Amigos do fórum, estou com um problema há quase um ano, que parece ser de impossível resolução. Tenho aguentado gritos, pulos, correria, batidas no chão, móveis rangendo e sendo arrastados diariamente (inclusive antes das 7 da manhã), criança que fica jogando coisas no chão, do apartamento que fica em cima do meu. Venho fazendo reclamações à síndica, que só notifica os moradores, estes ignoram minhas reclamações e fazem, a cada dia que passa, mais barulho e mais cedo. Na minha última reclamação, a síndica me disse que, em razão das minhas constantes reclamações, pelas regras da Convenção de Condomínio, iria multá-los. Ocorre que, ao receberem notificação da multa, foram dizer à síndica que quem faz barulhos sou eu, que bato portas e janelas e que faço barulhos de martelo dentro do meu apartamento, e que isso está incomodando a criança. Seria cômico, se não fosse absurdo, depois de quase um ano de reclamações, que essas pessoas tenham a cara de pau (sim, porque para mim é muita cara de pau) em dizer que quem está fazendo barulho e incomodando sou eu. Detalhe mais engraçado ainda: não tenho martelo em casa. Inclusive, tenho uma pessoa com problema de saúde na família, idosa, que veio para a minha casa para ficar sob os meus cuidados e não pôde ficar, tamanha era a perturbação do apartamento de cima, o que também me trouxe vários transtornos. Queria saber se vocês têm alguma opinião sobre o assunto, sobre como eu deveria proceder, porque se eu estou reclamando há todo esse tempo e nem o condomínio tomou nenhuma providência, eu não vou aceitar que a síndica venha dizer que quem está fazendo barulho sou eu. O que vocês sugerem?

Respostas

    B

    Bessie Smith Sexta, 02 de outubro de 2015, 16h11min

    Boa tarde!
    Assim como vcs, também enfrento a mesma situação, e já estou a ponto de explodir!
    Moro num condomínio onde a maioria é estudante! Mal educados e totalmente sem noção no que diz respeito às leis e ao regimento do condomínio (se é que existe um aqui!)
    O síndico NÃO MORA no prédio, e sempre que questionado, foge das responsabilidades.
    Tive um surto outro dia desses por causa dos barulhos excessivos de vizinhos que fazem faxina após as 22h00 e arrastam móveis e batem portas e janelas, fazem festas que duram até as 5h00 , e fui execrada pelos moradores me ameaçando de fazer abaixo-assinado para me tirarem daqui.
    Não pretendo ficar muito tempo nesse condomínio pq já não aguento mais tanta falta de respeito! Durmo com fones de ouvido e música alta pra não ouvir a bagunça generalizada que aqui se faz, pra não entrar em conflito com os moradores.

    B

    Bessie Smith Sexta, 02 de outubro de 2015, 16h19min

    Boa tarde! Assim como vcs, também enfrento a mesma situação, e já estou a ponto de explodir! Moro num condomínio onde a maioria é estudante! Mal educados e totalmente sem noção no que diz respeito às leis e ao regimento do condomínio (se é que existe um aqui!) O síndico NÃO MORA no prédio, e sempre que questionado, foge das responsabilidades. Tive um surto outro dia desses por causa dos barulhos excessivos de vizinhos que fazem faxina após as 22h00 e arrastam móveis e batem portas e janelas, fazem festas que duram até as 5h00 , e fui execrada pelos moradores me ameaçando de fazer abaixo-assinado para me tirarem daqui. Não pretendo ficar muito tempo nesse condomínio pq já não aguento mais tanta falta de respeito! Durmo com fones de ouvido e música alta pra não ouvir a bagunça generalizada que aqui se faz, pra não entrar em conflito com os moradores.
    Estou sendo vista aqui como "a louca do condomínio", sem contar, que fui pressionada pelo síndico, para escrever uma carta de retratação exposta no quadro de avisos no saguão do prédio! Humilhante!
    Não sei mais como proceder!

    M

    Mauricio Johansson Quarta, 25 de novembro de 2015, 22h31min

    Amigos, estou com os mesmos problemas e gostaria de saber ser é permitido que eu grave o som. Tenho mais de 20 áudios de batidas, móveis arrastado e objetos caindo o que me tirou do sério hoje foi ele estar montando alguma coisa e sempre depois das 22h. Eu posso usar estes áudios?

