Boa noite, Há 07 meses comprei um apartamento usado e a única reforma que fiz foi em relação a pintura. Nesta semana os moradores do apartamento que fica embaixo do meu vieram conversar, dizendo q estavam com um vazamento no banheiro e nós chamamos o pedreiro no dia seguinte, que para descobrir de onde vinha o vazamento teve que quebrar muita coisa. Minha dúvida é: o prédio não deveria fazer uma revisão anual no que diz respeito aos encanamentos do prédio?

Obrigada,

Respostas

    M

    maiera Quinta, 09 de janeiro de 2014, 20h14min

    Boa noite,
    Há 07 meses comprei um apartamento usado e a única reforma que fiz foi em relação a pintura.
    Nesta semana os moradores do apartamento que fica embaixo do meu vieram conversar, dizendo q estavam com um vazamento no banheiro e nós chamamos o pedreiro no dia seguinte, que para descobrir de onde vinha o vazamento teve que quebrar muita coisa. Minha dúvida é: o prédio não deveria fazer uma revisão anual no que diz respeito aos encanamentos do prédio?

    Obrigada,

    M

    maiera Quinta, 09 de janeiro de 2014, 20h23min

    Boa noite,
    Há 07 meses comprei um apartamento usado e a única reforma que fiz foi em relação a pintura.
    Nesta semana os moradores do apartamento que fica embaixo do meu vieram conversar, dizendo q estavam com um vazamento no banheiro e nós chamamos o pedreiro no dia seguinte, que para descobrir de onde vinha o vazamento teve que quebrar muita coisa. Minha dúvida é: o prédio não deveria fazer uma revisão anual no que diz respeito aos encanamentos do prédio?

    Obrigada,

    V

    Vanderlei Leandro Sasso Quinta, 09 de janeiro de 2014, 22h36min

    Comentário apagado pelo usuário

    M

    maiera Sexta, 10 de janeiro de 2014, 13h23min

    Oi, Vanderlei.
    Sim, eu tenho uma pessoa que inclusive já fez o reparo. Só gostaria mesmo de entender sobre a manutenção dos encanamentos e você me ajudou.
    Obrigada

    F

    fauve Sábado, 18 de janeiro de 2014, 16h17min

    Mas via de regra esse tipo de problema é na tubulação horizontal, que é responsabilidade de cada condômino, ok?

    De qualquer forma, havendo problemas na tubulação vertical o prédio deve assumir todos os reparos, inclusive nos bens dos condôminos prejudicados.

    Eu até gostaria de saber se existe manutenção preventiva de encanamentos que estão embutidos nas paredes? Enfim, nunca me ofereceram esse serviço. Limpeza periódica nas caixas e canos sim.

    Boa sorte

    M

    maspp- Rio de Janeiro Segunda, 27 de janeiro de 2014, 20h46min

    maiera

    Infelizmente não há como fazer esta revisão que vc fala. O condomínio só pode efetuar a obra e a revisão quando há vazamento, mas nem sempre o vazamento pertence ao condomínio e sim aos condôminos.
    Agora se for comprovado que este vazamento pertence ao condomínio, é de tal responsabilidade fazer a obra e restaurar toda a área afetada. Agora pode não ter sido o cano causador do vazamento, pode ter sido apenas falta de rejunte. Principalmente banheiro, é o que mais acontece, e cabe ao morador.

    UM LEMBRETE.: Aproveite que estão quebrando e faça a troca dos seus ramais, pois assim a sua obra sairá mais barata, e o condomínio não é obrigado a fazer os ramais que lhe pertence.

    Boa Sorte

    M

    maspp- Rio de Janeiro Segunda, 27 de janeiro de 2014, 21h06min

    maiera

    Infelizmente não há como fazer esta revisão que vc fala. O condomínio só pode efetuar a obra e a revisão quando há vazamento, mas nem sempre o vazamento pertence ao condomínio e sim aos condôminos.
    Agora se for comprovado que este vazamento pertence ao condomínio, é de tal responsabilidade fazer a obra e restaurar toda a área afetada. Agora pode não ter sido o cano causador do vazamento, pode ter sido apenas falta de rejunte. Principalmente banheiro, é o que mais acontece, e cabe ao morador.

    UM LEMBRETE.: Aproveite que estão quebrando e faça a troca dos seus ramais, pois assim a sua obra sairá mais barata, e o condomínio não é obrigado a fazer os ramais que lhe pertence.
    E cabe aos moradores, efetuarem as trocas dos ramais, que lhe pertence, e manter os rejuntes sempre conservados sem buracos, pois isso é o maior dos problemas dentro de condomínio.

    Nenhum síndico tem como prevenir quando haverá vazamento em unidades, infelizmente. Estou a 14 anos fazendo troca de tubulação, se pudesse prevenir seria o melhor, mas não dá infelizmente.

    Boa Sorte