Olá, há quase 3 anos comprei um carro, porque o dono tinha falecido e estava com o filho, que não queria continuar com o mesmo. O problema é que o carro tinha uma notificação de infração que foi o falecido dono que cometeu, quase 1 ano antes. O filho disse que provavelmente não iria virar multa, pois já tinha bastante tempo e não tinha acontecido nada. Acabei comprando o veículo, mas passados alguns meses resolvi trocar de carro, na concessionária onde deixei o carro como entrada só me pediram um cheque em caução porque se virasse multa eles entrariam em contato e eu pagaria. Depois de uns 6 meses me ligaram dizendo que o dono queria que pagasse a multa, só que verificando no site do detran ainda não tinha virado multa, não paguei, porque pra mim o cara queria era pagar os impostos do carro com o meu dinheiro. Agora, depois de mais de 2 anos recebi uma carta dizendo para eu ir em um determinado dia para negociar no fórum de pequenas causas. Achei absurdo o cara fazer isso, era só ele me ligar, mas preferiu entrar na justiça. É lógico que antes de pagar eu confirmaria se realmente virou multa. Como faço para saber se virou multa ou se foi cancelada???

Respostas

    P

    Pádua Recursos Terça, 23 de abril de 2013, 9h15min

    Mary,

    Vá ao Detran e solicite um extrato de multas do veículo.

    Ali você saberá se a autuação já se transformou em penalidade.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    A

    ALEXANDRE BORGES DE Terça, 23 de abril de 2013, 9h52min

    Bom dia,
    Estou com a seguinte dúvida, agora pouco fui ver o valor para pagar os documentos do meu veiculo e me deparei com algumas multas que foram levadas em 2010 mas não haviam sido cobradas ainda. Gostaria de saber se não teria um tempo limite para fazerem estas cobranças ou terei que pagar assim mesmo?

    .

    ..ISS Suspenso Terça, 23 de abril de 2013, 10h53min

    05 anos para cobrar e mais 05 para executar a cobrança.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Terça, 23 de abril de 2013, 13h10min

    Alexandre!

    Há um tempo limite para cobrança de multas, que é de até cinco anos, a contar da data da infração. Logo, nada de errado em relação ao seu caso.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    T

    thiago rafael meschi Terça, 23 de abril de 2013, 17h20min

    Boa tarde. As multas não estão chegando em minha residência devido uma alteração na númeração geral em Guarulhos. Com isso, só percebi as multas agora, que fui licensiar o veículo. Porém achei muito estranho algumas multas, sequenciais e no mesmo local. Segue Multas:
    14/06/2012 - 20:44 - Transitar na Faixa de Circulação Exclusiva - Avenida Nove de Julho alt. da R. Prof. Picarolo (Bairro/Centro).
    15/06/2012 - 20:52 - Transitar na Faixa de Circulação Exclusiva - Avenida Nove de Julho alt. da R. Prof. Picarolo (Bairro/Centro).
    18/06/2012 - 20:19 - Transitar na Faixa de Circulação Exclusiva - Avenida Nove de Julho alt. da R. Prof. Picarolo (Bairro/Centro).
    22/06/2012 - 20:14 - Transitar na Faixa de Circulação Exclusiva - Avenida Nove de Julho alt. da R. Prof. Picarolo (Bairro/Centro).
    Não passei por esse local, muito menos pela faixa de onibus. Como devo proceder? Como comprovo isso? Devido essas multas, minha habilitação será suspensa.

    Obrigado

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Terça, 23 de abril de 2013, 18h04min

    Thiago!

    Inicialmente, entre em contato com o órgão autuador e solicite uma cópia de cada uma das infrações. Na foto, compare com o seu veículo e verifique se é o mesmo. Isso é imprescindível para análise do caso e verificação do ocorrido.

    O fato de ter ocorrido mudança nos números dos imóveis não justifica, pois vc deveria ter alterado isso no seu cadastro do DETRAN.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    E

    Elaine L. C. Guedes Terça, 23 de abril de 2013, 19h48min

    Boa noite, recebi hoje, dia 23 de abril de 2013, 04 Notificações de Penalidade pelo Correio, via A.R., referentes a multas do ano de 2010. A data de emissão do documento é 11 de abril de 2013, e da postagem, 19 de abril de 2013. Duas das multas já têm 3 anos e as outras duas quase isso. Se eu entrar com recurso, com base no prazo de expedição da notificação, que seria de 30 dias, eu consigo cancelar essas multas? Pois entendi que este seria contado a partir da data da infração, estou certa? Ou é da data da emissão documento? Aguardo esclarecimento, obrigada.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Terça, 23 de abril de 2013, 19h55min

    Elaine!

    Notificação de Autuação: é aquele documento recebido via Correios ou outra empresa qualquer e que informa ao proprietário que seu veículo foi autuado por alguma infração de trânsito. Alguns entes autuadores encaminham esse documento via Aviso de Recebimento e, por conta disso, caso não haja alguém para recebê-lo retorna ao emissor para prosseguimento. Há um requerimento para indicação do real infrator. Não há boleto para pagamento da multa. Deve ser expedida em 30 (trinta) dias, a contar da data da infração.

    Notificação de Penalidade: é aquele documento recebido via Correios ou outra empresa qualquer e que informa ao proprietário do veículo que a autuação se transformou em penalidade. Idem quanto ao Aviso de Recebimento. Não há requerimento para indicação do real infrator. Há boleto para pagamento da multa. Tem prazo máximo para emissão de até 05 (cinco) anos, a contar da data da infração.

    Assim, supondo que recebeu as de Penalidade sem receber as de Autuação, sugiro que entre em contato com o ente autuador e solicite informações de como, quando e onde tentaram lhe notificar e não conseguiram. Aproveite e solicite uma cópia de todos os Autos de Infração elaborados pelo Agente.

    Lembro que se o veículo foi abordado em 2010 e o condutor assinou os Autos de Infração, dependendo da infração, o órgão autuador não precisa encaminhar a Notificação de Autuação. É o seu caso?

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    E

    Elaine L. C. Guedes Terça, 23 de abril de 2013, 20h13min

    Oi, Fernando, agradeço sua atenção! Eu sou a única condutora do veículo, não recebi notificação de autuação alguma, nem tão pouco fui abordada na hora para assinar nada, no máximo pode ter ocorrido de terem deixado aquele papelzinho rosa preso no para-brisa do carro numa das vezes, e que mal dá pra gente ler, pois é a via carbonada. Não me recordo se deixaram, pois tem bastante tempo.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Terça, 23 de abril de 2013, 20h23min

    Elaine!

    Nesse caso, conforme já salientado acima, sugiro que entre em contato com o ente autuador e solicite informações de como, quando e onde tentaram lhe notificar e não conseguiram. Aproveite e solicite uma cópia de todos os Autos de Infração elaborados pelo Agente.

    Após, retorne com as informações obtidas para que possamos lhe auxiliar.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .