceitamos de boca calada, somos um povo otário explorado por um governo corrupto. Ainda paga sorrindo e achando que é normal. Incentivo a primeira moradia é tudo uma grande hipocresia. E as heranças meu Deus !!!! agora impostos sobre as heranças, quer dizer você paga 10 vezes imposto sobre o mesmo bem, e ainda paga quando morre. Gente a Ordem dos advogados deveria intervir pois isso não é Direito é assalto.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.