Minha indignação é: Dia 20/06/2014 eu me dirigi até a do shopping em São Paulo para comprar um celular então Ao chegar la o vendendor ficou insistindo para eu levar o celular mais caro e que eu poderia fazer um cartão de credito do BANCO ITAU CARD, ONDE ELES IRIAM SOMENTE SOLICITAR O CARTAO DA DIFERENÇA ( R$350,00 ) o vendedor colheu minhas informações tais como tempo de serviço, valor da renda mensal ( R$2800,00 ) SOU ANALISTA DE SISTEMAS, endereço Cpf e RG eu tinha todos os documentos em mãos, possuo renda comprovada através de Holerite original, com rendimentos superior a R$2.800,00 mensais, com tempo de serviço superior a 3 anos,estava com comprovante de endereço original, onde resido com meus pais desde meu nascimento em imóvel próprio, possuo 26 anos de idade completados, possuo automóvel em meu nome.

E O MAIS IMPORTANTE:

  • NÃO TENHO DIVIDAS NEM ABERTA NEM VENCIDA
  • NUNCA TIVE RESTRINÇÃO NO NOME
  • NÃO TENHO CARTÃO DE OUTROS BANCOS ( TINHA DO BRADESCO MAIS MANDEI CANCELAR )
  • NÃO TENHO DIVIDAS NA PRAÇA

Porem automaticamente ao caolocar o cpf o credito é negado Tenho uma conta corrente aberta no BANCO DO BRASIL onde é depositado meus proventos referentes ao pagamento do meu salário mensal, em ambas nunca tive nenhum apontamento negativo. E qual foi a minha surpresa da resposta do responsável pela área de crédito que eu não tinha ?SCORE? para a aprovação, nunca tive um crediário aberto em meu nome que não fosse pago, inclusive tenho um finaciamento que quitei sem atrasar uma parcela, portanto nunca tive meu nome constando em SPC, Serasa e afins. Me senti ofendido, constrangido, pois o que deu a entender era que eu estaria com nome ?sujo?.

SEM FALAR QUE LA NA LOJA TINHA UM MONTE DE GENTE NA FILA E VIREM EU SAINDO DE CABEÇA BAIXA COM O SEU CREDITO NÃO FOI APROVADO FALADO EM ABERTO PARA TODOS OUVIREM...

NINGUEM DE INICIO SOUBE INFORMAR O QUE SE TRATAVA

LIGUEI NO ITAU E O BANCO SE NEGOU A PASSAR O MOTIVO DA RECUSA DO CREDITO, APENAS DIZIA QUE ERA REQUISITOS INTERNO.

AI VI NA INTERNET É O SCORE DO SERASA. http://scoredoserasa.wordpress.com/

SO QUE EU NUNCA FUI NOTIFICADO DESSE SCORE

o que fazer?

http://scoredoserasa.wordpress.com/

Respostas

    F

    fauve Sábado, 12 de julho de 2014, 5h29min

    Os bancos não são obrigados a conceder crédito, ok? Portanto não há o que fazer a respeito, a não ser buscar o cartão de crédito em outro banco. E se o funcionário apenas avisou a você que o crédito não foi concedido não há o que se falar em constrangimento.

    Em algum momento da sua vida você teria feito algum acordo de dívida com o Itau, Banestado, Banerj ou qualquer banco que o Itau tenha incorporado? Se sim, foi restrição interna.

    N

    nevS Sábado, 12 de julho de 2014, 10h55min

    Exato, ninguem é obrigado de fornecer credito.

    S

    Seu Edy Segunda, 14 de julho de 2014, 20h42min

    Olá.
    Justamente, banco nenhum é obrigado a fornecer credito. Alias estabelicimento algum é obrigado a fornecer credito para alguém
    Porem negar o credito 2 segundos após inserir o CPF no mínimo deveriam informar o motivo claro.
    Porem o que me causou constrangimento foi a recusa de credito sem motivo. Ou se ta com nome sujo ou não. Eu não iria tentar credito se já tivesse tido problema com o Itaú. Não sou cliente desse banco e nunca serei. Obviamente se tivesse dividas nesse bancos eu saberia que o motivo foi esse, porem não tenho restrição, inclusive já tive cartão mais eu mesmo fiz o cancelamento para evitar ter gastos.
    O que me deixou indignado foi o ITAU dizer que é sigilo e não pode informar o motivo da recusa do credito. Que apenas não tenho requisito. A única informação desencontrada que tive foi do funcionário que disse que o motivo foi possivelmente score baixo. Porem ninguém soube informar ao certo.