    Marianna Venancio

    Marianna Venancio Quarta, 20 de julho de 2016, 8h17min

    Estou passando por esse problema. Moro com minha mãe e no apto de cima mora um casal e duas crianças. Os barulhos são constantes, crianças pulando, jogando bola, também arrastam móveis. Hoje foi pior, acordei 5 horas da manhã com um barulho de batidas, como se fosse obra, constante. Não aguentei e liguei para o porteiro, pedi para que ele ligasse para o andar de cima e pedisse que parasse o barulho.
    Depois o vizinho, me interfonou para me questionar de forma agressiva e grosseira, alegando que não tinha sido ele. Eu educadamente, falei que se não tinha sido ele para ele me desculpar, ele me interrompeu, começou a gritar comigo, não me deixava falar. Gritei de volta mais alto: "Eu acordei 5 horas da manhã..." Ele gritou: "Não grita comigo não..." Desliguei o interfone na cara dele, pq com gente assim não tem conversa. Bem, depois dessa confusão toda, o barulho parou.
    Mas acho que é só o início. Ele falou um monte de coisa para o porteiro e disse que agora a gente vai ver o que é barulho. Vou passar a gravar e escrever no livro.
    Só sei que é muito desgastante, esse homem é muito grosseiro.
    Por anos já sofremos com o barulho causado.

    M

    Márcea Leal Sábado, 23 de julho de 2016, 19h29min

    Eu tenho este problema de barulho do andar de cima. As crianças correm é móvel que arrastão o tempo todo até de madrugada. A acústica do prédio é muito ruim,então quando eles correm parece que estão socando sua cabeça. A última vez que interfonei pedindo para não deixar as crianças correrem a mulher de cima reclamou com o síndico.No dia seguinte fiquei sabendo que o mesmo disso que proibiu os porteiros chamar atenção do barulho que só pode reclamar e interfonar depois das 22:horas. Durante o dia eu que aguente.Ainda insinuou que quem não esta aguentando o barulho que more em casa. Acho que deveria ser o contrário quem quer filhos correndo o tempo todo que vá morar numa casa.

    L

    Lorena Segunda, 01 de agosto de 2016, 14h31min

    Também venho sofrendo do mesmo problema. Moro há anos no mesmo prédio e uma família que comprou recente o apt de cima vem me incomodando. Estou tendo dificuldades para gravar com o celular pq geralmente o barulho começa e só aí começo a gravar. Alguém tem dicas de como gravar ou qual filmadora usar? Queria usar alguma que eu deixasse correndo gravando para pegar os barulhos no começo.

    L

    Laura79 Segunda, 01 de agosto de 2016, 19h10min

    Fico chocada em ver a quantidade de pessoas com o mesmo problema, e mais, com a falta de educação e senso de responsabilidade dos vizinhos. pelo que vejo, o barulhento nunca faz barulho. Ao fim e ao cabo, então nós que ouvimos somos loucos, não tem outra explicação. E, infelizmente, não consegui resolver a minha situação, pelo contrário, ela tem ficado cada vez pior e a única atitude tomada pelo meu vizinho, e, de forma sempre mal educada e truculenta, dizer que não há barulho no apartamento dele. Também conto com uma síndica extremamente ausente e com um zelador que diz que não atesta nada porque "não quer se incomodar" com os moradores. Ou seja, no meu caso, já que sou obrigada a conviver com falta de educação e de respeito constantes, só terei sossego quando me mudar, se eu puder. Triste essa situação...

    Sinara Rodrigues Melo

    Sinara Rodrigues Melo Terça, 30 de agosto de 2016, 5h25min

    Bom dia. Abriu um bar ao lado da minha casa, ja tentei dilogo mas fui hostilizada e ameaçada, dei mole deveria ter gravado. Agora aprendi, antes de entrar com processo na justiça, vou juntar provas em videos e audios. Em plena segunda feira minha mae de 65 anos e eu nao conseguimos dormir. Depois de pedir para q o som fosse abaixado. A discusao q eles criaram nos deixou nervosas e nao conseguimos dormir! Fomos ameaçadas de morte

