M

    MP1 Segunda, 22 de abril de 2013, 23h37min

    Cada curso de Direito possui suas características próprias, mudando de cidade para cidade. Nos grandes centros, grandes universidades, com professores mais experientes, noutras, com falta de bons professores. Mas uma coisa fica evidente, no meu curso tive bons e péssimos professores mas onde fui buscar auxílio foi na leitura. Tinha um prof que dizia que no caixão de um professor cabem o dito e alguns livros e era isto que iria levar. Ou seja, ler, er e ler, até morrer de tanto ler. Se vc gosta de ler, é o curso ideal. E veja que eu não gostava de ler até chegar no segundo para terceiro ano quando parece que deu um estalo e comecei a me agarrar na leitura. Lia tudo que aparecia pela frente, principalmente doutrinas pois os códigos a gente pesquisa mas a doutrina nos ensina muito. Junte a tudo isto o idealismo, acrescente uma boa dose de sonhos e esqueça o imediatismo pois as coisas na prática não são o que se estuda nas faculdades. A ética, ah! a ética! Vc vai estudá-la mas verá que po-la em prática ou vê-la sendo praticada é outra coisa que vai te decepcionar, mas quem disse que seria fácil.
    Uma coisa voce vai aprender: tres coisas não tem pena da gente, a morte, a justiça e advogados. É por ai!
    Sds.
    Obs: Mas vale a pena a profissão. Eu gosto.

    99% Ateu. Terça, 23 de abril de 2013, 2h31min

    O Direito, óbvio, é complexo, é amplo, e não poderia ser diferente, pois as possibilidades epistemológicas do mundo são inesgotáveis.

    Aliás, por ser inesgotável, é amplo e reducionista ao mesmo tempo.

    Mas o curso é fácil. Para tirar nota dez em todas as matérias não é preciso muito esforço.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 23 de abril de 2013, 9h21min

    Como um dos meus professores sempre falava "O direito é muito facil".

    (isso é fora o direito tributário, é obvio né)

    .

    ..ISS Suspenso Terça, 30 de abril de 2013, 16h57min

    matemática é o que mais tem é numero que não acaba mais!!!!!!!!!!!!!!!!

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 30 de abril de 2013, 18h11min

    Pois é ISS, imagina, Mathematica, Fisica, Quimica, Quantum Mecanica. Isso que são estudos difícil.

    M

    MP1 Terça, 30 de abril de 2013, 19h18min

    Quem sabe ela está se referindo à contabilidade (matemática) dos honorários !!!!!!

    V

    Verônica Bezerra da Silva Domingo, 08 de setembro de 2013, 11h32min

    Matemática? Só em coisas bem específicas, como cálculos trabalhistas, mas o curso em si não exige isso não. Pelo menos, na universidade onde estudei, nunca fiz uma avaliação de cálculos assim, a prática é que está exigindo.

    O mais importante pra quem quer estudar direito é saber LER E ESCREVER. Na verdade, essas duas habilidades ajudam em tudo na vida. Quando falo saber ler, refiro-me a ter a capacidade de ler bastante, entender o que se lê, refletir a respeito, assimilar, tirar conclusões, aplicar os conceitos à solução de situações... E quando digo saber escrever, quero dizer saber se expressar no papel com clareza, coesão, concisão. E, é claro, saber usar a norma culta da língua. Infelizmente, poucos saem do ensino médio com essas competências, mas nunca é tarde para desenvolvê-las.

    Se você não gosta de ler e escrever, sugiro procurar outro curso. Não é só o estudante de direito que tem que ler e escrever muito, isso é a vida de qualquer operador do Direito.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 08 de setembro de 2013, 22h54min

    Em direito os cálculos são passados a peritos, os Contadores.

    O que se precisa ter para estudar Direito é o gosto pela Leitura. O que se lê não está no Gigi!!!!!!!

    Aliás, não se faz outra coisa que não seja ler e ler e ler e ler, escrever tmb, mas para isso é preciso ler e ler e ler ......

    E

    Elisete Almeida Segunda, 09 de setembro de 2013, 21h17min

    Poxa! E eu que julgava que fosse só boteco e cola

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 10 de setembro de 2013, 0h30min

    Tmb!!!!!!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Se não, onde estaria a graça?????

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    C

    concurseiro_baiano Domingo, 01 de junho de 2014, 12h44min

    BOM, não sou formado em direito, mas gostaria de saber se posso fazer esses cursos preparatórios da oab, mas sem ser para prestar exame, pois sei que não pode, mas para fazer concursos públicos que não sejam da área de direito, mas que todos nós sabemos que os concursos exigem várias matérias de direito, ou isso seria perda de tempo, pois o que se cobra nesses cursos para oab é muito mais do que para um concurso que não seja específico para os formados em direito.

