Boa Tarde,

Vendi minha moto para um amigo, ele me pediu para não datar o recibo pois iria transferir no próximo mês, eu confiei nele e só assinei. Um mês depois descobri que ele vendeu o veículo para outra pessoa que por sua vez não transferiu, hoje recebi uma multa do veículo. Como faço para arrumar isso??? Eu consigo pegar o veículo de volta?

Respostas

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 06 de junho de 2013, 15h40min

    Comentário apagado pelo usuário

    H

    Hen_BH Quinta, 06 de junho de 2013, 15h57min

    Pela "n"ésima eu digo a mesma coisa... é mais fácil ter dor de cabeça com certos "amigos" que com os inimigos...

    "Eu consigo pegar o veículo de volta?"

    Dificilmente. Pelo simples fato de o veículo não mais pertencer a você. Embora não tenha havido a transferência da documentação, não é essa documentação que determina a propriedade do bem, e sim a entrega ao comprador, por se tratar de bem móvel.

    Ingresse com uma ação judicial requerendo que seu "amigo" seja compelido a transferir a moto para o nome dele em prazo a ser assinalado pelo juiz, sob pena de multa. E depois que ela estiver com no nome do amigo, ele que se vire com a pessoa para quem a vendeu.

    Mas, para isso, tenha meios de provar a venda da moto ao seu "amigo" , seja através de documentos, ou mesmo de testemunhas.

    Hoje mesmo eu respondi um tópico aqui, onde deixei claro o monte de problemas que a simples entrega de um recibo de veículo, assinado em branco, pode trazer...

    C

    COSUELO AP S. Quinta, 06 de junho de 2013, 15h57min

    Dá queixa de roubo dela.Depois explica o delegado juntamente com a multa em mãos mas dá queixa contra seu amigo da onça se tiver coragem resolve o problema,mas se pegar o sujeito na moto e ela como roubada leve um advogado.O perigo ai não é só multa e sim uma morte no transito vc ainda é o proprietario legalmente ai sim se houver uma morte sua dor de cabeça será tres x maior.

    H

    Hen_BH Quinta, 06 de junho de 2013, 16h24min

    "Dá queixa de roubo dela.Depois explica o delegado juntamente com a multa em mãos mas dá queixa contra seu amigo da onça..."

    Se não houve roubo da moto, NÃO PODE "dar queixa" alegando algo que não ocorreu.

    Se fizer isso, vou contar a historinha triste que pode acontecer:

    Você vai alegar que a moto foi roubada pelo seu "amigo"... aí quando a pessoa para quem o "amigo" vendeu a moto (o fulano) estiver pilotando e for parado na rua pela polícia, o policial vai "puxar" a placa da moto... encontrará uma informação de roubo, informação essa dada por você em um BO.

    Aí o policial prende o fulano (que comprou a moto do "amigo") e leva ele para delegacia... chegando lá, esse fulano diz a verdade para o delegado, ou seja, que a moto está com ele porque ele a comprou do seu "amigo", e que tem como provar isso.

    Aí o delegado intima seu "amigo" a ir até lá para explicar a venda da moto ao fulano que foi preso na rua, porque a moto consta informação de roubo, dada por você. Aí seu "amigo" diz que comprou a moto de você, e que inclusive tem como provar, e só não transferiu o documento ainda, e que vendeu a moto ao fulano, que foi preso.

    O delegado então intima você para ir à delegacia, e explicar se realmente a moto foi vendida ou foi roubada, pois existem duas versões: uma versão de roubo (sua) e outra de venda (do seu "amigo" e do fulano preso).

    Aí você vai informar ao delegado que só deu informação de roubo pra poder pegar a moto de volta, porque estavam chegando multas em seu nome. Aí vem a parte mais triste da história:

    o delegado vai descobrir que você mentiu, alegando um roubo que não existiu de verdade... aí como alguém foi preso em função desse mentira, ele vai se "lembrar" de que existe o art. 340 do Código Penal, e vai indiciar você criminalmente com base nesse artigo:

    "Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:

    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa."

    Quando você achar que a tristeza parou por aí, ela continua. O fulano que comprou a moto do seu amigo vai entrar contra você com um processo por danos morais, pois ele foi preso na rua como receptador de veículo roubado, porque a moto constava uma informação de roubo que na verdade não ocorreu... era apenas fruto de sua imaginação...

    E o amigo vai entrar com um processo criminal por calúnia - afinal, você disse que ele roubou a moto - e outro de indenização por danos morais.

    Resumindo: faça a coisa de modo correto e dentro da legalidade. Muitas vezes, o jeitinho, no final, só dá aquele negócio que fede...

