Boa tarde amigos! Tenho um carro em nome de um falecido que gostaria de transferir para o meu nome. A viuva disse que não pretende fazer inventário devido ao alto custo do mesmo, e como já tive um problema semelhante, sei que além de caro é demorado. Sendo assim gostaria de saber qual outra alternativa eu tenho para fazer essa transferência. Lí que é possível através de alvará judicial. Isso é verdade? quanto custa e como procedo? é possível fazer através da justiça pública? Um amigo meu disse estar tentando resolver um problema semelhante através de Uso Capião de bem móvel. Seria uma saída também? Creio que a viúva tenha dois filhos, não sei dizer se são maiores ou menores.

Obrigado!

Respostas

    D

    DGoncalves Terça, 14 de janeiro de 2014, 11h32min

    Aguardando.

    D

    DGoncalves Terça, 14 de janeiro de 2014, 19h06min

    Amigos, boa noite. Tenho uma dúvida à "incrementar" a discussão.
    Pesquisei sobre modelos de alvará para transferência de veículo e ví que é possível, mas em todos ví que o carro era o único bem do falecido e geralmente o conjuge está pedindo transferência para o seu nome, alegando uso próprio e etc.
    O alvará aplica-se somente neste caso? Pois, no meu caso creio que haja um imóvel em nome do falecido também.
    Em uma conversa com uma conhecida advogada ela citou fazer o inventário pela justiça gratuíta, entretanto a transferência do carro pode ser feita ao decorrer do inventário, mediante um alvará talvez? Ou é preciso aguardo do término?

    Obrigado!

    N

    nnobrega Terça, 14 de janeiro de 2014, 22h51min

    Olá D Gonçalves. Passei por uma situação parecida. Um caminhão. Dono falecido . a viuva vendeu e fizemos um contratozinho particular, so pra "recibar" a transação. Ocore nao consegui transferir não, pelo menos pelas formas legais. Acabei gastando quase 3.000 mil com um despachante que deu um jeitinho brasileiro. O alvará so serve se for veiculo de uso diario, para transferir direto pra viuva, nao pode ser repassado para outra pessoa e mesmo assim, nao existindo filhos menores. Inventario sai caro e é demorado demais.
    Pode sim, inventariar pela justiça publica, mais ai sim, vai levar 1000 anos.....
    recorra a um despachante, mais caro, porém mais rapido e mais desburucratizado.....
    espero que seja util.

    D

    DGoncalves Quinta, 16 de janeiro de 2014, 9h49min

    nnobrega, realmente essa é uma situação difícil. O inventário é uma pedra no sapato de qualquer pessoa, e infelizmente ele só gera dor e prejuízo para a família, pois além caro é lento, ou então de graça e mais lento ainda.
    Consegui conversar com uma prima que é advogada e ela me disse que, havendo o inventário passado pelo ministério publico e o promotor de justiça tendo ciência do mesmo, é possível pedir um alvará para a venda do carro.
    Mas, pode ser emitido um alvará solicitando transferência para mim, alegando que a viúva não está mais com o carro, ou que não tem condições de mante-lo e guarda-lo e prefere vender antes que o mesmo se deteriore totalmente (pois é um carro com 31 anos de uso) ou o alvará é este mesmo que transfere unica e exclusivamente para a viuva? e, transferindo para a viuva, o que a impede transferir o carro para outra pessoa? os documentos terão alguma restrição?

    Obrigado.

    N

    nnobrega Sexta, 17 de janeiro de 2014, 6h55min

    Ate demos entrada no alvará, como vc disse. Mais acredita vc, que o juíz declinou o processo pra outra vara, alegando imcopetencia da mesma, e esse " simples" detalhe nos deixou de molho aguardando a retomada do processo... por nada menos que 7 meses e mesmo assim, nao solucionava. Por isso demos o jeitinho brasileiro sim. Nao temo em falar. Afinal, a gente ate tenta fazer as coisas como devem ser, mais a burocracia atravanca as coisas.
    Ora, era um caminhão ano 74, ja parado havia 2 anos. O certo seria deixa-lo desgastando no relento, com a ferrugem comendo sua lataria. E ao final do inventario, daqui a 25 anos aproximadamente, a viuva o venderia, ou melhor, o daria para o ferro velho, e olhe lá....
    fazer o que né? espero que vc tenha mais sorte.

    N

    nnobrega Sexta, 17 de janeiro de 2014, 7h04min

    Tenta o inventario, e depois o alvara. Alegue depreciação do bem. quem sabe as coisas caminham mais rapido com vc.

    V

    Vitor L Sexta, 17 de janeiro de 2014, 9h00min

    Descubra se os filhos são maiores e capazes, se for, vá a algum cartório e faça o inventário extrajudicial. É rapido, sem burocracia e as vezes sai mais em conta do que o judicial. Porêm precisa de advogado também.

