Trabalho em uma empresa brasileira, e atendi por cerca de cinco anos um cliente canadense. Há cerca de um ano e meio fui transferido para outro mercado, deixando de atender esta empresa canadense.

A empresa em que trabalho recebe visitantes estrangeiros regularmente e, quando há a necessidade de vistos de entrada no Brasil, emite-se cartas-convite com o propósito de justificar a visita e acelerar o processo de obtenção do visto. A tal empresa canadense é uma intermediária, portanto, ela tem a carteira local de clientes dela e os convida regularmente para conhecer a empresa brasileira em que trabalho, que lhes fornece os produtos.

Há cerca de um mês recebi uma ligação de um consulado brasileiro no Canadá solicitando esclarecimentos acerca da grande quantidade de pedidos de visto que lá chegaram constando o meu nome como responsável pelo convite e pelos visitantes. Eu sequer sabia do que se tratava...

Diante do ocorrido, me senti lesado, pois, a tal empresa canadense usou meu nome sem meu consentimento e conhecimento para convidar estrangeiros para entrar no Brasil e eu passei pelo constrangimento de ter que me explicar junto ao consulado brasileiro.

A tal empresa canadense não possui filial no Brasil, portanto, não sei como agir para processá-los ou exigir algum tipo de reparação, que entendo ter por direito.

As evidências que possuo são uma destas cartas-convite, gentilmente cedida pelo consulado brasileiro após eu explicar a situação e um informativo a esta empresa canadense, emitido pela empresa brasileira em que trabalho, comunicando a minha transferência da função que exercia.

Como devo agir?

Respostas

    W

    Westgate Lakes Segunda, 18 de março de 2013, 22h37min

    Vou contar a minha história inteira pra vocês verem se há semelhança com a de vocês.
    No dia 05/09/2012, quando estava na Flórida (EUA) nos ofereceram ingressos gratuitos para entrar na NASA sob a condição de assistirmos a uma pequena palestra (60 minutos) sobre a venda de umas propriedades em orlando : Westgate Lakes. Decidimos ir e lá começou toda essa minha tentativa em me livrar disso que virou um peso pra mim.
    a palestra é feita num resort lindo que eles possuem por la e o lugar é realmente fantastico!!! após mostrarem toda a propriedade eles me ofereceram um titulo que me daria o direito de usufruir dali ou em qualquer lugar do mundo, de resorts no mesmo padrão!!! Eram flats/suites presidenciais, como dizia o vendedor que garantia que em qualquer lugar do mundo eu usufruiria do mesmo padrão com exatidão caso eu decidisse comprar a propriedade.
    Ao final da exposição que ja durava mais de 3 horas, estávamos todos exaustos e loucos pra sair dali e voltar ao nosso divertimento, mas os vendedores eram extremamente incisivos em mostra os benefícios que o lugar oferecia e o quanto a proposta que eles estavam fazendo era maravilhosa! Iniciaram oferendo a "propriedade" por 15 mil dólares, depois vieram com outra de 10 e no final outra de 8 que não precisaria sequer de dar um sinal vultoso como as primeiras oferecidas exigiam!!! Ainda assim, estávamos decididos a não comprar porque ficava muito distante da nossa realidade (estávamos eu , meu irmão e minha cunhada grávida que chegou até a passar mal de fome devido a demora da apresentação) .
    Após decidirmos ir embora enviaram um outro vendedor , dito Chefe, que nos disse que pra que não perdêssemos aquela oportunidade ele manteria aquela proposta pra nós por 120 dias para que eu pudesse pensar com calma (esse era o meu argumento para recusar a compra - que não queria comprar pressionada e precisava pensar) . Daí eu aceitei, se eu poderia pensar, então qual o problema? Muiiiiiitos!!
    Eles disseram que eu precisaria preencher toda a proposta, pois , caso decidisse, ficar com o produto já estariam todos os documentos prontos. Após 4 horas de negociação eles me propuseram que eu desse um entrada de 100 U$ que seria imediatamente ressarcida por um voucher para gastar em qualquer cruzeiro do mundo, inclusive no Brasil (segundo eles) . Aceitei preenchi tudo e finalmente pudemos sair daquele lugar!
    Só que eles pegaram meu cartão de crédito e subiram no escritório pra ajeitar o papeis e eu (cansada, com fome e culpada por minha cunhada estar passando mal ) assinei tudo correndo e fui embora pro hotel com a "documentação" que eles deram e não mexi nisso até volta ao brasil.
    Uma semana depois, no dia 17/09/2013 quando cheguei aqui no Brasil fui procurar os hotéis que eles ofereciam por aqui, onde eu pretendia utilizar e foi quando percebi que nada do que eles prometeram lá seria cumprido nos hoteis brasileiros que eram cadastrados a eles e então decidi cancelar isso e ligue pra lá tentando fazer isso!!! Hoje , dia 18 de março 2013, eu não apenas não consegui cancelar o tal "contrato" como já pague 4 parcelas de 302 U$ e 2 de 145 U$ que serão cobradas ainda durante 5 anos caso eu não consiga cancelar legalmente essa compra.
    Tentei cancelar no cartão de crédito, mas a operadora diz que não pode suspender a cobrança pois eu realizei a compra. Enviei o primeiro email para operadora do cardão Mastercard em outubro pedindo que eles e suspendessem a cobrança e me reembolsassem o que já havia sido debitado e até hoje nada!! Agora estou em busca de um advogado para reaver tudo o que foi pago e ainda conseguir uma indenização dessa empresa que nos tratou como idiotas, agindo de má fé ao se valer da barreira linguística para nos empurrar um produto que simplesmente não "funciona" aqui no Brasil".
    Tenho certeza que iremos conseguir, mas precisamos nos unir com o máximo de elementos possíveis, quem tiver fotos do local, gravações ou qualquer outra coisa pode servir de documento comprobatório de tudo isso que estou falando! Vamos lá pessoal, UNIÃO

