Primeiro, pra quem nao sabe o que é machete, segue o link mostrando um: http://weaponmania.com/product_info.php?cPath=61&products_id=1137&osCsid=13e32786b2fbb2e1e88189bf2538ecc4

Recebi ameaças, nao diretamente, mas indiretamente de um indivíduo. Psicopata. Já ameaçou outra pessoa tb. Tenho até uma gravaçao telefonica como prova da ameaça que ele fez de matar uma certa pessoa. O cara é doente. Nao quero ir na delegacia ter que denunciar o cara. Porque sabemos que o cara depois tá de volta e pode sair com mais raiva ainda. Porém, quero me proteger. Não tenho porte de arma de fogo. Mas quero comprar uma machete e deixar ela no carro... porque se um dia eu ver esse cara e notar que ele quer partir pra cima de mim... das duas uma: ou ele me mata logo, com revolver, caso ele tenha, ou ele vai ficar todo rasgado... senão morto.

Posso andar com um brinquedo desses no meu carro numa situação dessas? Obrigado!

ps: estou aberto a ouvir qualquer conselho tb. Situação meio complicada a minha.

Respostas

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sábado, 10 de agosto de 2013, 10h18min

    A não ser que sabe usar uma arma dessas, recomendo procurar algo menor.

    R

    rafael queiroga Sábado, 10 de agosto de 2013, 10h55min

    O problema de facas menores, como canivete etc, é que são de curto alcance... se o indivíduo souber alguma defesa pessoal, ela conseguirá se defender de meu golpe. O machete, por ser grande, dificulta bastante o indivíduo se defender... pq posso estar a mais de 1m da pessoa e atingi-la.
    Nao ha muita técnina para se usar um machete eu acredito... inclusive muitos tem até um encaixe na mão (como o da foto que mostrei)... "hand guard"... proteção ou encaixe na mão... que aumenta o domínio e controle sobre a arma.
    Sem falar que ao mostrar uma arma desse tamanho, pode até afugentar o indivíduo sem precisar de fato entrar numa briga.

    V

    Vanderlei Sasso Sábado, 10 de agosto de 2013, 11h31min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Sábado, 10 de agosto de 2013, 11h45min

    Comentário apagado pelo usuário

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sábado, 10 de agosto de 2013, 11h52min

    "Nao ha muita técnina para se usar um machete eu acredito... "

    A defesa é invadir o alcance do machete que o torna inutil.

    V

    Vanderlei Sasso Sábado, 10 de agosto de 2013, 11h52min

    Comentário apagado pelo usuário

    R

    rafael queiroga Sábado, 10 de agosto de 2013, 11h55min

    "Se o cara for treinador de UFC com machete ou sem vai ser a mesma coisa e se feri-lo vai responder por isso"

    Colega, mesmo se ele for lutador de UFC... covenhamos que a coisa fica preta pra ele se eu tiver uma machete... voce já viu uma né? Checa esse vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=dKlX-eq2CcQ tem umas extremamente "ignorantes".
    Fio de corte muito grande, tanto que é usado por militares pra abrir caminho na selva...
    A não ser que ele seja um lutador muito bem treinado de UFC pra ficar tranquilo diante de uma situação dessa e conseguir me atingir primeiro.

    E eu nao entendi, porque eu vou responder? Não seria legítima defesa? Atingi o cara pra nao ser agredido ou morto por ele.

    Sim, se PMs revistarem meu carro, o que é muito dificil... até hj, nunca fui barrado e tive o carro revistado... vamos supor q isso aconteça... nessa situação, respondo por alguma coisa ou o PM apenas vai levar a faca? Ele pode fazer isso? Mesmo eu dizendo que recebi ameaças... ? Eu posso dizer que uso pra caça e pesca tb... visto que a machete é utilizado pra caça... abrir caminho em mata fechada

    R

    rafael queiroga Sábado, 10 de agosto de 2013, 12h01min

    "A defesa é invadir o alcance do machete que o torna inutil."

    Sven, não entendi...

    Com uma arma desse porte, acho que o cara (se nao estiver de arma de fogo), desisti de querer me agredir... e se ele chegar a 1,5m de mim, ja consigo atingi-lo. Diferente de um canivete... ou uma faca menor... que vou precisar estar em uma distância, como se fosse dar um soco nele...

    R

    rafael queiroga Sábado, 10 de agosto de 2013, 12h05min

    Obrigado Vanderlei...

    esclareceu bem a dúvida no seu útimo post...

    se algum guarda vier a revistar meu carro, o que é muito raro... digo q é pra caça e pesca...

    Quer dizer que agte pode andar até com uma Katana no carro se quiser?
    Se nao é proibido entao nem precisa justificar ne? Mas uma justificativa poderia ser que é colecionador...

    ps: eu pensava que era proibido... ha muito tempo atrás... um colega meu disse que foi parado por um policial e tinha um canivete no cofre do carro... o guarda ficou questionando pra que ele queria o canivete... entao, pelo que o dr. expos, nao é proibido... acho que vou entao pegar logo é uma Katana!! algo mais poderoso!!

    R

    rafael queiroga Sábado, 10 de agosto de 2013, 12h17min

    conheço gente que anda com arma de fogo, sem porte... policial é muito raro parar carro e revistar...
    porém, se eu fizesse isso... tivesse um porte ilegal de arma de fogo... e a usasse para me defender, eu iria ter que responder pelo porte ilegal... de qq forma.
    Mas nao sou muito a favor dessas coisas. Sou do tipo certinho, gosto de fazer as coisas de acordo com a lei, tanto que vim aqui no fórum saber se é crime ou nao andar com esse tipo de arma branca.

    R

    rafael queiroga Sábado, 10 de agosto de 2013, 13h09min

    estive falando com um colega sobre a minha situação...
    ele me aconselhou a ter porte de ARMA DE FOGO pois arma branca n protege ngm...
    mas eu falei pra ele q n tenho o dinheiro. Pra ter um porte legal de arma de fogo, os custos são altos (nao tenho esse dinheiro no momento), e a burocracia é grande...

    porém, eu fiquei com uma dúvida... se eu for na delegacia, e alegar que necessito de uma pra defesa pessoal, diante de tal situação, nesse caso, a burocracia e os custos serão o msm pra mim? Minha situação creio ser diferente... e de urgencia iminente.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sábado, 10 de agosto de 2013, 13h30min

    Machete é arma lenta. É usado igual o Machado. Vai ter que levanta lo para poder cortar seu oponente com forca. Neste instante ele da dois passos pra frente e enfia uma caneta no seu ouvido.

    Além disso, vai estar no seu carro. Vai fazer o que? Falar com cara que tem que ir pro carro pra pegar o machete?

    Compre um balisong.

    R

    rafael queiroga Sábado, 10 de agosto de 2013, 13h57min

    Balisong, faca borboleta... eu tenho uma. Já andei até com ela no sapato.. muito prático. Mas nao concordo com tudo q vc falou nesse seu ultimo post...

    O ideal msm seria arma de fogo...
    agora os custos e burocracia é grande. Nao sei se nesse caso, de extrema necessidade muda alguma coisa... se existe algum facilitamento... existe? sabe dizer?