Bom, tem um conhecido meu que ah mais de vinte anos atrás cometeu um crime de latrocínio, só que ficou foragido... Semana passada nos fomos no fórum pra puxar e conversar com um advogado pra saber se haveria a possibilidade dele responder em liberdade... devido hoje ele ser um cidadão de bem pai de família, doente entre outros... Mais quando chegamos la que eles puxaram e nos disseram que não havia mais nenhum processo em cima dele e que ele pode ir normalmente tirar os documentos dele... só que mesmo assim ele ainda tem medo de ir la tirar os documentos e ficar por la mesmo pois a vida inteira dele sempre todos falavam que este crime não prescreveria nunca o medo dele é este e eu gostaria de saber se prescreve ou não e com quantos anos?

Desde já Obrigado!

Respostas

    Z

    zé das couves Quinta, 25 de julho de 2013, 12h56min

    Todo crime prescreve.

    Z

    zé das couves Quinta, 25 de julho de 2013, 13h03min

    é que nem os títulos do tesouro ,todos prescrevem e de tantos em tantos anos os poupadores que não resgatam perdem todo suas economias,ou como investir em ações de tantos em tantos meses eles fazer agrupamentos e subscriçoes para cada evento societario se o açionista não se mexer ,perde parte do seu capital ,no futuro em vez de ter fortuna tem migalha ,acredita que tem gente que tem cautela de primeiros acionistas da petrobras ,onde deveriam ter um bom pedaço da cia e hoje não vale nada ,pois eles se negam a pagar a percentagem a que correspondia na épóca ,é como se fosse fosse dono de sei lá 50% da cia ,e no futuro de tanta subscrição e agrupamento feito voce passa a ter somente 0,000000001% da mesma empresa ,isso é que é golpe , se já passou 20 anos recomendo seu amigo a ir fazer outra identidade ou continue anonimo e use identidade dos seus parentes.

    M

    maggie amanda Quinta, 25 de julho de 2013, 13h16min

    Como assim fazer outra identidade?

    M

    maggie amanda Quinta, 25 de julho de 2013, 13h26min

    Fazer outra identidade com seu nome de batismo?

    J

    Jorge Eduardo Quinta, 25 de julho de 2013, 19h24min

    zé das couves

    Nem todo crime prescreve, há exceções a regra:

    Os crimes imprescritíveis estão estabelecidos na Constituição Federal em seu art. 5º, incisos XLII e XLIV, sendo imprescritíveis os crimes de Racismo, bem como ação de Grupos Armados, civis ou militares, contra a Ordem Constitucional e o Estado Democrático de Direito.

    E

    Eduardo Luis Quinta, 25 de julho de 2013, 19h26min

    Curioso,o crime contra a vida vale menos que o racismo .

    J

    José Benedito ANTUNES Domingo, 28 de julho de 2013, 15h02min

    Se justo ou legal, certo é que a prescrição no Brasil é de 20 anos. Portanto, como informa que esse lapso já ocorreu, uma certidão cartorária nada apontará contra ele, que deve seguir sua vida, só que, agora, nada de ilícito deve praticar. Restará apenas a culpa em sua consciência.

    .

    ..ISS Suspenso Domingo, 28 de julho de 2013, 18h32min

    deveria prescrever no dia em que a vitima também tivesse prescrita sua "pena"

    M

    maggie amanda Segunda, 29 de julho de 2013, 16h19min

    Obrigado Benedito!!!

    Igor Almeida

    Igor Almeida 187843/RJ Segunda, 29 de julho de 2013, 16h25min

    Maggie, o crime de roubo seguido de morte prescreve, no Brasil, em 20 anos (artigo 109, inciso I, do Código Penal).

    No entanto, cuidado! O ideal é que se procure saber antes se corre algum processo em seu nome, pois há as causas interruptivas de prescrição!!! Assim, se eventualmente houve denúncia e recebimento pelo magistrado, ainda que no passado, o prazo pode AINDA estar correndo.

    Funciona da seguinte forma: A pessoa comete o crime... O prazo começa a correr. Daí, quando o juiz recebe a denúncia, esse prazo ZERA E VOLTA A CORRER. Existem outras hipóteses durante o processo, mas o fundamental é saber se houve, afinal, algum processo.

    SE NÃO HOUVE PROCESSO, como eu entendi no seu depoimento, não há mesmo o que temer: a pessoa pode buscar sua documentação sem problemas.

    Mantenha-nos informados!

    Boa sorte!

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 29 de julho de 2013, 17h58min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 29 de julho de 2013, 18h09min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 29 de julho de 2013, 18h21min

    Comentário apagado pelo usuário

    .

    ..ISS Suspenso Terça, 30 de julho de 2013, 6h58min

    deveria prescrever no dia em que a vitimatembé tivesse prescrita sua pena

    M

    maggie amanda Terça, 30 de julho de 2013, 12h51min

    Obrigado Sr. Vanderlei... O crime foi cometido no ano de 1989... Ja fomos no forum e la fomos até um advogado e levamos tudo o que ja tinha- mos quanto ao processo dele... por via das dividas fomos duas vezes fazer a mesma coisa. e la eles falaram que ele pode ir normalmente tirar os documentos dele, mais nao nos forneceram nenhum documento dizendo que de fato nao tem mais nada.... ele ja tirou a 2° via de certidao de nascimento... e agora falta o resto mais o medo dele é ir no poupa tempo e ficar por lah mesmo? Entao pra nao ocorrer este risco ele tem que de fato ir no forum e pegar este papel que prova que nao deve mais nada para que nao venha correr o risco de ser preso? Obrigado...