Bom recebi a multa e duas coisas me deixam intrigada, a 1ª e que a via na qual houve a multa tem a cada 100 ou 200 metros uma velocidade diferente variando de 40 a 60 km/h o que dificulta, manter uma velocidade, sei lá acho que deveria ter apenas uma velocidade.

Segundo 20% de 40 e 8 ou seja 48 km/h era o máximo que eu poderia passar ou estou errada?

Respostas

    A

    advogado novato Quinta, 04 de abril de 2013, 14h34min

    é 7% o limite de tolerância do que exceder do estipulado.

    V

    Vitor José Biolchi Quinta, 04 de abril de 2013, 15h01min

    Cara Eliane, o 20% se refere a graduação do valor da multa... O que vale no seu caso é a tolerância de até 7 km/h . Ou seja: velocidade máxma para 40 km/h é 47 e para 60 km/h também é 67 km/h (7%, isto é, o percentual só é aplicável com a velocidade máxima permitida a partir de 100 Km/h).
    No entanto, com o argumento da 1ª questão, embasado em normas legais, de forma mais aprofundada você poderá lograr maior êxito, sobretudo se o órgão de trânsito não justificou devidamente a imposição das velocidas e da localização dos radares. devi

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quinta, 04 de abril de 2013, 16h23min Editado

    Elaine!

    Com relação à velocidade, o colega Vitor está correto. Resumindo:

    Velocidade regulamentada: 40Km/h
    Velocidade aferida: 48Km/h
    Velocidade considerada (aferida menor a margem de erro de 7Km/h): 41Km/h

    Nessa situação, o veículo excedeu a velocidade em 1Km/h, estando passível de autuação, conforme Artigo 218, Inciso I do CTB.

    Com relação às placas, para a fiscalização de velocidade com medidor dos tipos fixo, estático ou portátil deve ser observada, entre a placa de sinalização da velocidade e o medidor, uma distância compreendida no intervalo estabelecido abaixo, facultada a repetição da placa em distâncias menores:

    Em vias urbanas:
    Velocidade Regulamentada igual ou menor de 80Km/h:
    100 a 300 metros
    Velocidade Regulamentada maior de 80Km/h:
    400 a 500 metros

    Em vias rurais (rodovias):
    Velocidade Regulamentada igual ou menor de 80Km/h:
    300 a 1000 metros
    Velocidade Regulamentada maior de 80Km/h:
    1000 a 2000 metros

    Logo, se no local citado há variação de velocidades em trechos curtos, não pode haver fiscalização de velocidades.

    Atenciosamente,

    Fernando

    J

    jose emilio vieira Sábado, 14 de março de 2015, 1h43min

    boa noite tenho uma pergunta , passei em um radar que o limite e 40 km por hora mais infelizmente passei a 43 e agora levo multa

    D

    Desconhecido Sábado, 14 de março de 2015, 15h52min

    teoricamente sim, principalmente se for tipo lombada onde quando vc passa aparece a velocidade que vc estava

    Maele Ramao Garcia

    Maele Ramao Garcia Domingo, 07 de fevereiro de 2016, 22h42min

    Olá passei numa lombada eletrônica de 50km passei a 56km será que fui multada?

    D

    Desconhecido Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 7h57min

    provavelmente sim

    Leandro Pereira

    Leandro Pereira Quinta, 10 de março de 2016, 14h46min

    Ola passei a 41km num radar de 40, vo levar multa ?o velocimetro da moto nao ta funcionando nem percebi.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 10 de março de 2016, 19h58min

    se a velocidade permitida é de 40 e vc passou até 47 no velocimetro, voce nao sera multado.
    se passou a 48 ou mais, sera autuado.
    existe uma margem de erro que até 100 km h desconta-se 7km h;

    Solange Monteiro de Barros

    Solange Monteiro de Barros Segunda, 25 de abril de 2016, 17h21min

    Acabo de levar uma multa que a velocidade permitida era 40 km/h e eu passei a 48 km/h. Acha que cabe um recurso? O que poderia alegar? Muito obrigada.

    D

    Desconhecido Segunda, 25 de abril de 2016, 17h35min

    então somente se o radar não estiver aferido. pode tentar uma conversão isso se ja não foi autuada no ultimo ano.

  • -1
    Kennedy Santos

    Kennedy Santos Quinta, 30 de junho de 2016, 10h56min

    ola alguem pode me ajuda passei num rada qui o pertido era 40 mas passei de 66 qual valor da multa qui vo toma e quantos ponto ?

    Danillo Henrique

    Danillo Henrique Domingo, 14 de agosto de 2016, 6h34min

    Bom dia, estava voltando ontem de um praia por uma via pedagizada, a lombada era 40km. ..passei em 54. Ela estava ligada mas ja era 23:30hs. Será q fui multado?

    M

    Mateus Terça, 06 de setembro de 2016, 17h58min

    Está passei em um radar que a velocidade é 40 passei 47 será Eu vou ser multo

    D

    Desconhecido Quinta, 08 de setembro de 2016, 8h12min

    como ja dito anteriormente , se este radar ja fez a correção de velocidade ou seja aplicou desconto de 7 km e mostrou a velocidade considerada de 47 então vc foi autuado, caso contrario se o radar não mostra a velocidade corrigida vc não será autuado, de qualquer forma vai ter que esperar no minimo 30 dias para descobrir se foi ou não autuado

    Anderson Duarte Almeida

    Anderson Duarte Almeida Sábado, 08 de outubro de 2016, 0h10min

    Passei num radar de velocidade numa velocidade de menos de 30 KM/H e o Radar apareceu que passei na velocidade de 48 KM/H e a velocidade permitida e de 40, passei abaixo da velocidade e apareceu uma velocidade maior, e agora? vou receber multa ou ignoro o fato?

    D

    Desconhecido Sábado, 08 de outubro de 2016, 5h30min

    Provavelmente vai. E o velocímetro do seu carro nao deve estar devidamente calibrado. Pneus diferentes do recomendado ou rodas alteradas fazem com que o velocímetro registre velocida errada.

    Charles de Lima

    Charles de Lima Quinta, 20 de outubro de 2016, 11h33min

    passei a 56 no radar de 40 fui multado?qual valor e quantos pontos

  • -1
    D

    Desconhecido Quinta, 20 de outubro de 2016, 11h44min

    Acima dos 20% infração grave 7 pontos