eu terminei um curso de graduação numa faculdade, mas nunca consegui um emprego, sendo meu avo o único responsável pela renda familiar. Minha nota no enem , me possibilita a conseguir uma bolsa de 100% no prouni. tenho todos os requisitos, só como disse já terminei uma graduação. A mensalidade do curso é mais que o dobro da renda da família. Será que há possibilidade de conseguir a bolsa? se sim, como devo proceder, não posso pagar um advogado, o defensor público poderia me ajudar? se eu ganhar e depois perder terei que pagar as mensalidades cursadas? eu não sei se o local correto é aqui ou ñ. se não for alguém pode me direcionar? agradeço a atenção

Respostas

    M

    Marininha Silva Domingo, 23 de junho de 2013, 17h29min

    Na própria explicação sobre o que é o Prouni, na página do MEC (www.mec.gov.br), escolha "Prouni", quando entrar na próxima página, do lado esquerdo, escolher "Informações aos Candidatos") fala-se que: "É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda SEM DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR."
    A unica graduação que é beneficiada pelo Prouni são as graduações de LICENCIATURA e for professor da REDE PUBLICA. Se você se encaixar nesse perfil, pode obter outra graduação que será uma outra licenciatura, mas se não for, não poderá obter vaga no Prouni.

    I

    Isis33 Segunda, 24 de junho de 2013, 10h48min

    eu li as normas do prouni, porém em decisão judicial, uma aluna de colégio particular conseguiu a bolsa. sendo que um dos critérios estudar em escola publica. O que eu quero saber se pode haver alguma brecha que posso me basear para pleitear alguma ação?

    M

    Marininha Silva Segunda, 24 de junho de 2013, 19h52min

    O Prouni é discriminatório, o governo não quer saber se você está feliz com sua graduação ou não. É o meu caso, sou graduada em Matemática e quis Engenharia, ao me inscrever no Prouni fui informada que não poderia. O proprio edital do Prouni diz que não pode ter nível superior.É complicado! Porque não tenta o Fies? No caso que você disse, dei uma pesquisa na internet e verifiquei que a moça tinha mais de 30 anos e estudou no supletivo particular, pagamento mensalidades entre 30 e 50 reais, sua renda mensal era menos de mil... aí ela teve direito.

    I

    Isis33 Terça, 25 de junho de 2013, 12h11min

    Fies eu já me informei, é complicado também, Posso ou não conseguir no 1º período e minha família não tem condição de pagar quase 5000 mensal, fora que tem as despesas pra me sustentar

    D

    Douglas Morrone Domingo, 11 de janeiro de 2015, 14h53min

    Uma dúvida, no meu caso, me formo nesse primeiro semestre de 2015, fiz o enem 2014, pelo que vi o candidato não pode ser formado para poder participar do prouni, nessa minha condição eu posso participar...? não vi nada dizendo que se o aluno cursa ensino superior ele não pode participar..

    R

    rafael Sexta, 16 de janeiro de 2015, 17h20min

    Olá gostaria de tirar uma dúvida também, estou indo para o segundo ano de faculdade e fui bem no Enem, acredito que minha nota vai alcançar o PROUNI e eu vou conseguir uma bolsa de 100 % pois me encaixo nos requisitos. Minha dúvida é: Mesmo indo para o 2 ano vou conseguir a bolsa? o que devo fazer?

    aguardo respostas.

    Ana Carolina Amaral

    Ana Carolina Amaral Sexta, 23 de janeiro de 2015, 15h03min

    Rafel no ultimo edital do Prouni (você encontra na página oficial) está escrito nas disposições finais se um aluno já está fazendo uma graduação e deseja usufruir da bolsa deve entregar um documento de cancelamento do vínculo acadêmico com a antiga instituição seja pública ou particular. Espero ter ajudado!

    Aline Rangel da Silva

    Aline Rangel da Silva Sábado, 24 de janeiro de 2015, 9h28min

    Rafael, você pode tentar desde que a bolsa seja integral, isso aconteceu comigo, eu paguei o primeiro ano da faculdade, no segundo fiz enem e consegui bolsa integral. O que ocorre é que eles não devolvem o dinheiro pago do ano anterior.

    Aline Rangel da Silva

    Aline Rangel da Silva Sábado, 24 de janeiro de 2015, 9h29min

    E sendo o mesmo curso na mesma instituição e mesmo turno, nao precisa de cancelamento de vínculo.

