Olá a todos, tenho dúvidas quanto ao procedimento, pois perdi o prazo para requerer o certificado de aprovação. (Fui erroneamente informado de que não precisava mais requerer sua retirada, mas como estou no 10º semestre da faculdade eu deveria ter requerido). Dessa forma, gostaria de qualquer informação disponível sobre como proceder, ou se terei que prestar novamente o exame...

Obrigado pela atenção.

Respostas

    S

    salvadoramorim.adv. Quarta, 25 de setembro de 2013, 12h15min

    Alan, não há um prazo específico para a retirada do certificado eu retirei o meu seis meses depois do exame

    A

    Alan Shore Segunda, 30 de setembro de 2013, 11h45min

    Muito obrigado pela resposta!

    A

    Ana G. M. Quarta, 02 de julho de 2014, 15h01min

    Olá. Qual o resultado obtido pelos colegas que perderam o prazo? Estou na mesma situação, o prazo encerrou ontem... mas acabei encaminhando os documentos por Sedex mesmo assim, já que ainda não foi divulgado o resultado final. Na minha Seccional ninguém sabe informar se aceitarão ou não o requerimento.

    Att

    D

    Desconhecido Quinta, 03 de julho de 2014, 11h00min

    Ana e Alan, após a aprovação na Ordem, a retirada do certificado deve ser providenciado, entretanto, como disse Salvadoramorim.Adv. não há prazos. Algumas seccionais a estipulam para efeitos protocolares e burocráticos. Procurem a secretaria da sua seccional e tratem diretamente sobre essa exigência. Boa sorte.

    S

    Silnei Odorizzi Terça, 22 de julho de 2014, 10h16min

    Há um prazo de 5 dias apos o resultado definitivo de aprovação no exame, para você encaminhar um requerimento para confecção do certificado da OAB, nele contem uma declaração da faculdade, copias autenticadas de documentos etc.. decorrendo este prazo, não se aproveita mais a aprovação no Exame de Ordem.

    B

    Bruno Machado Terça, 22 de julho de 2014, 10h19min

    Não sei se isso muda para cada seccional, mas eu nao requeri o meu certificado (estava no 10º semestre quando fui aprovado) e dei entrada normalmente.

    Fui informado de que o certificado não é preciso e realmente não precisei do mesmo para dar entrada com a documentação.

    N

    nivaldo antonio silva Terça, 26 de agosto de 2014, 22h41min

    Não há prazo para retirar certificado, eu dei entrada na minha inscrição quase um ano após a aprovação sem precisar pegar o certificado de aprovação.

    Juliane Alves

    Juliane Alves Segunda, 16 de fevereiro de 2015, 19h11min

    Gente, como foi o resultado dessa perda de prazo? Acabou de acontecer comigo e estou desesperada... Preciso de orientação, não entendi nada sobre esse certificado de aprovação...

    Dani Dorneles

    Dani Dorneles Domingo, 21 de junho de 2015, 20h21min

    Eu também perdi o prazo alguém sabe me dizer se tiveram que fazer o exame de novo. Estou apavorada o prazo terminou sexta-feira para mim.

    G

    Gabriel Domingo, 21 de junho de 2015, 22h27min

    O jeito é ir na OAB, pedir a prorrogação do prazo e tentar a sorte.

    Samuel Rocha

    Samuel Rocha Terça, 23 de junho de 2015, 8h32min

    Pessoal de uma vez por todas... Exame de Ordem não prescreve. Depois de aprovado adeus a esse drama!!! Há um equívoco por parte do colega Silnei Odorizzi, no sentido do aproveitamento do Exame, contudo, incrivelmente, essa dúvida paira até sobre alguns advogados professores... mesmo quando o advogado é excluído dos quadros da OAB por infração disciplinar e queira retornar o vínculo, não será necessário prestar novo Exame de Ordem (salvo se incorreu em falsa prova de qualquer um dos requisitos para inscrição na OAB), sendo necessário, apenas, requerer a reabilitação, que, em tese, é mais difícil do que ser aprovado no exame.

    J

    Jefferson Alexandre Quinta, 02 de julho de 2015, 11h00min

    Samuel Rocha , Gostaria de sua opinião.Farei repescagem em setembro já paguei monografia I mas, faltam as quatro práticas jurídicas, caso venha obter êxito como deveria abordar o coordenador do curso de direito? pagar 2(duas) agora e 2(duas) ano que vem? E meu prazo para requerer o certificado de aprovação da OAB? Desde já agradeço a resposta ou as respostas aqui serão bem vindas!

    F

    fabio augusto Terça, 28 de julho de 2015, 23h16min

    Amigos, não existe prazo para dar entrada na carteira da OAB, basta que na data de sua inscrição para fazer o exame você esteja matriculado no ultimo ano do curso ou no 9º semestre, independente de Dps, uma vez aprovado, nem precisa pedir o certificado de aprovação, pois quando voçê for dar entrada na Carteira seu nome estará no sistema constando aprovado. Obs: sempre fica atento no edital, ele dita as regras.

    B

    Bruno Campos Quarta, 19 de agosto de 2015, 10h15min

    Eu ainda estou no 8 período, fui aprovado na primeira fase e irei fazer a segunda. Caso eu seja aprovado terá algum problema? Se eu não pegar o certificado e esperar terminar o curso consigo retirar a carteira da OAB?

    André Zancanaro

    André Zancanaro Terça, 15 de março de 2016, 17h16min

    Provimento Nº 144/2011
    Dispõe sobre o Exame de Ordem.

    Art. 13. A aprovação no Exame de Ordem será declarada pelo CFOAB, cabendo aos Conselhos Seccionais a expedição dos respectivos certificados.
    § 1º O certificado de aprovação possui eficácia por tempo indeterminado e validade em todo o território nacional.
    § 2º O examinando aprovado somente poderá receber seu certificado de aprovação no Conselho Seccional onde prestou o Exame de Ordem, pessoalmente ou por procuração.
    § 3º É vedada a divulgação de nomes e notas de examinados não aprovados.

    I

    ivan martins da costa Segunda, 01 de agosto de 2016, 20h56min

    caros colegas, não há perda de prazo para retirada, do certificado de exame de ordem, uma vez aprovado, aprovado para sempre. basta compreender que:
    se um profissional perde a capacidade postulatória, ou seja, tanto temporária ou definitiva, adiante este mesmo profissional volta a recupera - la, jamais fará novo exame, voltará com o mesmo número de inscrição, correto avante espero ter ajudado os causídicos e causídicas, uma boa noite a todos

    Raphaella Kaoana Mahur

    Raphaella Kaoana Mahur Segunda, 16 de janeiro de 2017, 13h23min

    Alguém aí que passou na OAB leu o ESTATUTO DOS ADVOGADOS??? Lá diz que não há necessidade de se fazer novo exame de ordem, uma vez que passou, pode tirar a carteirinha quando quiser! Por favor, né?

    Bruno Silva

    Bruno Silva Sábado, 28 de janeiro de 2017, 0h59min

    Conforme a colega Raphaella mencionou, não tem prazo para solicitar o certificado de aprovação. Uma vez aprovado na Oab, nunca mais precisará presta-la novamente. Pelo amor ne pessoal, vamos ler o estatuto e o edital. Imagine um sercidor público q tem um cargo incompatível com o exercício da advocacia, ele sendo aprovado nao poderá retirá lo imediatamente, mas apenas depois da exoneração. Vcs acham que ele terá q prestar o exame de novo, rs?