    E

    Eric Quarta, 16 de novembro de 2016, 23h56min

    Também estou com um problema muito semelhante, porém é no apartamento abaixo do meu.
    Tem uma senhora com aproximadamente uns 60 anos que mora com a filha e os netos.
    Quando chega por volta das 11:30 eles começam a bater as portas com força e discutirem em voz alta entre eles, isto quando não é o cachorro que começa a latir dentro do apartamento.
    Há alguns dias atrás o cão avançou em um dos vizinhos, o rapaz somente estendeu a perna para afastar do cão, mas a senhora dona do animal quando viu, fez uma gritaria no pátio do condomínio dizendo que o rapaz estava chutando o "pobre cãozinho". Já reclamamos para o dono dos apartamentos e para o síndico do prédio, porém a "pobre e indefesa senhora", semelhantemente ao caso da Laura79, disse que nós é que fazemos o barulho.
    Inclusive ela foi reclamar para o dono dos apartamentos que fazemos barulho com o chuveiro... Mas ora.... como comentei com o neto da senhora que foi tirar satisfação comigo... Trabalho o dia inteiro, pela noite vou à faculdade, retorno por volta das 23:15 ... que horas vou fazer minha higiene pessoal, ou agora em alguma lei "especial" criada para isso?!?!?
    Já tentei conversar com esta senhora, mas ela simplesmente me disse: - Não tenho nada para conversar contigo.
    Como posso proceder, pois muitos dias é insuportável o barulho que eles fazem pela noite, e geralmente após às 22:00.

    Elenice Cruz

    Elenice Cruz Sábado, 19 de novembro de 2016, 16h41min

    Eu também não sei mais o que fazer...Desde janeiro de 2016,uma vizinha maldita se mudou pro ap. de cima com dois filhos pequenos e hiperativos..Desde então minha vida tem sido um inferno!è reclamação atrás de reclamação.anotações no tal livro de ocorrencias,ligações interminaveis pra portaria,mensagens pro sindico que ,alías,é um banana!Me recebeu na salinha dela só pra me enrolar,dizendo que eu era muito nervosa e que deveria me mudar pra outro ap. Ou seja,eu tenho problemas de saude,depressão e ansiedade,me medico,faço terapia e tudo mais pra tá passando por isso e tenho q me mudar?Vivo de licença do trabalho e não tenho sossego em minha própria casa..A maldita começa a fazer barulho as 5 h da manhã,os filhos levantam e começam a correr,derrubar coisas,arrastar móveis etc..Ela mesma é barulhenta,vive arrastando os moveis em qualquer horario,os filhos choram,gritam e ela não faz nada..Liguei pra ela pelo interfone quando eu ja não aguentava mais e ela disse q não iria bater nos filhos na maior cara de pau..Fora o barulho de sexo até umas 3 ou 4 horas da madrugada..Sinceramente,eu nem sei mais o que fazer,pois lutei muito pra conseguir meu ap., e n]ao quero sair e deixar ela lá no bem bom,pois o erro não é meu...Alguem aqui por favor pode me dizer algo pra ajudar nesse caso?agradeço...

    R

    rosimere de oliveira Domingo, 27 de novembro de 2016, 21h19min

    boa noite.
    tenho uma vzinha no fundo da minha casa, que pertuba muito com barulho conversa muito alto, as crianças batem na minha parede,que fica quase na divisa do muro, entre o meu terreno e o dela tem um muro de placas, so que o mesmo esta quase caindo, e o muro bate na parede do meu barracao que esta rachando as paredes, jogam pedras em cima do meu telhado e ja quebrou uma telha. ja reclamei pra ela a mesma fala que nao e eles que fazem isso, sendo que eu estou em casa e vejo que sao eles, ela ainda diz que cada um manda na sua casa. E ai o que devo fazer que preciso procurar pra resolver essa situaçao.

    Cassia Pedro Pedro

    Cassia Pedro Pedro Domingo, 04 de dezembro de 2016, 18h54min

    Boa noite.
    estou vivenciando este tipo de problema. E pra complicar minha situação, tenho um filho especial , e a vizinha de cima diz que sou eu quem produzo ruídos. Alega que grito com meu filho que é deficiente auditivo e tem TGD e é TEA. Estou vivendo uma angústia horrorosa.
    Já fiz algumas gravações dos barulhos feito por ela. Registrei no livro do prédio, e entrei em contato com a síndica via e-mail. Para a minha surpresa, logo em seguida, recebi uma advertência pelo barulho que a vizinha de cima alega que eu faço.

    Queila Priscila

    Queila Priscila Quarta, 18 de janeiro de 2017, 20h04min

    Estou com um problema parecido. A vizinha colocou uma cadeira de balanço em cima do meu quarto e fica balançando e até arrastando a mesmo. Fora os netos que pulam e correm o tempo todo. Meu marido está trabalhando à noite no momento e precisa de sossego para dormir durante o dia, mas à noite também tem barulho. E todo final de semana fazem festas e colocam o som nas alturas, vibra a porta aqui de casa.