    Para sair mais em conta, peça uma avaliação do veículo em vez do valor da Tabela FIPE. E se algum dia for necessário fazer o inventário de mais algum bem, pode ser feito sem problemas, por sobrepartilha, também realizada no cartório.

    T

    Tiago Modolo Bastos Terça, 22 de abril de 2014, 19h37min

    Everton se os herdeiros forem maiores e capazes faça a noemação de inventariante por escritura pública - a(o) inventariante solicita a 2ª Via do recibo.

    Não pague despachante - faça você mesmo - é só juntar a ocumentação e pronto- mesmo que o falecido tenha deixado outros bens pode ser feito o inventário parcial (no extrajudicial), pois o tabelião lavra somente o que lhe é requerido e à este não compete investigar e realizar diligência para apurar todos os bens.

    Para não pagar duas transferências no DETRAN (uma para os herdeiros/viúva e outra para o adquirente) faça a cessão dos direitos hereditários de bem certo e determinado assinado por todos os herdeiros e viúva.

    Procure um cartório de notas.

    Nada de jeitinho brasileiro - sei que alguns juízes liberaram alvará - mas creio que esta não seja a melhor alternativa e não tenho ciência de que lei é baseado tal ato - a não ser pelo rito de arrolamento após "transitada em julgado a sentença de homologação de partilha ou adjudicação, o respectivo formal, bem como os alvarás referentes aos bens por ele abrangidos", conforme preceitua o Art. 1031 do CPC.

    J

    Julio RN Terça, 13 de maio de 2014, 16h29min

    Olá estou passando por situação parecida quero vender um carro que esta em nome do meu pai que faleceu ha 8 anos. Estou com comprador certo mas não temos alvará judicial nem inventário. Os herdeiros sou eu e meu irmão, ambos maiores de 18 e minha mãe. Como posso fazer de uma forma rápida para poder vender o carro e transferir o nome? A cessão de direitos funciona?

    S

    SURYA Domingo, 20 de julho de 2014, 20h45min

    Boa noite, meu marido faleceu ha um mês, o carro está no nome dele e eu não sei dirigir, estou passando por dificuldades financeiras e preciso vender, tenho uma filha de três meses, como proceder? Por favor preciso de ajuda urgente!

  • -1

    1-sky-drive Suspenso Domingo, 20 de julho de 2014, 23h44min

    Vc terá de obter alvará permitindo que vc venda.

    D

    DGoncalves Terça, 26 de agosto de 2014, 17h15min

    Vitor, TMB, infelizmente um herdeiro é menor de idade (15 anos). O que dá pra fazer nesse caso? são dois filhos, um de 26 outra de 15.

    E

    Edgar Quinta, 09 de outubro de 2014, 21h26min

    Estou com o mesmo problema JULIO RN quem puder falar como devo agir...muito obrigado.

    D

    Desconhecido Quarta, 15 de outubro de 2014, 23h59min

    estou com o mesmo problema e nao sei como resolver.

    Dra. Paula Garcia

    Dra. Paula Garcia 298758/SP Quinta, 16 de outubro de 2014, 0h06min

    Prezados, Prestem a atenção.
    NÃO PRECISA FAZER INVENTARIO JUDICIAL E NEM EXTRAJUDICIAL SOMENTE PARA TRANSFERIR UM CARRO! BASTA ENTRAR COM AÇÃO PARA OBTENÇÃO DE ALVARÁ JUDICIAL QUE O JUIZ AUTORIZA MEDIANTE A ALVARÁ A TRANSFERÊNCIA DO VEICULO.
    SE HOUVER PERDA DO RECIBO, É POSSÍVEL OFICIO PARA SEGUNDA-VIA.
    Att.
    Dra. Paula

    L

    LEANDRO P Quinta, 16 de outubro de 2014, 1h26min

    Surya vc deve procurar orientaçao com um advogado de confiança e nada de dar o famoso ¨¨jeitinho brasileiro¨¨

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quinta, 16 de outubro de 2014, 2h28min Editado

    Penso que, como disseram, com alvará pode ser possível sim a transferência....pois para quem morre sendo poupança o juiz autoriza o saque da conta porque não autorizaria para transferência do veículo?Abs.Orlando.

    Marcelo Silva Fontes

    Marcelo Silva Fontes Quinta, 13 de novembro de 2014, 14h35min

    Por favor tirem essa duvida uma pessoa tem um carro em nome dela e seu regime e de uniao estavel o carro foi adquirido depois dessa uniao e o marido dela faleceu mais o carro esta em nome dela ela pode vender o carro normal ou precisa desse alvara. OBS o marido falecido tem filhos antes dessa uniao e com a atual mulher tem mais outros filhos

  • -1
    Alexandre Teodosio

    Alexandre Teodosio Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 13h02min

    Todas informações, documentos e Passo a Passo de como agir se encontra neste link
    http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/transferenciaPropriedadeMesmoMunicipio

    Att

    Alexnadre Teodosio