Olá. Minha mãe havia feito um empréstimo consignado na Caixa, estava pagando mensalmente, mas ela faleceu. Fui ao banco me informar com o que acontece com a conta, pois minha mãe não possui nenhum bem. O rapaz me disse que, como ela não possui nada, a conta será herdada por mim, e caso eu não pague o banco irá entrar na justiça. Isso é realmente verdade?

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 06 de janeiro de 2015, 16h13min

    Ela não fez seguro? Verifique isso com o banco.

    Não se herda dívidas, acaba com a pessoa.

    H

    Hen_BH Quarta, 07 de janeiro de 2015, 22h37min

    Tainá,

    diga ao funcionário do banco que, como ele mesmo disse que você "herdou" a dívida, você dá a "herança" de presente a ele...

    Se sua mãe não deixou bem algum, o banco fica no prejuízo. Você não tem obrigação legal alguma de pagar essa dívida. Essa história de "entrar na justiça" é apenas pressão psicológica.

    T

    Tainá Matendal Sexta, 09 de janeiro de 2015, 13h38min

    Obrigada. O rapaz havia me dito que estava na Constituição Federal essa tal lei de que eu deveria arcar com a dívida. Confesso que sou leiga em Direito, mas não sou boba, procurei por isso na internet e diz: "Realizada a partilha, os herdeiros respondem APENAS SE TIVEREM RECEBIDO BENS, e nos limites da força da herança"; portanto realmente não tenho obrigação alguma de pagar qualquer coisa.