Boa Noite, Eu preciso urgente retificar minha certidão de casamento para que eu possa comprar um imóvel. Já estamos casados há 10 anos, e ocorre que o nome de minha mãe está faltando uma letra. Eu sei que após todo esse tempo preciso de uma ação judicial, mas descobri que posso pedir um ofício ou alvará para um juiz autorizar o cartório onde foi efetuado o casamento faça a retificação, como faço isso? Moro em uma cidade, e casamos em outra, o juiz precisa ser da mesma comarca do cartório?

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 04 de junho de 2013, 20h25min

    JOSÉ

    Antes de entrar na justiça convém pedir uma 2a. via de sua certidão de registro de casamento. É que se foi erro de digitação da 1a. via esta 2a. via virá corrigida. Se ainda permanecer o erro você deverá ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado junto ao forum da cidade onde você reside ou onde você casou.

    HERBERT C. TURBUK
    www.haturbuk.blogspot.com

    J

    José Faccioli Terça, 04 de junho de 2013, 21h45min

    Mas se foi erro de digitação, não continuará o erro? Ou eles verificam tudo antes de emitir a 2° via, notando o erro e digitando corretamente? Eu penso que eles apenas vão imprimir o que já está digitado.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 05 de junho de 2013, 4h38min

    JOSE

    De qualquer forma vai ser necessário uma 2a, via atualizada para o processo.

    J

    José Faccioli Quarta, 05 de junho de 2013, 21h32min

    Minha sogra mora perto do cartório onde casamos, ela vai verificar.

    D

    dinahz Sexta, 12 de julho de 2013, 3h54min

    Como alterar uma certidão de casamento

    Quando você receber sua certidão de casamento oficial, procure cuidadosamente por eventuais erros. Em documentos oficiais, como as certidões de casamento e nascimento, é importante revisar a ortografia, já que é preciso de nomes, locais e datas corretas. Se a sua certidão de casamento tem um erro, altere-a o mais rápido possível. Se fizer a correção dentro de um tempo pré-estabelecido para receber o certificado, você evitará o pagamento de uma taxa.

    Instruções

    Como alterar uma certidão de casamento

    Procure o Cartório de Registro Civil de sua cidade e descubra quais tipos de correções podem ser feitas em uma certidão de casamento. Normalmente, você poderá corrigir erros de ortografia e adicionar informações para os itens em branco, mas não poderá alterar completamente, adicionar ou excluir um nome no documento.

    Pergunte quais são os documentos necessários para alterar uma certidão de casamento. A maioria dos cartórios exige uma cópia autenticada ou certidão de nascimento original, bem como de identificação com fotografia, como carteira de motorista, passaporte, identidade ou carteira de trabalho.

    Preencha o formulário adequado exigido pelo cartório para alterar a sua certidão de casamento. Leve-a pessoalmente juntamente com a taxa paga exigida em um Cartório de Registro Civil.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 12 de julho de 2013, 5h53min

    JOSE

    A colagem acima serve para o Estado dela. Mas não serve para o ESTADO DE SP (que é o meu e o seu). Aqui, qualquer intervenção em registro civil das pessoas naturais imprescinde de ordem judicial, conforme NSCGJ - Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça. E o motivo da normatização foi evitar fraudes e crimes que ocorriam nos registros públicos alterados sem supervisão judicial que eram altissimas e agora não mais.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    Roberta Barbosa Oazem Quinta, 24 de julho de 2014, 12h09min

    Boa Tarde, gostaria de me informar para a seguinte questão. Nós moramos no RJ, e minha mãe casou-se em Coelho Neto - MA a uns 30 anos atrás e agora que ela vai se divorciar ela percebeu que na certidão de casamento dela está com o nome da mãe dela (minha avó) escrito com o sobrenome errado. Sendo que ligamos para lá (MA) e já pedimos diretamente para o cartório a mudança de tal feito e não o fizeram corretamente, apenas enviaram uma 2ª via da mesma maneira.O que ela deve fazer??? Obrigada!!!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 24 de julho de 2014, 12h18min

    ROBERTA

    Após a conclusão do divórcio e a averbação dele na certidão de registro de casamento ingresse com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado e no forum da cidade onde ela reside para a correção necessária.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Andréa Barbosa

    Andréa Barbosa 11676/PI Terça, 20 de janeiro de 2015, 13h42min

    Olá Roberta! Temos um escritório na cidade de Caxias-MA, bem próximo a cidade de Coelho Neto onde também atuamos. Quaisquer dúvidas entre em contato conosco! Segue meu e-mail para contato: [email protected] .

    G

    GERALDO ALEXANDRE FILHO Quarta, 06 de abril de 2016, 16h44min

    Meus cumprimentos! Minha residência é Lambari/MG Sul de Minas.
    Meu dilema é o seguinte: Quando me casei, eu trabalhava no campo,"agricultor" porem o escrivão colocou como minha profissão " professor", contudo na realidade eu trabalhava mesmo era como lavrador! Infelizmente, devido o grande erro do escrivão do Cartório de Registro Civil de minha cidade, ter colocado minha profissão de "professor" na certidão de casamento, obviamente ficará impossível a minha aposentadoria "Rural". Sendo assim peço-vos uma orientação de como fazer para colocar em minha certidão de casamento a minha verdadeira profissão que na época deu solteiro era lavrador! Muito obrigado! Deus o abençoe!

    Milena Pimentel Monteiro

    Milena Pimentel Monteiro Sexta, 10 de março de 2017, 15h52min

    meus pais se casaram no civil, minha mãe colocou o nome do meu pai mas os documentos não foram trocados então minha mãe está com o nome errado nos documentos e precisa tirar a segunda via da identidade pois no próximo mês completarei 18 anos mas a minha certidão de nascimento está com o nome errado... O que devo fazer?