O Fórum Jus Navigandi está de cara nova!

Temos novidades para você descobrir e explorar.

Queremos tornar este espaço mais fácil de usar, para trazer respostas mais úteis para as suas dúvidas.

A nova plataforma vai nos permitir mais flexibilidade para que possamos preparar muitas melhorias.

O que você está achando? Do que gostou mais? Encontrou algum problema? Deixe aqui o seu recado!

Dúvidas mais frequentes:

  • A lista de categorias e as discussões de que você participou podem ser acessadas no ícone de menu, ao lado esquerdo do nome FÓRUM (três listras azuis horizontais).

  • Você pode editar sua mensagem clicando no ícone de setinha para baixo, que fica no canto superior direito de cada pergunta ou resposta.

  • Estamos trabalhando para tornar essas informações mais visíveis para os usuários.

Respostas

    Jus.com.br

    Jus.com.br Domingo, 12 de outubro de 2014, 0h20min Editado

    Melhor Resposta segundo o Editor

    Agradecemos a todos pelas mensagens, sejam de crítica ou de incentivo. Baseados nas questões recebidas, fizemos um pequeno resumo, que agora disponibilizamos para consulta.

    # Perguntas frequentes sobre o Novo Fórum

    > Onde estão minhas participações antigas?

    Suas perguntas e respostas e seus tópicos favoritos estão agora no menu do Fórum.

    Veja no topo da página o botão verde de Perguntar. Agora veja que do lado esquerdo tem um ícone de menu e a palavra FÓRUM.

    Achou? Agora passe o mouse em cima da palavra FÓRUM e vai abrir o menu do Fórum!

    Alternativamente, utilize os links diretos:

    1. Discussões que iniciei: jus.com.br/duvidas/minhas-perguntas
    2. Discussões de que participei: jus.com.br/duvidas/minhas-perguntas
    3. Discussões favoritas: jus.com.br/duvidas/topicos-seguidos

    > Como acessar as categorias?

    Os itens que ficavam na esquerda estão agora agrupados no menu do Fórum (veja o item anterior).

    Dentro do menu, clique num dos assuntos sugeridos.

    Se não encontrá-lo na lista exibida, utilize a caixa de busca que fica dentro desse menu.

    > Por que não são mais listadas todas as categorias?

    Antes, havia apenas cerca de 40 categorias. Agora, são cerca de 5.000 assuntos, correspondentes às que existem nos artigos.

    Por um lado, não dá mais pra listar todos os assuntos, e colocamos uma caixa de busca para encontrá-los.

    Por outro lado, isso vai fazer com que seja mais fácil acompanhar assuntos de interesse, e vai tornar as postagens mais ágeis e organizadas.

    Quem faz uma pergunta sobre mudança de nome pode não saber classificá-la na área de Direito Civil, mas agora vamos oferecer a opção "Mudança de nome civil", e automaticamente ela entrará também em "Direito Civil".

    Pra quem vai responder, é possível acompanhar o assunto "Mudança de nome civil", em vez de catar discussões sobre o tema em "Direito Civil". E quando você entrar no assunto "Direito Civil", a mesma pergunta também estará lá.

    > Como denunciar uma postagem de outro usuário?

    Para denunciar mensagens inadequadas, observe que no canto superior direito do retângulo de cada postagem aparece um ícone de setinha para baixo.

    Clicando neste ícone, é possível acessar as opções de "Editar" (se a mensagem for sua) e "Marcar como inadequada" (se a mensagem for de outra pessoa).

    > Como editar minha postagem?

    Para editar as suas perguntas ou respostas, clique no ícone de setinha para baixo (veja o item anterior).

    > Como saber se há respostas novas numa discussão?

    Na listagem de discussões, adotamos a simbologia de bolinhas com números dentro. Funciona assim:

    1. Bola azul: tópico novo, que você ainda não leu (nº = total de respostas);
    2. Bola verde: tópico que você já leu, mas recebeu novas respostas depois (nº = total de respostas não lidas);
    3. Bola branca: tópico sem respostas novas desde que você entrou nele (nº = total de respostas).

    Se você passar o mouse em cima da bolinha, verá a legenda explicativa.

    Ah! O número de respostas não lidas só é zerado se você tiver aberto todas as páginas do tópico.

    É normal que as bolinhas apareçam com uma animação enquanto a página é carregada.

    > Estou vendo poucos tópicos por página! Como ver mais?

    Nosso novo padrão é exibir 15 tópicos por página, com os nomes dos usuários que postaram recentemente e um resumo da descrição da pergunta.

    Se você preferia como era antes, vá na página inicial do Fórum e clique na opção de visualização "clássica" (abaixo do botão verde Perguntar).