    Sendo assim é certo o banco negar o credito sem motivo e quando a pessoa vai querer saber o motivo de terem negado, justamente para corrigir tal restrinção o banco nega a passar essa informação?

    Como vou conseguir credito se não sei o que impende..

    e é certo o serasa manter um score onde fala que se a pessoa tiver pontuação menor que 7 diz que em 12 meses aquela pessoa tem % de chance de se tornar inadimplente? porem todos negam passar a informação de onde tiraram tal requisito para pontuação.

    Outra coisa, na internet e nesse site é só o que tem é pessoas afirmando que estao sem credito sem motivo.

    O serasa cobra até para consultar o proprio cpf, e mantem lista de SCORE onde o consumidor não tem como modificar tal score que é atribuido por um sistema.

    é complicado

    E repito. O banco não pediu qualquer garantia para libera o cartão de 300 reais. negou ao colocar o cpf no sistema. eu poderia passar até 2 referencia bancaria, já fiz finaciamento e paguei. então me senti ofendido por ter 300,00 de credito negado e ainda negarem a informar o motivo

    S

    Seu Edy Segunda, 14 de julho de 2014, 20h44min

    e mais, nesse site fala sobre pessoas que não consegue credito em lugar algum por causa desse score;

    http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2013/09/oab-vai-fiscalizar-avalanche-de-processos-contra-servico-da-serasa-4268902.html

    vejam a materia o que demostra que é absurdo

    F

    fauve Terça, 15 de julho de 2014, 5h26min

    Seu Edy instituições financeiras vivem de spread. Se você fosse considerado um bom risco com certeza você conseguiria crédito. Tem algo no seu histórico que você não está contanto. Você diz que nunca deu calote em ninguém. Pois bem, vamos abrir o leque: já aventou a possibilidade de terem aberto empresa com seu CPF?

    Porque ou bem você tem histórico de pagar apenas após acordo, ou um terceiro "zoou" o seu nome. Em todo caso a lei não pode obrigar os bancos a dar crédito porque a lei não os protege de calote, ok? O dinheiro é deles, eles emprestam para quem acharem que paga.

    Abraços

    J

    jlrh Terça, 15 de julho de 2014, 7h19min

    Os bancos, instituições financeiras e outras empresas que lidam com crédito têm todo o direito de utilizar critérios próprios para fazer a análise de risco quando da concessão de financiamento e crédito. Apesar disso, esses agentes SÃO OBRIGADOS a informar o consumidor o porquê da recusa. Isso porque o Código de Defesa do Consumidor (CDC) DETERMINA em seu artigo 43 que o consumidor DEVE ter acesso sobre a existência de qualquer registro em cadastro, além de explicações claras e precisas sobre os critérios considerados para avaliá-lo negativamente. A questão não é a recusa do crédito, e sim a falta de informações que os consumidores tem direito. Se o consumidor se sentir prejudicado, pela negativa dessas informações, tem todo direito de entrar com uma ação na justiça.

    S

    Seu Edy Terça, 15 de julho de 2014, 16h02min

    Olá, Fauve

    Obrigado por responder.

    Pois é, o banco pode negar o credito. o que me deixou indignado não foi ter o cartão de credito com limite de 300,00 reais negado pelo itau não, e sim por eles não informar o que esta de errado. O dinheiro é deles.

    Se fosse isso ( alguma empresa aberta em meu nome ) o banco deveria informar. Porem não é isso. acredito ser alguma pontuação negativa no score serasa .

    Porem o que deixa a pessoas de mãos atadas e não poder saber o motivo claro de terem negado o credito Justamente para eu correr atras de EXCLUIR essa restrição negativa.