    Shirlany Farias

    Shirlany Farias Terça, 27 de janeiro de 2015, 9h06min

    Olá, sou formada em Letras, mas tenho vontade de cursar Pedagogia.Fiiz o Enem e tenho condições de ganhar uma bolsa integral pelo ProUni. Sou professora da Rede Pública. Não entendi muito bem o que a colega Marininha explicou sobre essa situação. Alguém poderia me ajudar?

    Andrey Souza

    Andrey Souza Quarta, 28 de janeiro de 2015, 15h58min

    Shirlany você tem um dos perfis considerados aptos a receber a bolsa. Professores da rede pública inscritos em curos de licenciatura, acredito que algum curso de Pegadogia ou um ABI de pra justificar sim.

    Willamy Nunes

    Willamy Nunes Quinta, 05 de fevereiro de 2015, 8h49min

    já sou graduado e passei no PROUNI. galera como que eles podem descobrir se já tenho diploma superior? existe algum cadastro nacional de graduados???? tou querendo arriscar, mais tenho medo de ser descoberto e processado por falsidade ideológica kkkk

    J

    Jane Lima Quinta, 05 de fevereiro de 2015, 10h46min

    Willam estou na mesma situação que vc já fiz até matricula mas to com medo...

    Magnólia Saaviniec

    Magnólia Saaviniec Quinta, 05 de fevereiro de 2015, 11h01min

    Eu não cheguei a fazer a matricula justamente por medo de dar algum rolo :/

    Ysabbell Sant's

    Ysabbell Sant's Quinta, 05 de fevereiro de 2015, 12h14min

    Gente não dar rolo pra quem já tem graduação, isso não é falsidade ideológica, a única coisa que vai acontecer se eles descobrirem que pessoa já tem graduação e que vai ter que cancelar a bolsa do prouni.

    Hélder Brito

    Hélder Brito Quinta, 05 de fevereiro de 2015, 20h54min Editado

    Pois bem, fui hoje na instituição em que consegui a bolsa para me informar, também sou graduado em um curso tecnólogo e não possuo condições para pagar uma outra faculdade e fazer FIES seria "doideira" em um país onde a carga tributária e os altos e baixos da economia só prejudica a classe menos favorecida; e a atendente disse que a bolsa é cancelada, pois o MEC faz "varreduras" via sistema e acaba descobrindo. Minha indignação é, já que vão descobrir que sou formado, por quê na hora da escolha dos 2 cursos para concorrer a bolsa a averiguação já não é feita? Pois xerocar N documentos e autenticar em cartório gera gastos. Gastos estes para nada; para depois o governo vir e retirar a sua bunda da cadeira de uma instituição de ensino. Filhinhos de papai conseguem bolsas via Sisu nas federais, agora um pobre coitado não pode se qualificar mais ainda ou mudar de profissão, mesmo tendo nunca trabalhado na área ou estar desempregado e não possuir condições. Na moral isso é discriminatório.

    Gostaria de mais informações que está na mesma situação. Principalmente se há alguma coisa a ser feita de maneira judicial.

    J

    Jane Lima Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 8h47min

    Pois é Hélder, o curso que passei é tecnólogo, na verdade tenho medo é na hora da emissão do diploma, o MEC deveria fazer varreduras na hora de liberar o PROUNI não depois que vc já ta estudando, gostaria de saber se alguém já conseguiu concluir o curso na mesma situação que nós.

    Hélder Brito

    Hélder Brito Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 9h43min

    Também esse é meu medo e a minha dúvida, será que alguém já conseguiu concluir.

    Hélder Brito

    Hélder Brito Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 9h49min Editado

    Achei isso aqui mas acretido que a maioria estejam equivocados
    https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090318153321AA1zuM1

    E essa informação.

    http://www.prouni.net/prouni-segunda-faculdade.html

    Hélder Brito

    Hélder Brito Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 10h01min Editado

    E em um país onde nada é certeza, além de leis brandas e politico ladrão, financiar um curso de 5 anos pra tentar pagá-lo até 2040 é meio irônico. Terminar de pagar com 50 anos de idade isso se não acontecer como aquela economista que perguntou a Dilma no debate em 2014. Profissional a mais de 25 anos e fora do mercado de trabalho. Espero que até lá o pronatec seja mais evoluído. E que a qualidade no ensino superior tanto público e privado seja de melhor qualidade.