    G

    Gabi0707 Sexta, 10 de fevereiro de 2017, 18h15min

    Olá a todos, estou com um problema parecido, porém no meu caso eu moro em casa e não apartamento. Já tentei de tudo, pedir silêncio e conversar duas vezes mas não adianta em nada. É a mesma coisa de falar com ninguém. Minha dúvida é, como funciona caso eu faça um BO? Preciso comprovar o barulho? Preciso de um advogado? É toda semana essa barulheira, não aguentamos mais.

    N

    Nathália Bitencourt Domingo, 11 de junho de 2017, 10h10min

    Olá colegas, li a maioria dos comentários e estou na mesma situação que muitos. Eu moro em um apto alugado no centro de SP (graças a uma amiga eu pago barato, porque não tenho dinheiro kkk) moro eu e minha que se encontra desempregada. Eu fico cerca de 15 horas fora de casa entre faculdade trabalho e estágio da faculdade. E a moradora de cima tem um filho pequeno que ela permite fazer o que quer! Ele grita, joga tudo o que pode no chão incluindo coisas de vidro (ele tem uns 6 anos de muito e pode mexer com o que quer). Estou há um ano nesse apto e todo esse ano não tenho paz, chego 00h pra acordar às 5h e não durmo porque eles não param. Eu sou muito séria com essas coisas porque mesmo tendo 3 gatos e uma cachorra nunca recebi reclamação de nenhum vizinho em nenhum lugar que morei. Teve um dia que eu fui com a síndica e minha mãe no apto dela e ela disse que o filho não estava, inclusive abriu a porta, o que provou ser verdade, eu insatisfeita, desci com a síndica e pedi pra ver as gravações do andar dela. Ela tinha mandado o filho pro apto vizinho de usando soube que eu tava subindo com a síndica.
    Mesmo com esse episódio nada se foi feito e hoje mais cedo eu tive socar a parede e gritar pra ela parar. Resolveu por meia hora e agora voltou. A síndica nunca está no prédio e eu já registrei umas 20 vezes ocorrências e reclamações de barulho no livro e NADA. Moro próximo a uma delegacia de polícia. O que devo fazer??

    Renata Oliveira

    Renata Oliveira Quinta, 01 de março de 2018, 19h47min

    Estou vivenciando esta mesma situação. Fui conversar com a vizinha é ela me disse que tinha criança, cachorro e não ia fazer nada. Que se eu tivesse incomodada que me mudasse. Absurdo. Continua arrastando, pisando forte e até ouvindo som alto. Farei a reclamação no livro, meu esposo tentará conversar novamente e com certeza farei o B.O. caso não pare. Inadmissível eu ter que me mudar porque ela não vai parar.