    C

    Consultor ! Terça, 19 de março de 2013, 0h05min

    Júlio,

    O custo/benefício nao compensa.

    Gate,

    Cancele esse cartao e entre na justica em face do cartao, aqui no Brasil.

    Nos EUA vc só vai achar gatos.

    Recentemente, em Orlando fomos abordados por um grupo assim, com brasileira no meio.
    Eu nem ouço essas propostas (indecentes). Entretanto, minha mulher empolgou-se e ficou ouvindo "convites para café da manha em hotel de luxo e festas na citywalk, etc". Logo chegou o momento em q pediu cartao de credito "só para cadastro".
    Respondi q a religião nao permitia (nem mostrar o cartao), e saímos.

    Cuidado em achar q as pessoas "do 1º mundo" sao honestas !!!

  • -1
    D

    Desconhecido Terça, 07 de outubro de 2014, 1h06min Editado

    Então...

    Bruno Bastos

    Bruno Bastos Segunda, 13 de outubro de 2014, 20h22min

    Também tenho o mesmo problema!!! Já paguei 6 parcelas!! Como faço para cancelar?? Será que tenho meu dinheiro de volta???

    M

    Marcela Segunda, 12 de janeiro de 2015, 11h33min

    Também passei pela mesma situação! Não é possível que não possamos resolver isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nada que me disseram no dia aconteceu e eu continuo pagando as parcelas no meu cartão porque a operadora não cancela.

    M

    Marcela Segunda, 12 de janeiro de 2015, 11h33min

    Alguém achou algum advogado que possa ajudar??????