    Na visualização clássica, são exibidos 30 tópicos por página, sem os detalhes de cada pergunta.

    > Meu nome no Fórum mudou?

    Queremos que as pessoas saibam com quem estão conversando. Por isso, unificamos o perfil do Jus com o nome do Fórum.

    Isso só vai afetar quem tinha um nome no Fórum diferente do perfil do site. Para eles, fizemos assim:

    1. Nas postagens futuras: as novas postagens serão identificadas com o seu perfil do Jus Navigandi (se você quiser alterá-lo, basta clicar em seu próprio nome e acessar a sua página de perfil);

    2. Nas postagens antigas: a princípio, continuarão com o seu nome antigo do Fórum, mas apresentamos uma tela oferecendo a opção de mudar para o perfil do site.

    > As coisas mudaram de nome?

    1. Comentários agora são Perguntas ou Respostas.
    2. Categorias agora são Assuntos.
    3. Discussões agora são Tópicos.
    4. Discussões favoritas agora são Tópicos seguidos.
    5. Discussões que iniciei agora são Minhas perguntas.
    6. Discussões de que participei agora são Perguntas que respondi.

    > Não consigo publicar minha pergunta!

    Para submeter a pergunta, é necessário preencher os três campos: resumo da pergunta, detalhes da pergunta e assuntos.

    Se faltar preencher algum campo, ele vai ficar com o contorno vermelho quando você clicar no botão "Enviar".

    > Não apareceu o campo para digitar a pergunta ou a resposta! Como consertar?

    Isso acontece normalmente quando o tópico está fechado e não aceita mais respostas.

    Outra possibilidade é que o JavaScript de seu navegador esteja desabilitado. Neste último caso, é exibida uma tarja vermelha de erro, sugerindo acessar o seguinte link informativo: http://www.enable-javascript.com/pt/

    > Não estou vendo nenhuma vantagem neste novo Fórum!

    Nesta primeira versão, estão presentes apenas os recursos que já existiam anteriormente.

    Isso é proposital, tanto para agilizar o lançamento, quanto para que a adaptação do usuário seja gradual.

    Contudo, já podemos enumerar, dentre as vantagens perceptíveis desde agora:

    1. é possível perguntar, responder e editar postagens sem sair da página e sem recarregar depois;

    2. as dicas contextuais durante a elaboração da mensagem aumentaram a qualidade das perguntas;

    3. o login e o cadastro estão facilitados, evitando passar por várias telas e repetir procedimentos;

    4. os cadastros dos usuários no site e no Fórum foram unificados, resolvendo inúmeros problemas;

    5. o tempo de carregamento das páginas está quase 90% mais rápido;

    6. as mensagens de erros estão muito menos frequentes.

    > É verdade que agora posso usar itálico e negrito?

    Sim, você pode!

    Para itálico, coloque um asterisco antes e depois do trecho.

    Para negrito, coloque dois asteriscos.

    > Como participar do Fórum?

    Para entrar (fazer login), basta clicar em qualquer campo de Perguntar ou Responder, e automaticamente será aberto um menu para login ou cadastro.

    Outra opção são os botões que ficam no canto superior direito da página.

    > Vocês não estão consertando os problemas encontrados?

    Estamos, sim! Já corrigimos vários bugs reportados pelos usuários:

    1. Nomes de usuários incorretos;
    2. Tópicos subindo na hora errada;
    3. Ícones desaparecidos;
    4. Perguntas, respostas e tópicos favoritos sumidos;
    5. Bolinhas desatualizadas ou carregando bruscamente.

    Nos próximos dias, estaremos trabalhando em novos recursos também reclamados por quem usa o Fórum há mais tempo:

    1. Menu mais fácil de encontrar:
    A localização do menu do Fórum não ficou intuitiva para todos, e já estamos fazendo uma opção para deixar essas informações mais explícitas.

    2. Pular diretamente para as novas respostas:
    Ao clicar num tópico, você vai para a primeira página das respostas. Na versão antiga, havia como pular para a primeira resposta não lida. Essa opção vai voltar em breve: bastará clicar em cima da bolinha verde que tem o número de respostas não lidas.

    Fizemos muitos testes antes do lançamento do Novo Fórum, mas trata-se de um sistema complexo, de uso intenso, no qual alguns detalhes só são percebidos com a utilização na escala da vida real. Pedimos desculpas pelos transtornos, mas fique sabendo que estamos acompanhando todas as mensagens recebidas, e trabalhando duro para oferecer soluções adequadas para cada uma delas.