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 06 de junho de 2013, 16h24min

    Comentário apagado pelo usuário

    Fran Luiz

    Fran Luiz Domingo, 16 de agosto de 2015, 11h40min

    hen_BH

    Tenho uma história parecida como a da transferência que não ocorreu, então se não posso dar queixa, como devo proceder uma vez que fui até o cartório, assinei o documento , este foi datado só que a pessoa não concluiu a transferência, para variar é parente achei que não teria problemas e não peguei nem mesmo uma copia autenticada para informar o detran da venda e agora o meu "parente" passou para um terceiro e ainda esta no meu nome. O que faço?

    Willian Baldin

    Willian Baldin Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 19h07min

    boa noite, vendi meu carro para uma garagem de veiculos, depois de um ano o carro foi roubado e recuperado pela policia civil, porem tive que tirar o carro do patio ae foi que descobri que o veiculo nao tinha sido transferido e ja tinha passado por dois compradores, os mesmos estavam andando com o carro no meu nome ainda, retirei o carro e o delegado falou para min segurar o carro em casa ate que pagassem todos os ipva e seguro atrasado e multa, fiz o que ele disse, o carro esta comigo a espera que o responsavel pague, porem a suposta compradora do veiculo esta me ameacando de me prender e me acusando de ladrao, sendo que ela assinou um termo na delegacia que o carro iria ficar comigo ate que colocasse o carro em dia e tranferisse, o que devo faze? a garagem devolveu o recibo pra min e falou pra min se virar.

    D

    Desconhecido Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 19h16min

    é simples preecha o documento no nome do comprador assine reconheca firma e comunique a venda ao detran quem comprou so vai conseguir transferir se quitar os debitos.

    T

    Tatiana Quarta, 11 de maio de 2016, 21h29min

    boa noite,vendi minha moto mas o comprador desde a data que vendi ela pra ele,nunca foi feito o documento,muito menos a transferência,porém,não preenchi o recido, nem assinei,e não entreguei o recibo pra ele,pois ele só enrola pra fazer o documento...O que devo fazer?

    D

    Desconhecido Quarta, 11 de maio de 2016, 21h45min

    Ora se não preencheu se nao datou se nao entregou o recibo como é que vc quer que ele faça a transferencia?

    Alessandro Rodrigues

    Alessandro Rodrigues Segunda, 15 de agosto de 2016, 19h45min

    EU vendi minha moto mas fiquei com o dut
    A pessoa não pagou as 12 parcelas restantes. Meu nome está sujo e chegou uma multa pra mim. Descobri q foi vendida a uma segunda pessoa. Sendo que ela continua em meu nome já que não assinamos nada em cartório. Como procedo?

  • -1
    D

    Desconhecido Segunda, 15 de agosto de 2016, 21h29min

    reze para encontra-la ai depois vc ve o que faz

    Jany Pinheiro

    Jany Pinheiro Terça, 22 de novembro de 2016, 17h01min

    (é simples preecha o documento no nome do comprador assine reconheca firma e comunique a venda ao detran quem comprou so vai conseguir transferir se quitar os debitos.) Como estou com o mesmo problema do amigo acima, procedendo dessa forma não precisarei de documentos do comprador?

    Bruno Santos

    Bruno Santos Terça, 20 de dezembro de 2016, 7h18min

    Tipo não vai precisar do comprador reconhecer firma?

    Breno Moura

    Breno Moura Quarta, 28 de dezembro de 2016, 16h57min

    Vendi a minha moto , reconheci em cartório o dut, comuniquei ao detran que tinha vendido , mas o novo dono não fez a transferência e nem pagou o licenciamento e a moto foi apreendida. Eu devo acompanhar ele para a retirada da moto ou ele tem que se virar sozinho ?

    D

    Desconhecido Quarta, 28 de dezembro de 2016, 17h30min

    Ele se vira sozinho pois enquanto nao fiz e transferência nao haver as liberacao. Alias vc nem legitimidade tem mais para tentar retirar a moto

    Patricia Mendes

    Patricia Mendes Segunda, 16 de janeiro de 2017, 12h45min

    Meu esposo vendeu uma moto à um conhecido que por azar mudou-se e não sabemos o paradeiro, essa pessoa já passou a moto que por sua vez repassou também, a moto está rodando atrasada e cometendo infrações, como podemos proceder? Já pensamos em ir nas pequenas causas mas a quem vamos requerer?

    D

    Desconhecido Segunda, 16 de janeiro de 2017, 12h52min

    pois é a quem recorrer? vcs estão com o dut em mãos?