    F

    francisco de Assis Temperini Domingo, 03 de agosto de 2014, 21h12min

    Aryany RJ

    O advogado foi contratado para uma ação reivindicatória, nessa ação ocorreu uma pericia em um terreno urbano para a edificação de um muro divisório; julgada a ação contra o seu cliente as partes acordaram em construir o muro meio a meio.

    As partes compraram material, porém o autor achou que deveria conferir as medidas e descobriu que a pericia havia errado nas medidas laterais do imóvel prejudicando o autor.

    O autor procurou seu advogado expondo-lhe ocorrido, o qual, respondeu-lhe; advogado não confere medidas; isso é coisa de assistente tecnico.

    Conclusão; se voce quer estudar Direito e ser um bom advogado, não mais um advogado, mas sim um bom advogado, não basta apenas fazer a faculdade, deve ter noção de todas as materias para poder argumentar com peritos assistentes tecnicos e outros profissionais que irão fazer parte do seu dia a dia

    Sendo um advogado voce pode ganhar um dinheiro pouco acima da media, mas se for um BOM ADVOGADO ganhará quanto quiser, é muito dinheiro e dar valor a ele.

    D

    Desconhecido Segunda, 22 de dezembro de 2014, 11h28min

    Bom , quero muito se formar em direito , mas sou nova ainda . Gosto bastante de escrever e amo ler , se for usar isso , tenho certeza que não vai da problema . Mas quando se fala em matemática ai já é outra coisa , sou péssima mas todos dizem que no curso de direito usa muito pouco . espero ! Eu tenho uma pergunta já que no direito usa mas ler e escrever , então a matéria que vai precisar mas em direito é português ?

    Ana Paula Ribeiro

    Ana Paula Ribeiro Segunda, 16 de fevereiro de 2015, 14h42min

    O Curso de direito eu acho demais, quando se forma ;diz- venci, á luta foi grande mas estou aqui, entre muitos, vou fazer uma diferença em meu caminho , e no de muitos,que precisarem,poderei fazer o que tantos não fazem.fingem não ver.

    D

    Desconhecido Domingo, 19 de abril de 2015, 19h44min

    Bom ainda falta 1 ano e 3 meses gosto de ler e escrever mas tenho um pouco de dificuldade na parte de interpretação não sou muito bom em português na parte interpretativa. em fim isso prejudica na hora da faculdade?

    A

    Amaro Dewes Domingo, 19 de abril de 2015, 20h56min

    Olá ! Apenas alguns pitacos a mais aqui: - 1)- a faculdade não forma ninguém; a faculdade constrói as colunas e as vigas da profissão; o preenchimento entre colunas e vigas (paredes), os escaninhos, os acabamentos complementares como água, luz, ventilação, pisos, forros, divisórias, pinturas, cores, etc.etc. cada profissional (enquanto estudante ou mesmo já formado) precisa e deve buscar diuturnamente e por conta própria em seus estudos complementares e aperfeiçoamentos. Ai que reside a diferença do profissional e do bom profissional. 2)- como já lhe foi dito, e isto nos remete ao recém falecido advogado, ministro da justiça, senador da república, ministro do STF (dentre outras) Paulo Brossard de Souza Pinto que quando fora paraninfo de formandos em direito declarou em poucas e boas palavras aos seus afilhados: - quando tratarem de processos e causas de vossos clientes - leiam, leiam, leiam e leiam novamente ! Pois ele sabia do que estava falando aos futuros bacharéis. Por aqui usamos (em continuação): - ler, reler e tresler, quando menos. Logo.... 3)- no atinente a outras áreas de conhecimento (matemática, engenharia, medicina, etc.) é preciso dizer que: - o advogado não precisa conhecer a fundo esses outros conhecimentos MAS precisa saber onde buscar informações coerentes e confiáveis a respeito, onde pesquisar a matéria quando necessário enfrentá-la; e, por último, 4)- é preciso ligar o desconfiômetro com teses e anti-teses, sejam elas suas ou de seus opositores. E, não poderia deixar de dizer aqui: - nunca leve como inimigo o profissional que defende à parte contrária; não leve as coisas para o lado pessoal. Nunca. Podemos divergir nos posicionamentos e entendimentos jurídicos defendidos pois o direito é dinâmico MAS que isto jamais seja motivo para inimizades com outros profissionais.

    E

    eni flavia de barcelos Terça, 06 de setembro de 2016, 16h16min

    Nao conssigo decorar as leis eu acabo esquecendo como devo fazer

    R

    Rafael F Solano Terça, 06 de setembro de 2016, 18h28min

    Acalme sua mente e leia sempre, vc não vai decorar todas, sua mente não é uma máquina!!!!