    Rui da Fonseca Castro

    Rui da Fonseca Castro 167759/RJ Terça, 13 de janeiro de 2015, 8h20min Editado

    Prezados,
    A solução para o problema deverá se alcançada no Brasil, em face da empresa financeira emitente do cartão de crédito.
    Estamos à disposição para vos assessorar.
    Att.
    Rui da Fonseca e Castro - Advogado

    Katia Santi Ferri

    Katia Santi Ferri Domingo, 25 de janeiro de 2015, 17h07min

    Boa tarde,

    Estamos com o mesmo problema para cancelar time-Shire. Como podemos resolver este problema. Estou no aguardo.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 25 de janeiro de 2015, 18h01min Editado

    KATIA

    Será necessário ingressar com AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL C/C RESTITUIÇÃO DE VALORES PAGOS por intermédio de advogado junto a VARA CÍVEL do fórum da cidade onde você reside.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    P

    Paola Magalhaes Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 3h36min

    Tb estou querendo cancelar, se cancelar o cartão, o que mais tenho que fazer ? Serei impedida de entrar nos EUA?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 7h08min Editado

    PAOLA

    Será necessário ingressar com AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL C/C RESTITUIÇÃO DE VALORES PAGOS por intermédio de advogado junto a VARA CÍVEL do fórum da cidade onde você reside. Este procedimento em nada afetará o ingresso nos USA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    Regina Machado & Advogados

    Regina Machado & Advogados Quarta, 18 de fevereiro de 2015, 19h30min Editado

    Srs,
    Primeiro sugiro ação civil na vara federal contra a empresa e pessoas que venderam a ilusão, quanto ao cartão, não vejo eles como culpados, pq foram meros instrumentos sem qualquer interferência na autorização que vcs deram quando assinaram a proposta, em paralelo à isso Tb lara instruir a ação no Braisl deve ser feita uma queixa crime, nos Estados Unidos, órgão tipo procon nosso, eles são rapidos, interpelam os réus e essas respostas serviram na ação aqui, já tivemos casos parecidos que foram logo resolvidos, além do mais, a ação federal caberá pedido liminar pra que o cartão suspenda a pagamento até final da ação
    Meus cumprimentos

    Dra Regina Machado advogada espec. direito internacional público e privado

  • -1
    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 8h33min Editado

    PAOLA

    Nada de justiça federal, socorro... Será necessário ingressar com AÇÃO DE RESCISÃO CONTATRUAL C/C RESTITUIÇÃO DE VALORES PAGOS por intermédio de advogado junto a VARA CÍVEL do fórum estadual da cidade onde você reside. Este procedimento em nada afetará o ingresso nos USA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    Judeu Diego

    Judeu Diego Sexta, 19 de junho de 2015, 11h42min

    Estou com o mesmo problema desse time-share com a Westgate. Fiz um contrato em Abril, só agora eu vi que foi uma furada. Qual o procedimento a se fazer? Estou residindo no Brasil ainda, mas tenho cidadania americana. Qual procedimento devo fazer?

    Allan Aguiar

    Allan Aguiar Segunda, 22 de fevereiro de 2016, 17h07min

    A questão é que não consigo entrar em contato contigo, Dr. Hebert Turbuk. Como fazemos?

    O

    osvaldo Sexta, 17 de junho de 2016, 16h59min

    sofri do mesmo problema no westgate Orlando em minha viagem de lua - de -mel !!! paguei as parcelas de 2010 a 2016 !!!! e vinha tentando cancelar o contrato sem sucesso!!! clonaram meu cartão e devido a isso me vi livre dos pagamentos mas com receio disso gerar algum problema de entrada no USA já q penso em morar lá. gostaria de reaver o que paguei já que nunca usufrui. e pelo q encontrei na internet, tem CENTENAS de clientes na mesma situação q eu. seria bom nos juntarmos e processá-los! como proceder pra reaver o dinheiro? terei problemas por nao pagar mais??

    Marcus Manhães

    Marcus Manhães Segunda, 13 de fevereiro de 2017, 13h24min

    Oswaldo, vi que vc suspendeu os pagamentos mas essa solução pode não ser definitiva pois vc está inadimplente com eles? q qq momento um escritorio de cobrança pode te cobrar? vc verificou isso e cobrar juros e custos de advogados?
    estou tb tentando o mesmo do whyndahm ? sabe informar aqui no grupo se alguém conseguiu eu tb suspedi o pagamento mas tudo que li na internet informa que contnuo devedor. alguém conseguiu poderia passar o caminho ou indicar algum advogado qye tenha um custo baixo