Boa noite! Gostaria se saber como proceder diante de um plágio de monografia. Minha monografia foi apresentada em dezembro de 2008 e em julho de 2009 ela foi publicada com o nome de uma outra pessoa em um site de artigos. A monografia foi totalmente copiada! Como eu não achei a original na internet, deduzi q a pessoa tenha conseguido no acervo da biblioteca da faculdade onde me formei e que talvez até tenha se formado lá tb. Gostaria de saber como proceder neste caso e quais as penas para o plagiador. Desde já agradeço!

Respostas

    A

    assuntos polêmicos Segunda, 23 de setembro de 2013, 19h30min

    Respondendo a sua pergunta, se houve cópia completa da monografia, isto pode sim ter configurado plágio, mas se você não teve nenhum prejuízo financeiro com isto, não vejo motivo para querer punir alguém que copiou o seu trabalho. Copiar trabalhos acadêmicos é coisa sem tanta importância. Muitas vezes pior do que copiar trabalho escolar é falsificar diplomas de faculdades, isto sim é um problemão, e mesmo assim não conheço pessoas punidas por isto, mas ambos os casos deveriam ser punidos se houvessem rigor no cumprimento das leis neste País.

    J

    Juju LF Segunda, 23 de setembro de 2013, 19h39min

    Olha, agradeço a resposta, mas não encaro isso como "coisa sem tanta importância", afinal precisei dela para adquirir meu diploma e tive mto trabalho ao fazê-la...
    Simplesmente não gostei, dps de todo o meu trabalho e esforço, alguém simplesmente copia minha monografia, publica em 2 sites e ainda leva o crédito como se nada tivesse acontecido...
    E o pior, tenho quase certeza de que ele utilizou a mesma como TCC e receber seu diploma, enfim, aguardo outras opiniões a respeito!
    Mesmo assim agradeço!

    A

    assuntos polêmicos Terça, 24 de setembro de 2013, 18h56min

    Luju LF, a opinião que dei foi pessoal, pois se fosse o meu caso não me importaria se copiassem uma monografia ou trabalho acadêmico meu, pois não iria gastar tempo e dinheiro com advogado para tentar processar o autor do plágio, mesmo porque o processo criminal é moroso e pode não dar em nada em termos de punição, ou punição mínima, talvez doação de cesta básica ou prestação de serviços comunitários. Mas se quiser pode entrar com processo contra o autor do plágio pedindo indenização por danos morais, caso se ofendeu pela atitude dele.

    H

    Hen_BH Terça, 24 de setembro de 2013, 19h17min

    Respeito a opinião do colega acima, mas com ela não concordo.

    Diz ele que "Copiar trabalhos acadêmicos é coisa sem tanta importância. Muitas vezes pior do que copiar trabalho escolar é falsificar diplomas de faculdades..."

    Quem não tem escrúpulos a ponto de copiar uma monografia, também não os terá para falsificar um diploma... se a pessoa já demonstrou coragem para burlar o meio (monografia), certamente tem coragem para burlar o fim (diploma). Assim nascem os estelionatários.

    Diz também que "mas se você não teve nenhum prejuízo financeiro, não vejo motivo para querer punir alguém que copiou o seu trabalho." Eu particularmente entendo que os prejuízos não se configuram apenas sob o aspecto financeiro. Vejo aí um prejuízo intelectual, uma vez que alguém se apossa de seu trabalho e o coloca como se fosse trabalho próprio, auferindo dividendos intelectuais com ele.

    Eu procuraria descobrir onde essa pessoa se formou, e verificaria qual foi o trabalho apresentado por ela para a conclusão do curso. Caso tivesse sido o mesmo trabalho que o meu, eu levaria a questão para o conhecimento da instituição, uma vez que isso configuraria fraude.

    Quanto ao processo criminal ser moroso e provavelmente não dar em nada, isso infelizmente é uma possibilidade forte... mas a existência do processo criminal contra o plagiador, por si só, já é uma ferramenta de prevenção para que a pessoa pense duas vezes antes de se apropriar da obra intelectual alheia.