    Fui no serasa e la eles informaram que nao tem nada no meu cpf, porem negaram a existencia do SCORE DO SERASA, já na internet existem varios sites que dar a opção da pessoa consultar por R$30,00.

    A unica informação que me passaram na ouvidoria do ITAU FOI: tente daqui a 3 meses.
    Porem daqui a 3 meses tenho absoluta certeza que será negado, já que a restrinção interna que não sei o que é vai continuar la.

    Fauve, depois voce dar uma olhada na internet pois muitas pessoas reclama dessa tal score e afirmam que é ilegal.

    e no comentario de jlrh disse: o artigo 43 que o consumidor diz que a empresa deve informar o motivo claro

    OU SEJA ME DIZER; SEU EDY, SEU CREDITO FOI NEGADO POR ISSO E POR ISSO..

    P

    Pedro Ferreira Segunda, 03 de novembro de 2014, 16h53min

    Se meus caros amigos acima pesquisarem mais banco e instituições de crédito são concessões publica e devem responder as normas do banco central. Os que defendem os bancos leiam a Lei 8.078/90 e o artigo 5º, X, XLVII, ou procurem ações civeis sobre Restrição Interna ou a negação das informações sobre o não consentimento de crédito. Vamos abrir os olhos sobre os bancos.

    G

    gisele Sexta, 21 de novembro de 2014, 19h30min

    estou passando por isso, não consigo tirar um celular de 1.500 pq minha pontuação está baixa. é uma falta de Respeito. Estava até pensando em fazer uma pagina no face juntar todo mundo que passa por isso. Pra tomarmos uma providencia

    Dominga Zilda Guimaraes Alves

    Dominga Zilda Guimaraes Alves Terça, 23 de dezembro de 2014, 13h06min

    também sofro com esse problema o serasa diz que não existe score ou diz simplesmente que não é a única forma de analise de credito mas isso é uma forma de fazer o consumidor adquiri o cadastro positivo ou coisa parecida acho isso um absurdo alguém tem que parar esse sistema.

    E

    Edson Francisco Ramos Aguiar Gomes Cruz Quinta, 08 de janeiro de 2015, 19h43min

    Que País que é esse onde o cidadão tem informações de seu próprio nome negada. Onde está a transparência das relações entre os negócios. Ninguém é obrigado a emprestar nada desde trate o consumidor com respeito e transparência. Isso é o mesmo que uma pessoa pessoa ser julgada sem direito a defesa. A cada dia fico cada vez mais triste com o descaso em que somos tratados.
    Quer dizer que se eu passar por alguma dificuldade financeira na vida a qual todos estamos sujeitos, não cosiguirei retomar o crédito no mercado, mesmo pagando com juros porque o tal score vai esta me acusando por anos. Mesmo que a situação financeira melhore o score sempre irá desmentir e dizer - ele é um mal pagador, já atrasou uma vez; ou ele não tem dinheiro, não faz boas movintações bancárias, o seu emprego fixo deve ser de fachada.
    Estou triste por você consumidor ofendido. Acho que isso deveria render um caso na justiça para ver a vitória do povo brasileiro lutando pela democracia

    Ricardo Vidigal

    Ricardo Vidigal Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 21h31min

    Trabalhei no sistema financeiro e nem ela mesmo ensina ou nos diz (aos funcionários) quais os critérios de Rating ou Score, como são disponibilizados e em quanto tempo o sistema atualiza. Sabe-se que é utilizado como uma ferramenta de avaliação do próprio sistema e que se fica de mão atada. Nem mesmo se sabe dizer ao consumidor o porquê. É um entrave difícil para ter aqui no Brasil. E não acredito que os bancos não se interessem em emprestar aos clientes, pois a pressão lá dentro por metas é grande e traumático.

    Emerson Faria Silva

    Emerson Faria Silva Quinta, 12 de fevereiro de 2015, 10h39min

    Boa Tarde

    Estou passando pelo mesmo problema foi ao Serasa ao SPC e me informaram que meru Scor está em 300 Falaram que para aumentar terei que fazer vários Crediários mas como? se não te dão credito nem para compra de um celular estou realmente revoltado.

