Olá, Boa tarde!!! Preciso de uma orientação a respeito de inventário; pois, já li e conversei com algumas pessoas, porém, continuo com dúvidas a respeito do assunto. Minha amiga é herdeira de alguns imóveis juntamente com mais três irmãos. Nesse inventário também fazem parte a companheira do pai de minha amiga e mais duas filhas dessa união. Ocorre que a minha amiga não quer mais acompanhar os irmãos que não entram em acordo, inclusive têm o mesmo advogado. Minha amiga quer separar-se dos irmãos e peticionar pedindo ao juiz que decida a partilha dos bens na situação em que se encontram. Os irmãos de minha amiga, provavelmente vão insurgir-se contra ela, mas a ex-companheira de seu pai e as duas filhas, não. Isso é possível? Como fazer essa petição? O que pedir? Obrigada, Nina Sá

Respostas

    P

    Paulo dos Reis 68490/MG Quarta, 14 de agosto de 2013, 16h40min

    Se os demais herdeiros não estão de acordo com o que ela quer fazer, ela deverá constituir um novo advogado que irá representar só ela, revogando a procuração que passou para o antigo advogado. Esse novo dvogado que fará a petição

    W

    [email protected] Quarta, 14 de agosto de 2013, 17h36min

    Nina Sá a sua amiga vai precisar contratar um advogado para acompanhar o inventário e defender os interesses de sua amiga.

    Atenciosamente
    Dr. Wilson Vieira

    B

    bia blanco Quarta, 14 de agosto de 2013, 21h37min

    Muito obrigada pela atenção!! Gostaria de saber o que pode constar nessa petição; se ela pode, de antemão, listar os imóveis dos quais ela gostaria como quinhão? Ela pode dizer nessa petição que aceita o fato de que a ex-companheira tenha direito a 50% desses bens (os irmãos não aceitam a união estável do pai, que já está comprovada) e que o restante seja dividido entre ela e os irmãos e as duas filhas do pai com essa mesma ex-companheira? Como podem ser avaliados esses imóveis? Através de perícia? Estou perguntando porque ela é pessoa simples e vou acompanhá-la quando for falar com o advogado; também, ela se encontra em situação finánceira difícil e tem imóvel que já está se deteriorando e, me parece, que não está sendo pago o IPTU. Ela precisa regularizar essa situação o quanto antes pois está vivendo num dos imóveis parte do inventário, que ela invadiu e não tem outro local para viver.
    Muito obrigada,
    Nina Sá

    W

    [email protected] Quinta, 15 de agosto de 2013, 10h49min

    Prezada Nina ela precisar contratar um advogado.

    Você não peticionar nos autos.

    Wilson

    B

    bia blanco Sexta, 16 de agosto de 2013, 16h22min

    Olá, boa-tarde!!
    Eu sei que é preciso contratar um advogado e ,ele, sim, irá peticionar. Pedi as informações porque penso que seja melhor procurar um advogado já com algumas informações de antemão e também para dizer para minha amiga o que poderá ser feito. Continuo solicitando que alguém que tenha conhecimento me dê as informações de que preciso.
    Muito obrigada

    C

    Consultor ! Sábado, 17 de agosto de 2013, 10h44min

    ... Eu tbém sou meu melhor amigo.

    F

    Fátima Perestrelo Domingo, 18 de agosto de 2013, 6h30min

    Ela não pode escolher os imóveis. Veja: Herança é um quinhão do todo, indivisível até que ocorra a partilha.

    Consulte um advogado pessoalmente.

    B

    bia blanco Terça, 03 de setembro de 2013, 21h33min

    Olá, a todos!!
    Consultei um advogado e ele me disse que ela pode, sim, escolher um imóvel como parte de sua legítima, desde que os demais herdeiros concordem com a escolha.
    Obrigada a todos,
    Mara

    C

    Consultor ! Quarta, 04 de setembro de 2013, 0h29min

    ... grande novidade !!!

    Se os demais concordarem, podem até doar tudo pra vc !!!