    R

    Raquel Valfre Terça, 06 de março de 2018, 14h10min

    Poxa, li quase todas as declarações e perceber que não sou só eu quem passa por isso, é um pouco confortante, no sentido de que existem pessoas que me entendem, porque quem não passa não entende!
    Estou vivenciando isso há 8 meses, meu marido perdeu o emprego no começo de 2017 e tínhamos um dinheiro guardado e resolvemos comprar um apartamento no mesmo prédio que morávamos de aluguel, pois estava pra vender fazia um tempo, e estava muito abaixo do preço. Cada vez que eu lembro disso, me dá uma raiva de mim mesmo sabe....
    Compramos o apartamento e reformamos, durou 30 dias a reforma. Reforma é uma porcaria, incomoda muito mesmo, ainda mais em apartamento, mas fazíamos dentro do horário permitido, 08 as 18h, mas o pedreiro sempre chegava tarde 10 ou 11 horas da manhã.
    Enfim, o apartamento ficou pronto, ficou tudo lindo, imaginei, paz! Mas eu nem imagina o que estava por vir. Minha vizinha de cima, tem 3 crianças, 6, 4 e um bebê.
    Nunca imaginei que pessoas fizessem tanto barulho. Eles são profissionais liberais, não trabalham em empresa, então dormem 1 ou 2 da manhã e acordam as 9. Mas, meu marido e eu trabalhos em empresa e acordamos as 5h30 da manhã, imagine só dormir mais de 1 da manhã.
    Essas crianças correm sem parar, pulam, jogam as coisas no chão, batem portas, televisão no último volume.
    Tentei falar com eles, sem sucesso. Então decidi escrever uma carta, mas de uma forma muito leve, mas a resposta da carta foi de uma forma animalesca, como eles são. Então marcamos uma reunião com o sindico, e só o pai da família apareceu, que começou a relatar que criança faz barulho mesmo, e que não tem como amarrá-los...(mas tem como dar educação), e toda aquela conversa fiada que todos conhecem. Disse que o bebe deles tem um problema no coração e que as outras crianças ficaram mexidas por causa disso.
    No início eu até fiquei com dó, mas eles não pararam. Marcaram uma outra porque um belo dia eles fizeram barulho até a 1h30 da manhã e naquela semana era a primeira semana de trabalho do meu marido que já estava desempregado há 10 meses, e quando acordamos as 6 da manhã começamos a bater as portas dos armários na parede, pois não aguentávamos mais ouvir tudo aquilo quietos sem fazer nada. Aí a vizinha deles, ficou irritada e marcou no livro que nós fizemos o barulho. Foi muito engraçado, porque como ela sabe que fomos nós? Eles se comunicam, afinal são amigos. Na reunião, a moradora do outra apartamento disse que nós acordamos os filhos dela, e realmente acordamos, mas o propósito era atingir o outro apartamento. Atitude errada a nossa, muitos podem condenar, mas sangue de barata é dificil manter por muito tempo, a minha vontade era de quebrar a cara desses malditos, isso sim.
    Nessa reunião, eu fui ofendida, meu marido quase bateu no cara de tanta raiva e tudo mais...ficou decidido que a próxima vez que tivesse anotação de algum apartamento envolvido, ia ter multa.
    E eles foram multados, mas a situação só piorou.
    As pessoas dizem pra eu processar, mas a questão é, eu coloquei o apartamento pra vender, no primeiro mês, e qualquer processo que você faça, aparece em certidões que serão apresentadas no ato da compra do imóvel, você acha que alguém vai querer comprar um imóvel desse? Só louco!
    Estou de mãos atadas e não sei mais o que fazer, o barulho acontece todos os dias, e cada dia piora mais.
    Ontem a noite, subi no andar deles e gravei com meu celular a zona que estava, os dois apartamentos. Por isso a vizinha nunca reclamou deles, porque ela é igual, agora quando nós batemos as portas na parede ela acordou rapidinho, porque os fofos estão dormindo. Resumindo, eles não me deixam dormir, me acordam todos os dias, sem exceção, agora um dia que eu faça isso eles se ofendem rápido.
    Eu e meu marido estamos doentes, só dormimos com remédios, compramos um home theater para ver se abafa o barulho, e realmente abafa, quando estamos acordados, mas quando queremos dormir, é um inferno.
    Eles acabaram com a minha vida, eu não me alimento direito, só como besteira, engordei absurdamente. Estou fazendo tratamento com uma psiquiatra.
    Não tenho vontade de nada....

    Josiel Bugs

    Josiel Bugs Terça, 08 de maio de 2018, 23h00min

    Pessoal, passo por isso a 1 ano também, já fiz?

    2 cartas
    3 ligações
    2 notificações
    3 multas (1 eles negaram, e por ser BRASIL o condomínio aceitou)

    tenho um drive com mais de 40 vídeos, coisa de 4 meses até hoje, vários vídeos com áudio, pisoes, correria o tempo todo, cadeira arrastando gritaria, enfim, BARULHOS.

    Pelas respostas que encontrei aqui, irei fazer o BO e após ir na JEC denunciar, porém, minha maior dúvida é, do vizinho de cima, a única coisa que sei é o nome, posso fazer isso só com isso?

    Kelly Oliveira Peixoto

    Kelly Oliveira Peixoto Terça, 14 de agosto de 2018, 11h56min

    Obrigada a todos vcs por me informar o q fazer pq estou cansada dessa merda de barulho da 9 da noite até 3 da manhã....vou tentar resolver pelo síndico primeiro se não já sei o q posso fazer muito obrigada ❤

    M

    Marcello Silva Segunda, 01 de outubro de 2018, 0h53min

    Sofro com isso tbm,tenho vizinhos que moram perto de meus pais,eles tem uma filha de mais ou menos uns 4 anos e que só vai dormir lá pela 1 da manhã,até chegar nesse horário dela dormir,ela bate porta,grita,chora,e como as casas são germinadas parece que todo esse barulho é dentro da casa de meus pais,queria saber se tem alguma lei para isso?