    Rafael J A Castanheira Romano

    Rafael J A Castanheira Romano Quinta, 18 de junho de 2015, 15h04min

    País de bosta....tudo aqui é roubalheira...sacanagem dos bancos com os brasileiros. Quer dizer que agente tem que se endividar...sair comprando coisas sem necessidades pra conseguir crédito!?Fala sério, por isso que essa bosta não evolui! Querem inventar, imitar Europa e EUA, só que lá as cidadãos são tratado com dignidade, não é igual aqui!

    J

    joão Sexta, 19 de junho de 2015, 11h13min

    Viva o Brasil! viva o PT!!!

    M

    Maiara Cavalcante Nascimento Domingo, 18 de outubro de 2015, 22h04min Editado

    BOA NOITE !! Eu consegui resolver o problema de score Baixo em meu nome.
    Como passei várias vezes por esta situação de crédito negado pesquisei muito e vi que o problema não é o sistema Scoring, mas os dados da pessoa que o Serasa usa para chegar nesse número que indica se você pode ter crédito ou não.

    E

    Emanoel Silva Sexta, 04 de dezembro de 2015, 18h29min

    os bancos negam creditos, mas essas merdas nao perdoam todo mes comer 26 reais da sua conta o itau é um deles,bando de ladoes,agora quem nao quer mais essa merda sou eu,vou cancelar minha contas corrente vou ficar so com a conta poupança,so vou comprar a dinheiro,mas o governo é burro por isso o consumo ta caindo ,quem vai comprar sem credito?
    a culpa é nossa tbm se todo mundo boicotar essa merda eu quero ver o que eles vao fazer,...um país onde tudo é mais caro prq sabem que os bobos comprar nao conseguem passar 2 ou 3 meses sem comprar carros,roupas,eletrodomesticos etc.....danisse brasil...

    R

    Renato Brescansin Segunda, 07 de dezembro de 2015, 13h46min

    Atenção! Não é necessário advogado para realizar as alterações no SERASA. Basta entrar em http://www.serasaexperian.com.br/atualizardados/ e enviar gratuitamente as documentações via correio (ou digitalmente quem possui certificado digital).
    As atualizações de SCORE demora cerca de 20 dias. Apesar dessas informações ajudarem, o que mais conta mesmo são as ocorrências bancárias, como uso do cartão, empréstimos e outras coisas do tipo.
    Mesmo não atrasando o pagamento destes, o sistema também avalia se a pessoa não pede crédito "demais", portanto, é necessário cautela.
    O banco Itaú é o banco com exigência de SCORE mais alto.
    Sou correntista do Itaú, tenho o score bom, mas ainda assim, não consegui um cartão de crédito. Mas em outros bancos consegui facilmente.
    Minha dica é tentar pelo Bradesco, pois lá eles são mais justos com o uso do score.

    Marcelo C Santos

    Marcelo C Santos Terça, 16 de agosto de 2016, 22h17min

    Estudo Direito e o CDC É bem claro como a lei deve ser art:43 §5 após prescrição relativa de cobrança de débitos do consumidor, NÃO serão fornecidas, pelos respectivos Sistema de proteção ao Crédito, que possam "Impedir" ou "Dificultar" novo acesso ao crédito aos fornecedores. Então se alguém tem alguma dificuldade de obter crédito por Score baixo é crime contra ao CDC, aconselho a apresentar a um advogado e entrar com ação reparatoria salvo caso também indenizatória .

    F

    fauve Sábado, 20 de agosto de 2016, 14h40min

    Marcelo Score baixo não significa só restrição no nome. Se estamos falando de um camarada que, ganhando salário mínimo, já possui cinco cartões de crédito dificilmente ele conseguirá um novo cartão. Numa analise de crédito conta itens mais subjetivos: emprego, idade, profissão, endividamento, relacionamento com a instituição, etc.

    Acredite ou não mas o camarada ganhar bem e não ter nenhum histórico de crédito ou conta em banco prejudica o score dele porque para o mercado ele não existe.

    Abraços