    D

    Desconhecido Sexta, 03 de outubro de 2014, 7h38min

    ficou horrivel!!!!!!!!!!

    D

    Desconhecido Sexta, 03 de outubro de 2014, 7h38min

    não da para acessar as participações antigas,

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 03 de outubro de 2014, 7h41min

    ISS, clique no ícone ao lado da palavra Fórum (três listras azuis horizontais).

    Você terá acesso ao menu com todas as categorias e as suas participações.

    D

    Desconhecido Sexta, 03 de outubro de 2014, 7h45min

    ta é para alterar minhas identificações nas postagens anteriores, ex utilizava ISS para responder e agora aparece minha qualificação como Gilberto, como altero?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 03 de outubro de 2014, 7h49min

    ISS, sua identificação está aparecendo como ISS.

    Unificamos o perfil do site com o nome do Fórum.

    Para quem tinha um nome no Fórum diferente do perfil do site, fizemos assim:

    1) para as mensagens futuras: será adotado o perfil do site;

    2) para as mensagens antigas: apresentamos uma mensagem oferecendo a opção de manter o nome do Fórum ou mudar para o perfil do site.

    D

    Desconhecido Sexta, 03 de outubro de 2014, 7h54min

    2) para as mensagens antigas: apresentamos uma mensagem oferecendo a opção de manter o perfil do Fórum ou mudar para o perfil antigo.

    fIZ ESSA OPÇÃO PARA MUDAR PARA O PERFIL ANTIGO MAS AINDA ASSIM CONTINUA INALTERADO, OU SEJA EX: iss E MAIS UMA PESSOA RESPONDEU SÓ QUE ESSA PESSOA APARECE COMO gILBERTO, MINHA IDENTIFICAÇÃO NO SITE

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 03 de outubro de 2014, 7h57min

    ISS, por favor informe o endereço onde você está aparecendo como Gilberto.

    D

    Desconhecido Sexta, 03 de outubro de 2014, 8h03min Editado

    jus.com.br/duvidas/386049/ceder-veiculo-a-condutor-nao-habilitado-penalidades

    APARECE UMA RESPOSTA COM MINHA IDENTIFICAÇÃO ISS, MAS MANTEM A RESPOSTA ANTERIOR COMO GILBERTO, O CERTO JÁ QUE PREFERI UTILIZAR A IDENTIFICAÇÃO ANTERIOR É QUE TODAS AS MINHAS POSTAGENS EM TODAS AS PARTICIPAÇÕES FOSSEM ALTERADAS PARA ISS ENÃO MANTER DUAS IDENTIFICAÇÃOS GILBERTO E ISS.

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 03 de outubro de 2014, 8h11min

    Realmente isso não está funcionando do jeito que planejamos. Vamos verificar e dou um retorno.

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 03 de outubro de 2014, 8h35min

    ISS, estamos corrigindo o problema, parece ser cache dos servidores!!

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 03 de outubro de 2014, 8h59min

    ISS, confira lá agora para ver se ficou do jeito que você queria.

    I

    israel Sexta, 03 de outubro de 2014, 9h11min

    Prefiro a forma anterior, mais simples e mais facil

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 03 de outubro de 2014, 9h15min

    Israel, entendemos que toda mudança exige um período para aprendizado, e que a princípio é mesmo incômodo. Fizemos tudo o que pudemos para que a transição fosse a mais suave possível. Ainda há pontos que vamos trabalhar, e gostaríamos da opinião dos usuários. Por favor, indique quais pontos ficaram mais difíceis de usar, para que possamos torná-los mais fáceis.

    G

    GLC Sexta, 03 de outubro de 2014, 9h47min

    A mudança se tornou um suplício, haja vista que não estou sabendo nem como entrar. Péssima a mudança.

    Jus.com.br

    Jus.com.br Sexta, 03 de outubro de 2014, 10h01min

    GLC, se você conseguiu postar a mensagem acima, é porque você conseguiu. Que bom! :)

    Para entrar (fazer login) basta clicar em qualquer campo de Perguntar ou Responder, e automaticamente será aberto um menu para login ou cadastro.

    Outra opção é o menu que fica no canto superior direito da página, que antes não existia na seção Fórum.

    Avise-nos se tiver outras dificuldades.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 03 de outubro de 2014, 10h30min

    Gostei, ficou muito bom. Percebi que os que os participantes que estavam suspensos ou banidos ressuscitaram. E que agora é possível verificar o cadastro de todos com nomes e tudo mais e não somente apelidos.

    S

    Sven van t Veer 181752/RJ Suspenso Sexta, 03 de outubro de 2014, 10h30min

    Não funciona a página de perguntas que participei.