    D

    Dr. Jorge Lima Suspenso Quarta, 25 de setembro de 2013, 10h22min

    Juju,
    faz a denuncia no MEC tb, existe um órgão especifico para investigar e punir plágio de monografia.
    Acho sim que vc deve denunciar, pois é um absurdo uma outra pessoa levar as glórias pelo o seu trabalho

    J

    Juju LF Quarta, 25 de setembro de 2013, 23h20min

    Boa noite Hen_BH!

    Obrigada por responder!Eu desconfio que o mesmo tenha usado o minha monografia como TCC dele tb. E embora a biblioteca da faculdade tenha me informado por e-mail que alguns TCCs de 2008 a 2011 não constam no acervo deles, acredito que eles estejam tentando encobrir algo pra não "sujar" o nome da faculdade.

    Enfim, to pesquisando e tentando descobrir se realmente foi a pessoa q eu desconfio que seja. Não fiz nenhum alarde ainda pois prefiro recolher todas as provas possíveis antes de entrar em contato com a faculdade, pois tenho medo q ela suma com as "supostas" provas.

    Não penso em processa-lo para ter algum beneficio financeiro, mas q ele pague pelo que fez de alguma forma, nem que seja com cesta básica ou com qualquer coisa do tipo.

    Se for provado que ele além de copiar minha monografia e publicar em sites, ele tiver apresentado o meu TCC como se fosse dele, ele corre o risco de perder o diploma mesmo dps de tantos anos?

    J

    Juju LF Quarta, 25 de setembro de 2013, 23h22min

    Boa noite Dr. Jorge Lima!

    Eu vou denunciar ao MEC sim, só estou esperando juntar todas as provas de que preciso para isso.
    Obrigada por responder!

    T

    Thiago Ferrari Turra Quarta, 25 de setembro de 2013, 23h27min

    Colega, após a colação de grau você tem 5 anos para pedir a revogação da colação de grau do colega plagiador. Então como a monografia é de 2009 não demore muito para protocolar essa reclamação no MEC. Att.

    E

    Elisete Almeida Segunda, 30 de setembro de 2013, 17h58min

    Bela colocação de Hen_BH, concordo plenamente.

    Juju, apesar de algumas pessoas entenderem de forma diversa, no meu ver, não precisa ser uma cópia testual integral, ipsis verbis, para ser considerado plágio; basta que se copie a ideia sem fazer a devida citação, para que haja uma cópia.

    Bem, os trabalhos acadêmicos, em princípio, são entregues em diversas cópias e protocolados junto à instituição de ensino onde são apresentados.

    Se for esta a intenção, siga o conselho dos colegas acima e faça uma reclamação.

    Boa sorte!

    Cumprimentos

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 30 de setembro de 2013, 18h23min

    É serio? Aqui no Brasil 5 anos depois da monografia plagiado a coisa "cola"???

    Passou semana passada em um jornal holandês, um cara "inventou" dados no mestrado, 15 anos atras. Perdeu mestrado, perdeu doutorado..

    Esses 5 anos é o "progresso" que tem na bandeira?

    T

    Thiago Ferrari Turra Segunda, 30 de setembro de 2013, 22h46min

    Por aí.

    E

    Elisete Almeida Terça, 01 de outubro de 2013, 9h01min

    Hahaha Sven!

    E na Alemanha dá pedido de demissão do cargo político ocupado. Lembra-se da ministra da Educação?

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 01 de outubro de 2013, 9h23min

    É, e aqui, o FDP vai ter cadeia especial por ser "graduado"....

    De repente uma profunda tristeza tomou conta de mim.

    E

    Elisete Almeida Terça, 01 de outubro de 2013, 9h36min

    Vixi!

    Imagina eu que estou na UE e tenho do mesmo que aí, Sven?

    Não fico triste, fico deprimida. Kkkkkkkkk!

    M

    Maria Santiago Quarta, 25 de dezembro de 2013, 17h01min

    Já foi na Delegacia? se ainda não foi, deveria ir até lá e registar um B.O, com a cópia original de seu TCC e as falsificadas.
    Depois procura a faculdade e apresenta o B.O. e solicita providências.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.